CBO 2345-05 - Professor de ensino superior na área de didática - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05 Ensina métodos e técnicas de sequências didáticas, articulando o processo de ensino e aprendizagem na formação de profissionais da educação, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Pode ministrar aulas de didática para licenciatura de professores de nível superior de várias áreas.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional.
Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar Participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2345-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de didática, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores do ensino superior.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
O que faz um Professor de ensino superior na área de didática
O Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05 planeja e elabora aulas, atividades, programas e cronogramas Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos para o trabalho.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações e atividades de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.
Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.
Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.
Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Atualiza-se na área de atuação, analisando a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.
Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.
Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2345-05 deve supervisionar formação pedagógica em estágios, atualizar-se na Área, demonstrar competências pessoais, produzir material de trabalho, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, orientar alunos, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, avaliar o trabalho acadêmico científico, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, participar de atividades administrativas, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-05
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05
Um Professor de ensino superior na área de didática (ou sinônimo) deve exercer cargos de representação, orientar monitores, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, preencher relatórios de atividades, produzir artigos para divulgação, sistematizar conteúdos, sistematizar dados e materiais de pesquisa, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, programar cursos para atendimento a demandas externas, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, participar de colegiados, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, estudar a legislação educacional, planejar projetos de extensão, colaborar em comissões de avaliação, trabalhar em equipe, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, elaborar pareceres, desenvolver propostas de avaliação, dialogar com as entidades representativas, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, planejar a produção de materiais didáticos, atender alunos, individualmente e em grupo, coordenar eventos, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, coordenar reuniões, coordenar áreas, disciplinas e turmas, analisar pesquisas educacionais, divulgar resultados de pesquisas, estudar propostas e políticas educacionais, produzir planos de cursos e de aulas, dialogar com os professores da instituição, estudar diferentes formas de comunicação, organizar publicações, planejar os ambientes de aprendizagem, avaliar políticas educacionais, avaliar currículos de alunos, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, prever fontes de financiamento, coordenar pesquisas, atuar em banca examinadora docente e discente, realizar eventos, elaborar programas e cronogramas, coordenar cursos, participar de atividades culturais, compromissar-se social e politicamente, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, orientar alunos de iniciação científica, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, gerenciar convênios, coletar dados e materiais para pesquisa, demonstrar postura ética, participar de associações científicas, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, produzir vídeos, sugerir composição de bancas examinadoras, atribuir notas e conceitos, produzir hipertextos, redigir publicações científicas, realizar revisão da literatura na área, trabalhar com diferentes formas de interação humana, atuar em projetos de extensão, atuar em debates, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, produzir cartazes, planejar eventos e seminários, planejar pesquisas, prestar assessoria a órgãos públicos, coordenar projetos de extensão, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, avaliar cursos, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, treinar auxiliares de pesquisa, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, coordenar equipes de trabalho, auto-avaliar-se, estabelecer relações com os órgãos de fomento, proferir palestras, avaliar currículos e propostas pedagógicas, constituir grupos de pesquisa, demonstrar postura crítica, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, atuar em comissões editoriais, organizar coletâneas, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, discutir resultados de avaliação, avaliar projetos de extensão, produzir instrumentos de avaliação, planejar projetos de intervenção pedagógica, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, participar de associações de classe, analisar dados e materiais de pesquisa, elaborar projetos de extensão, desenvolver atividades interativas, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, planejar aulas, avaliar projetos de pesquisa, avaliar planos de ação pedagógica, participar de comissões, produzir transparências, estudar a constituição de profissões no campo educacional, avaliar a própria prática de pesquisa, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, gerenciar projetos, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, redigir relatórios de pesquisa, exercer cargos de direção, estudar a produção científica da área, produzir textos para uso pedagógico, avaliar trabalhos científicos, participar de reuniões, estudar outros idiomas, atuar no processo de seleção de alunos e professores, dominar a língua portuguesa, dialogar com os alunos, avaliar material didático, avaliar o desenvolvimento das aulas, coordenar grupos de pesquisa, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, avaliar o desempenho dos alunos, participar de congressos e eventos científicos, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, coordenar convênios, analisar os problemas da realidade brasileira, coordenar projetos pedagógicos, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não.