CBO 2239-05 - Terapeuta ocupacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos terapeutas ocupacionais e ortoptistas
O profissional no cargo de Terapeuta ocupacional CBO 2239-05 realiza assistência terapêutica ocupacional em unidades de saúde, consultórios e clínicas, levantando dificuldades temporárias ou permanentes de pacientes para realização de atividades da vida diária – como autocuidado, lazer, entre outras, analisando condições físicas ou mentais (saúde) e restrições criadas pelo ambiente (físico, social, atitudinal e cultural) para estabelecer causas das limitações, elaborando diagnóstico, executando tratamento, e avaliando resultados Presta assistência terapêutica ocupacional no contexto de atenção domiciliar, no contexto escolar e no contexto do trabalho.
Realiza programas educacionais Supervisiona equipe Mantém-se atualizado em sua área de atuação.
Atua com base em princípios de ética profissional Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2239-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de terapeutas ocupacionais e ortoptistas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Terapeuta ocupacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Terapeutas ocupacionais e ortoptistas CBO 2239-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2239-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Terapeutas ocupacionais e ortoptistas.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Terapeuta ocupacional
O Terapeuta ocupacional CBO 2239-05 planeja o atendimento de pessoas, de todas as faixas etárias, com alguma limitação ou incapacidade para realizar Atividades Básicas da Vida Diária (ABVD) – como autocuidado (higiene, alimentação e vestuário) - e Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD) - tais como preparo de refeições, gerenciamento de finanças e criação de filhos – que exigem interações mais complexas Organiza o ambiente em instituição – como hospital, ambulatório, consultório, clínica de reabilitação, centro de geriatria, ou outra – para efetuar o atendimento.
Realiza o acolhimento de paciente em consulta, estabelecendo vínculo mediante escuta qualificada.
Efetua anamnese, obtendo histórico das limitações que necessitam de intervenção Verifica se as limitações são causadas por distúrbios genéticos, traumáticos ou doenças adquiridas.
Observa pontos fortes no desempenho de paciente que possam ser estimulados para compensar os pontos fracos Faz diagnóstico, definindo o tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, motoras, afetivas, perceptivas ou psicossociais.
Pode receber de médico, que lhe encaminhou paciente, uma síntese do problema detectado - como tipo e duração da doença ou lesão – e os resultados esperados da terapia ocupacional.
Pode solicitar e realizar interconsulta, para discutir o diagnóstico e o plano de tratamento com outros profissionais da área de saúde Executa o tratamento de acordo com a limitação identificada.
Pode estimular brincadeiras que desenvolvem habilidades motoras, sensoriais e neurológicas da criança, de acordo com sua idade.
Pode desenvolver dinâmicas com o objetivo de despertar a autoestima de paciente jovem Pode criar ou selecionar equipamentos, dispositivos ou outros recursos para pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social Prepara familiares e cuidadores para atendimento às necessidades de paciente durante e após o tratamento.
Avalia a evolução de paciente Registra os procedimentos adotados e os resultados alcançados Atua no contexto escolar em todas as modalidades, etapas e níveis de ensino, identificando demandas e intervindo para que estudantes tenham capacidade de realizar suas atividades nos espaços de aprendizagem e de interação escolar.
Colabora para a redução da evasão escolar Participa em equipe do serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), para implantação de recursos de tecnologia assistiva e comunicação alternativa e discussões sobre adaptações necessárias no processo de inclusão.
Contribui para a redução do “bullying” Participa dos processos de formação continuada de toda comunidade educativa Presta assistência terapêutica ocupacional em contextos de atenção domiciliar, visitando pacientes, familiares e outras pessoas que necessitam de atendimento, a fim de propor alterações em rotinas e em leiaute, mobiliários e equipamentos, para facilitar a realização das Atividades da Vida Diária e Atividades Instrumentais da Vida Diária.
Atua no contexto de trabalho, para realizar ações em benefício da saúde do trabalhador Promove ações de prevenção, tratamento e reabilitação de doenças e acidentes de trabalho Realiza ou solicita a confecção de recursos de tecnologia assistiva e desenvolve treinamento para uso de equipamentos e dispositivos, para promover a acessibilidade do trabalhador.
Efetua análise de local de trabalho, avaliação ergonômica e levantamento de fatores de risco ocupacional Propõe modificações e adaptações do ambiente de trabalho, para aumentar a segurança na execução das atividades Supervisiona o trabalho de equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.
Desenvolve pesquisas em terapia ocupacional e organiza eventos técnico-científicos Participa de programas educacionais para promoção da saúde Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando novos processos de cuidado e novas tecnologias na terapia ocupacional.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2239-05 deve realizar diagnósticos, comunicar-se, executar atividades técnico-científicas e administrativas, demonstrar competências pessoais, analisar condições dos pacientes,clientes, ambientes e comunidades, avaliar funções e atividades, realizar intervenções/tratamento, orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis.
Condições de trabalho dessas profissões
Terapeutas ocupacionais e ortoptistas trabalham nas áreas de saúde, educação e serviços sociais, predominantemente em caráter liberal, no caso dos ortoptistas, e com vínculo empregatício, no caso dos terapeutas ocupacionais, na maior parte do tempo, em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas, indústrias, dentre outros, em horários
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2239-05
Para o exercício dessas ocupações é exigido curso superior em uma das áreas: terapia ocupacional ou ortóptica, com registros nos conselhos profissionais pertinentes.
Atividades exercidas por um Terapeuta ocupacional CBO 2239-05
Um Terapeuta ocupacional (ou sinônimo) deve realizar procedimentos de habilitação e de reabilitação, aplicar estratégias para reabilitação psicossocial, avaliar percepção espacial, temporal e psicomotora, avaliar impacto do adoecimento e da institucionalização, mediar reuniões, elaborar manuais técnico-administrativos e projetos, estimular desenvolvimento neuro-sensorio-motor e percepto-cognitivo, avaliar condições dolorosas, registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes, sugerir exames complementares, ensinar técnicas de independência em a.v.d. e a.i.v.d., analisar atividades humanas, estabelecer plano terapêutico ocupacional, estabelecer metodologia de trabalho, adaptar postura, esclarecer dúvidas, adaptar órteses, elaborar trabalhos científicos, interagir com outros profissionais, efetuar anamnese, estabelecer parâmetros de alta, demonstrar liderança, avaliar funções do corpo, tomar decisões, demonstrar capacidade de observação, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, confeccionar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, avaliar funções psíquicas, ensinar procedimentos de orientação/mobilidade - dependente/semi-independente/independente, ensinar formas alternativas de comunicação, demonstrar acuidade visual e estereoscópica, participar de diagnósticos interdisciplinares diferenciais, mapear território, prescrever atividades, transmitir segurança, estimular adesão e continuidade do tratamento, realizar escuta qualificada - acolhimento, avaliar aspectos afetivos, emocionais e sociais, participar de programas de prevenção, promoção de saúde/qualidade vida, organizar eventos técnico-científicos, trabalhar em equipe, analisar critérios de elegibilidade, dar devolutiva da avaliação e conduta terapêutica, aplicar tecnologias de medição sócio-ocupacional, lidar com público, coordenar atividades terapêuticas ocupacionais em grupo, demonstrar capacidade de análise e síntese, avaliar motricidade geral - postura, marcha, equilíbrio, demonstrar criatividade, demonstrar perseverança, avaliar habilidades e padrões motores, acompanhar evolução terapêutica, analisar resultados das avaliações, explicar procedimentos e rotinas, estimular habilidades sociais, desenvolver órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, analisar avaliações de profissionais, estimular percepção táctil-cinestésica e músculo-esquelético, divulgar trabalhos, avaliar funções neuro-musculo-esqueléticas, avaliar funções sensório-motoras e percepto-cognitivas, avaliar integração sensorial, demonstrar iniciativa, treinar paciente na utilização de órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, avaliar atividades sócio-ocupacionais, capacitar profissionais, reeducar postura, transmitir instruções a equipe multidisciplinar, preparar ambiente terapêutico, encaminhar cliente a profissionais e entidades, administrar recursos humanos, materiais e financeiros, realizar perícia, elaborar processo de alta, avaliar funções psicossociais, demonstrar dinamismo, elaborar laudos e pareceres, orientar técnicas ergonômicas, demonstrar capacidade de consciência corporal, demonstrar empatia, realizar diagnóstico sócio-ocupacional, avaliar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, aplicar terapias assistidas por animais, avaliar aspectos cinésiofuncionais, analisar laudos e pareceres, verificar compreensão da orientação, identificar redes de suporte social, participar do desenvolvimento de equipamentos de engenharia de reabilitação, avaliar sensibilidade, realizar avaliação ergonômica, lidar com enlutamento, promover campanhas educativas, demonstrar objetividade, auditorar programas e serviços, avaliar desenvolvimento neuropsicomotor, analisar condicões socioeconômicas, etno-culturais e educacionais, estabelecer capacidade de atendimento, coordenar serviços de cultura, de assistência social e de direitos humanos, adaptar atividades, avaliar coordenação óculo manual e pedal, demonstrar capacidade motora fina, elaborar relatórios, visitar domicílios, escolas, postos de trabalho, instituições e comunidades, ensinar técnicas de autonomia em atividade de vida diária - a.v.d. e atividades instrumentais de vida diária - a.i.v.d., estabelecer critérios de elegibilidade, organizar cotidiano de clientes, avaliar atividades instrumentais de vida diária - a.i.v.d., estimular percepção espacial e viso-motora, realizar pesquisas, demonstrar capacidade de diálogo tônico com o outro, lidar com estresse, demonstrar acuidade auditiva, implementar ações para prevenção e promoção da saúde, avaliar funcionalidade da visão residual, avaliar condições para o desempenho ocupacional- trabalho, laser, brincar, escola e ócio, avaliar atividades de vida diária - a.v.d., avaliar distúrbios/transtornos/dificuldades de aprendizagem, avaliar ambientes físicos e/ou educacionais e terapêuticos, avaliar funções manuais, criar métodos de trabalho, elaborar protocolo de avaliação de tratamento, demonstrar capacidade de escuta e interlocução, eleger procedimentos de intervenções/tratamento, realizar consultoria e assessoria, acompanhar clientes em atividades do cotidiano, analisar exames complementares, coordenar serviços de saúde e educação, ministrar cursos e palestras, demonstrar procedimentos e técnicas, adaptar próteses, adaptações e produtos assistivos, prescrever órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, contornar situações adversas, supervisionar profissionais, estagiários e equipes de apoio.