CBO 2515-05 - Psicólogos e psicanalistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2515-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de psicólogos e psicanalistas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Psicólogo educacional Estuda, avalia e intervém no comportamento humano no contexto da educação visando o desenvolvimento dos alunos, professores e demais agentes do processo escolar, a melhoria da adaptação dos indivíduos e a promoção do bem-estar e da excelência acadêmica Realiza intervenções em relação às necessidades educacionais dos alunos, aconselhamento profissional e vocacional, ações preventivas, formação e aconselhamento familiar e intervenções socioeducativas.

Orienta estudantes e professores sobre temas relevantes como bullying, drogas e relacionamento familiar Diagnostica e avalia distúrbios emocionais e de adaptação social, necessidades especiais na aprendizagem e no rendimento escolar Elucida conflitos e questões relacionadas ao processo educacional, investigando os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal.

Pode realizar pesquisas na área da psicologia educacional

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Psicólogos e psicanalistas CBO 2515-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2515-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Psicólogos e psicanalistas.
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Psicólogo educacional

O Psicólogo educacional (ou similar) registra resultados de testes de desempenho dos alunos, informações obtidas com a equipe escolar e com a família, para estudar, elaborar e implementar estratégias e intervenções, bem como avaliar a necessidade de atendimentos especiais a alunos e membros da equipe escolar Encaminha alunos para atendimento médico especializado, quando for o caso.

Desenvolve planos e programas para atendimento de alunos especiais.

Relata, às autoridades competentes, casos de abuso, negligência ou abuso infantil Articula-se com o professor de educação física para a elaboração de programas de desenvolvimento de habilidades psicomotoras e sensoriais, por faixa de idade do alunado.

Avalia comportamentos psicológicos no contexto educacional, fazendo a triagem dos casos, entrevistando pessoas, coletando dados, observando pessoas e situações Elabora diagnósticos e realiza devolutiva dos casos, mantendo sigilo profissional.

Investiga pessoas, situações e problemas, selecionando e aplicando instrumentos e métodos de avaliação, mensurando, analisando e registrando resultados.

Analisa indivíduos, grupos da equipe escolar, disponibilizando espaço para acolhimento, provendo suporte emocional, proporcionando criação de vínculo aluno-psicólogo, interpretando, mediando e elucidando conflitos e questões Promove o desenvolvimento das relações interpessoais e da percepção interna (insight).

Realiza trabalhos de estimulação (psicomotora, psicológica e neuropsicológica), reabilitando aspectos cognitivos e psicomotores.

Orienta indivíduos, grupos da equipe escolar, propondo intervenções, informando sobre desenvolvimento psicológico, orientando mudanças de comportamento, aconselhando pessoas, grupos e famílias, realizando orientação vocacional Orienta sobre programas de saúde pública, realizando encaminhamentos necessários Realiza acompanhamento de alunos, acompanhando a evolução dos casos e os impactos das intervenções realizadas, acompanhando resultados de projetos educacionais, visitando domicílios, instituições e equipamentos sociais.

Promove a educação de indivíduos e grupos, ministrando aulas, cursos e palestras, estudando e apresentando estudos de caso, providenciando recursos para desenvolver aspectos cognitivos e avaliar resultados de projetos educativos Supervisiona estagiários da área da psicologia educacional e áreas afins Coordena grupos de estudo para a formação de especialistas na área, capacitando profissionais e desenvolvendo cursos para grupos específicos.

Desenvolve pesquisas experimentais e teóricas na área da psicologia educacional Elabora projeto de pesquisa, definindo o problema e os objetivos, pesquisando bibliografia, definindo metodologias, estabelecendo parâmetros e instrumentos de pesquisa e providenciando os termos de consentimento livre e esclarecido.

Padroniza testes, coleta, organiza e analisa dados Elabora conclusões e organiza a memória documental da pesquisa Coordena equipes e atividades, planejando e programando as atividades, distribuindo tarefas, coordenando reuniões, organizando eventos, providenciando recursos necessários, avaliando propostas e projetos, avaliando a execução das ações.

Pode prestar consultoria e assessoria Participa de atividades de divulgação, palestras, debates, entrevistas, congressos, seminários e simpósios Publica artigos, ensaios, livros científicos e notas técnicas.

