CBO 2145-30 - Engenheiro químico (utilidades e meio ambiente) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos engenheiros químicos e afins
O profissional no cargo de Engenheiro químico (utilidades e meio ambiente) CBO 2145-30 Projeta e planeja sistemas e equipamentos para utilidades, preservação e sustentabilidade ambiental, usando várias disciplinas de engenharia Verifica a viabilidade técnica e econômica e supervisiona a implantação do projeto.
Prospecta novas tecnologias, realiza pesquisa para o desenvolvimento de processos e simuladores para a indústria de petróleo, de tintas, entre outras Participa de projetos de automação dos processos de geração e distribuição de vapor, águas industriais, entre outras utilidades Controla os processos químicos, físicos e biológicos, coletando e analisando amostras.
Analisa aspectos e impactos ambientais Coordena as atividades de trabalho e elabora documentação técnica Pode participar de perícias e prestar consultoria.
Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
CBO 2145-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de engenheiros químicos e afins que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Engenheiro químico (utilidades e meio ambiente), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Engenheiros químicos e afins CBO 2145-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2145-30
- Profissionais das ciências e das artes.
- Engenheiros químicos e afins.
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
O que faz um Engenheiro químico (utilidades e meio ambiente)
O Engenheiro químico (utilidades e meio ambiente) CBO 2145-30 monitora as utilidades industriais utilizadas nos processos químicos, físicos e biológicos, definindo materiais e equipamentos, parâmetros de controle de processos, procedimentos operacionais, entre outros, a fim de garantir que os sistemas estejam operando com eficiência e segurança Coleta e analisa amostras do sistema de utilidades e dos processos utilizados no controle e remediação de riscos ambientais, verificando os resultados e efetuando a análise estatística de dados, a fim de assegurar que os parâmetros de controle estejam de acordo com as especificações.
Verifica o funcionamento de equipamentos, válvulas, medidores, dispositivos de segurança entre outros, requisita manutenção, quando necessário.
Registra as ocorrências Desenvolve processos químicos de preservação ambiental, de controle de riscos ambientais e sistemas de utilidades, para indústria de alimentos, petróleo, química, celulose e papel, borrachas, entre outras, realizando pesquisas e estudos relacionados aos materiais e aos equipamentos.
Executa testes e ensaios de materiais e calcula o balanço de massa, de energia e a quantidade de movimento nas plantas industriais Desenvolve simuladores de processos, testando-os e validando-os.
Gerencia custos e indicadores de processos, modificando as variáveis, validando os processos e avaliando o custo-benefício.
Participa do desenvolvimento de automação de processos, prospectando soluções tecnológicas, selecionando fornecedores de equipamentos, instalações e insumos, alterando o fluxograma a fim de melhorar o desempenho Monitora a implantação de processos, sistemas e equipamentos na indústria química, bioquímica e outras.
Projeta sistemas e equipamentos, gerando projeto conceitual e projeto de engenharia básica.
Verifica a viabilidade técnica e econômica do projeto Detalha o projeto construtivo, consultando normas técnicas, de segurança e a legislação, dimensionando os equipamentos e sistemas Elabora cronograma físico e financeiro do projeto e supervisiona sua implantação.
Analisa aspectos e impactos ambientais para implantação sistemas de gestão ambiental, especificando e executando ações de controle, quantificando os impactos e implementando ações de controle ambiental e processos para recuperação e reutilização de rejeitos, inclusive com a implementação de tecnologias que geram diminuição de custos e redução do impacto ambiental em suas atividades Elabora planos ambientais de contingência e emergência Coordena equipe de trabalho, programando as atividades, estabelecendo metas e procedimentos, selecionando a equipe e delegando tarefas.
Coordena as atividades de desenvolvimento técnico da equipe, avaliando o desempenho individual e coletivo Assessora na elaboração de plano de carreira.
Divulga planos de metas e resultados, avaliando seu cumprimento Promove eventos e seminários técnicos Participa de perícias técnicas e auditoria.
Presta consultorias e assistência técnica e avalia relatórios Elabora documentação técnica, tais como: normas e laudos técnicos, relatórios e manuais, memórias técnicas e não conformidades Elabora mapas de riscos ambientais e de segurança, fichas de segurança de materiais e de produtos químicos e prepara documentação.
Submete pedido de patentes de produtos e processos Implementa segurança de processos e procedimentos de trabalho, classificando perigos e riscos de segurança, elaborando plano e procedimentos de segurança no trabalho, realizando inspeções periódicas e fiscalizando procedimentos e a utilização de equipamentos de segurança, para garantir a conformidade com regulamentos de segurança Diagnostica causas de acidentes de trabalho.
