CBO 3516-05 - Técnicos em segurança do trabalho - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
Funções
identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, investigar acidentes de trabalho, demonstrar competências pessoais, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, integrar processos de negociação, implantar a política de sst, desenvolver ações educativas na Área de sst, comunicar-se.
Atividades
selecionar metodologia para investigação de acidentes, demonstrar capacidade de negociação, assessorar nas negociações, formar multiplicadores, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, demonstrar visão sistêmica, estabelecer formas de controle dos riscos associados, divulgar a política na instituição ou empresa, analisar a aplicação de tecnologia, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, alimentar rede de informações, delegar atribuições, verificar eficácia das recomendações, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, administrar conflitos, identificar indicadores para replanejamento do sistema, estabelecer mecanismos de intervenção, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, demonstrar atitude pró-ativa, participar de perícias e fiscalizações, utilizar métodos e técnicas de comunicação, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, identificar as necessidades educativas em sst, avaliar ações educativas de segurança e saúde, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, demonstrar capacidade de discernimento, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, promover reuniões com as contratadas, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, realizar análise preliminar de risco - apr, comparar a situação atual com a legislação, atualizar registros, revisar documentação de sst, participar de ações emergenciais, inspecionar implantação, demonstrar capacidade de nexo causal, demonstrar capacidade de comunicação, elaborar relatório de acidente de trabalho, diagnosticar condições gerais da área de sst, identificar perdas decorrentes do acidente, participar do sistema de gestão ambiental, desenvolver sistema de gestão de sst, gerenciar a aplicação da política de sst, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, orientar as partes em sst, utilizar metodologia científica para avaliação, validar indicadores de eficiência e eficácia, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, demonstrar capacidade de observação técnica, adequar a política de sst às disposições legais, administrar dificuldades de implantação, implantar procedimentos técnicos e administrativos, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, emitir parecer técnico, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, avaliar o ambiente de trabalho, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, tomar decisões, coordenar equipes multidisciplinares, promover ação conjunta com a área de saúde, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, determinar causas de acidentes, difundir informações, organizar banco de dados, registrar procedimentos técnicos, gerar relatórios de resultados, promover ações educativas em sst, supervisionar procedimentos técnicos, avaliar o desempenho do sistema, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, demonstrar capacidade de observação difusa, mostrar impacto econômico de implantação da política, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, avaliar impacto da adoção, implementar programas preventivos e/ou corretivos, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, trabalhar em equipe, trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, realizar inspeção, propor recomendações técnicas, analisar causas de acidentes, identificar a política administrativa da instituição, negociar a aplicabilidade da política, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, controlar atualização de documentos, normas e legislação, elaborar manual do sistema de gestão de sst.