CBO 2312-10 - Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Entenda o que fazem os professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas. Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos. Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares. Pode propor e organizar atividades extraclasse. Registra informações das atividades desenvolvidas. Participa de reuniões pedagógicas e administrativas. Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade. Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem. Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos. Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação. Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados. Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Define atividades extraclasse e projetos integradores. Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial. Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.

Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos. Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos.

Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais. Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores. Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos.

Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos. Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos.

Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.

Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas. Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos. Intervém em situações de conflito no grupo. Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.

Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse. Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros.

Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.

Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios. Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas. Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Conserva a integridade dos recursos de trabalho.

Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.

Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem. Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FUNDAMENTOS BÁSICOS DE FÍSICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ORGÂNICA) FUNDAMENTOS BÁSICOS DE QUÍMICA ORGÂNICA APLICADA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA INORGÂNICA) FUNDAMENTOS BÁSICOS DE QUÍMICA INORGÂNICA APLICADA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOLOGIA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) NOÇÕES DE ECOLOGIA E DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PÚBLICO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) FUNDAMENTOS BÁSICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA REGIONAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA REGIONAL) FUNDAMENTOS BÁSICOS DE GEOGRAFIA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 3 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA DESVIOS DA CONDUTA 3 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO PEDAGÓGICA E PROJETO EDUCATIVO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ANÁLISE, SELEÇÃO E CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS IMPRESSOS, AUDIOVISUAIS E INFORMATIZADOS 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ESTRATÉGIAS PARA RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LINGUAGEM, ORALIDADE E CONHECIMENTO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL (DO PRIMEIRO AO QUINTO ANO) 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS DA EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS PEDAGÓGICAS E DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (DO PRIMEIRO AO QUINTO ANO) 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (DO PRIMEIRO AO QUINTO ANO) 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 2 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 2 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) DIFERENÇA, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) NORMAS E PROCEDIMENTOS TÉCNICOS APLICÁVEIS AO ENSINO FUNDAMENTAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ARTICULAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LINGUAGEM E CONHECIMENTO 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURA BRASILEIRA 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA BRASILEIRA) LITERATURA BRASILEIRA APLICADA AO ENSINO FUNDAMENTAL 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LITERATURA ESTRANGEIRA APLICADA AO ENSINO FUNDAMENTAL 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 3 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • efetuar registros burocráticos pedagógicos;
  • avaliar os alunos;
  • organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas;
  • preparar aulas;
  • atuar em reuniões administrativas e pedagógicas;
  • ministrar aulas;
  • participar na elaboração do projeto pedagógico;
  • planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais;
  • acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno;
  • preparar instrumentos para registro do evento;
  • dominar a modalidade escrita da língua;
  • apresentar relatórios às autoridades competentes;
  • caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos;
  • interagir com a comunidade escolar;
  • definir critérios de avaliação;
  • preparar roteiro de observação para os alunos;
  • orientar o aluno em atividades artísticas e corporais;
  • estabelecer estratégias de avaliação;
  • organizar visitas a espaços culturais;
  • integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola;
  • proceder com ética e moral;
  • sugerir objetivos gerais e específicos;
  • monitorar trabalhos em grupo;
  • orientar o aluno para atitudes de convívio social;
  • conversar com os pais dos alunos;
  • atualizar-se;
  • revisar conteúdos;
  • criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos;
  • divulgar os eventos da escola;
  • fixar objetivos de avaliação;
  • notificar os pais sobre a situação dos alunos;
  • solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos;
  • definir estratégias de ensino;
  • redigir relatório sobre alunos com problemas;
  • discutir conceitos de religiosidade;
  • orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais;
  • dialogar com os alunos;
  • acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno;
  • refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações;
  • definir metodologias de ensino;
  • determinar objetivo da aula;
  • acompanhar reuniões de conselho de classe e série;
  • anotar ocorrências anômalas;
  • ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno;
  • trabalhar conceitos de família e cidadania;
  • registrar frequência dos alunos;
  • expressar-se em vários níveis de linguagem;
  • exercer autoridade com critério;
  • empregar atividades de recuperação paralela;
  • criar material didático;
  • pesquisar material didático e paradidático;
  • orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos;
  • expor os trabalhos dos alunos durante a aula;
  • comunicar-se com diferentes faixas etárias;
  • estabelecer estratégicas de recuperação do aluno;
  • corrigir trabalhos dos alunos;
  • aplicar instrumentos diversos de avaliação;
  • registrar conceitos e notas dos alunos;
  • estabelecer conteúdos mínimos por série;
  • preencher fichas descritivas;
  • propor trabalhos e atividades;
  • relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos;
  • produzir material didático;
  • formar grupos para atuação nos eventos;
  • traçar os objetivos dos eventos;
  • listar fontes de pesquisa para o aluno;
  • ajustar planejamento a classe;
  • selecionar material didático;
  • atuar em reuniões de pais;
  • criar atividade paralela de reforço;
  • propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst;
  • escolher temas para reuniões;
  • opinar sobre propostas pedagógicas;
  • divulgar os trabalhos dos alunos;
  • registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem;
  • atuar em reuniões periódicas de planejamento;
  • propor situações-problema aos alunos;
  • propor atividades de comunicação oral ao aluno;
  • orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço;
  • sugerir metodologias de ensino;
  • instruir os alunos para participar dos eventos;
  • explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma;
  • sugerir formas para qualificação do docente;
  • avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos;
  • propor atividades diversas baseadas no mesmo tema;
  • amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa;
  • proceder com criatividade;
  • aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno;
  • acompanhar trabalho diário do aluno;
  • registrar conteúdos e atividades ministrados;
  • sugerir projetos para a comunidade escolar;
  • estabelecer cronograma de atividades;
  • levantar o perfil cognitivo e social dos alunos;
  • manter vínculos afetivos com os alunos;
  • divulgar a produção da escola na comunidade;
  • organizar palestras;
  • convencionar regras de convivência;
  • proceder com clareza;
  • analisar material didático e paradidático;
  • estabelecer objetivos gerais e específicos do curso;
  • discutir o conteúdo científico com os alunos;
  • preparar o cronograma dos eventos;
  • atuar em reuniões de professores;
  • registrar aulas previstas e dadas;
  • planejar as atividades periódicas da área;
  • iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização;
  • contatar instituições para viabilização de atividades;
  • solicitar autorização da direção da escola para realização do evento;
  • trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos;
  • consultar legislação educacional;
  • atuar em assembléias escolares e conselhos de escola;
  • relatar evasão escolar;
  • programar pauta das reuniões;
  • trocar experiências com os pares e especialistas;
  • relacionar os conteúdos aos temas transversais;
  • definir temas transversais e interdisciplinares;
  • orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita;
  • atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno;
  • apresentar capacidade de trabalho em equipe;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-10

