CBO 2239-10 - Ortoptista
Entenda o que fazem os terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Ortoptista e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Ortoptista
O Ortoptista realiza assistência a pacientes que apresentam disfunções do sistema visual – estrabismo, distúrbios da visão binocular, entre outras -, fazendo exames e testes para avaliação das funções visuais, estabelecendo diagnóstico, e executando tratamento clínico (exercícios e aplicação de técnicas específicas). Encaminha pacientes a médicos ou terapeutas, para cirurgias ou outros tipos de tratamento. Pode efetuar exames e testes ortópticos para auxiliar médico oftalmologista na realização de diagnósticos. Atua em equipes multidisciplinares. Pode trabalhar em saúde pública. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Participa em pesquisas relacionadas à saúde visual. Pode supervisionar equipe. Atua com base em princípios de ética profissional. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2239-10
Realiza o acolhimento de paciente em consulta. Solicita que paciente (ou seu acompanhante) descreva o tipo de problema e o tempo de sua ocorrência.
Executa exames em paciente para avaliar a sua visão e detectar possíveis distúrbios oculares. Avalia o alinhamento dos olhos em todas as posições do olhar. Nos casos de visão dupla, visão embaçada ou queixas de dores de cabeça, aplica teste ortóptico, que analisa a movimentação ocular e a percepção de estímulos visuais, permitindo caracterizar de maneira detalhada a ocorrência de estrabismo e ambliopia. Pode desenvolver ou usar técnicas especiais de comunicação e de teste para facilitar o diagnóstico de crianças ou de pacientes com deficiência. Interpreta resultados de testes e exames clínicos.
Realiza diagnóstico e plano de tratamento não cirúrgico para paciente com distúrbios visuais. Encaminha para médico oftalmologista casos de cirurgias, referentes aos problemas de movimento ocular. Presta informações, a paciente e familiares, sobre o diagnóstico e o tratamento.
Executa tratamento ortóptico, adotando estímulos, reorganizando o equilíbrio binocular, e fazendo com que os dois olhos trabalhem ao mesmo tempo, para que paciente utilize as funções visuais. Realiza exercícios ortópticos (ou oculares) para fortalecer o processo sensório-motor da visão, ou seja, estimular a fusão - no cérebro - das imagens provenientes de cada um dos olhos (“sensorial”) e tornar mais forte a musculatura extrínseca ocular (“motor”).
Promove atividades de aproximação e afastamento de objetos, trabalhando o foco.
Prepara relatórios de diagnóstico e tratamento para outros médicos ou terapeutas.
Nos casos de distúrbios da visão binocular, distúrbios sensoriais da visão, distúrbios da motilidade ocular e estrabismos, fornece ao médico solicitante as informações sobre o diagnóstico e sobre a aplicação de condutas terapêuticas clínicas (exercícios ortópticos e/ou tratamento oclusivo), feitas com o objetivo de aprimorar o funcionamento do sistema visual e, quando possível, restaurar sua normalidade.
Atua em equipes multidisciplinares na área de baixa visão ou visão subnormal e intervenção precoce, para realizar avaliações das funções visuais, como teste de acuidade visual, sensibilidade aos baixos contrastes, teste de visão de cores, entre outros. Na equipe, faz a avaliação da visão residual e a adaptação e o treinamento para o uso de recursos ópticos e não ópticos. Na intervenção precoce, executa a avaliação da acuidade visual - por métodos específicos para cada idade – e participa da avaliação funcional da visão e da estimulação visual precoce, em conjunto com outros profissionais, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais especializados.
Pode trabalhar com médico oftalmologista, efetuando exames e testes ortópticos para auxiliar na realização de diagnósticos e tratamentos.
Pode atuar na saúde pública, participando em equipes responsáveis pela elaboração de estratégias de promoção da saúde ocular.
Realiza exames de visão em crianças em escolas ou centros de saúde comunitários. Participa em campanhas de detecção e prevenção de problemas visuais.
Pode supervisionar o trabalho de equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando novas tecnologias.
