CBO 2239-10 - Ortoptista
Entenda o que fazem os terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Ortoptista e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Ortoptista
Realiza assistência a pacientes que apresentam disfunções do sistema visual – estrabismo, distúrbios da visão binocular, entre outras -, fazendo exames e testes para avaliação das funções visuais, estabelecendo diagnóstico, e executando tratamento clínico (exercícios e aplicação de técnicas específicas). Encaminha pacientes a médicos ou terapeutas, para cirurgias ou outros tipos de tratamento. Pode efetuar exames e testes ortópticos para auxiliar médico oftalmologista na realização de diagnósticos. Atua em equipes multidisciplinares. Pode trabalhar em saúde pública. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Participa em pesquisas relacionadas à saúde visual. Pode supervisionar equipe. Atua com base em princípios de ética profissional. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Realiza o acolhimento de paciente em consulta. Solicita que paciente (ou seu acompanhante) descreva o tipo de problema e o tempo de sua ocorrência.
Executa exames em paciente para avaliar a sua visão e detectar possíveis distúrbios oculares. Avalia o alinhamento dos olhos em todas as posições do olhar. Nos casos de visão dupla, visão embaçada ou queixas de dores de cabeça, aplica teste ortóptico, que analisa a movimentação ocular e a percepção de estímulos visuais, permitindo caracterizar de maneira detalhada a ocorrência de estrabismo e ambliopia. Pode desenvolver ou usar técnicas especiais de comunicação e de teste para facilitar o diagnóstico de crianças ou de pacientes com deficiência. Interpreta resultados de testes e exames clínicos.
Realiza diagnóstico e plano de tratamento não cirúrgico para paciente com distúrbios visuais. Encaminha para médico oftalmologista casos de cirurgias, referentes aos problemas de movimento ocular. Presta informações, a paciente e familiares, sobre o diagnóstico e o tratamento.
Executa tratamento ortóptico, adotando estímulos, reorganizando o equilíbrio binocular, e fazendo com que os dois olhos trabalhem ao mesmo tempo, para que paciente utilize as funções visuais. Realiza exercícios ortópticos (ou oculares) para fortalecer o processo sensório-motor da visão, ou seja, estimular a fusão - no cérebro - das imagens provenientes de cada um dos olhos (“sensorial”) e tornar mais forte a musculatura extrínseca ocular (“motor”).
Promove atividades de aproximação e afastamento de objetos, trabalhando o foco.
Prepara relatórios de diagnóstico e tratamento para outros médicos ou terapeutas.
Nos casos de distúrbios da visão binocular, distúrbios sensoriais da visão, distúrbios da motilidade ocular e estrabismos, fornece ao médico solicitante as informações sobre o diagnóstico e sobre a aplicação de condutas terapêuticas clínicas (exercícios ortópticos e/ou tratamento oclusivo), feitas com o objetivo de aprimorar o funcionamento do sistema visual e, quando possível, restaurar sua normalidade.
Atua em equipes multidisciplinares na área de baixa visão ou visão subnormal e intervenção precoce, para realizar avaliações das funções visuais, como teste de acuidade visual, sensibilidade aos baixos contrastes, teste de visão de cores, entre outros. Na equipe, faz a avaliação da visão residual e a adaptação e o treinamento para o uso de recursos ópticos e não ópticos. Na intervenção precoce, executa a avaliação da acuidade visual - por métodos específicos para cada idade – e participa da avaliação funcional da visão e da estimulação visual precoce, em conjunto com outros profissionais, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais especializados.
Pode trabalhar com médico oftalmologista, efetuando exames e testes ortópticos para auxiliar na realização de diagnósticos e tratamentos.
Pode atuar na saúde pública, participando em equipes responsáveis pela elaboração de estratégias de promoção da saúde ocular.
Realiza exames de visão em crianças em escolas ou centros de saúde comunitários. Participa em campanhas de detecção e prevenção de problemas visuais.
Pode supervisionar o trabalho de equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando novas tecnologias.