CBO 2312-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) que pertence ao grupo dos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

CBOs Relacionados

Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 2312-10 - Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 231210 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 231210 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Professor Das Séries Iniciais Cuiabá

Professor Das Séries Iniciais: Cuiabá, MT

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 3.466 e 7.865 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 278 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Florianópolis

Professor Das Séries Iniciais: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 3.268 e 5.831 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 344 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Anápolis

Professor Das Séries Iniciais: Anápolis, GO

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Anápolis - GO, ganha entre 5.346 e 15.499 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 117 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais

Professor Das Séries Iniciais: Espírito Santo

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 3.024 e 6.220 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 806 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Sorocaba

Professor Das Séries Iniciais: Sorocaba, SP

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 2.962 e 5.520 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 202 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais

Professor Das Séries Iniciais: Mato Grosso

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 3.049 e 6.196 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 637 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Brasília

Professor Das Séries Iniciais: Brasília, DF

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 3.977 e 9.089 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 1.097 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais São Bernardo do Campo

Professor Das Séries Iniciais: São Bernardo do Campo, SP

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em São Bernardo do Campo - SP, ganha entre 3.875 e 7.695 para uma jornada de trabalho média de 33h semanais de acordo com dados salariais de 295 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Goiânia

Professor Das Séries Iniciais: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 8.355 e 25.885 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 705 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Bento Goncalves

Professor Das Séries Iniciais: Bento Goncalves, RS

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Bento Goncalves - RS, ganha entre 3.789 e 5.982 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 4 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Nova Friburgo

Professor Das Séries Iniciais: Nova Friburgo, RJ

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Nova Friburgo - RJ, ganha entre 2.380 e 4.180 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 29 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais

Professor Das Séries Iniciais: Santa Catarina

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 3.363 e 6.219 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 4.440 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Campo Grande

Professor Das Séries Iniciais: Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 3.852 e 9.389 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 322 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Aracaju

Professor Das Séries Iniciais: Aracaju, SE

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 1.831 e 3.217 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 236 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais

Professor Das Séries Iniciais: Ceará

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Ceará, ganha entre 4.749 e 13.899 para uma jornada de trabalho média de 33h semanais de acordo com dados salariais de 822 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Montes Claros

Professor Das Séries Iniciais: Montes Claros, MG

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Montes Claros - MG, ganha entre 3.922 e 6.972 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 88 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais São Luís

Professor Das Séries Iniciais: São Luís, MA

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 8.414 e 27.337 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 245 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Guarulhos

Professor Das Séries Iniciais: Guarulhos, SP

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 2.630 e 4.971 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 478 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.