CBO 3341-10 - Inspetor de alunos de escola pública
Entenda o que fazem os inspetores de alunos e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Inspetor de alunos de escola pública e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Inspetor de alunos de escola pública
Cuida da segurança e do bem-estar do corpo discente da escola pública, inspecionando o comportamento do aluno e prestando-lhe informações e orientações sobre normas da escola. Monitora atitudes dos alunos no relacionamento com os colegas. Observa e comunica a ocorrência de irregularidades e delitos. Atua de acordo com o previsto na legislação, com o disposto no regimento escolar e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Auxilia alunos com deficiência, facilitando seu deslocamento na escola e sua convivência com os colegas.
Orienta alunos sobre regras, procedimentos e cumprimento de horários. Faz com que o disposto no regimento escolar seja cumprido.
Inspeciona o comportamento dos alunos no ambiente escolar. Fiscaliza a utilização dos espaços de recreação, observando a circulação e vistoriando os agrupamentos isolados de alunos.
Monitora atitudes dos alunos em relação ao trato e respeito para com os colegas. Vigia e inibe ações de intimidação e brigas entre alunos. Comunica à coordenação atitudes agressivas de alunos.
Observa e comunica a ocorrência de delitos e porte de objetos não autorizados na escola. Reprime furtos. Identifica responsáveis por atos de depredação do patrimônio escolar.
Identifica e comunica a presença de pessoas suspeitas nas imediações ou dentro da escola. Pode acionar órgãos de segurança pública.
Verifica e notifica necessidade de limpeza e manutenção de infraestrutura da escola.
Pode prestar primeiros socorros e acionar serviços de atendimento médico ou resgate, quando necessário.
Pode prestar apoio às atividades acadêmicas, auxiliando na organização de atividades culturais, recreativas e esportivas.
Pode auxiliar na divulgação e na circulação de informações e comunicados.
Pode usar sistemas eletrônicos de segurança.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - CONTROLE ELETRÔNICO DE PRESENÇA DE ALUNOS | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DA CONVIVÊNCIA HARMONIOSA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: FORMAÇÃO DO SUJEITO PARA A VIDA CIDADÃ | 4 | 5 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 4 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 5 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 4 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | AUTOMAÇÃO NA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS (ESPECIFICAR: ...) - SISTEMAS ELETRÔNICOS DE SEGURANÇA | 3 | 4 | 3 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE EDIFÍCIOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE EDIFÍCIOS (ESPECIFICAR:..) - ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA | 3 | 4 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | NORMAS REGULAMENTADORAS EM PORTARIA DE EDIFÍCIO | 3 | 3 | 3 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | NORMAS TÉCNICAS EM SEGURANÇA DE EDIFÍCIOS | 3 | 3 | 3 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | PORTARIA E VIGILÂNCIA | CONTROLE DE MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS E MERCADORIAS | 4 | 4 | 3 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | PORTARIA E VIGILÂNCIA | SEGURANÇA PESSOAL E PATRIMONIAL | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | ORIENTAÇÃO AO ALUNO SOBRE REGRAS E PROCEDIMENTOS DA ESCOLA | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | SEGURANÇA DO ALUNO | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | TÉCNICAS DE ACOLHIMENTO DO ALUNO | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - APOIO ÀS ATIVIDADES ACADÊMICAS - ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES CULTURAIS, RECREATIVAS E ESPORTIVAS | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - ATENDIMENTO A ALUNOS, SEUS RESPONSÁVEIS E DEMAIS VISITANTES: PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES, ACOMPANHAMENTO E AUXÍLIO NO DESLOCAMENTO DAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA, RECOLHIMENTO E FEEDBACK DE SOLICITAÇÕES, DÚVIDAS, SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - MONITORAMENTO DE CIRCULAÇÃO DE ALUNOS E DA PARTICIPAÇÃO NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS | 5 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS QUANTO AOS PROCEDIMENTOS E ÀS NORMAS REGIMENTAIS DA ESCOLA: CUMPRIMENTO DE HORÁRIOS, ACESSO A SANITÁRIOS, CANTINAS, LABORATÓRIOS, ESPAÇOS ESPORTIVOS E CULTURAIS | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - ORIENTAÇÃO E MONITORAMENTO DE CONDUTAS E COMPORTAMENTOS DOS ALUNOS E PORTE DE ITENS NÃO CONDIZENTES COM AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E BEM-ESTAR PESSOAL E COLETIVO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS ENTRE ALUNOS E PROMOÇÃO DE CONVIVÊNCIA HARMONIOSA | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NOÇÕES DE COMBATE A INCÊNDIO | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E CALAMIDADE PÚBLICA | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | CONTROLE DE MATERIAIS | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES ESCOLARES | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INFRAESTRUTURA ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFRAESTRUTURA (ESPECIFICAR:..) - INSPEÇÃO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES ESCOLARES | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA EDUCACIONAL | 2 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - EMPATIA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - PROATIVIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - AUTOCONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - CONFIABILIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - RESOLUÇÃO E FIRMEZA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 2 | 2 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Trabalham em estabelecimento de ensino público, privado ou em escolas livres. São estatutários ou celetistas. Atuam em equipe, em locais abertos ou fechados, em período diurno ou noturno, sob supervisão ocasional de diretores ou secretários de escola. Podem permanecer em pé por períodos longos, em locais ruidosos. Os profissionais que atuam em escola pública assumem, também, funções pertinentes a outros profissionais administrativos e pedagógicos como, por exemplo, ouvir reclamações de professores sobre ameaças de alunos em áreas de violência, orientar alunos e fazer pequenos reparos nas escolas.Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental (inspetor de alunos de escola pública) e ensino médio (inspetor de alunos de escola privada). O inspetor de alunos de escola pública é recrutado por meio de concurso público.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- cuidar da segurança dos alunos;
- demonstrar competências pessoais;
- orientar alunos e responsaveis;
- providenciar manutenção predial e do transporte escolar;
- organizar ambiente e transporte escolar;
- controlar as atividades livres dos alunos;
- inspecionar o comportamento dos alunos no ambiente escolar e no transporte;
- prestar apoio Às atividades acadêmicas;
- encaminhar alunos ociosos às atividades livres;
- demonstrar carinho;
- vistoriar salas de aula, banheiros etc, em busca de irregularidades;
- levar material didático a sala de aula;
- orientar alunos quanto ao cumprimento aos horários;
- orientar mudanças de sala de aula aos alunos;
- evidenciar cordialidade;
- acionar equipe de limpeza;
- aconselhar alunos;
- abrir as salas de aula;
- relatar aos pais o comportamento do aluno;
- demonstrar equilíbrio emocional;
- observar circulação dos alunos durante o recreio;
- informar sobre regimento e regulamento;
- mostrar escola a pais e alunos;
- encaminhar alunos faltosos a coordenação;
- atribuir responsabilidades de seus pertences aos alunos;
- fotocopiar material acadêmico;
- solicitar pequenos reparos;
- chamar resgate;
- chamar ronda escolar ou a polícia;
- comunicar a coordenação atitudes agressivas de alunos;
- verificar iluminação pública nas proximidades da escola;
- demonstrar senso de observação;
- auxiliar alunos na travessia de ruas;
- entregar material didático ao aluno;
- solicitar redução do barulho;
- distribuir pasta de freqüência;
- circular comunicados internos;
- convocar professor substituto;
- separar brigas de alunos;
- corrigir ações de intimidação entre alunos;
- restabelecer disciplina em salas de aula sem professor;
- comunicar suspensão de aulas aos alunos;
- retirar objetos perigosos dos alunos;
- analisar fatos da escola com os alunos;
- auxiliar alunos na procura de materiais/uniformes;
- auxiliar na organização de atividades culturais, recreativas e esportivas;
- controlar fluxo de pessoas estranhas ao ambiente escolar;
- solicitar ao aluno que mostre os pertences da mochila;
- comunicar a direção sobre equipamentos danificados;
- comunicar a diretoria casos de furto entre alunos;
- controlar manifestações afetivas;
- participar da definição das atividades disciplinares da escola;
- comunicar a chefia a presença de estranhos nas imediações da escola;
- entregar leite aos alunos;
- verificar o estado da lousa;
- controlar carteira de identidade escolar/crachá;
- demonstrar afinidade com o aluno;
- demonstrar paciência;
- liberar aluno para ir ao banheiro;
- transmitir segurança;
- encaminhar solicitação de pais de alunos;
- orientar entrada e saída dos alunos;
- estabelecer limites nas relações com os alunos;
- impedir cabulação de aulas;
- identificar pessoas suspeitas nas imediações da escola;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- distribuir livros de chamada aos professores;
- auxiliar alunos com deficiência - fisica, visual, mental;
- inspecionar a limpeza nas dependências da escola;
- coibir uso de palavrões;
- vistoriar agrupamentos isolados de alunos;
- acompanhar aluno pichador na limpeza de sua pichação;
- identificar responsáveis por irregularidades;
- confirmar irregularidades comunicadas pelos alunos;
- localizar alunos no prédio;
- trabalhar em equipe;
- reprimir furtos na escola;
- orientar a utilização dos banheiros;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- tocar sinal nos horários de início e término de aulas;
- definir limites nas atividades livres;
- liberar alunos para pessoas autorizadas;
- fiscalizar utilização dos espaços de recreação;
- vistoriar latão de lixo;
- prestar primeiros socorros;
- verificar nível de água nas cisternas;
- organizar filas de alunos;
- elevar a auto-estima dos alunos;
- demonstrar credibilidade;
- explicar aos alunos regras e procedimentos;
- acompanhar alunos em excursões;
- verificar as condições de operação do quadro de luz;
- identificar responsáveis por atos de depredação do patrimônio escolar;
- verificar as condições de operação dos portões e portas;
- impedir permanência de alunos durante recreio nas salas de aula;
- informar a direção ausência do professor;
- demonstrar flexibilidade;
- conduzir aluno indisciplinado a diretoria/coordenação;
- fornecer informações a professores;
- substituir - momentaneamente docente na sala de aula;
- fixar avisos em mural;
- coibir fumo e outros vícios no ambiente escolar/transporte;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3341-10
CBO 3341-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de inspetor de alunos de escola pública que pertence ao grupo dos inspetores de alunos e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Professores leigos e de nível médio
-
-
- Inspetores de alunos
-
-
-
-
- Inspetores de alunos e afins
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 3341-10 - Inspetores de alunos e afins
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 334110 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 334110 em todos os estados e cidades do Brasil.