Atua em pesquisas relacionadas à saúde visual, participando na elaboração de projetos de pesquisa, na coleta de dados, na elaboração dos relatórios e na divulgação de resultados.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA MÉDICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - APLICATIVOS PARA UTILIZAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARES PARA ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | ÓTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA E CÁLCULO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - MÉTODOS ESTATÍSTICOS EXPERIMENTAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | BIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - ANATOMIA OCULAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - FISIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - FISIOLOGIA OCULAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOFÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOFÍSICA (ESPECIFICAR:...) - BIOFÍSICA DA VISÃO – FOTORRECEPÇÃO E FORMAÇÃO DA IMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOQUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - BIOQUÍMICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOQUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - BIOQUÍMICA DA VISÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS (ESPECIFICAR:...) - CIÊNCIAS HUMANAS APLICADAS À SAÚDE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - A CRIANÇA COM BAIXA DA ACUIDADE VISUAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ABORDAGEM CLÍNICA E PSICOPEDAGÓGICA NO DEFICIENTE VISUAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ESTIMULAÇÃO VISUAL PRECOCE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ORTÓPTICA E A EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - A DEFICIÊNCIA VISUAL E O PAPEL DA FAMÍLIA – UMA VISÃO DA PSICOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 5 | 5 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 3 | 4 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS (ESPECIFICAR:...) - PESQUISA APLICADA À ÁREA DA ORTÓPTICA | 4 | 4 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ADITIVAS (PROTOTIPAGEM 3D OU IMPRESSÃO 3D) | 2 | 3 | 2 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS (ESPECIFICAR:...) - BIOMEDICINA | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO E GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE | 4 | 4 | 4 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - ACUIDADE VISUAL | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - ANÁLISE GRÁFICA E DIAGNÓSTICOS | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - ANATOMIA DO SISTEMA VISUAL | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - CAMPIMETRIA VISUAL | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - CLASSIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DOS ESTRABISMOS | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - CONTATOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - EMBRIOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA VISUOMOTOR | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - ERGONOMIA DA VISÃO | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - EXAMES COMPLEMENTARES NA OFTALMOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - EXERCÍCIOS ORTÓPTICOS: ANTISUPRESSIVOS, SENSORIAIS BINOCULARES, MOTORES, ACOMODATIVOS | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - FISIOLOGIA DA VISÃO BINOCULAR | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - FISIOLOGIA MOTORA | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - FISIOPATOLOGIAS OCULOMOTORAS | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - FORMAÇÃO DE IMAGENS MÉDICAS: PRINCÍPIOS FÍSICOS E EQUIPAMENTOS | 5 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE OPTOMETRIA | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DA ORTÓPTICA E DEONTOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - LENTES E AMETROPIAS ASSOCIADAS AO ESTRABISMO | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - MORFOFISIOLOGIA DA VISÃO | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - NEUROANATOMIA DOS MOVIMENTOS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - NEUROFISIOLOGIA DA VISÃO E OCULOMOTRICIDADE | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À ÁREA DE ORTÓPTICA | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - ÓPTICA NOS ESTRABISMOS: ERROS DE REFRAÇÃO, LENTES, PRISMAS E FILTROS | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - PARESIAS E PARALISIAS | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - PATOLOGIAS QUE INFLUENCIAM NA ORTÓPTICA | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - PRÓTESE OCULAR | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - PROTOCOLO ORTÓPTICO | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - REFRAÇÃO NA ORTÓPTICA | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - SEMIOLOGIA OCULAR | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA NERVOSO OCULAR | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - TEORIA DO TRATAMENTO ORTÓPTICO | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - TESTES DE AVALIAÇÃO DE DESVIOS E DE FUNÇÕES MOTORAS E SENSORIAIS | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - TESTES SENSORIAIS E ORTÓPTICOS | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - TRATAMENTO DAS PARALISIAS OCULOMOTORAS – CINESIOTERAPIA | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - TRATAMENTO DOS DÉFICITS DE ACOMODAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - VERSÕES E VERGÊNCIAS | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA APLICADA À ÁREA DE ORTÓPTICA | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS (ESPECIFICAR:...) - FARMACOLOGIA NA ORTÓPTICA | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS (ESPECIFICAR:...) - USO DE COLÍRIOS E TOXINA BOTULÍNICA NA COMPLEMENTAÇÃO DO TRATAMENTO ORTÓPTICO | 4 | 5 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ORIGINALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TAXA DE CONTROLE | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - CAPACIDADE MOTORA FINA | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Trabalham nas áreas de saúde, educação e serviços sociais, predominantemente em caráter liberal, no caso dos ortoptistas, e com vínculo empregatício, no caso dos terapeutas ocupacionais, na maior parte do tempo, em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas, indústrias, dentre outros, em horáriosExigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações é exigido curso superior em uma das áreas: terapia ocupacional ou ortóptica, com registros nos conselhos profissionais pertinentes.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- analisar condições dos pacientes,clientes, ambientes e comunidades;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar funções e atividades;
- orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- realizar intervenções/tratamento;
- realizar diagnósticos;
- comunicar-se;
- executar atividades técnico-científicas e administrativas;
- mediar reuniões;
- avaliar campo visual;
- avaliar funcionalidade da visão residual;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- demonstrar acuidade visual e estereoscópica;
- verificar compreensão da orientação;
- supervisionar profissionais, estagiários e equipes de apoio;
- avaliar funções óculo-motoras;
- avaliar amplitude dos movimentos oculares;
- realizar perícia;
- treinar auxílios de visão subnormal - lupa, telelupa, óculos esferoprismático, etc;
- tomar decisões;
- analisar critérios de elegibilidade;
- elaborar trabalhos científicos;
- participar de programas de prevenção, promoção de saúde/qualidade vida;
- avaliar acuidade visual;
- dar devolutiva da avaliação e conduta terapêutica;
- elaborar processo de alta;
- demonstrar dinamismo;
- ensinar técnicas para uso funcional da visão;
- demonstrar capacidade de diálogo tônico com o outro;
- transmitir instruções a equipe multidisciplinar;
- estimular desenvolvimento neuro-sensorio-motor e percepto-cognitivo;
- realizar medidas pré-cirúrgicas dos desvios oculares;
- elaborar protocolo de avaliação de tratamento;
- avaliar acuidade de leitura;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- auditorar programas e serviços;
- estabelecer plano terapêutico ortóptico;
- contornar situações adversas;
- avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
- registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes;
- orientar terapia oclusiva;
- analisar condicões socioeconômicas, etno-culturais e educacionais;
- avaliar desvios oculares;
- analisar resultados das avaliações;
- divulgar trabalhos;
- elaborar relatórios;
- explicar procedimentos e rotinas;
- avaliar funções sensório-motoras e percepto-cognitivas;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- realizar consultoria e assessoria;
- demonstrar empatia;
- criar métodos de trabalho;
- instrumentar cirurgia oftálmica;
- estabelecer metodologia de trabalho;
- demonstrar objetividade;
- orientar técnicas ergonômicas;
- prescrever atividades;
- demonstrar capacidade de escuta e interlocução;
- aplicar exercícios ortópticos;
- estimular percepção espacial e visão binocular;
- capacitar profissionais;
- analisar avaliações de profissionais;
- avaliar percepção visuo-espacial;
- demonstrar criatividade;
- avaliar ambientes físicos e/ou educacionais e terapêuticos;
- lidar com estresse;
- participar de diagnósticos interdisciplinares diferenciais;
- avaliar condições para o desempenho ocupacional- trabalho, laser, brincar, escola e ócio;
- preparar ambiente terapêutico;
- ministrar cursos e palestras;
- lidar com enlutamento;
- demonstrar acuidade auditiva;
- transmitir segurança;
- implementar ações para prevenção e promoção da saúde;
- interagir com outros profissionais;
- elaborar manuais técnico-administrativos e projetos;
- administrar recursos humanos, materiais e financeiros;
- quantificar visão binocular;
- sugerir exames complementares;
- demonstrar iniciativa;
- analisar exames complementares;
- avaliar sensibilidade visual ao contraste;
- visitar domicílios, escolas, postos de trabalho, instituições e comunidades;
- avaliar habilidades e padrões motores;
- estabelecer parâmetros de alta;
- treinar paciente na utilização de órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- avaliar coordenação óculo manual e pedal;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- avaliar sistema e percepção sensorial-motor-ocular;
- prescrever exercícios ortópticos;
- avaliar condições dolorosas;
- acompanhar evolução terapêutica;
- trabalhar em equipe;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- coordenar serviços de saúde e educação;
- demonstrar perseverança;
- demonstrar capacidade motora fina;
- avaliar captor ocular;
- estimular percepção visual precoce;
- demonstrar capacidade de consciência corporal;
- analisar laudos e pareceres;
- demonstrar capacidade de observação;
- adaptar órteses;
- encaminhar cliente a profissionais e entidades;
- estimular percepção espacial e viso-motora;
- esclarecer dúvidas;
- realizar pesquisas;
- demonstrar liderança;
- efetuar anamnese;
- efetuar testes ortópticos e exames oftalmológicos complementares;
- organizar eventos técnico-científicos;
- estabelecer capacidade de atendimento;
- elaborar laudos e pareceres;
- realizar procedimentos de habilitação e de reabilitação;
- adaptar atividades;
- eleger procedimentos de intervenções/tratamento;
- lidar com público;
- promover campanhas educativas;
- reeducar postura;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2239-10
CBO 2239-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de ortoptista que pertence ao grupo dos terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
-
-
- Profissionais da medicina, saúde
-
-
-
-
- Terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2239-10 - Terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 223910 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 223910 em todos os estados e cidades do Brasil.