CBO 2239-05 - Terapeuta ocupacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas
O profissional no cargo de Terapeuta ocupacional CBO 2239-05 realiza assistência terapêutica ocupacional em unidades de saúde, consultórios e clínicas, levantando dificuldades temporárias ou permanentes de pacientes para realização de atividades da vida diária – como autocuidado, lazer, entre outras, analisando condições físicas ou mentais (saúde) e restrições criadas pelo ambiente (físico, social, atitudinal e cultural) para estabelecer causas das limitações, elaborando diagnóstico, executando tratamento, e avaliando resultados Presta assistência terapêutica ocupacional no contexto de atenção domiciliar, no contexto escolar e no contexto do trabalho.
Realiza programas educacionais Supervisiona equipe Mantém-se atualizado em sua área de atuação.
Atua com base em princípios de ética profissional Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2239-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Terapeuta ocupacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas CBO 2239-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2239-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Terapeuta ocupacional
O Terapeuta ocupacional CBO 2239-05 planeja o atendimento de pessoas, de todas as faixas etárias, com alguma limitação ou incapacidade para realizar Atividades Básicas da Vida Diária (ABVD) – como autocuidado (higiene, alimentação e vestuário) - e Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD) - tais como preparo de refeições, gerenciamento de finanças e criação de filhos – que exigem interações mais complexas Organiza o ambiente em instituição – como hospital, ambulatório, consultório, clínica de reabilitação, centro de geriatria, ou outra – para efetuar o atendimento.
Realiza o acolhimento de paciente em consulta, estabelecendo vínculo mediante escuta qualificada.
Efetua anamnese, obtendo histórico das limitações que necessitam de intervenção Verifica se as limitações são causadas por distúrbios genéticos, traumáticos ou doenças adquiridas.
Observa pontos fortes no desempenho de paciente que possam ser estimulados para compensar os pontos fracos Faz diagnóstico, definindo o tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, motoras, afetivas, perceptivas ou psicossociais.
Pode receber de médico, que lhe encaminhou paciente, uma síntese do problema detectado - como tipo e duração da doença ou lesão – e os resultados esperados da terapia ocupacional.
Pode solicitar e realizar interconsulta, para discutir o diagnóstico e o plano de tratamento com outros profissionais da área de saúde Executa o tratamento de acordo com a limitação identificada.
Pode estimular brincadeiras que desenvolvem habilidades motoras, sensoriais e neurológicas da criança, de acordo com sua idade.
Pode desenvolver dinâmicas com o objetivo de despertar a autoestima de paciente jovem Pode criar ou selecionar equipamentos, dispositivos ou outros recursos para pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social Prepara familiares e cuidadores para atendimento às necessidades de paciente durante e após o tratamento.
Avalia a evolução de paciente Registra os procedimentos adotados e os resultados alcançados Atua no contexto escolar em todas as modalidades, etapas e níveis de ensino, identificando demandas e intervindo para que estudantes tenham capacidade de realizar suas atividades nos espaços de aprendizagem e de interação escolar.
Colabora para a redução da evasão escolar Participa em equipe do serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), para implantação de recursos de tecnologia assistiva e comunicação alternativa e discussões sobre adaptações necessárias no processo de inclusão.
Contribui para a redução do “bullying” Participa dos processos de formação continuada de toda comunidade educativa Presta assistência terapêutica ocupacional em contextos de atenção domiciliar, visitando pacientes, familiares e outras pessoas que necessitam de atendimento, a fim de propor alterações em rotinas e em leiaute, mobiliários e equipamentos, para facilitar a realização das Atividades da Vida Diária e Atividades Instrumentais da Vida Diária.
Atua no contexto de trabalho, para realizar ações em benefício da saúde do trabalhador Promove ações de prevenção, tratamento e reabilitação de doenças e acidentes de trabalho Realiza ou solicita a confecção de recursos de tecnologia assistiva e desenvolve treinamento para uso de equipamentos e dispositivos, para promover a acessibilidade do trabalhador.
Efetua análise de local de trabalho, avaliação ergonômica e levantamento de fatores de risco ocupacional Propõe modificações e adaptações do ambiente de trabalho, para aumentar a segurança na execução das atividades Supervisiona o trabalho de equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.
Desenvolve pesquisas em terapia ocupacional e organiza eventos técnico-científicos Participa de programas educacionais para promoção da saúde Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando novos processos de cuidado e novas tecnologias na terapia ocupacional.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2239-05 deve realizar intervenções/tratamento, realizar diagnósticos, analisar condições dos pacientes,clientes, ambientes e comunidades, orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis, demonstrar competências pessoais, avaliar funções e atividades, executar atividades técnico-científicas e administrativas, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas trabalham nas áreas de saúde, educação e serviços sociais, predominantemente em caráter liberal, no caso dos ortoptistas, e com vínculo empregatício, no caso dos terapeutas ocupacionais, na maior parte do tempo, em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas, indústrias, dentre outros, em horários
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2239-05
Para o exercício dessas ocupações é exigido curso superior em uma das áreas: terapia ocupacional ou ortóptica, com registros nos conselhos profissionais pertinentes.
