CBO 2311-10 - Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.
Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.
Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.
Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.
Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.
Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.
Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2311-10 deve avaliar as práticas pedagógicas, planejar a prática educacional, promover a relação ensino-aprendizagem, demonstrar competências pessoais, organizar as atividades, pesquisar, cuidar dos alunos, promover a educação dos alunos, interagir com a família e a comunidade, realizar tarefas administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-10
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10
Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (ou sinônimo) deve demonstrar organização, demonstrar ética, reelaborar o planejamento, programar atividades diárias, acolher os alunos, organizar comemorações de aniversário, rever normas de conduta com as crianças, orientar sobre noções de higiene, trocar fraldas e roupas em geral, comprar material, estimar a necessidade de material, dançar, registrar ocorrências, planejar a rotina dos alunos, demonstrar bom humor, definir conteúdo programático do ano letivo, receber comunicados dos pais - agenda, circular, realizar auto-avaliação, manter-se atualizado, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, promover a convivência social - socializar, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, mediar situações de conflitos no grupo, selecionar recursos didáticos, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, demonstrar preparo físico, passar lição de casa, enviar comunicados ao pais, criar recursos didáticos, registrar entrevistas com os pais, demonstrar capacidade de tomar decisões, corrigir trabalhos com os alunos, preparar a sala, controlar a saída de alunos, orientar sobre hábitos alimentares, demonstrar flexibilidade, brincar com os alunos, preparar o ambiente para as atividades, demonstrar autocontrole, mostrar-se atento, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, organizar o material didático, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, demonstrar disciplina, promover atividades integradoras, ministrar reuniões de pais, demonstrar empatia, elaborar instrumentos de avaliação, orientar os pais sobre alimentação saudável, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, preencher documentos com informações dos alunos, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, auxiliar os alunos na colocação roupas, banhar alunos, organizar a entrada e a saída dos alunos, convocar pais de alunos, organizar o espaço das atividades, proceder a retirada da fralda - controle de esfíncter, alfabetizar os alunos, definir estratégias pedagógicas, estabelecer normas e regras de conduta, analisar situações de aprendizagem, cantar, demonstrar paciência, organizar a refeição, prestar esclarecimento aos pais, estabelecer rotinas, revisar o planejamento, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, contar histórias, trabalhar áreas de conhecimento, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, participar de cursos e treinamentos profissionais, agrupar os alunos, demonstrar sensibilidade, criar situações de aprendizagem, expor conteúdos, convidar personalidades e entidades, demonstrar dinamismo, discutir casos específicos com a coordenação, dramatizar histórias e situações do cotidiano, construir material didático, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, preparar adaptação de casos especiais, requisitar material, acompanhar momento de sono, improvisar atividades, ministrar aulas, escrever para os alunos, sondar necessidades e potencialidades do grupo, demonstrar alegria, promover encontros e atividades com os pais, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, demonstrar capacidade de compreensão oral, orientar sobre noções de segurança, observar o comportamento dos alunos, ler para os alunos, avaliar o desenvolvimento cognitivo, acompanhar a refeição, pesquisar conteúdos, preparar projetos pedagógicos, receber alunos novos, levantar bibliografia, demonstrar bom senso, desenvolver trabalhos coletivos, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, documentar as observações, estudar casos - situações especiais, intervir em situações de risco para os alunos, realizar visitas temáticas, demonstrar criatividade, observar a interação dos alunos, demonstrar disposição, alimentar os alunos, guardar o material, atender pais, preparar reunião de pais, passear com os alunos, proceder a retirada da mamadeira, estabelecer limites, programar atividades extraclasses, conferir material, atender alunos, individualmente, prestar primeiros socorros, organizar eventos, registrar freqüência dos alunos, preparar projetos para interação com a comunidade, selecionar material, definir critérios de agrupamentos de alunos, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, participar de eventos da comunidade, pesquisar recursos didáticos, avaliar o desenvolvimento psicomotor, sondar o conhecimento prévio dos alunos.