CBO 2624-15 - Conservador-restaurador de bens culturais
Entenda o que fazem os artistas visuais,desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Conservador-restaurador de bens culturais e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Conservador-restaurador de bens culturais
Cria projeto de conservação e restauração de bens culturais, avaliando ideias e definindo suportes materiais, visando à conservação e à restauração das várias formas de bens culturais. Executa conservação e restauração, determina técnicas de acabamento e elabora memorial descritivo, a fim de estabelecer os critérios para a execução das atividades. Desenvolve e propõe soluções técnicas e tecnológicas para projeto de conservação e restauração. Elabora proposta de trabalho, orçamentos e cronograma. Presta consultoria. Executa conservação preventiva, identificando fatores de degradação, entre outras ações, visando à preservação dos bens. Apresenta trabalhos em congresso, elabora artigos, entre outras práticas, a fim de divulgar a área. Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Executa conservação e restauração de bens culturais, aplicando técnicas de desenho, de modelagem bi e tridimensional, de gravura, de pintura, de escultura, de cerâmica, de tapeçaria, digitais e outras específicas ao projeto. Define e afere padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção, determina técnicas de acabamento e elabora memorial descritivo, a fim de estabelecer os critérios para conservação e restauração.
Desenvolve projeto conservação e restauração, definindo metodologias, critérios, tecnologias de materiais, fatores ambientais, espaciais, culturais, sociais e econômicos, visando à conservação e à restauração do bem. Identifica bem cultural, documentando dados, analisando histórico, estado de conservação. Define materiais e técnicas para conservação e restauração.
Propõe e desenvolve soluções técnicas e tecnológicas para projeto de conservação e restauração para galerias, museus de arte, bibliotecas, órgãos oficiais do patrimônio histórico e cultural, entre outros. Solicita parecer de outros profissionais como arquitetos, engenheiros, arqueólogos e outros.
Elabora proposta de trabalho de conservação e restauração de bem cultural, identificando necessidades do público-alvo e de outros especialistas envolvidos no processo, verificando problemas, elaborando diagnósticos e analisando a viabilidade do projeto, a fim de solicitar a aprovação para execução. Elabora orçamentos e cronograma, apresenta proposta e submete projetos aos órgãos oficiais. Presta consultoria às instituições públicas e privadas.
Realiza pesquisas sobre história da arte, técnicas, materiais e literatura específica da área. Frequenta exposições e mostras. Experimenta ideias e materiais, para elaborar os projetos de conservação e restauração. Realiza testes e ensaios nos materiais e produtos, para identificar as técnicas e os materiais adequados.
Efetua conservação e restauração do patrimônio cultural, selecionando e aplicando técnicas e materiais para intervenção. Desenvolve embalagem para movimentação, manuseio e transporte de obra de arte, bem cultural e produto, para preservar as características originais da peça. Recomenda medidas de preservação pós-intervenção e medidas de proteção do bem cultural durante intervenções no ambiente. Capacita e compõe equipe.
Executa conservação preventiva, identificando fatores de degradação, definindo parâmetros de controle ambiental, monitorando condições ambientais, controlando condições de transporte, embalagem, armazenamento e acondicionamento e desenvolvendo soluções de acondicionamento e armazenamento de bem cultural, visando à preservação dos bens. Participa da elaboração de políticas de conservação e do gerenciamento de risco.
Divulga projeto de conservação e restauração, elaborando material promocional, veiculando produto ou obra na mídia eletrônica, impressa e televisiva. Participa de feira, promove eventos e comercializa produtos e obras de conservação e restauração.
