CBO 2312-10 - Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)
O profissional no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.
Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.
Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2312-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)
O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.
Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.
Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.
Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.
Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.
Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.
Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.
Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2312-10 deve participar na elaboração do projeto pedagógico, preparar aulas, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, demonstrar competências pessoais, ministrar aulas, efetuar registros burocráticos pedagógicos, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, comunicar-se, avaliar os alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-10
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10
Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve preparar roteiro de observação para os alunos, analisar material didático e paradidático, programar pauta das reuniões, sugerir metodologias de ensino, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, propor trabalhos e atividades, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, propor situações-problema aos alunos, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, produzir material didático, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, trabalhar conceitos de família e cidadania, aplicar instrumentos diversos de avaliação, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, divulgar a produção da escola na comunidade, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, opinar sobre propostas pedagógicas, proceder com criatividade, registrar frequência dos alunos, atuar em reuniões de pais, dominar a modalidade escrita da língua, anotar ocorrências anômalas, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, sugerir projetos para a comunidade escolar, relacionar os conteúdos aos temas transversais, preparar instrumentos para registro do evento, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, orientar o aluno para atitudes de convívio social, determinar objetivo da aula, propor atividades de comunicação oral ao aluno, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, apresentar relatórios às autoridades competentes, discutir conceitos de religiosidade, expressar-se em vários níveis de linguagem, definir estratégias de ensino, planejar as atividades periódicas da área, apresentar capacidade de trabalho em equipe, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, discutir o conteúdo científico com os alunos, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, proceder com clareza, instruir os alunos para participar dos eventos, sugerir objetivos gerais e específicos, divulgar os eventos da escola, definir temas transversais e interdisciplinares, criar material didático, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, notificar os pais sobre a situação dos alunos, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, monitorar trabalhos em grupo, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, preencher fichas descritivas, fixar objetivos de avaliação, selecionar material didático, relatar evasão escolar, corrigir trabalhos dos alunos, conversar com os pais dos alunos, proceder com ética e moral, revisar conteúdos, formar grupos para atuação nos eventos, preparar o cronograma dos eventos, listar fontes de pesquisa para o aluno, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, atualizar-se, organizar palestras, traçar os objetivos dos eventos, organizar visitas a espaços culturais, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, escolher temas para reuniões, exercer autoridade com critério, definir critérios de avaliação, atuar em reuniões de professores, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, manter vínculos afetivos com os alunos, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, ajustar planejamento a classe, estabelecer estratégias de avaliação, atuar em reuniões periódicas de planejamento, definir metodologias de ensino, dialogar com os alunos, acompanhar trabalho diário do aluno, trocar experiências com os pares e especialistas, registrar conteúdos e atividades ministrados, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, convencionar regras de convivência, consultar legislação educacional, estabelecer conteúdos mínimos por série, comunicar-se com diferentes faixas etárias, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, redigir relatório sobre alunos com problemas, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, registrar conceitos e notas dos alunos, estabelecer cronograma de atividades, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, sugerir formas para qualificação do docente, interagir com a comunidade escolar, registrar aulas previstas e dadas, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, empregar atividades de recuperação paralela, divulgar os trabalhos dos alunos, pesquisar material didático e paradidático, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, contatar instituições para viabilização de atividades, criar atividade paralela de reforço.