Atividades exercidas por um Terapeuta ocupacional CBO 2239-05
Um Terapeuta ocupacional (ou sinônimo) deve esclarecer dúvidas, estimular percepção espacial e viso-motora, avaliar aspectos cinésiofuncionais, coordenar atividades terapêuticas ocupacionais em grupo, identificar redes de suporte social, lidar com público, demonstrar capacidade de escuta e interlocução, elaborar protocolo de avaliação de tratamento, elaborar relatórios, estimular adesão e continuidade do tratamento, realizar diagnóstico sócio-ocupacional, transmitir instruções a equipe multidisciplinar, demonstrar acuidade visual e estereoscópica, eleger procedimentos de intervenções/tratamento, treinar paciente na utilização de órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, avaliar motricidade geral - postura, marcha, equilíbrio, avaliar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, elaborar trabalhos científicos, coordenar serviços de cultura, de assistência social e de direitos humanos, dar devolutiva da avaliação e conduta terapêutica, analisar condicões socioeconômicas, etno-culturais e educacionais, capacitar profissionais, acompanhar evolução terapêutica, trabalhar em equipe, contornar situações adversas, realizar avaliação ergonômica, estabelecer plano terapêutico ocupacional, avaliar habilidades e padrões motores, demonstrar capacidade motora fina, avaliar funções psicossociais, adaptar próteses, adaptações e produtos assistivos, demonstrar empatia, avaliar impacto do adoecimento e da institucionalização, demonstrar capacidade de análise e síntese, demonstrar liderança, demonstrar iniciativa, avaliar condições para o desempenho ocupacional- trabalho, laser, brincar, escola e ócio, registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes, demonstrar capacidade de consciência corporal, demonstrar criatividade, ensinar técnicas de independência em a.v.d. e a.i.v.d., encaminhar cliente a profissionais e entidades, elaborar manuais técnico-administrativos e projetos, avaliar distúrbios/transtornos/dificuldades de aprendizagem, estimular habilidades sociais, adaptar atividades, supervisionar profissionais, estagiários e equipes de apoio, elaborar laudos e pareceres, prescrever atividades, realizar procedimentos de habilitação e de reabilitação, demonstrar perseverança, mediar reuniões, demonstrar dinamismo, aplicar estratégias para reabilitação psicossocial, avaliar funcionalidade da visão residual, avaliar atividades sócio-ocupacionais, ensinar técnicas de autonomia em atividade de vida diária - a.v.d. e atividades instrumentais de vida diária - a.i.v.d., avaliar coordenação óculo manual e pedal, avaliar funções manuais, ensinar formas alternativas de comunicação, sugerir exames complementares, auditorar programas e serviços, lidar com enlutamento, verificar compreensão da orientação, avaliar funções psíquicas, visitar domicílios, escolas, postos de trabalho, instituições e comunidades, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, participar do desenvolvimento de equipamentos de engenharia de reabilitação, avaliar desenvolvimento neuropsicomotor, orientar técnicas ergonômicas, transmitir segurança, ministrar cursos e palestras, estabelecer critérios de elegibilidade, estabelecer metodologia de trabalho, analisar avaliações de profissionais, acompanhar clientes em atividades do cotidiano, interagir com outros profissionais, desenvolver órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, avaliar atividades de vida diária - a.v.d., reeducar postura, organizar cotidiano de clientes, tomar decisões, adaptar órteses, avaliar atividades instrumentais de vida diária - a.i.v.d., confeccionar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, realizar consultoria e assessoria, realizar perícia, analisar atividades humanas, ensinar procedimentos de orientação/mobilidade - dependente/semi-independente/independente, realizar escuta qualificada - acolhimento, preparar ambiente terapêutico, lidar com estresse, criar métodos de trabalho, avaliar funções do corpo, estimular desenvolvimento neuro-sensorio-motor e percepto-cognitivo, adaptar postura, efetuar anamnese, analisar critérios de elegibilidade, promover campanhas educativas, demonstrar capacidade de observação, estimular percepção táctil-cinestésica e músculo-esquelético, mapear território, demonstrar procedimentos e técnicas, elaborar processo de alta, avaliar funções sensório-motoras e percepto-cognitivas, estabelecer parâmetros de alta, participar de diagnósticos interdisciplinares diferenciais, administrar recursos humanos, materiais e financeiros, avaliar aspectos afetivos, emocionais e sociais, explicar procedimentos e rotinas, prescrever órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, avaliar ambientes físicos e/ou educacionais e terapêuticos, realizar pesquisas, avaliar sensibilidade, organizar eventos técnico-científicos, analisar laudos e pareceres, avaliar funções neuro-musculo-esqueléticas, analisar resultados das avaliações, coordenar serviços de saúde e educação, demonstrar capacidade de diálogo tônico com o outro, implementar ações para prevenção e promoção da saúde, divulgar trabalhos, participar de programas de prevenção, promoção de saúde/qualidade vida, demonstrar acuidade auditiva, avaliar condições dolorosas, aplicar tecnologias de medição sócio-ocupacional, aplicar terapias assistidas por animais, demonstrar objetividade, avaliar percepção espacial, temporal e psicomotora, estabelecer capacidade de atendimento, analisar exames complementares, avaliar integração sensorial.