Apresenta trabalhos em congresso, participa de ações de educação patrimonial, ministra palestras, cursos e oficinas, elabora livros, artigos e outros, a fim de divulgar a atividade de conservação e restauração. Estabelece contatos com cliente, galerias, intermediários de arte e instituições vinculadas à área de conservação e restauração. Estabelece condições contratuais, elaborando relatórios.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental e orienta profissionais sobre o uso correto de equipamentos de segurança.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) COMPUTAÇÃO GRÁFICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) IMAGEM GRÁFICA E DIGITAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FÍSICA APLICADA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ORGÂNICA) QUÍMICA ORGÂNICA APLICADA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICO-QUÍMICA) INVESTIGAÇÕES FÍSICO-QUÍMICAS DE BENS CULTURAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUÍMICA APLICADA À CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÂO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUÍMICA GERAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | CLIMATOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) INFORMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE APLICADO À CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BOTÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS (BOTÂNICA) FITOQUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA APLICADA) FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | BIOLOGIA E FISIOLOGIA DOS MICRO-ORGANISMOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA E FISIOLOGIA DOS MICRO-ORGANISMOS) BIOLOGIA DE BACTÉRIAS, DE MICRORGANISMOS E DOS FUNGOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | MICROBIOLOGIA APLICADA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (MICROBIOLOGIA APLICADA) MICROBIOLOGIA APLICADA A BENS CULTURAIS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | MICROBIOLOGIA APLICADA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (MICROBIOLOGIA APLICADA) MICROBIOLOGIA BÁSICA | 5 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS METALÚRGICOS | 5 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA | OUTROS ELEMENTOS (INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS METALÚRGICOS) RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 5 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA | 5 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA) CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL) ARQUITETURA DE ESPAÇOS PARA COLEÇÕES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL) ARQUITETURA E CULTURA BRASILEIRA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL | 5 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL) CONDICIONAMENTO DE AMBIENTES | 5 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL) CONFORTO ACÚSTICO DOS EDIFÍCIOS E DA CIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL) CONFORTO TÉRMICO, CLIMATIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO NATURAL DE AMBIENTES | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL) DESENHO TÉCNICO DE ARQUITETURA, URBANISMO E PERSPECTIVA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL) HISTÓRIA DA ARQUITETURA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | MUSEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MUSEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | MUSEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (MUSEOLOGIA) FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PRESERVAÇÃO DE ACERVOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | MUSEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MUSEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | MUSEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (MUSEOLOGIA) MUSEUS, ARQUIVOS E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) ÉTICA NA PROFISSÃO DO CONSERVADOR-RESTAURADOR | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) FUNDAMENTOS DE GEOGRAFIA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CRÍTICA DA ARTE | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | HISTÓRIA DA ARTE | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEORIA DA ARTE | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ACERVOS ICONOGRÁFICOS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ANÁLISE CIENTÍFICA DA OBRA DE ARTE | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ARTE E EDUCAÇÃO EM MUSEUS E EXPOSIÇÕES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ARTE E NOVAS TECNOLOGIAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ARTE NO BRASIL | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ARTE URBANA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ARTE, CULTURA E SOCIEDADE | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ARTE, EDUCAÇÃO E O TERCEIRO SETOR | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ARTES VISUAIS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ARTES VISUAIS NO BRASIL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) CARACTERIZAÇÃO DE PINTURAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ESTÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) FUNDAMENTOS TEORICOS DA ARTE | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) HISTÓRIA DA ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) HISTÓRIA DA ARTE, DA ARQUITETURA E DA CIDADE | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ICONOGRAFIA E ICONOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) LINGUAGENS ARTÍSTICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) NOÇÃO DO BELO NA ESTÉTICA DE HEGEL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) SEMIOLOGIA DA IMAGEM | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CERÂMICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DESENHO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESCULTURA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | GRAVURA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | PINTURA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TECELAGEM | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) CLASSIFICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE TRABALHO EM OBRAS DE ARTE | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) COR | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) COR NA RESTAURAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) LIMITES FÍSICOS E TÉCNICOS DE OBRAS DE ARTE EM DUAS OU TRÊS DIMENSÕES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) MODELAGEM, MOLDAGEM, FUNDIÇÃO, TALHAMENTO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) MODELOS DIGITAIS DE OBRAS DE ARTE EM ESCALA REDUZIDA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) MODELOS FÍSICOS DE OBRAS DE ARTE EM ESCALA REDUZIDA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) PROPORÇÃO ÁUREA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) PROTOTIPAGEM | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FOTOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FOTOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FOTOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FOTOGRAFIA) ARTE FOTOGRÁFICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FOTOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FOTOGRAFIA) FOTOGRAFIA ANALÓGICA E DIGITAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FOTOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FOTOGRAFIA) HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FOTOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FOTOGRAFIA) INTRODUÇÃO A CONSERVAÇÃO DE FOTOGRAFIAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FOTOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FOTOGRAFIA) PROCESSOS FOTOGRÁFICOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FOTOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FOTOGRAFIA) SUPORTE PAPEL E PELÍCULAS FOTOGRÁFICAS: CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA E CINEMA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) PRESERVAÇÃO E INTERVENÇÕES EM PELÍCULAS CINEMATOGRÁFICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | EDUCAÇÃO ARTÍSTICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | EDUCAÇÃO ARTÍSTICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSERVADORES-RESTAURADORES DE BENS CULTURAIS (ABRACOR) | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM TECNOLOGIA E CIÊNCIA DO PATRIMÔNIO (ANTECIPA) | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) CAUSAS DE DETERIORAÇÃO DE BENS CULTURAIS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) CONCEITOS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) CONSERVAÇÃO DE MATERIAIS ARQUEOLÓGICOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE ACERVO BIBLIOGRÁFICO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE LIVROS, DOCUMENTOS E ENCADERNAÇÕES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE MADEIRA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE PINTURA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) CONSOLIDAÇÃO DE POLICROMIAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) CONSOLIDAÇÃO DE SUPORTE DE ESCULTURAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) DIAGNÓSTICO E PLANOS DE PREVENÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) DOCUMENTAÇÃO E REGISTRO APLICADOS À CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DE OBRA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS DA RESTAURAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) GESTÃO DO PATRIMÔNIO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE PRESERVAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) HISTÓRIA E TEORIA DA CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN) | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) INTRODUÇÃO À CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE MATERIAIS CERÂMICOS, PÉTREOS, ESTUQUES, METAIS, TÊXTEIS E OUTROS MATERIAIS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) LEGISLAÇÃO APLICADA À PROFISSÃO E À SALVAGUARDA DOS BENS CULTURAIS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) MÉTODOS, EXAMES, EXAMES ESPECIAIS, ANÁLISE DE MATERIAIS E DIAGNÓSTICO DA OBRA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) PATOLOGIA APLICADA À CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) PATRIMÔNIO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) PERITAGEM DA OBRA DE ARTE | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) PROTOCOLO DE RESTAURAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) REINTEGRAÇÃO CROMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) REPRODUÇÃO DE PEÇAS EM ESCULTURA E CERÂMICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) RESTAURAÇÃO DE OBRAS DE ARTE SOBRE PAPEL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) RESTAURAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE PINTURA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) RESTAURAÇÃO PICTORICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) TEORIA, HISTÓRIA E LEGISLAÇÃO PATRIMONIAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) VULNERABILIDADE DE MATERIAIS A DEGRADAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) METODOLOGIA DE PESQUISA EM ARTE, CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 5 | 5 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 0 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 0 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO AOS DETALHES | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - CRIATIVIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 5 |
Condições de Trabalho
Os artistas visuais e os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda têm em comum o processo de criação e a utilização de conjuntos de técnicas específicas às respectivas áreas de atuação. Diferem, basicamente, quanto à finalidade do trabalho: enquanto os artistas visuais criam e produzem peças únicas ou com tiragem limitada, em resposta a uma encomenda ou não, os desenhistas industriais respondem sempre a uma encomenda e estão voltados para a concepção de peças que serão produzidas em série. Já os conservadores-restauradores utilizam um conjunto de técnicas específicas para restauração de bens culturais. A forma de trabalhar também apresenta semelhanças e diferenças, a saber: os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda e os conservadores-restauradores trabalham com supervisão ocasional enquanto os artistas visuais trabalham sem supervisão e em horários irregulares. Em todas as ocupações predominam os autônomos. Os artistas visuais trabalham de forma individual enquanto os desenhistas industriais em equipe multidisciplinar e os conservadores- restauradores podem trabalhar tanto individualmente como em equipe. No exercício de algumas atividades, os artistas visuais e os conservadores-restauradores podem trabalhar em posições desconfortáveis. Todas as ocupações estão sujeitas à exposição a materiais tóxicos.Exigências do mercado de trabalho