Atua em pesquisas relacionadas à saúde visual, participando na elaboração de projetos de pesquisa, na coleta de dados, na elaboração dos relatórios e na divulgação de resultados.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA MÉDICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - APLICATIVOS PARA UTILIZAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARES PARA ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | ÓTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA E CÁLCULO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - MÉTODOS ESTATÍSTICOS EXPERIMENTAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | BIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - ANATOMIA OCULAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - FISIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - FISIOLOGIA OCULAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOFÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOFÍSICA (ESPECIFICAR:...) - BIOFÍSICA DA VISÃO – FOTORRECEPÇÃO E FORMAÇÃO DA IMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOQUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - BIOQUÍMICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOQUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - BIOQUÍMICA DA VISÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS (ESPECIFICAR:...) - CIÊNCIAS HUMANAS APLICADAS À SAÚDE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - A CRIANÇA COM BAIXA DA ACUIDADE VISUAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ABORDAGEM CLÍNICA E PSICOPEDAGÓGICA NO DEFICIENTE VISUAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ESTIMULAÇÃO VISUAL PRECOCE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ORTÓPTICA E A EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - A DEFICIÊNCIA VISUAL E O PAPEL DA FAMÍLIA – UMA VISÃO DA PSICOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 5 | 5 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 3 | 4 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS (ESPECIFICAR:...) - PESQUISA APLICADA À ÁREA DA ORTÓPTICA | 4 | 4 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ADITIVAS (PROTOTIPAGEM 3D OU IMPRESSÃO 3D) | 2 | 3 | 2 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS (ESPECIFICAR:...) - BIOMEDICINA | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO E GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE | 4 | 4 | 4 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - ACUIDADE VISUAL | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - ANÁLISE GRÁFICA E DIAGNÓSTICOS | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - ANATOMIA DO SISTEMA VISUAL | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - CAMPIMETRIA VISUAL | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - CLASSIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DOS ESTRABISMOS | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - CONTATOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - EMBRIOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA VISUOMOTOR | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - ERGONOMIA DA VISÃO | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - EXAMES COMPLEMENTARES NA OFTALMOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - EXERCÍCIOS ORTÓPTICOS: ANTISUPRESSIVOS, SENSORIAIS BINOCULARES, MOTORES, ACOMODATIVOS | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - FISIOLOGIA DA VISÃO BINOCULAR | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - FISIOLOGIA MOTORA | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - FISIOPATOLOGIAS OCULOMOTORAS | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - FORMAÇÃO DE IMAGENS MÉDICAS: PRINCÍPIOS FÍSICOS E EQUIPAMENTOS | 5 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE OPTOMETRIA | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DA ORTÓPTICA E DEONTOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - LENTES E AMETROPIAS ASSOCIADAS AO ESTRABISMO | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - MORFOFISIOLOGIA DA VISÃO | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - NEUROANATOMIA DOS MOVIMENTOS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - NEUROFISIOLOGIA DA VISÃO E OCULOMOTRICIDADE | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À ÁREA DE ORTÓPTICA | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - ÓPTICA NOS ESTRABISMOS: ERROS DE REFRAÇÃO, LENTES, PRISMAS E FILTROS | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - PARESIAS E PARALISIAS | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - PATOLOGIAS QUE INFLUENCIAM NA ORTÓPTICA | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - PRÓTESE OCULAR | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - PROTOCOLO ORTÓPTICO | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - REFRAÇÃO NA ORTÓPTICA | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - SEMIOLOGIA OCULAR | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA NERVOSO OCULAR | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - TEORIA DO TRATAMENTO ORTÓPTICO | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - TESTES DE AVALIAÇÃO DE DESVIOS E DE FUNÇÕES MOTORAS E SENSORIAIS | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - TESTES SENSORIAIS E ORTÓPTICOS | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - TRATAMENTO DAS PARALISIAS OCULOMOTORAS – CINESIOTERAPIA | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - TRATAMENTO DOS DÉFICITS DE ACOMODAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - VERSÕES E VERGÊNCIAS | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA APLICADA À ÁREA DE ORTÓPTICA | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS (ESPECIFICAR:...) - FARMACOLOGIA NA ORTÓPTICA | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS (ESPECIFICAR:...) - USO DE COLÍRIOS E TOXINA BOTULÍNICA NA COMPLEMENTAÇÃO DO TRATAMENTO ORTÓPTICO | 4 | 5 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ORIGINALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TAXA DE CONTROLE | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - CAPACIDADE MOTORA FINA | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas trabalham nas áreas de saúde, educação e serviços sociais, predominantemente em caráter liberal, no caso dos ortoptistas, e com vínculo empregatício, no caso dos terapeutas ocupacionais, na maior parte do tempo, em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas, indústrias, dentre outros, em horários