Pode participar de comissões técnicas, conselhos municipais, estaduais e federais, entidades de classe, fornecendo subsídios a estratégias e políticas organizacionais e subsídios à elaboração de legislação pertinente Realiza tarefas administrativas, agendando atendimentos, preenchendo formulários e cadastro, organizando prontuários, sistematizando informações, elaborando instrumentos de avaliação administrativa, fazendo levantamentos estatísticos, elaborando pareceres, laudos e perícias, providenciando aquisição de material técnico necessário às atividades.

Funções

O funcionário CBO 2515-05 deve demonstrar competências pessoais, acompanhar indivíduos, grupos e instituições, educar indivíduos, grupos e instituições, orientar indivíduos, grupos e instituições, coordenar equipes e atividades, participar de atividades para divulgação profissional, desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas, avaliar comportamentos psíquicos, analisar - tratar indivíduos, grupos e instituições, realizar tarefas administrativas.

Atividades exercidas por um Psicólogo educacional CBO 2515-05

Um Psicólogo educacional (ou sinônimo) deve respeitar valores e crenças dos clientes, organizar prontuários, auxiliar na formulação de políticas públicas, investigar o psiquismo humano, fornecer subsídios a elaboração de legislação, reabilitar aspectos cognitivos, escolher o instrumento de avaliação, acompanhar a evolução da intervenção, elaborar processo de alta, organizar dados, formar especialistas da área, mediar conflitos, propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos, dar devolutiva, prestar consultoria/assessoria, avaliar resultados, levantar dados pertinentes, coletar dados, providenciar aquisição de material técnico, interpretar conflitos e questões, elaborar pareceres, laudos e perícias, organizar eventos, visitar domicílios, participar de comissões técnicas, acompanhar plantões de visita do tribunal de justiça, participar de conselhos municipais, estaduais e federais, definir metodologias de ação, elaborar manuais, preencher formulários e cadastro, convocar pessoas, elaborar projetos, publicar artigos, ensaios, livros cientifícos e notas técnicas, pesquisar bibliografia, manter sigilo profissional, estabelecer parâmetros de pesquisa, respeitar os limites de atuação, demonstrar interesse pela pessoa/ser humano, coordenar grupos de estudo, demonstrar capacidade de raciocínio abstrato, demonstrar capacidade de observação, orientar mudança de comportamento, capacitar profissionais, aconselhar pessoas, grupos e famílias, propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais - setting terapêutico, participar de palestras, debates e entrevistas, acompanhar egressos de tratamento, avaliar a execução das ações, coordenar reuniões, estudar casos, participar de entidades de classe, elucidar conflitos e questões, analisar resultados de instrumentos de avaliação, investigar pessoas, situações e problemas, realizar encaminhamento, realizar trabalhos de estimulação - psicomotora, psicológica, neuropsicológica e energética, supervisionar profissionais da área e áreas afins, acompanhar impactos de intervenções, trabalhar em equipe, elaborar instrumentos de avaliação administrativa, planejar as atividades da equipe, realizar acompanhamento terapêutico, triar casos, padronizar testes, supervisionar estagiários da área e áreas afins, facilitar grupos, visitar instituições e equipamentos sociais, acompanhar resultados de projetos, apresentar estudos de caso, prover suporte emocional, propor intervenções, distribuir tarefas a equipe, identificar recursos da comunidade, ministrar aulas, cursos e palestras, trabalhar a dinâmica da equipe, avaliar propostas e projetos, desenvolver cursos para grupos específicos, fornecer subsídios a estratégias e políticas organizacionais, participar de reuniões científicas - congressos, seminários e simpósios, definir problema e objetivos, elaborar diagnósticos, agendar atendimentos, investigar o comportamento individual, grupal e institucional, demonstrar capacidade de manter imparcialidade, ouvir ativamente - saber ouvir, propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta, acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização, acompanhar a evolução do caso, promover desenvolvimento da percepção interna - insight, observar pessoas e situações, aplicar instrumentos e métodos de avaliação, orientar sobre programas de saúde pública, promover desenvolvimento das relações interpessoais, informar sobre desenvolvimento do psiquismo humano, programar atividades, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, desenvolver projetos educativos, demonstrar habilidade de questionar, construir instrumentos de pesquisa, reabilitar aspectos psicomotores, sistematizar informações, fazer levantamentos estatísticos, analisar dados, entrevistar pessoas, mensurar resultados de instrumentos de avaliação.

Cargos e salários CBO 2515-05 - Psicólogos e psicanalistas

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