CBO 2239-05 - Terapeutas ocupacionais e ortoptistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2239-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de terapeutas ocupacionais e ortoptistas que pertence ao grupo dos profissionais da medicina, saúde, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Terapeutas ocupacionais e ortoptistas CBO 2239-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2239-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
- Profissionais da medicina, saúde.
- Terapeutas ocupacionais e ortoptistas.
Descrição dos cargos da categoria Terapeutas ocupacionais e ortoptistas
Os Terapeutas ocupacionais e ortoptistas CBO 2239-05 realiza intervenções e tratamento de pacientes e clientes utilizando procedimentos específicos de terapia ocupacional e ortóptica. Avaliam funções e atividades, analisam condições dos pacientes e clientes, Realizam diagnósticos. Atuam na orientação de pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis. Desenvolvem, ainda, programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida.
Condições de trabalho
Terapeutas ocupacionais e ortoptistas trabalham nas áreas de saúde, educação e serviços sociais, predominantemente em caráter liberal, no caso dos ortoptistas, e com vínculo empregatício, no caso dos terapeutas ocupacionais, na maior parte do tempo, em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas, indústrias, dentre outros, em horários
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações é exigido curso superior em uma das áreas: terapia ocupacional ou ortóptica, com registros nos conselhos profissionais pertinentes.
Funções dos Terapeutas ocupacionais e ortoptistas CBO 2239-05
Terapeutas ocupacionais e ortoptistas devem:
Atividades dos cargos CBO 2239-05
Entre as principais atribuições dos Terapeutas ocupacionais e ortoptistas CBO 2239-05 estão as de:
- demonstrar criatividade;
- mediar reuniões;
- ministrar cursos e palestras;
- analisar resultados das avaliações;
- implementar ações para prevenção e promoção da saúde;
- supervisionar profissionais, estagiários e equipes de apoio;
- avaliar impacto do adoecimento e da institucionalização;
- administrar recursos humanos, materiais e financeiros;
- realizar procedimentos de habilitação e de reabilitação;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- mapear território;
- esclarecer dúvidas;
- reeducar postura;
- avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
- interagir com outros profissionais;
- aplicar estratégias para reabilitação psicossocial;
- auditorar programas e serviços;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- promover campanhas educativas;
- orientar técnicas ergonômicas;
- visitar domicílios, escolas, postos de trabalho, instituições e comunidades;
- realizar consultoria e assessoria;
- adaptar postura;
- elaborar protocolo de avaliação de tratamento;
- avaliar funções psíquicas;
- aplicar tecnologias de medição sócio ocupacional;
- organizar cotidiano de clientes;
- criar métodos de trabalho;
- ensinar procedimentos de orientação/mobilidade (dependente/semi-independente/independente);
- demonstrar perseverança;
- organizar eventos técnico-científicos;
- participar do desenvolvimento de equipamentos de engenharia de reabilitação;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- treinar paciente na utilização de órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- demonstrar empatia;
- demonstrar capacidade de escuta e interlocução;
- avaliar funções do corpo;
- avaliar aspectos afetivos, emocionais e sociais;
- estabelecer capacidade de atendimento;
- dar devolutiva da avaliação e conduta terapêutica;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- adaptar órteses;
- avaliar integração sensorial;
- eleger procedimentos de intervenções/tratamento;
- avaliar motricidade geral (postura, marcha, equilíbrio);
- demonstrar capacidade de observação;
- avaliar funções psicossociais;
- avaliar atividades instrumentais de vida diária (a.i.v.d.);
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- efetuar anamnese;
- avaliar sensibilidade;
- prescrever atividades;
- demonstrar iniciativa;
- contornar situações adversas;
- registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes;
- analisar exames complementares;
- lidar com público;
- elaborar processo de alta;
- confeccionar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- analisar critérios de elegibilidade;
- transmitir segurança;
- estimular habilidades sociais;
- estimular desenvolvimento neuro-sensorio-motor e percepto-cognitivo;
- ensinar formas alternativas de comunicação;
- prescrever órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- capacitar profissionais;
- operar instrumentos e equipamentos de trabalho;
- demonstrar acuidade visual e estereoscópica;
- verificar compreensão da orientação;
- elaborar trabalhos científicos;
- lidar com enlutamento;
- realizar pesquisas;
- realizar escuta qualificada (acolhimento);
- estabelecer parâmetros de alta;
- estabelecer metodologia de trabalho;
- analisar condições socioeconômicas, etno-culturais e educacionais;
- avaliar condições para o desempenho ocupacional(trabalho, laser, brincar, escola e ócio);
- avaliar coordenação óculo manual e pedal;
- analisar laudos e pareceres;
- avaliar ambientes físicos;
- avaliar atividades de vida diária (a.v.d.);
- demonstrar dinamismo;
- avaliar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- trabalhar em equipe;
- avaliar condições dolorosas;
- avaliar distúrbios da aprendizagem da linguagem oral, leitura e escrita;
- estimular percepção táctil-cinestésica e musculoesquelético;
- elaborar manuais técnico-administrativos e projetos;
- acompanhar evolução terapêutica;
- divulgar trabalhos;
- ensinar técnicas de autonomia em atividade de vida diária (a.v.d.) e atividades instrumentais de vida diária (a.i.v.d.);
- coordenar atividades terapêuticas ocupacionais em grupo;
- demonstrar acuidade auditiva;
- avaliar atividades sócio ocupacionais;
- coordenar serviços de saúde e educação;
- analisar ambientes;
- sugerir exames complementares;
- elaborar laudos e pareceres;
- desenvolver órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- adaptar atividades;
- aplicar testes e protocolos;
- identificar redes de suporte social;
- preparar ambiente terapêutico;
- estimular percepção espacial e viso-motora;
- participar de diagnósticos interdisciplinares diferenciais;
- transmitir instruções à equipe multidisciplinar;
- demonstrar capacidade motora fina;
- analisar avaliações de profissionais;
- elaborar relatórios;
- analisar atividades humanas;
- coordenar serviços de cultura, de assistência social e de direitos humanos;
- avaliar funcionalidade da visão residual;
- encaminhar cliente a profissionais e entidades;
- avaliar funções neuro-musculo-esqueléticas;
- aplicar terapias assistidas por animais;
- demonstrar objetividade;
- realizar diagnóstico sócio ocupacional;
- realizar perícia;
- participar de programas de prevenção, promoção de saúde/qualidade vida;
- acompanhar clientes em atividades do cotidiano;
- avaliar funções sensório-motoras e percepto-cognitivas;
- estabelecer plano terapêutico ocupacional;
- avaliar aspectos cinéticofuncionais;
- ensinar técnicas de independência em a.v.d. e a.i.v.d.;
- avaliar habilidades e padrões motores;
- adaptar próteses, adaptações e produtos assistivos;
- avaliar funções manuais;
- avaliar percepção espacial, temporal e psicomotora;
- realizar avaliação ergonômica;
- tomar decisões;
- explicar procedimentos e rotinas;
- demonstrar liderança;
- lidar com estresse;