CBO 2524-05 - Profissionais de recursos humanos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2524-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de recursos humanos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Analista de recursos humanos Realiza atividades de administração de pessoal, formalizando processos de contratação e desligamento de trabalhadores Administra planos de cargos e salários, propondo políticas de remuneração.
Promove o desenvolvimento de pessoal, diagnosticando necessidades e elaborando programas de capacitação Realiza processos de recrutamento e seleção, analisando perfil dos cargos e realizando entrevistas com candidatos às vagas de emprego Administra plano de benefício, prestando orientação aos trabalhadores.
Administra relações trabalhistas, prezando pelo cumprimento das legislações e representando a instituição como preposto perante órgãos oficiais Coordena sistemas de avaliação de desempenho, aplicando instrumentos e apurando resultados Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de recursos humanos CBO 2524-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2524-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de recursos humanos.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Analista de recursos humanos
O Analista de recursos humanos (ou similar) formaliza processos de contratação e desligamento de empregados, acompanha a homologação da rescisão contratual e mantém documentos pertinentes aos funcionários ativos e inativos Processa folha de pagamento e apura valores relativos a encargos e impostos.
Coordena programação de férias dos assalariados e administra contratos de mão de obra terceirizada.
Planeja quadro de trabalhadores, analisa custos com pessoal de instituições públicas, privadas ou do terceiro setor e elabora descrição de cargos Desenvolve modelos de remuneração fixa e variável e efetua manutenção de tabelas salariais.
Propõe planos de carreira, sucessão, cargos e remunerações e administra política salarial da instituição Pesquisa remuneração, analisa estatísticas de informações salariais, fornece subsídios para negociações trabalhistas e aplica procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos.
Administra recursos, pesquisa custos e elabora orçamentos para viabilizar programas de desenvolvimento e treinamento dos empregados, mediante necessidades de capacitação funcional.
Contrata profissionais externos e instituições, prepara colaboradores para multiplicar informações e desenvolve materiais e programas didáticos Acompanha e ministra cursos, realiza avaliação de reação dos treinandos e avalia o resultado do programa de treinamento desenvolvido.
Administra programas de bolsa de estudo e elabora plano de desenvolvimento para trainees e estagiários.
Participa do desenvolvimento de programas de gestão da qualidade e promove integração entre funcionários da instituição Define perfil do cargo a ser ocupado, analisa sua descrição e define estratégias e fontes de recrutamento, divulgando o processo ou o edital de concurso ao público interessado Analisa currículos, avalia perfil dos candidatos, conduz entrevista de triagem, define e aplica instrumentos de seleção e analisa resultado do processo seletivo que pode ser realizado por outras instituições.
Realiza entrevistas com candidatos e os encaminha à área requisitante Emite parecer técnico do processo seletivo, roteiriza e realiza entrevista de desligamento de funcionários Administra os benefícios da instituição, orientando os empregados sobre o que é disponível.
Propõe política de benefícios e participa de negociações com fornecedores dos planos Pesquisa mercado, orienta empregados sobre benefícios e pesquisa grau de satisfação dos trabalhadores.
Fornece subsídios para elaboração do balanço social da empresa Desenvolve programas de assistência e qualidade de vida aos empregados, faz mediação de conflitos interpessoais em ambiente laboral e promove reintegração e adaptação do empregado Coordena eventos sociais da instituição e presta apoio aos setores de medicina e segurança do trabalho.
Presta orientações sobre legislação trabalhista às áreas da instituição e seleciona assessoria jurídica e peritos Participa de negociações sindicais e presta esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores Subsidia área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas, indica testemunhas e representa o empregador como preposto perante órgãos oficiais.
Elabora parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados, assessorando os gestores nesse processo Apura resultados da avaliação de desempenho e propõe ações corretivas resultantes desse processo Aborda problemas e oportunidades de forma sistêmica, considerando as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira, modelando os processos de análise de recursos humanos com base em cenários.
Mantém confidencialidade a respeito de manifestações espontâneas por parte de empregados que buscam orientação para problemas pessoais e profissionais Exerce a profissão respeitando as políticas internas da instituição, princípios, valores e aspectos legais, prezando pelo cumprimento dos preceitos relativos aos direitos humanos e do trabalho .
Funções
O funcionário CBO 2524-05 deve executar administração de pessoal, administrar relações de trabalho, gerir plano de benefícios, demonstrar competências pessoais, promover ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal, administrar plano de cargos e salários, promover ações de qualidade de vida e assistência aos empregados, comunicar-se, efetuar processo de recrutamento e de seleção, coordenar sistemas de avaliação de desempenho.
Atividades exercidas por um Analista de recursos humanos CBO 2524-05
Um Analista de recursos humanos (ou sinônimo) deve propor políticas de cargos e remunerações, orientar áreas da empresa sobre legislação trabalhista, selecionar assessoria jurídica e peritos, agir de forma pró-ativa, pesquisar remuneração, processar folha de pagamento, coordenar programação de férias dos empregados, realizar entrevista de desligamento, demonstrar iniciativa, analisar criticamente, participar de negociações sindicais, participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios, contratar profissionais externos e instituições, emitir parecer técnico do processo seletivo, conduzir entrevista de triagem, promover reintegração e adaptação do empregado, administrar contratos de mão-de-obra terceirizada, subsidiar negociações trabalhistas, analisar custos de pessoal da empresa, analisar estatísticas de informações salariais, elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados, pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado, representar a empresa junto a entidades de classe, demonstrar flexibilidade, utilizar telefone celular, fax e e-mail, prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores, agir com diplomacia, planejar quadro de pessoal, trabalhar em equipe, agir com dinamismo, realizar avaliação de reação dos treinandos, aplicar procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos, aplicar instrumentos de avaliação de desempenho, efetuar manutenção de tabelas salariais, subsidiar elaboração do balanço social da empresa, pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios existentes, definir instrumentos de seleção, assessorar gestores em avaliação de desempenho, coordenar eventos sociais da empresa, formalizar processo de contratação de empregados, ter capacidade de planejamento e organização, desenvolver modelos de remuneração fixa e variável, agir com liderança, propor ações corretivas resultantes da avaliação, subsidiar área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas, elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento, administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento, utilizar softwares aplicativos, apurar resultados do processo de avaliação de desempenho, realizar entrevistas com candidatos, elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão, divulgar processo de recrutamento interno e externo, pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento, promover a integração de novos funcionários na empresa, acompanhar ou ministrar cursos de treinamento, apoiar setores de medicina e segurança do trabalho, participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade, acompanhar a homologação da rescisão contratual, aplicar instrumentos de seleção, definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo, administrar os benefícios da empresa, negociar com funcionários, indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas, mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho, redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários, analisar currículos, processar desligamentos de empregados, possuir empatia, administrar programa de bolsas de estudo, desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados, manter documentos pertinentes aos empregados ativos e inativos, encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante, representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais, apurar valores relativos a encargos e impostos, elaborar programas de desenvolvimento, orientar empregados sobre benefícios, definir perfil do cargo, demonstrar raciocínio lógico, analisar resultados do processo seletivo, elaborar relatórios, elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento, analisar descrição do cargo a ser preenchido, diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento, administrar política salarial da empresa, avaliar perfil dos candidatos, avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido, elaborar plano de desenvolvimento para trainees e estagiários, propor política de benefícios, preparar multiplicadores para treinamento, elaborar descrição de cargos, persuadir pessoas, falar em público.