CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
      • Profissionais do ensino.

Funções

implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, comunicar-se, viabilizar trabalho coletivo, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais.

Atividades

selecionar referencial teórico-científico, compreender o contexto, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, construir sistema de avaliação, administrar tempo, avaliar instituição escolar, construir instrumentos de avaliação, formar equipes de trabalho, organizar reuniões com equipes de trabalho, realizar entrevistas, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, publicar experiências pedagógicas, saber integrar as informações, demonstrar capacidade de observação, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, articular ação da escola com outras instituições, participar das avaliações externas, emitir pareceres, propor mudanças no projeto pedagógico, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, acompanhar trajetória escolar do aluno, trabalhar em equipe, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, produzir material de apoio pedagógico, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, verificar cumprimento das metas, detectar problemas educacionais, fornecer subsídios teóricos, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, participar da avaliação proposta pela instituição, saber ouvir, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, participar de cursos, seminários e congressos, elaborar textos de orientação, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, pesquisar práticas educativas, observar processo de trabalho no contexto escolar, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, avaliar implementação de projetos educacionais, respeitar as diversidades, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, contextualizar historicamente a escola, demonstrar criatividade, propor soluções para problemas educacionais detectados, selecionar bibliografia, organizar encontros, congressos e seminários, intervir na aplicação de medidas disciplinares, traçar metas educacionais, equalizar informações, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, planejar ações de operacionalização, analisar desempenho das classes, promover trocas de experiências, levantar necessidades educacionais e sociais, dimensionar os problemas, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, organizar grupos de estudos, planejar reuniões com equipes de trabalho, estimular participação dos diferentes sujeitos, caracterizar perfil dos alunos, observar desempenho das classes, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, traçar objetivos educacionais, organizar encontro de educandos, avaliar desempenho profissional dos educadores, criar espaços de participação/interação, acompanhar produção dos alunos, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, divulgar deliberações, administrar demanda por vagas, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, atuar em conselhos de classe e de escola, demonstrar pró-atividade, elaborar relatórios, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, administrar recursos de trabalho, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, divulgar resultados de avaliação, assessorar trabalho docente, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, criar mecanismos de participação/interação, demonstrar flexibilidade, avaliar desempenho das classes/turmas, divulgar experiências pedagógicas, estruturar os tempos pedagógicos, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, administrar conflitos, promover cursos, oficinas e orientação técnica.

Cargos e salários CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

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