CBO 2011-05 - Bioengenheiro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da biotecnologia
O profissional no cargo de Bioengenheiro CBO 2011-05 Desenvolve equipamentos, dispositivos, produtos e processos aplicados à saúde e aos sistemas biológicos, utilizando conhecimentos e princípios de engenharia, biologia e biomecânica, dentre outros Testa protótipos, produz e identifica compostos biológicos e adapta equipamentos e dispositivos para uso em bioengenharia.
Efetua o nível mais complexo de manutenção de equipamentos e dispositivos - quinto nível Elabora projetos de pesquisa em bioengenharia para o desenvolvimento de biomateriais e equipamentos Divulga informações, redigindo e submetendo textos à publicação, emitindo laudos e relatórios.
Pode proferir palestras, ministrar aulas, e orientar estudantes e profissionais de bioengenharia Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
CBO 2011-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da biotecnologia que pertence ao grupo dos pesquisadores e profissionais policientíficos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Bioengenheiro, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da biotecnologia CBO 2011-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2011-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da biotecnologia.
- Pesquisadores e profissionais policientíficos.
O que faz um Bioengenheiro
O Bioengenheiro CBO 2011-05 desenvolve equipamentos, dispositivos, produtos e processos aplicados à saúde e aos sistemas biológicos, como, por exemplo, instrumental cirúrgico, estimuladores de uso médico, máquinas de circulação extracorpórea, órteses e próteses, biomateriais, entre outros Testa os protótipos, produz e identifica compostos biológicos, extraindo-os, purificando-os e adaptando equipamentos e dispositivos para uso em bioengenharia.
Efetua a manutenção de equipamentos e dispositivos em quinto nível, em hospitais ou em indústrias que desenvolvem tecnologia e serviços nas áreas da medicina de precisão, diagnóstico e imagens, entre outras áreas.
Cultiva organismos e suas partes, utilizando técnicas de reprodução e multiplicação de organismos, considerando princípios éticos, morais e de meio ambiente, com a finalidade de melhorar os recursos de amparo à saúde das pessoas Pode modelar biomoléculas e ampliar a escala de produção.
Elabora projetos de pesquisa em bioengenharia, diagnosticando problemas, levantando hipóteses, definindo objetivos, métodos de pesquisa e equipe técnica, visando ao desenvolvimento de novos materiais e equipamentos, à melhoria de produtos, à manutenção, ao aumento ou à recuperação da mobilidade de pessoas com deficiência ou limitações físicas, entre outras aplicações Avalia o custo-benefício do desenvolvimento da pesquisa.
Divulga informações, redigindo e submetendo textos à publicação, emitindo laudos e relatórios, apresentando trabalhos em eventos técnico-científicos, proferindo palestras.
Ministra aulas e organiza cursos e eventos, orientando estudantes, estagiários e profissionais de bioengenharia e equipes de trabalho Pode atuar em centros de pesquisa, em áreas de processamento de sinais e imagens médicas, instrumentação científica e informática médica e outras.
Cumpre as normas técnicas e de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e de segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental.
Inspeciona o uso de equipamento de segurança.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2011-05 deve aplicar técnicas de reprodução e multiplicação de organismos, produzir compostos biológicos, desenvolver equipamentos, dispositivos e processos de uso biológico, elaborar projetos de pesquisa em biotecnologia e bioengenharia, demonstrar competências pessoais, comunicar - se, divulgar informações.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da biotecnologia o trabalho é exercido em ambientes fechados e controlados de laboratórios de serviços e pesquisa na área de saúde e em complexos hospitalares de excelência, na fabricação de equipamentos e instrumentos, de produtos químicos e biotecnológicos, produtos agrícolas e de pecuária e serviços relacionados. O trabalhador está sujeito a ruídos, a baixas temperaturas, a riscos biológicos e de manipulação de substâncias tóxicas e a radiações. As atividades são supervisionadas ocasionalmente. Os profissionais trabalham, majoritariamente, na condição de trabalho assalariado. O horário de trabalho é diurno e, eventualmente, há plantões em turno, no caso de laboratórios pesquisa.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2011-05
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação universitária, geralmente pós-graduadas, após três ou quatro anos de exercício profissional, sob supervisão ocasional de profissional experimentado nas áreas de bioengenharia, biotecnologia e genética. Por tratar-se de área multidisciplinar, as formações que dão acesso à profissão são variadas, tais como ramos de engenharia que atuam na fabricação de equipamentos e na produção de materiais, biologia, medicina, bioquímica, agronomia, veterinária, zootecnia, dentre outras.
Atividades exercidas por um Bioengenheiro CBO 2011-05
Um Bioengenheiro (ou sinônimo) deve demonstrar criatividade, testar protótipos, avaliar custo-benefício do desenvolvimento de pesquisa, diagnosticar problemas, levantar hipóteses, demonstrar capacidade de organização, demonstrar senso crítico, dar manutenção em equipamentos e dispositivos em quinto nível- *, demonstrar capacidade de ordenação de informação, modelar biomoléculas, demonstrar capacidade de compreensão oral, definir objetivos, demonstrar capacidade de compreensão escrita, tomar iniciativa, redigir textos e relatórios, desenvolver biomateriais, ministrar aulas, purificar compostos, orientar estudantes, estagiários e profissionais de biotecnologia e bioengenharia, organizar cursos, apresentar trabalhos em eventos técnico-científicos, emitir laudos, determinar atividade biológica e química de compostos, ampliar escala de produção, trabalhar em equipe, submeter textos a publicação, demonstrar senso de responsabilidade, extrair compostos, definir métodos de pesquisa, determinar aplicabilidade de compostos, dimensionar protótipos, definir equipe técnica, adaptar equipamentos e dispositivos, requerer registro de patentes, identificar compostos, desenvolver kits de diagnóstico, organizar eventos técnico-científicos, demonstrar perseverança, demonstrar capacidade de expressão escrita, proferir palestras, cultivar organismos ou suas partes.