CBO 2624-25 - Desenhista industrial de produto de moda (designer de moda)
Entenda o que fazem os artistas visuais,desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Desenhista industrial de produto de moda (designer de moda) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Desenhista industrial de produto de moda (designer de moda)
Concebe, desenvolve e coordena projetos de novas linhas de produtos de moda (estilos, formas, texturas, materiais, cores), para produção de tecidos, roupas, calçados e acessórios, tendo em vista o estilo e a imagem da marca, os requisitos técnicos e econômicos de produção, bem como estética e tendências, identidades artística, cultural e regional. Pode especializar-se em um ou mais tipos de produtos. Pode coordenar e supervisionar as etapas do processo produtivo. Pode atuar como consultor de imagem (personal stylist). Realiza as atividades de acordo com normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Propõe projetos de design de moda, para produção em escala industrial, de artigos pessoais da cadeia de modas, como tecidos, roupas, calçados e acessórios, avaliando e formalizando solicitação do demandante. Analisa perfil e necessidades do público-alvo. Identifica e analisa pontos críticos do processo, a viabilidade técnica, elabora orçamentos e cronogramas.
Concebe projetos de design de moda, para produção em escala industrial, de artigos pessoais da cadeia de modas, de produtos têxteis e de moda. Efetua pesquisa técnica e demandas de mercado, avaliando literatura da área, participando de exposições e mostras, realiza testes e ensaios de ideias, materiais e produtos. Elabora desenhos, imagens e protótipos em diferentes mídias, calcula medidas, define formas e registra etapas do processo de criação.
Desenvolve projetos de design de produtos de moda, em escala industrial, tendo em vista a produção de artigos pessoais da cadeia de modas (tecidos, roupas, calçados, acessórios), definindo metodologias, critérios, tecnologias aplicáveis, propondo soluções técnicas e tecnológicas, analisando pontos críticos do processo, submetendo o projeto a avaliações e pareceres de equipes de trabalho.
Coordena e executa projetos de design de produtos de moda, em escala industrial, tendo em vista a produção de artigos pessoais da cadeia de modas, aplicando processos, técnicas e métodos, tais como modelagem, corte, costura, acabamento, aplicação de aviamentos e acessórios, considerando especificações, normas e procedimentos técnicos, desenhos, protótipos, moldes, peças-piloto e documentação de referência. Compõe e capacita equipes de trabalho.
Controla a qualidade do projeto, verificando cores, textura, medidas e formas, definindo e monitorando condições de embalagem, conservação, armazenagem, acondicionamento e transporte.
Pode coordenar ou supervisionar as etapas do processo criativo, produtivo e de divulgação. Participa de exposições e feiras, promove e organiza eventos, elabora material promocional, veicula produtos em mídias audiovisuais ou impressas, reproduz imagens por processo fotográfico, entre outras. Pode realizar assessoria e atendimento personalizado a clientes.
Elabora e interpreta documentação técnica, tais como catálogos, livros, artigos, condições contratuais, relatórios, laudos, pareceres, bem como aplica técnicas de comunicação oral, como apresentação em congressos e seminários, realização de palestras, cursos e oficinas.
Atua de acordo com normas regulamentadoras e procedimentos de segurança e saúde no trabalho. Segue normas e procedimentos técnicos, ambientais e de qualidade. Controla desperdícios de materiais e mantém o local de trabalho limpo e organizado. Zela pela preservação, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho. Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos – sólidos e líquidos, providenciando sua segregação e destinação.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 5 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE - CAD-CAM | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE DE PADRONAGEM TÊXTIL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO GEOMÉTRICO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO TÉCNICO GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | PROJETO DE PRODUTO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - DESENHO DE MODA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - DESENHO EM 2D E 3D | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - DESENHO TÊXTIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | COMUNICAÇÃO VISUAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | ESTUDOS SOBRE CULTURA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DA INDUMENTÁRIA E DA MODA | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CRIAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DESENHO ARTÍSTICO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - SEMIÓTICA | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | GESTÃO DA PRODUÇÃO | 4 | 4 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | GESTÃO DE PESSOAS | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES | PESQUISA DE OPINIÃO | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES | PESQUISA DE SATISFAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES | OUTROS CONHECIMENTOS DE LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES (ESPECIFICAR:...) - PESQUISA DE MERCADO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES | OUTROS CONHECIMENTOS DE LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES (ESPECIFICAR:...) - PESQUISA TÉCNICA | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | LOGÍSTICA | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | CUSTO | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | LIDERANÇA | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 5 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | ÉTICA PROFISSIONAL | 4 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | VALORES | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | DESENHO DE PROJETO E INDUSTRIAL | DESENHO DE PRODUTO | 5 | 5 | 5 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | DESENHO DE PROJETO E INDUSTRIAL | DESENHO DE PROJETO | 5 | 5 | 5 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | DESENHO DE PROJETO E INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO DE PROJETO E INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - ELABORAÇÃO DE PEÇAS-PILOTO | 5 | 5 | 5 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | DESENHO DE PROJETO E INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO DE PROJETO E INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - ELABORAÇÃO DE PROTÓTIPOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO | CORTE DE CALÇADOS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO | MODELAGEM DE CALÇADOS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO | PROCESSOS DE ACABAMENTO DE CALÇADOS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO | PROCESSOS DE CONFECÇÃO DE ARTEFATOS DE COURO E PELE (EXCETO CALÇADOS) | 2 | 2 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO | PROCESSOS DE COSTURA DE CALÇADOS | 2 | 2 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO | PROCESSOS DE MONTAGEM DE CALÇADOS | 2 | 2 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | MODELAGEM DO VESTUÁRIO | 5 | 5 | 5 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | VESTUÁRIO - PROCESSOS DE ACABAMENTO | 5 | 5 | 5 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | VESTUÁRIO - PROCESSOS DE MONTAGEM (COSTURA) | 5 | 5 | 5 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | VESTUÁRIO - PROCESSOS DE PREPARAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - TABELA DE COMPOSIÇÃO DE TECIDOS E TABELA DE TEXTURA | 5 | 5 | 5 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - TABELAS E CARTELAS DE CORES | 5 | 5 | 5 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE PRODUTOS UTILIZADOS EM PRODUTOS DE VESTUÁRIO, CALÇADOS E A | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE TECIDOS NATURAIS, ARTIFICIAIS E SINTÉTICOS | 5 | 5 | 5 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS NÃO-METÁLICOS NATURAIS (MADEIRA, FIBRAS, COURO, BORRACHA ETC.) | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS NÃO-METÁLICOS SINTÉTICOS (PLÁSTICO, VIDRO, CERÂMICA E COMPÓSITOS) | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS METÁLICOS NÃO FERROSOS | 2 | 2 | 1 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS, PROPRIEDADES E ESPECIFICAÇÃO DE MATERIAIS NATURAIS E SINTÉTICOS UTILIZADOS NA CONFECÇÃO DE PRODUTOS PESSOAIS DE MODA (ROUPAS, CALÇADOS E ACESSÓRIOS) | 5 | 5 | 5 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 5 | 5 | 5 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONTROLE DA PRODUÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PROCESSOS PARA EMBALAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE EMBALAGEM E ETIQUETAGEM | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NOVOS MATERIAIS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NOVOS PRODUTOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS DA ÁREA INDUSTRIAL | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | ATENDIMENTO AO CLIENTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE (ESPECIFICAR:...) - ATENDIMENTO PERSONALIZADO, CONSULTORIA E ASSESSORIA TÉCNICAS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | ORÇAMENTO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | FUNDAMENTOS DE MARKETING | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | PERFIL DE CLIENTES | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | PESQUISA MERCADOLÓGICA | 3 | 3 | 2 | |
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | MODA | CULTURA E COMPORTAMENTO DA MODA | 3 | 3 | 3 | |
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | MODA | DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES DE CALÇADOS | 4 | 4 | 4 | |
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | MODA | DESIGN DE ACESSÓRIOS DE MODA | 5 | 5 | 5 | |
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | MODA | DESIGN DE MODA | 5 | 5 | 5 | |
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | MODA | FOTOGRAFIA DE MODA | 2 | 2 | 2 | |
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | MODA | MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA | 2 | 2 | 2 | |
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | MODA | PRODUÇÃO DE EVENTOS DE MODA | 3 | 3 | 3 | |
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | MODA | PRODUÇÃO DE MODA | 4 | 4 | 4 | |
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | INOVAÇÃO NA ÁREA DA MODA | 4 | 4 | 4 | |
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | TENDÊNCIAS DA ÁREA DA MODA | 5 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | COMPOSIÇÃO VISUAL (COR, FORMA, ESTRUTURA E PROPORÇÃO) | 5 | 5 | 5 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | HISTÓRIA DO DESIGN | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO BI E TRIDIMENSIONAL | 5 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ROBOTIZAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ROBOTIZAÇÃO NO DESIGN | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | FIGURINOS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | REALIDADE VIRTUAL | 2 | 3 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - PRECISÃO TÉCNICA E ESTÉTICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 0 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ASSESSORAMENTO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Os artistas visuais e os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda têm em comum o processo de criação e a utilização de conjuntos de técnicas específicas às respectivas áreas de atuação. Diferem, basicamente, quanto à finalidade do trabalho: enquanto os artistas visuais criam e produzem peças únicas ou com tiragem limitada, em resposta a uma encomenda ou não, os desenhistas industriais respondem sempre a uma encomenda e estão voltados para a concepção de peças que serão produzidas em série. Já os conservadores-restauradores utilizam um conjunto de técnicas específicas para restauração de bens culturais. A forma de trabalhar também apresenta semelhanças e diferenças, a saber: os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda e os conservadores-restauradores trabalham com supervisão ocasional enquanto os artistas visuais trabalham sem supervisão e em horários irregulares. Em todas as ocupações predominam os autônomos. Os artistas visuais trabalham de forma individual enquanto os desenhistas industriais em equipe multidisciplinar e os conservadores- restauradores podem trabalhar tanto individualmente como em equipe. No exercício de algumas atividades, os artistas visuais e os conservadores-restauradores podem trabalhar em posições desconfortáveis. Todas as ocupações estão sujeitas à exposição a materiais tóxicos.Exigências do mercado de trabalho
