CBO 1423-05 - Gerente comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Gerente comercial CBO 1423-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comercialização de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano estratégico de negócios.

Define metas de negócios Elabora e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de atividades comerciais, considerando indicadores referentes a previsão e processo de vendas, de pesquisa de mercado e clientes, de produtividade, competitividade e qualidade.

Aplica métricas de comercialização, técnicas de comunicação, elabora documentos Promove e coordena a realização de pesquisas de demandas e de mercado Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal do processo Atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

CBO 1423-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-05

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente comercial

O Gerente comercial CBO 1423-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comercialização de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano estratégico de negócios.

Atua em conjunto com equipes de marketing, vendas e pós-venda, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.

Elabora plano estratégico de negócios, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de comercialização e comunicação, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de comercialização, definindo ações para promoção da imagem institucional, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.

Gerencia o desenvolvimento do processo de comercialização, considerando implementação de serviços de atendimento ao cliente, eventos de negócios e campanhas publicitárias e de vendas, negociação com clientes, programas e ações de fidelização de clientes, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de negócios, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos comerciais, a participação da empresa e de produtos no mercado, o relacionamento com clientes internos e externos, o nível de competitividade, a produtividade e qualidade do processo de comercialização.

Verifica os resultados e metas das equipes de marketing e de vendas.

Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.

Administra força de trabalho da gerência comercial, dimensionando equipe, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal.

Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos.

Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.

Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas da área comercial Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros.

Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de comercialização e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-05 deve coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros, demonstrar competências pessoais, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, gerenciar recursos humanos.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-05

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gerente comercial CBO 1423-05

Um Gerente comercial (ou sinônimo) deve atender a auditoria interna e externa, avaliar desempenho, demonstrar capacidade de flexibilidade, negociar com clientes, demonstrar capacidade de negociação, estabelecer metas e indicadores de desempenho, elaborar orçamentos, planejar racionalização do uso de recursos, cobrar resultados da equipe, demonstrar criatividade, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, autorizar pagamentos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, criar programas e ações de fidelização de clientes, monitorar contratos, realizar campanhas de vendas, definir perfis profissionais, captar recursos, revisar planos, demonstrar capacidade de empatia, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, demonstrar visão sistêmica, gerir nível de satisfação do cliente, negociar condições e prioridades de projetos, acompanhar atuação da concorrência, estabelecer política comercial, identificar necessidade de recursos, administrar orçamentos, implementar campanhas institucionais e publicitárias, realizar ações para ampliação de participação no mercado, demonstrar capacidade de síntese, formular plano de incentivos, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, demonstrar capacidade de organização, monitorar a execução de serviços de terceiros, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, gerenciar remanejamentos, demonstrar capacidade de escuta, analisar tendências do mercado, delegar atribuições, coordenar serviços de atendimento a clientes, demonstrar capacidade de abstração, implementar serviços de atendimento a clientes, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, avaliar nível de satisfação da equipe, contratar serviços de terceiros, representar empresa e/ou organização publicamente, elaborar relatórios, listar atividades de cargos / funções, detectar necessidades de capacitação profissional, entrevistar candidatos, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, monitorar metas e indicadores de desempenho, otimizar custos e recursos, demonstrar habilidades comunicativas, dimensionar equipe, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, planejar campanhas publicitárias, demonstrar capacidade de liderança, gerir lucratividade, examinar currículos, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, pesquisar mercado, identificar necessidade de contratação de pessoal, gerenciar equipes, demonstrar capacidade de tomar decisões.

Cargos e salários CBO 1423-05 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

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