CBO 2349-05 - Professor de artes do espetáculo no ensino superior

Entenda o que fazem os professores de artes do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de artes do espetáculo no ensino superior e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de artes do espetáculo no ensino superior

Planeja e executa processo de ensino de artes do espetáculo em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas sobre conhecimentos de artes do espetáculo, abordando sua história e sua base teórico-conceitual. Promove atividades de ensino sobre peça teatral, dança, circo, entre outros espetáculos. Conduz ensino sobre as atividades relacionadas à montagem de espetáculos. Prepara aluno para atuar em espetáculo e comunicar-se com o público. Supervisiona a elaboração, por alunos, de projeto de pesquisa em artes. Faz avaliação de aprendizagem de alunos. Supervisiona estágios. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais de alunos. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Realiza planejamento de ensino de artes do espetáculo, estabelecendo objetivos, metodologias de ensino e sequência dos conteúdos formativos a serem ministrados. Elabora plano de ensino e cria planos de aulas. Prepara infraestrutura, incluindo salas com acesso à biblioteca digital, laboratórios e outros ateliês para desenvolvimento de projeto de espetáculo coletivo, entre outras instalações. Define bibliografia para indicar aos alunos. Seleciona materiais didáticos, disponibilizando-os em plataforma virtual. Define sistema de acompanhamento da aprendizagem de alunos e estabelece critérios, instrumentos e procedimentos de avaliação. Elabora cronograma de atividades.

Ministra aulas sobre conhecimentos de artes do espetáculo, abordando sua história e sua base teórico-conceitual. Articula a teoria da arte com outras áreas do conhecimento, tais como antropologia cultural, cultura afro-ameríndia brasileira, filosofia da arte, e sociologia da arte. Aborda ética profissional e normas legais que regem o setor, como leis que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos da infância e da adolescência, entre outros.

Promove atividades de ensino sobre peça teatral, dança, circo, entre outros espetáculos. Conduz ensino sobre as atividades relacionadas à montagem de espetáculos, tais como cenografia e design cênico, luz e iluminação cênica, figurino e indumentária, maquiagem e caracterização.

Coordena atividades práticas sobre movimentos, entonação da voz, postura e atitude gestual para comunicação com o público. Promove leitura dramática de obras literárias. Realiza, em diálogo com alunos, análise de linguagens e técnicas utilizadas em circo. Conduz estudo de dança em artes da cena. Coordena processos criativos em dramaturgia. Orienta composição e construção de personagem. Conduz jogos e improvisação teatral.

Transmite noções básicas sobre a atuação de diversos profissionais em espetáculos, tais como diretor cênico e preparador vocal e corporal de elenco.

Coordena estudo sobre o uso de tecnologias aplicadas às artes do espetáculo, como equipamentos multimídias, “softwares” e realidade virtual.

Supervisiona a elaboração, por grupos de alunos, de projeto de pesquisa em campo da arte de espetáculo, como festas do folclore brasileiro. Acompanha o desenvolvimento do projeto de cada grupo, avaliando objetivos, justificativas, métodos e técnicas utilizadas e resultados obtidos. Estimula o desenvolvimento de atitude colaborativa, criatividade, atitude crítica, e conduta ética, durante o trabalho em equipe.

Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo em artes do espetáculo.

Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.

Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais. Faz avaliações periódicas do progresso de alunos e ajusta as estratégias de ensino para melhoria do processo de aprendizagem.

Supervisiona estágios curriculares. Pode atuar em programas para vivências de alunos em outras instituições de ensino.

Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando experiências de ensino.

Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.

Mantém-se atualizado em relação aos avanços tecnológicos em recursos didáticos.

Pode realizar curadorias e participar de comissões julgadoras de concursos artístico-culturais.

Pode conceber e coordenar cursos de curta duração.