A formação requerida para os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda, também conhecidos como designers, é o curso superior de Tecnologia na área ou bacharelado. No caso dos artistas visuais e dos conservadores-restauradores, a escolaridade não é requisito imprescindível. Há também profissionais de notório saber. Registra-se tendência de profissionalização na área das artes, sendo desejável qualificação formal ou informal. O desempenho pleno das atividades, para os artistas visuais, conservadores-restauradores, desenhistas industriais de produto e desenhistas industriais gráficos, ocorre com cinco anos de experiência profissional, enquanto que para os desenhistas industriais de produto de moda ocorre entre três e quatro anos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- executar obras de arte e projeto de design;
- demonstrar competências pessoais;
- executar conservação preventiva;
- comunicar-se;
- realizar pesquisas;
- desenvolver projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
- elaborar proposta de trabalho artístico, projeto de design e conservação-restauração de bem cultural;
- divulgar projeto de design, obra artística e trabalhos de conservação-restauração;
- conceber obra artística ou projeto de design;
- efetuar conservação-restauração do patrimônio cultural;
- realizar testes e ensaios nos materiais e produtos;
- definir técnicas de acabamento;
- definir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
- experimentar idéias;
- aplicar técnicas de escultura;
- elaborar orçamentos e cronograma;
- definir fatores ambientais, espaciais, culturais, sociais e econômicos;
- especificar medidas de proteção de bem cultural durante intervenções no ambiente;
- experimentar materiais;
- prestar consultoria;
- identificar bem cultural;
- interagir com outras linguagens - ilustração, multimídia, etc...;
- trabalhar em equipe;
- apresentar trabalhos em congressos, seminários;
- demonstrar capacidade de imaginação espacial;
- emitir laudo técnico de conservação;
- orientar profissionais sobre uso correto de equipamentos de segurança;
- freqüentar exposições e mostras;
- contatar clientes;
- apresentar proposta;
- analisar estado de conservação do bem cultural;
- documentar dados do bem cultural;
- identificar viabilidade do projeto;
- controlar condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
- ministrar palestras, cursos e oficinas;
- pesquisar literatura específica da área;
- demonstrar capacidade de atenção;
- analisar material e técnicas;
- promover eventos;
- identificar necessidades de outros especialistas envolvidos no processo;
- aplicar técnicas de tapeçaria;
- definir memorial descritivo;
- comercializar produto, obra e serviços de conservação-restauração;
- demonstrar capacidade de síntese;
- desenvolver soluções de acondicionamento e armazenagem de bem cultural;
- estabelecer contatos com intermediários de arte;
- definir metodologias e critérios;
- identificar fatores de degradação;
- identificar público alvo;
- aplicar técnicas de cerâmica;
- cumprir normas e procedimentos de segurança;
- aplicar técnicas de desenho;
- compor equipes;
- submeter projetos aos órgãos oficiais;
- desenvolver embalagem para movimentação, manuseio e transporte de obra de arte , bem cultural e produto;
- identificar necessidades do público alvo;
- aplicar técnicas digitais;
- avaliar idéias ou conceitos propostos;
- registrar etapas do processo criativo;
- propor soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
- aplicar técnicas específicas pertinentes ao projeto;
- identificar problema;
- solicitar parecer de outros profissionais;
- elaborar relatórios- dossiês;
- demonstrar criatividade;
- definir suportes e materiais a serem utilizados;
- elaborar livros, artigos, etc;
- estabelecer contatos com galerias;
- participar do processo de gerenciamento de risco;
- selecionar técnicas e materiais para intervenção;
- desenvolver soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
- aplicar técnicas de pintura;
- demonstrar capacidade de percepção;
- aplicar técnica de intervenção;
- demonstrar afinidade com novas tecnologias;
- pesquisar história da arte, da técnica e dos materiais;
- aplicar técnicas de modelagem bi e tridimensional;
- recomendar medidas de preservação pós intervenção;
- definir tecnologias e materiais;
- interagir com instituições e profissionais da área;
- analisar histórico e estilo do bem cultural;
- monitorar condições ambientais;
- participar da elaboração de políticas de conservação;
- estabelecer condições contratuais;
- coordenar equipes;
- demonstrar acuidade visual;
- definir parâmetros de controle ambiental;
- participar de feiras;
- estabelecer contatos com instituições vinculadas a área;
- aferir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
- definir perfil do público alvo;
- demonstrar habilidade motora fina;
- veicular produto ou obra na mídia eletrônica, impressa, televisiva;
- capacitar equipes;
- demonstrar habilidade manual;
- elaborar diagnósticos;
- elaborar material promocional;
- participar de ações de educação patrimonial;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2624-15
CBO 2624-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de conservador-restaurador de bens culturais que pertence ao grupo dos artistas visuais,desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Comunicadores, artistas e religiosos
-
-
- Profissionais de espetáculos e das artes
-
-
-
-
- Artistas visuais,desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2624-15 - Artistas visuais,desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 262415 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 262415 em todos os estados e cidades do Brasil.