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações é exigido curso superior em uma das áreas: terapia ocupacional ou ortóptica, com registros nos conselhos profissionais pertinentes.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Demonstrar competências pessoais;
- Realizar diagnósticos;
- Avaliar funções e atividades;
- Comunicar-se;
- Analisar condições dos pacientes,clientes, ambientes e comunidades;
- Executar atividades técnico-científicas e administrativas;
- Realizar intervenções/tratamento;
- Orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- Analisar condicões socioeconômicas, etno-culturais e educacionais;
- Elaborar manuais técnico-administrativos e projetos;
- Demonstrar capacidade de escuta e interlocução;
- Efetuar testes ortópticos e exames oftalmológicos complementares;
- Avaliar condições dolorosas;
- Demonstrar capacidade de análise e síntese;
- Demonstrar capacidade de consciência corporal;
- Interagir com outros profissionais;
- Lidar com público;
- Avaliar condições para o desempenho ocupacional- trabalho, laser, brincar, escola e ócio;
- Coordenar serviços de saúde e educação;
- Lidar com enlutamento;
- Contornar situações adversas;
- Realizar pesquisas;
- Visitar domicílios, escolas, postos de trabalho, instituições e comunidades;
- Avaliar acuidade visual;
- Demonstrar objetividade;
- Aplicar exercícios ortópticos;
- Analisar critérios de elegibilidade;
- Prescrever exercícios ortópticos;
- Eleger procedimentos de intervenções/tratamento;
- Adaptar órteses;
- Estimular percepção visual precoce;
- Realizar procedimentos de habilitação e de reabilitação;
- Supervisionar profissionais, estagiários e equipes de apoio;
- Adaptar atividades;
- Demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- Reeducar postura;
- Demonstrar iniciativa;
- Participar de programas de prevenção, promoção de saúde/qualidade vida;
- Demonstrar capacidade de observação;
- Avaliar funcionalidade da visão residual;
- Demonstrar perseverança;
- Demonstrar capacidade motora fina;
- Avaliar desvios oculares;
- Analisar avaliações de profissionais;
- Promover campanhas educativas;
- Avaliar coordenação óculo manual e pedal;
- Avaliar campo visual;
- Avaliar percepção visuo-espacial;
- Avaliar habilidades e padrões motores;
- Capacitar profissionais;
- Dar devolutiva da avaliação e conduta terapêutica;
- Avaliar sensibilidade visual ao contraste;
- Transmitir instruções a equipe multidisciplinar;
- Estimular percepção espacial e viso-motora;
- Demonstrar dinamismo;
- Demonstrar acuidade visual e estereoscópica;
- Orientar terapia oclusiva;
- Analisar resultados das avaliações;
- Estabelecer plano terapêutico ortóptico;
- Organizar eventos técnico-científicos;
- Tomar decisões;
- Estimular adesão e continuidade do tratamento;
- Encaminhar cliente a profissionais e entidades;
- Estabelecer metodologia de trabalho;
- Criar métodos de trabalho;
- Ensinar técnicas para uso funcional da visão;
- Realizar perícia;
- Estabelecer critérios de elegibilidade;
- Avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
- Elaborar relatórios;
- Elaborar processo de alta;
- Avaliar ambientes físicos e/ou educacionais e terapêuticos;
- Elaborar protocolo de avaliação de tratamento;
- Orientar técnicas ergonômicas;
- Avaliar funções óculo-motoras;
- Avaliar amplitude dos movimentos oculares;
- Estimular percepção espacial e visão binocular;
- Auditorar programas e serviços;
- Elaborar laudos e pareceres;
- Prescrever atividades;
- Efetuar anamnese;
- Preparar ambiente terapêutico;
- Verificar compreensão da orientação;
- Demonstrar criatividade;
- Analisar exames complementares;
- Demonstrar capacidade de diálogo tônico com o outro;
- Lidar com estresse;
- Avaliar acuidade de leitura;
- Quantificar visão binocular;
- Ministrar cursos e palestras;
- Acompanhar evolução terapêutica;
- Avaliar captor ocular;
- Participar de diagnósticos interdisciplinares diferenciais;
- Treinar auxílios de visão subnormal - lupa, telelupa, óculos esferoprismático, etc;
- Avaliar sistema e percepção sensorial-motor-ocular;
- Explicar procedimentos e rotinas;
- Mediar reuniões;
- Realizar consultoria e assessoria;
- Estimular desenvolvimento neuro-sensorio-motor e percepto-cognitivo;
- Avaliar funções sensório-motoras e percepto-cognitivas;
- Esclarecer dúvidas;
- Demonstrar liderança;
- Estabelecer parâmetros de alta;
- Trabalhar em equipe;
- Administrar recursos humanos, materiais e financeiros;
- Instrumentar cirurgia oftálmica;
- Transmitir segurança;
- Analisar laudos e pareceres;
- Demonstrar empatia;
- Implementar ações para prevenção e promoção da saúde;
- Registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes;
- Elaborar trabalhos científicos;
- Demonstrar procedimentos e técnicas;
- Realizar medidas pré-cirúrgicas dos desvios oculares;
- Treinar paciente na utilização de órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- Demonstrar acuidade auditiva;
- Divulgar trabalhos;
- Sugerir exames complementares;
- Estabelecer capacidade de atendimento;
Profissões da Família Ocupacional
Divisões de categorias profissionais do CBO 2239-10
CBO 2239-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de ortoptista que pertence ao grupo dos terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
-
-
- Profissionais da medicina, saúde
-
-
-
-
- Terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas
-
-