Planeja e desenvolve pesquisas de novas abordagens em criação artística. Divulga conhecimentos em publicações e em eventos artístico-científicos, presenciais ou mediados por plataformas tecnológicas.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA ÀS ARTES DO ESPETÁCULO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (ESTATÍSTICA) ESTATÍSTICA APLICADA ÀS ARTES DO ESPETÁCULO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) INFORMÁTICA APLICADA ÀS ARTES DO ESPETÁCULO E À DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE ARTES DO ESPETÁCULO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET DAS COISAS 2 2 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INTERNET) INTERNET APLICADA ÀS ARTES DO ESPETÁCULO E À DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE ARTES DO ESPETÁCULO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES APLICADOS ÀS ARTES DO ESPETÁCULO E À DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE ARTES DO ESPETÁCULO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS ÀS ARTES DO ESPETÁCULO E À DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE ARTES DO ESPETÁCULO 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITOS AUTORAIS E DE PROPRIEDADE INTELECTUAL 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITOS HUMANOS, DA INFÂNCIA E CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) REGULAMENTAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) GESTÃO DE PROJETOS DE ESPETÁCULOS ARTÍSTICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) ECONOMIA DA CULTURA E DA CRIATIVIDADE 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) VEÍCULOS, MÍDIAS, PLATAFORMAS E LINGUAGENS DA COMUNICAÇÃO APLICADOS ÀS ARTES DO ESPETÁCULO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) ESTÉTICA E NOÇÃO DE BELO NAS ARTES DO ESPETÁCULO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) FILOSOFIA APLICADA ÀS ARTES DO ESPETÁCULO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) ARTES DO ESPETÁCULO COMO VEÍCULO DE SENTIDO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) ARTES DO ESPETÁCULO E O MERCADO DE TRABALHO CONTEMPORÂNEO 4 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) INDÚSTRIA CULTURAL E REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA DAS ARTES DO ESPETÁCULO 4 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA DAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS 4 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA DAS ARTES DO ESPETÁCULO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) MEMÓRIA, ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE E TRAJETÓRIAS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DAS ARTES DO ESPETÁCULO E DAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS 4 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DE SISTEMAS, INSTITUIÇÕES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO E PLANOS DE AULA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO SUPERIOR 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 2 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO 2 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE ARTES DO ESPETÁCULO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO CÊNICA E DRAMATÚRGICA E ENSINO DAS ARTES DO ESPETÁCULO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO A DISTÂNCIA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM ARTES DO ESPETÁCULO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA POLÍTICAS PÚBLICAS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICAS PÚBLICAS) POLÍTICAS CULTURAIS NO ÂMBITO DAS ARTES DO ESPETÁCULO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA POLÍTICA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA POLÍTICA) USOS POLÍTICOS DAS EXPRESSÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CRÍTICA DA ARTE 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES HISTÓRIA DA ARTE 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEORIA DA ARTE 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) FUNDAMENTOS E CRÍTICA ÀS ARTES DO ESPETÁCULO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES PLÁSTICAS 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) ARTES PLÁSTICAS APLICADAS ÀS ARTES DO ESPETÁCULO 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA APLICADA ÀS ARTES DO ESPETÁCULO 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES COREOGRAFIA 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES EXECUÇÃO DA DANÇA 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DANÇA APLICADA ÀS ARTES DO ESPETÁCULO 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CENOGRAFIA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DIREÇÃO TEATRAL 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DRAMATURGIA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES INTERPRETAÇÃO TEATRAL 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) BAKHTIN E AS ARTES DO ESPETÁCULO 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FOTOGRAFIA 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FOTOGRAFIA) FOTOGRAFIA APLICADA ÀS ARTES DO ESPETÁCULO 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CINEMA 3 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) ARTES DO ESPETÁCULO APLICADAS AO CINEMA 3 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES DO VÍDEO 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES DO VÍDEO) ARTES DO VÍDEO APLICADAS ÀS ARTES DO ESPETÁCULO 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) ANÁLISE E CRIAÇÃO CÊNICA E DRAMATÚRGICA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 3 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) ARTES CIRCENSES 3 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) CENOGRAFIA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) CRIAÇÃO E PROCESSO CRIATIVO NA PRODUÇÃO DE ESPETÁCULOS DE ARTE 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA DE ARTES DO ESPETÁCULO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) ESTILOS, EXPRESSÕES E MOVIMENTOS ARTÍSTICO-CULTURAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) FIGURINO 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) ILUMINAÇÃO 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS ÀS ARTES DO ESPETÁCULO 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) SALAS ESPECIAIS, LABORATÓRIOS E OUTROS CENÁRIOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA DE ARTES DO ESPETÁCULO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) SONOPLASTIA E TRILHA SONORA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 4 5 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) TEORIAS DA CULTURA E DA CRIATIVIDADE 4 5 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ESTRATÉGIAS DE PESQUISA 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 4 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 4 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 3

Condições de Trabalho

Trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

Os requisitos para o exercício dessas ocupações podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • planejar cursos;
  • atuar no ensino da arte;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver pesquisa em artes;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • organizar oficinas e mini-cursos;
  • coordenar cursos;
  • realizar curadoria;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • dar palestras e conferências;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • assessorar editoras;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • assessorar entidades de ensino;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • constituir equipes de trabalho;
  • prestar atendimento a alunos;
  • dar entrevistas;
  • programar palestras e conferências;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • participar de bancas de concurso;
  • definir objetivos de cursos;
  • analisar processos de criação artística;
  • elaborar ementas;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • coordenar publicações;
  • coordenar grupos de estudo;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • prestar consultoria;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • emitir pareceres;
  • organizar exposições;
  • definir programas de cursos;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • assessorar a mídia;
  • trabalhar em equipe;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • coordenar comissões;
  • assessorar grupos artísticos;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • demonstrar atitude crítica;
  • avaliar alunos;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • organizar festivais e mostras;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • analisar processos de recepção artística;
  • participar de debates na mídia;
  • programar espetáculos;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • solicitar infra-estrutura de apoio;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • elaborar relatórios;
  • dimensionar infra-estrutura de apoio;
  • ministrar oficinas e mini-cursos;
  • participar de conselhos editoriais;
  • participar de comissões;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • definir carga horária;
  • demonstrar percepção estética;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • definir grades curriculares;
  • identificar pré-requisitos;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2349-05

CBO 2349-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de artes do espetáculo no ensino superior que pertence ao grupo dos professores de artes do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

CBOs Relacionados

Cargos e salários CBO 2349-05 - Professores de artes do ensino superior

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 234905 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores de artes do ensino superior em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2349-05 Professor de Teatro no Ensino Superior Brasil 31h 129
2349-05 Professor de Artes do Espetáculo no Ensino Superior Brasil 31h 129
2349-05 Professor de Circo no Ensino Superior Brasil 31h 129
2349-05 Professor de Artes Cênicas no Ensino Superior Brasil 31h 129
2349-05 Professor de Dança no Ensino Superior Brasil 31h 129
2349-05 Professor de Teatro-educação no Ensino Superior Brasil 31h 129
2349-05 Professor de Performance no Ensino Superior Brasil 31h 129

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial