CBO 2239-05 - Terapeutas ocupacionais e ortoptistas - Salário 2020, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2239-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de terapeutas ocupacionais e ortoptistas que pertence ao grupo dos profissionais da medicina, saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Terapeutas ocupacionais e ortoptistas CBO 2239-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2239-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
- Profissionais da medicina, saúde.
- Terapeutas ocupacionais e ortoptistas.
Descrição dos cargos da categoria Terapeutas ocupacionais e ortoptistas
Os Terapeutas ocupacionais e ortoptistas CBO 2239-05 realiza intervenções e tratamento de pacientes e clientes utilizando procedimentos específicos de terapia ocupacional e ortóptica. Avaliam funções e atividades, analisam condições dos pacientes e clientes, Realizam diagnósticos. Atuam na orientação de pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis. Desenvolvem, ainda, programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida.
Condições de trabalho
Terapeutas ocupacionais e ortoptistas trabalham nas áreas de saúde, educação e serviços sociais, predominantemente em caráter liberal, no caso dos ortoptistas, e com vínculo empregatício, no caso dos terapeutas ocupacionais, na maior parte do tempo, em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas, indústrias, dentre outros, em horários
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações é exigido curso superior em uma das áreas: terapia ocupacional ou ortóptica, com registros nos conselhos profissionais pertinentes.
Funções dos Terapeutas ocupacionais e ortoptistas CBO 2239-05
Terapeutas ocupacionais e ortoptistas devem:
Atividades dos cargos CBO 2239-05
Entre as principais atribuições dos Terapeutas ocupacionais e ortoptistas CBO 2239-05 estão as de:
- reeducar postura;
- avaliar sensibilidade;
- estabelecer parâmetros de alta;
- visitar domicílios, escolas, postos de trabalho, instituições e comunidades;
- divulgar trabalhos;
- demonstrar capacidade de escuta e interlocução;
- avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
- verificar compreensão da orientação;
- organizar eventos técnico-científicos;
- estimular percepção táctil-cinestésica e musculoesquelético;
- ensinar formas alternativas de comunicação;
- analisar exames complementares;
- demonstrar empatia;
- aplicar testes e protocolos;
- realizar escuta qualificada (acolhimento);
- lidar com público;
- realizar perícia;
- demonstrar liderança;
- auditorar programas e serviços;
- aplicar estratégias para reabilitação psicossocial;
- elaborar manuais técnico-administrativos e projetos;
- avaliar condições dolorosas;
- dar devolutiva da avaliação e conduta terapêutica;
- analisar resultados das avaliações;
- adaptar atividades;
- avaliar atividades sócio ocupacionais;
- elaborar protocolo de avaliação de tratamento;
- estimular desenvolvimento neuro-sensorio-motor e percepto-cognitivo;
- demonstrar iniciativa;
- trabalhar em equipe;
- analisar laudos e pareceres;
- explicar procedimentos e rotinas;
- preparar ambiente terapêutico;
- analisar ambientes;
- prescrever atividades;
- avaliar funções manuais;
- esclarecer dúvidas;
- avaliar condições para o desempenho ocupacional(trabalho, laser, brincar, escola e ócio);
- interagir com outros profissionais;
- avaliar funções sensório-motoras e percepto-cognitivas;
- registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes;
- promover campanhas educativas;
- avaliar impacto do adoecimento e da institucionalização;
- participar de programas de prevenção, promoção de saúde/qualidade vida;
- realizar procedimentos de habilitação e de reabilitação;
- efetuar anamnese;
- encaminhar cliente a profissionais e entidades;
- ensinar técnicas de autonomia em atividade de vida diária (a.v.d.) e atividades instrumentais de vida diária (a.i.v.d.);
- administrar recursos humanos, materiais e financeiros;
- demonstrar capacidade de observação;
- capacitar profissionais;
- estabelecer plano terapêutico ocupacional;
- lidar com enlutamento;
- avaliar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- ensinar técnicas de independência em a.v.d. e a.i.v.d.;
- aplicar terapias assistidas por animais;
- demonstrar criatividade;
- avaliar atividades de vida diária (a.v.d.);
- ensinar procedimentos de orientação/mobilidade (dependente/semi-independente/independente);
- avaliar coordenação óculo manual e pedal;
- estimular percepção espacial e viso-motora;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- coordenar atividades terapêuticas ocupacionais em grupo;
- elaborar trabalhos científicos;
- participar do desenvolvimento de equipamentos de engenharia de reabilitação;
- demonstrar acuidade visual e estereoscópica;
- avaliar funções do corpo;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- aplicar tecnologias de medição sócio ocupacional;
- transmitir segurança;
- acompanhar evolução terapêutica;
- estabelecer capacidade de atendimento;
- prescrever órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- coordenar serviços de saúde e educação;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- realizar consultoria e assessoria;
- avaliar distúrbios da aprendizagem da linguagem oral, leitura e escrita;
- analisar critérios de elegibilidade;
- demonstrar dinamismo;
- acompanhar clientes em atividades do cotidiano;
- estabelecer metodologia de trabalho;
- avaliar percepção espacial, temporal e psicomotora;
- organizar cotidiano de clientes;
- avaliar habilidades e padrões motores;
- analisar atividades humanas;
- avaliar motricidade geral (postura, marcha, equilíbrio);
- avaliar funções neuro-musculo-esqueléticas;
- adaptar próteses, adaptações e produtos assistivos;
- transmitir instruções à equipe multidisciplinar;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- avaliar integração sensorial;
- identificar redes de suporte social;
- contornar situações adversas;
- demonstrar acuidade auditiva;
- demonstrar perseverança;
- sugerir exames complementares;
- implementar ações para prevenção e promoção da saúde;
- coordenar serviços de cultura, de assistência social e de direitos humanos;
- operar instrumentos e equipamentos de trabalho;
- realizar diagnóstico sócio ocupacional;
- analisar avaliações de profissionais;
- mapear território;
- analisar condições socioeconômicas, etno-culturais e educacionais;
- avaliar aspectos cinéticofuncionais;
- supervisionar profissionais, estagiários e equipes de apoio;
- demonstrar objetividade;
- realizar pesquisas;
- avaliar funções psicossociais;
- elaborar laudos e pareceres;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- estimular habilidades sociais;
- treinar paciente na utilização de órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- ministrar cursos e palestras;
- elaborar relatórios;
- lidar com estresse;
- avaliar ambientes físicos;
- adaptar postura;
- adaptar órteses;
- realizar avaliação ergonômica;
- avaliar funcionalidade da visão residual;
- desenvolver órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- tomar decisões;
- elaborar processo de alta;
- orientar técnicas ergonômicas;
- demonstrar capacidade motora fina;
- participar de diagnósticos interdisciplinares diferenciais;
- eleger procedimentos de intervenções/tratamento;
- avaliar atividades instrumentais de vida diária (a.i.v.d.);
- avaliar funções psíquicas;
- confeccionar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- mediar reuniões;
- avaliar aspectos afetivos, emocionais e sociais;
- criar métodos de trabalho;