A formação requerida para os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda, também conhecidos como designers, é o curso superior de Tecnologia na área ou bacharelado. No caso dos artistas visuais e dos conservadores-restauradores, a escolaridade não é requisito imprescindível. Há também profissionais de notório saber. Registra-se tendência de profissionalização na área das artes, sendo desejável qualificação formal ou informal. O desempenho pleno das atividades, para os artistas visuais, conservadores-restauradores, desenhistas industriais de produto e desenhistas industriais gráficos, ocorre com cinco anos de experiência profissional, enquanto que para os desenhistas industriais de produto de moda ocorre entre três e quatro anos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- conceber obra artística ou projeto de design;
- executar obras de arte e projeto de design;
- divulgar projeto de design, obra artística e trabalhos de conservação-restauração;
- elaborar proposta de trabalho artístico, projeto de design e conservação-restauração de bem cultural;
- comunicar-se;
- desenvolver projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
- realizar pesquisas;
- executar conservação preventiva;
- efetuar conservação-restauração do patrimônio cultural;
- demonstrar competências pessoais;
- propor soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
- colocar obras em coleções públicas e privadas;
- demonstrar habilidade manual;
- definir técnicas de acabamento;
- participar do processo de gerenciamento de risco;
- demonstrar afinidade com novas tecnologias;
- registrar etapas do processo criativo;
- participar de concursos;
- determinar idéia ou conceito a ser adotado;
- realizar pesquisas de mercado;
- identificar público alvo;
- elaborar diagnósticos;
- submeter projetos aos órgãos oficiais;
- identificar necessidades de outros especialistas envolvidos no processo;
- definir memorial descritivo;
- demonstrar capacidade de síntese;
- definir perfil do público alvo;
- aplicar técnicas de gravura;
- capacitar equipes;
- expor em exposições, salões e espaços públicos;
- controlar condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
- realizar testes e ensaios nos materiais e produtos;
- veicular produto ou obra na mídia eletrônica, impressa, televisiva;
- interagir com outras linguagens - ilustração, multimídia, etc...;
- configurar idéias em diferentes suportes;
- compor equipes;
- definir suportes e materiais a serem utilizados;
- identificar viabilidade do projeto;
- definir metodologias e critérios;
- ministrar palestras, cursos e oficinas;
- interagir com instituições e profissionais da área;
- estabelecer condições contratuais;
- realizar pesquisa de campo;
- aferir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
- elaborar plasticamente imagem surgida na elaboração da obra;
- prestar consultoria;
- analisar material e técnicas;
- contatar clientes;
- trabalhar em equipe;
- elaborar material promocional;
- definir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
- demonstrar habilidade motora fina;
- aplicar técnicas de modelagem bi e tridimensional;
- apresentar trabalhos em congressos, seminários;
- participar de comissões de seleção de artistas, obras e produtos;
- experimentar materiais;
- definir tecnologias e materiais;
- demonstrar capacidade de imaginação espacial;
- registrar patente ou direito autoral;
- orientar profissionais sobre uso correto de equipamentos de segurança;
- conferir visibilidade a um impulso emocional e racional;
- cumprir normas e procedimentos de segurança;
- experimentar idéias;
- avaliar pedido do cliente;
- elaborar livros, artigos, etc;
- apresentar proposta;
- identificar problema;
- comercializar produto, obra e serviços de conservação-restauração;
- freqüentar exposições e mostras;
- definir fatores ambientais, espaciais, culturais, sociais e econômicos;
- desenvolver soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
- promover eventos;
- executar modelo, protótipo ou peça piloto;
- aplicar técnicas específicas pertinentes ao projeto;
- coordenar equipes;
- pesquisar literatura específica da área;
- demonstrar acuidade visual;
- participar de feiras;
- solicitar parecer de outros profissionais;
- identificar necessidades do público alvo;
- elaborar orçamentos e cronograma;
- aplicar técnicas digitais;
- emitir parecer técnico;
- definir processos de produção;
- participar de bancas e júris de exposições, concursos, etc...;
- avaliar idéias ou conceitos propostos;
- pesquisar temáticas;
- aplicar técnicas de desenho;
- demonstrar criatividade;
- formatar pedido do cliente;
- desenvolver embalagem para movimentação, manuseio e transporte de obra de arte , bem cultural e produto;
- pesquisar padrões de reprodutibilidade;
- demonstrar capacidade de atenção;
- elaborar relatórios- dossiês;
- demonstrar capacidade de percepção;
- pesquisar história da arte, da técnica e dos materiais;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2624-25
CBO 2624-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de desenhista industrial de produto de moda (designer de moda) que pertence ao grupo dos artistas visuais,desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Comunicadores, artistas e religiosos
-
-
- Profissionais de espetáculos e das artes
-
-
-
-
- Artistas visuais,desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2624-25 - Artistas visuais,desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 262425 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 262425 em todos os estados e cidades do Brasil.