CBO 3123-05 - Técnico em agrimensura - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em geomática

O profissional no cargo de Técnico em agrimensura CBO 3123-05 realiza, sob supervisão de um agrimensor de nível superior, levantamentos e cálculos topográficos e geodésicos, medindo e demarcando superfícies terrestres e marítimas e elaborando documentos cartográficos Planeja as atividades em agrimensura.

Auxilia agrimensor de nível superior na organização e na supervisão de equipes Atua em conformidade com legislação, com normas técnicas, com procedimentos de qualidade e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3123-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em geomática que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico em agrimensura, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em geomática CBO 3123-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3123-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em geomática.
      • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.

O que faz um Técnico em agrimensura

O Técnico em agrimensura CBO 3123-05 planeja as atividades em agrimensura, definindo escopo e logística, dimensionando equipes de trabalho, especificando e quantificando equipamentos, acessórios e materiais Elabora planilha de custos e cronograma físico-financeiro.

Pode utilizar software de geoprocessamento e operar softwares de automação topográfica, tais como SNGS-Sistemas de Navegação Global por Satélite (GNSS-Global Navigation Satellite Systems) e SIG - Sistema de Informações Geográficas (GIS-Geography Information System).

Pode usar drones (aeronaves remotamente pilotadas), para obter fotografias aéreas com digitalização em tempo real Coleta dados para atualização de plantas cadastrais urbanas e rurais, elaborando representações gráficas e planta topográfica, em conformidade com normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Define limites e confrontações georreferenciadas, aviventando e declinando rumos e azimutes magnéticos para estabelecimento de relações geométricas em mapeamentos Materializa marcos e pontos topográficos, delimitando glebas e fixando obras de sistema de transporte, linhas de transmissão, obras civis, industriais e rurais e parcelamento de solos.

Elabora projetos de terraplenagem de pequeno porte, calculando declinação magnética, convergência meridiana, norte verdadeiro, áreas de terrenos, volumes para movimento de solo, distâncias, azimutes e coordenadas, concordâncias vertical e horizontal, curvas de nível por interpolação, offset e greide, tendo em vista cotas de projeto.

Executa levantamentos geodésicos e topo-hidrográficos, medindo ângulos e distâncias e fazendo levantamentos altimétricos e planimétricos Realiza topografias especiais (industriais, subterrâneas e batimétricas).

Realiza operações geodésicas.

Determina coordenadas geográficas e plano-retangulares pelo Sistema Universal Transverso de Mercator (UTM) Determina norte verdadeiro e norte magnético, tendo em vista o georreferenciamento mais adequado para o projeto Demarca e mede áreas em campo, elaborando croqui de campo e relatório de demarcação para levantamento cadastral.

Analisa documentos e informações cartográficas, coletando dados geométricos, interpretando fotos terrestres e aéreas, interpretando mapas, cartas e plantas, interpretando relevos para implantação de linhas de exploração, e identificando acidentes geométricos e pontos de apoio para georreferenciamento e amarração Elabora documentos cartográficos, definindo sistema de projeção, escalas e cálculos cartográficos Efetua aerotriangulação.

Revisa documentos cartográficos, restituindo e reambulando fotografia aérea Edita e cria arte final de documentos cartográficos.

Auxilia agrimensor de nível superior na organização e na supervisão de equipes de trabalho, orientando e acompanhando o cumprimento de tarefas e realizando programas de treinamento Conserva o local das atividades limpo e organizado, providenciando o acondicionamento de materiais Mantém equipamentos e acessórios limpos, organizados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Destina adequadamente os resíduos gerados, orientando a reciclagem de materiais e providenciando descarte de acordo com as normas ambientais Zela pela segurança, fiscalizando o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva e atuando na prevenção de acidentes.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3123-05 deve demonstrar competências pessoais, executar levantamentos geodésicos e topohidrográficos, efetuar cálculos e desenhos, implantar, no campo, pontos de projeto, elaborar documentos cartográficos, planejar trabalhos em geomática, analisar documentos e informações cartográficas.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos em geomática exercem suas funções na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada em empresas do ramo de construção, pesquisa e desenvolvimento, administração pública, defesa e seguridade social e empresas de transporte. Atuam em serviços de campo, trabalham, dependendo da ocupação, sob supervisão permanente e ocasional, em ambientes fechados e também a céu aberto, no período diurno. No desempenho de algumas de suas atividades podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos, podendo, ainda, trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3123-05

O exerício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio em geomática ou correlatas, como: técnico em geodésia e cartografia, técnico em agrimensura, técnico em hidrografia, técnico em topografia, oferecidos por escolas técnicas e instituições de formação profissional. Para as ocupações de técnico em agrimensura, em hidrografia e topógrafo, o desempenho pleno das atividades ocorre após o período de um a dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Técnico em agrimensura CBO 3123-05

Um Técnico em agrimensura (ou sinônimo) deve realizar operações geodésicas, elaborar relatório, elaborar planta topográfica, conforme normas da abnt, criar base cartográfica, reambular fotografia aérea, definir sistema de projeção, demonstrar capacidade de exatidão e precisão, calcular greide, adaptar-se a intepéries e condições naturais adversas, elaborar projetos de terraplanagem de pequeno porte, interpretar fotos aéreas, locar obras de sistema de transporte, transportar coordenadas, definir logística, determinar norte verdadeiro, calcular offset, locar offset, locar linha de transmissão, executar levantamento cadastral, coletar dados geométricos, identificar acidentes geométricos, realizar levantamentos altimétricos, criar arte final de documentos cartográficos, interpretar fotos terrestres, demonstrar iniciativa, interpretar mapas, cartas e plantas, determinar norte magnético, locar obras civis, identificar pontos de apoio para georeferenciamento e amarração, calcular distâncias, azimutes e coordenadas, demonstrar capacidade de orientação espacial, medir áreas em campo, calcular convergência meridiana, delimitar glebas, quantificar equipamentos, acessórios e materiais, materializar marcos e pontos topográficos, demonstrar bom senso, definir limites e confrontações, determinar coordenadas geográficas e planoretangulares - utm, dimensionar equipes de escritório: desenhistas e calculista, demarcar áreas em campo, calcular declinação magnética, demonstrar consciência ecológica, liderar equipes, demonstrar criatividade, calcular concordâncias vertical e horizontal, calcular curvas de nível por interpolação, elaborar representações gráficas, definir metodologia, revisar documentos cartográficos, calcular norte verdadeiro, elaborar croqui de campo, definir escopo, elaborar planilha de custos, interpretar relevos para implantação de linhas de exploração, trabalhar em equipe, realizar levantamentos planimétricos, definir escalas e cálculos cartográficos, restituir fotografias aéreas, especificar equipamentos, acessórios e materiais, locar obras rurais, medir ângulos e distâncias, realizar topografias especiais - industriais, subterrâneas, batimétricas, locar obras industriais, coletar dados para atualização de plantas cadastrais, editar documentos cartográficos, calcular volumes para movimento de solo, elaborar cronograma físico-financeiro, definir tipo de documento, aviventar rumos magnéticos, demonstrar acuidade visual, locar parcelamento de solo, calcular áreas de terrenos, dimensionar equipes de campo: técnicos, topógrafos e auxiliares, efetuar aerotriangulação.

Cargos e salários CBO 3123-05 - Técnicos em geomática

Salário Técnico em Agrimensura

Técnico em Agrimensura: Brasil

  • 856
  • Brasil
  • 3.312 - 7.433
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico em Agrimensura CBO 3123-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.312 e 7.433 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 856 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3123-05.