Verifica a observância de normas técnicas e de segurança, comunicando acidentes e incidentes, participando de treinamento de segurança no trabalho Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2145-30 deve implementar segurança de processos e procedimentos de trabalho, demonstrar competências pessoais, coordenar equipe e atividades de trabalho, controlar processos químicos, físicos e biológicos, desenvolver processos e sistemas, elaborar documentação técnica, projetar sistemas e equipamentos, implantar sistemas de gestão ambiental.
Condições de trabalho dessas profissões
Engenheiros químicos e afins atuam em um amplo campo de trabalho, em indústrias tradicionais como alimentos e bebidas e também em outros ramos, tais como a extração de minerais metálicos, petróleo e gás, refino de combustíveis, fabricação de produtos químicos e petroquímicos, indústria do açúcar e álcool. Trabalham em equipe, de forma cooperativa, podendo supervisioná-la ou serem supervisionados. São empregados, majoritariamente, em empresas privadas. Quando se vinculam a universidades e institutos de pesquisa geralmente exercem funções de professor ou pesquisador. Eventualmente, em algumas atividades que exercem podem estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2145-30
O exercício das ocupações requer formação superior em Engenharia química e afins ou Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, com registro no CREA. No mercado de trabalho, têm sido valorizados profissionais com pós-graduação e cursos de especialização.
Atividades exercidas por um Engenheiro químico (utilidades e meio ambiente) CBO 2145-30
Um Engenheiro químico (utilidades e meio ambiente) (ou sinônimo) deve diagnosticar causas de acidentes de trabalho, supervisionar implantação de projetos, quantificar impactos ambientais, validar processos, definir padrões e métodos analíticos, requisitar manutenção de equipamentos, demonstrar capacidade de raciocínio indutivo, simular processos, analisar amostras, modificar variáveis de processos, avaliar consultorias e assistências técnicas, gerar projetos de engenharia básica, padronizar documentos técnicos, desenvolver simuladores de processos, participar de perícias técnicas e auditorias, elaborar planos de segurança de trabalho, implementar processo de reutilização de rejeitos, prospectar soluções tecnológicas, fiscalizar procedimentos e utilização de equipamentos de segurança, demonstrar capacidade de raciocínio dedutivo, assessorar a elaboração de planos de carreiras, prestar consultorias e assistências técnicas, avaliar custo benefício de processos, verificar conformidade de resultados, demonstrar senso crítico, implantar ações de controle ambiental, pesquisar processos, materiais e equipamentos, demonstrar capacidade de negociação, promover eventos e seminários técnicos, selecionar fornecedores de equipamentos, instalações e insumos, selecionar equipe de trabalho, definir parâmetros de controle de processos, elaborar ficha de segurança de materiais e produtos químicos, especificar ações de controle ambiental, demonstrar capacidade de síntese, estabelecer metas de trabalho, trabalhar em equipe, realizar testes e/ou ensaios em plantas industriais e/ou residenciais, área automotiva, aeronáutica, etc, submeter pedido de patentes de produtos e processos, emitir normas técnicas, alterar fluxograma de processos, registrar memória técnica, calcular balanços de massa, energia e quantidade de movimento, elaborar planos ambientais de contigência e emergência, demonstrar atenção focada, gerenciar custos de processos, coletar amostras, gerar projeto conceitual, efetuar análise estatística de dados, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de persuasão, elaborar cronograma físico-financeiro de projetos, recuperar rejeitos e efluentes - sólidos, líquidos e gasosos, definir nível de estoque de materiais, realizar estudos de viabilidade técnico econômica do projeto, registrar ocorrências, realizar inspeções, avaliar desempenho individual e de equipe, definir materiais e equipamentos, redigir relatórios e manuais, demonstrar capacidade de raciocínio lógico e analítico, estabelecer procedimentos de segurança, coordenar qualificação técnica de equipe, participar do desenvolvimento de automação de processos, demonstrar acuidade sensorial, consultar normas técnicas, de segurança e legislação, emitir laudos e/ou pareceres técnicos, avaliar cumprimento de metas, programar atividades de trabalho, elaborar mapa de riscos ambientais e de segurança, definir procedimentos operacionais, analisar aspectos e impactos ambientais, definir sistema de amostragem, monitorar implantação de processos, sistemas e equipamentos, dimensionar equipamentos e sistemas, detalhar projeto construtivo, delegar tarefas, demonstrar capacidade de tomar decisões, avaliar relatórios, classificar perigos e riscos de segurança, verificar conformidade e funcionamento de equipamentos, divulgar planos, metas e resultados, realizar testes e ensaios de materiais, preparar documentação legal.