CBO 3541-20 - Agente de vendas de serviços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços a empresas ou instituições, planejando estratégias, divulgando os serviços oferecidos e entrando em contato com potenciais clientes Concretiza vendas e realiza o acompanhamento da prestação de serviços, fornecendo informações e providenciando apoio técnico ao cliente.
Coleta sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Segue procedimentos, políticas de venda e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Agente de vendas de serviços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-20
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
- Técnicos de nivel médio em operações comerciais.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
O que faz um Agente de vendas de serviços
O Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços, tais como proteção contra roubos e incêndios, limpeza, portaria, entre outros Planeja sua atuação de acordo com o plano de vendas da empresa.
Pesquisa ações dos concorrentes, discute estratégias com o superior e analisa clientes potenciais.
Cadastra clientes Pode elaborar roteiro de visitas.
Apresenta e divulga os serviços oferecidos, utilizando técnicas mercadológicas Contata potenciais clientes, podendo enviar mala direta ou usar estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras).
Identifica as necessidades de serviços das empresas, utilizando recursos e técnicas de vendas e de negociação.
Pode expor características e benefícios do serviço, informar seus dados técnicos, apresentar tabelas de preços e mostrar formas de pagamento Relaciona-se com os clientes seguindo procedimentos do tipo de canal de vendas.
Organiza e elabora documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa.
Providencia atualização dos dados do cliente, prepara especificações dos serviços, elabora termos de crédito ou contrato e estabelece prazo para início da prestação de serviço Controla o processo de venda de serviços, acompanhando-o desde sua aprovação até a fase final, para evitar ou corrigir falhas eventuais Realiza o acompanhamento da prestação de serviços, recebendo reclamações, providenciando apoio técnico para solucionar problemas, fornecendo informações e sanando dúvidas dos clientes.
Atua de forma a manter os clientes que conquistou Aplica pesquisa de satisfação do cliente e usa outras técnicas para levantar sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Elabora relatórios e estatísticas.
Consulta publicações técnicas Participa de feiras relacionadas à venda de serviços.
Entra em contato com áreas internas da empresa, requisitando material de divulgação, encaminhando documentação do cliente e checando irregularidades na prestação de serviços Utiliza sistemas informatizados para informar e controlar vendas e pós-venda.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-20 deve demonstrar competências pessoais, sugerir políticas de vendas, contatar Áreas internas da empresa, participar de eventos, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, planejar visitas e contatos, divulgar produtos e serviços, concretizar vendas.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-20
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Agente de vendas de serviços CBO 3541-20
Um Agente de vendas de serviços (ou sinônimo) deve participar de cursos de aperfeiçoamento, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, explicar formas de pagamento, filtrar informações para melhorar serviços, apresentar proposta ao cliente, auxiliar na escolha dos produtos, preparar cadastro de novos clientes, expor produtos em locais definidos pela empresa, esclarecer dúvidas do pedido, consultar publicações técnicas, requisitar material de consumo, definir estratégia de marketing, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, calcular custo do produto, explicar objetivos da visita, agendar horário, participar de treinamento de técnica de venda, divulgar ações promocionais aos funcionários, trabalhar em equipe, treinar novos funcionários, pesquisar ações dos concorrentes, transmitir pedido de venda ao escritório central, dar retorno das sugestões ao cliente, assessorar os vendedores na venda, discriminar tipos de produtos, demonstrar flexibilidade, demonstrar resiliência, apresentar tabelas de preços, informar ao superior resultados de vendas, encaminhar documentação do cliente, controlar vendas efetuadas, demonstrar capacidade de liderança, requisitar material de divulgação, discriminar tipos de serviços, verificar opiniões do cliente, encaminhar cliente para cadastro, checar irregularidades na entrega dos produtos, contatar clientes, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, demonstrar confiança, tomar decisões, renovar contratos, atender solicitação de clientes, tirar pedidos de produtos, enviar brindes ao cliente, comunicar as transações realizadas, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, esclarecer dúvidas do contrato, demonstrar criatividade, identificar necessidades do cliente, convidar clientes para visitar empresa, alterar contratos de clientes, convidar clientes para lançamento de produtos, definir autonomia para negociação, elaborar relatórios e estatísticas, verificar prazo de entrega dos produtos, classificar clientes por faturamento, demonstrar capacidade de negociação, fazer itinerário de visitas, cumprir cotas de venda do produto, demonstrar senso ético, obter informações de pré-venda, enviar mala direta aos clientes, contornar situações adversas, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, sugerir novos mercados consumidores, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, visitar cliente pós-venda, receber indicação de futuros clientes, trabalhar sob pressão, participar de feiras relacionadas a área, demonstrar habilidade de comunicação verbal, verificar ficha cadastral do cliente, estabelecer prazos de entrega dos produtos, demonstrar capacidade de persuasão, definir participação no mercado, entrevistar novos candidatos, prever vendas, participar de lançamento de novos produtos, demonstrar senso de organização, discutir estratégias com o superior, integrar novos funcionários, orientar cliente e revendedor na distribuição de display, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, visitar área industrial da empresa, analisar potencial de clientes, participar de palestras relacionadas a área, demonstrar características e benefícios do produto, preencher contrato, participar de reuniões.