CBO 3312-05 - Professor de nível médio no ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio no ensino fundamental
O profissional no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores leigos e de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante.
- Professores de nível médio no ensino fundamental.
O que faz um Professor de nível médio no ensino fundamental
O Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3312-05 deve preparar aula, planejar o ano letivo, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, avaliar os alunos, conscientizar a comunidade escolar, ministrar aula, diagnosticar a realidade dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3312-05
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05
Um Professor de nível médio no ensino fundamental (ou sinônimo) deve definir cronograma, enviar comunicados, avaliar planejamento, encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, elaborar instrumentos de avaliação, elaborar plano de aula, definir material didático, convocar pais de alunos, corrigir instrumentos de avaliação, participar da elaboração de normas de conduta, atender pais de alunos, demonstrar discernimento, participar da definição da proposta pedagógica, esclarecer dúvidas, demonstrar dinamismo, expor oralmente, pesquisar informações, consultar relatório da turma do ano anterior, demonstrar imparcialidade, preencher cadastros, ensinar técnicas artísticas, trabalhar em grupo, autocontrolar-se, servir como referencial de conduta, elogiar o progresso do aluno, preencher lista de chamada, participar de conselhos, definir estratégias, dramatizar situações, debater idéias e temas, aplicar questionários, cobrar tarefas, mediar conflitos, realizar leituras de apoio, interagir com o grupo, responder comunicados, selecionar material, comprar material, aplicar técnicas de expressão corporal, preencher diário de classe, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, trabalhar em equipe, mediar ensino-aprendizagem, preencher tarjetas - conceitos, notas, contar estórias, solicitar apoio da orientação ou coordenação, identificar a realidade familiar, demonstrar paciência, mediar atividades de autocorreção, organizar-se, entrevistar pais e alunos, elaborar projetos, proferir palestras, visitar locais para estudos, confeccionar material, fornecer informações sobre profissionais de apoio, pesquisar material - editoras, internet, selecionar livros didáticos, selecionar conteúdos, definir atividades e eventos extra-classe, definir métodos de avaliação, avaliar participação, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, avaliar comportamento, demonstrar coerência, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, conferir material, demonstrar versatilidade, sistematizar material e informações, reciclar material, adotar medidas disciplinares, vistar agenda dos alunos, integrar as famílias a comunidade escolar, participar de reuniões com coordenação e diretoria, observar os alunos, revisar conteúdos, manter disciplina, trocar idéias com professor do ano anterior, preencher boletins escolares, demonstrar sociabilidade, interpretar resultados de pré-testes de cognição, demonstrar criatividade, participar de reuniões, demonstrar auto-confiança, discutir a proposta da escola, requisitar material, contornar situações adversas, selecionar atividades lúdicas, realizar atividades lúdicas, fixar metas, aplicar instrumentos de avaliação, passar lição de casa, definir objetivos, discutir conceitos de conduta, fornecer subsídios a diretoria, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, selecionar livros paradidáticos, distribuir material, preencher relatório de avaliação.