CBO 2523-05 - Secretárias(os) executivas(os) - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2523-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de secretárias(os) executivas(os) que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Secretária(o) executiva(o) Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando e atualizando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações qualitativas e quantitativas, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.
Cria e atualiza banco de dados Mantém organizado arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, gere atividades, prazos e recursos físicos, financeiros e humanos.
Pode administrar eventos protocolares Mantém-se atualizado quanto a inovações, promovendo a integração do desenvolvimento tecnológico, produtivo, gerencial, social, humano
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Secretárias(os) executivas(os) CBO 2523-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2523-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Secretárias(os) executivas(os).
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Secretária(o) executiva(o)
O Secretária(o) executiva(o) (ou similar) assiste executivos e gestores de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, organizando e gerenciando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo, observando e cumprindo normas legais e técnicas.
Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.
Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.
Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, autoriza a entrada de pessoas e encaminha participantes para locais presenciais ou realiza “ensalamento” em ambientes virtuais.
Orienta e indica facilidades e serviços, relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.
Pode administrar eventos protocolares como reuniões de conselhos administrativos Tria ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados.
Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.
Cria, gerencia, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços Auxilia e instrumentaliza a gestão estratégica, o desenvolvimento de soluções, negociações e tomada de decisão Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização.
Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos.
Controla prazos para respostas de encaminhamentos, administra pendências, solicita respostas e encaminha lembretes na iminência do envio de pareceres, relatórios, informes e atendimentos de demandas Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, conforme a natureza da organização, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, transcrições, manuais e materiais de divulgação.
Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais.
Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas e processos secretariais Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, aplica e presta contas de verbas.
Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout”, locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa, elabora e instrumentaliza executivos com roteiros, itinerários de atividades profissionais, sociais e culturais Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos.
Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito .
Funções
O funcionário CBO 2523-05 deve atender pessoas - cliente externo e interno, gerenciar informações, demonstrar competências pessoais, assessorar executivo- s / Área- s, organizar eventos e viagens, elaborar documentos, gerir suprimentos, controlar correspondência física e eletrônica, arquivar documentos físicos e eletrônicos, supervisionar equipes de trabalho.
Atividades exercidas por um Secretária(o) executiva(o) CBO 2523-05
Um Secretária(o) executiva(o) (ou sinônimo) deve atualizar arquivos, demonstrar iniciativa, comprar material, equipamento e mobiliário, demonstrar sensibilidade, determinar a forma de arquivo - disquete, microfilmagem, confirmar presença, adaptar espaço para armazenagem, elaborar convites e convocações, acompanhar contratos e garantias, elaborar atas, acompanhar executivo- s em evento- s e viagens, conferir material, classificar documentos, definir horários, encaminhar ligações telefônicas, demonstrar paciência, registrar correspondência, elaborar ficha de avaliação, encaminhar documentos, protocolar correspondência, divulgar informações, selecionar pessoal, confeccionar clippings, estabelecer atribuições da equipe, enviar correspondência, escolher cardápio, despachar com o- s executivo- s, fazer ligações telefônicas, identificar o assunto, priorizar compromissos e ligações telefônicas, preparar apresentações, reproduzir documentos, cancelar compromissos, elaborar prestação de contas, ordenar documentos, direcionar informações, acompanhar processos, transmitir recados, trabalhar sob pressão, redigir documentos, assinar documentação escolar, administrar pendências, monitorar horários de entrada e saída, elaborar base de dados, contornar situações adversas, enviar convite ou convocação, elaborar lista de presença, adaptar-se a mudanças, elaborar planilhas e gráficos, solicitar verbas, trabalhar em equipe, manter atualizado o banco de dados, dar suporte durante o evento, elaborar relatórios, pesquisar local, transcrever textos, demonstrar pró-atividade, digitar documentos, pesquisar informações e dados, demonstrar capacidade de retórica, atender ligações telefônicas, atender pedidos e solicitações, encaminhar pessoas, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, providenciar documentação legal do executivo - passaporte, vistos, avaliar a equipe, levantar necessidades de material, reservar sala/local, administrar arquivos, controlar prazos, demonstrar discrição, programar as atividades da equipe, fazer check-list, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, arquivar correspondência, monitorar o trabalho da equipe, administrar agenda do- s executivo- s, contratar serviços de terceiros, cobrar relatórios, encaminhar certificados, orientar pessoas, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, administrar estresse, fornecer informações, capacitar equipe, controlar malote, estabelecer cronograma de atividades, identificar a natureza do documento, preparar sala/local, cobrar ações, requisitar material, tomar ditados, cobrar respostas, demonstrar dinamismo, anotar informações, demonstrar capacidade de comunicação, ler documentos, cadastrar documentos, demonstrar senso de organização, receber correspondência, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, marcar compromissos, triar correspondência, formatar documentos, formular pedidos de compra, administrar conflitos, contratar expositores e palestrantes, controlar cronogramas, anotar recados, cotar preços, filtrar ligações telefônicas, colher assinatura, secretariar reuniões, consultar profissionais de outras áreas, recepcionar pessoas, dar suporte em reuniões, datilografar documentos, demonstrar espírito de liderança, transmitir fax.