CBO 2239-05 - Terapeutas ocupacionais e ortoptistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2239-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de terapeutas ocupacionais e ortoptistas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Terapeutas ocupacionais e ortoptistas CBO 2239-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2239-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Terapeutas ocupacionais e ortoptistas.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
Funções
realizar diagnósticos, demonstrar competências pessoais, realizar intervenções/tratamento, executar atividades técnico-científicas e administrativas, avaliar funções e atividades, orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis, analisar condições dos pacientes,clientes, ambientes e comunidades, comunicar-se.
Atividades
ministrar cursos e palestras, elaborar processo de alta, avaliar atividades instrumentais de vida diária - a.i.v.d., demonstrar capacidade de diálogo tônico com o outro, avaliar funções neuro-musculo-esqueléticas, acompanhar clientes em atividades do cotidiano, avaliar aspectos cinésiofuncionais, avaliar distúrbios/transtornos/dificuldades de aprendizagem, analisar avaliações de profissionais, capacitar profissionais, analisar atividades humanas, aplicar terapias assistidas por animais, avaliar atividades de vida diária - a.v.d., desenvolver órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, estabelecer metodologia de trabalho, auditorar programas e serviços, mediar reuniões, demonstrar capacidade de análise e síntese, analisar critérios de elegibilidade, adaptar postura, adaptar órteses, transmitir instruções a equipe multidisciplinar, demonstrar capacidade de observação, analisar laudos e pareceres, realizar pesquisas, efetuar anamnese, prescrever órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, demonstrar procedimentos e técnicas, interagir com outros profissionais, demonstrar empatia, estimular percepção táctil-cinestésica e músculo-esquelético, avaliar aspectos afetivos, emocionais e sociais, prescrever atividades, aplicar estratégias para reabilitação psicossocial, avaliar impacto do adoecimento e da institucionalização, realizar consultoria e assessoria, demonstrar dinamismo, ensinar procedimentos de orientação/mobilidade - dependente/semi-independente/independente, realizar diagnóstico sócio-ocupacional, elaborar protocolo de avaliação de tratamento, avaliar ambientes físicos e/ou educacionais e terapêuticos, participar do desenvolvimento de equipamentos de engenharia de reabilitação, demonstrar criatividade, demonstrar iniciativa, realizar escuta qualificada - acolhimento, coordenar atividades terapêuticas ocupacionais em grupo, aplicar tecnologias de medição sócio-ocupacional, identificar redes de suporte social, demonstrar liderança, confeccionar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, contornar situações adversas, avaliar funções do corpo, preparar ambiente terapêutico, acompanhar evolução terapêutica, avaliar habilidades e padrões motores, adaptar atividades, estabelecer critérios de elegibilidade, explicar procedimentos e rotinas, estimular habilidades sociais, realizar avaliação ergonômica, lidar com estresse, supervisionar profissionais, estagiários e equipes de apoio, encaminhar cliente a profissionais e entidades, orientar técnicas ergonômicas, demonstrar acuidade visual e estereoscópica, participar de diagnósticos interdisciplinares diferenciais, avaliar funções psicossociais, demonstrar capacidade de escuta e interlocução, demonstrar capacidade de consciência corporal, analisar condicões socioeconômicas, etno-culturais e educacionais, demonstrar objetividade, ensinar técnicas de independência em a.v.d. e a.i.v.d., avaliar funcionalidade da visão residual, avaliar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, analisar resultados das avaliações, demonstrar acuidade auditiva, avaliar percepção espacial, temporal e psicomotora, elaborar trabalhos científicos, estabelecer capacidade de atendimento, implementar ações para prevenção e promoção da saúde, avaliar condições dolorosas, ensinar técnicas de autonomia em atividade de vida diária - a.v.d. e atividades instrumentais de vida diária - a.i.v.d., estimular percepção espacial e viso-motora, demonstrar capacidade motora fina, transmitir segurança, coordenar serviços de cultura, de assistência social e de direitos humanos, estimular adesão e continuidade do tratamento, avaliar funções manuais, avaliar integração sensorial, avaliar desenvolvimento neuropsicomotor, adaptar próteses, adaptações e produtos assistivos, avaliar motricidade geral - postura, marcha, equilíbrio, estabelecer plano terapêutico ocupacional, avaliar sensibilidade, esclarecer dúvidas, avaliar coordenação óculo manual e pedal, mapear território, criar métodos de trabalho, elaborar manuais técnico-administrativos e projetos, dar devolutiva da avaliação e conduta terapêutica, organizar cotidiano de clientes, demonstrar perseverança, divulgar trabalhos, lidar com público, analisar exames complementares, lidar com enlutamento, avaliar atividades sócio-ocupacionais, avaliar condições para o desempenho ocupacional- trabalho, laser, brincar, escola e ócio, registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes, elaborar laudos e pareceres, eleger procedimentos de intervenções/tratamento, reeducar postura, participar de programas de prevenção, promoção de saúde/qualidade vida, realizar perícia, verificar compreensão da orientação, elaborar relatórios, sugerir exames complementares, treinar paciente na utilização de órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, estabelecer parâmetros de alta, trabalhar em equipe, coordenar serviços de saúde e educação, visitar domicílios, escolas, postos de trabalho, instituições e comunidades, avaliar funções psíquicas, avaliar funções sensório-motoras e percepto-cognitivas, promover campanhas educativas, tomar decisões, realizar procedimentos de habilitação e de reabilitação, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, estimular desenvolvimento neuro-sensorio-motor e percepto-cognitivo, ensinar formas alternativas de comunicação, organizar eventos técnico-científicos, administrar recursos humanos, materiais e financeiros.