CBO 1414-15 - Gerente de loja e supermercado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
O profissional no cargo de Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais de lojas varejistas e supermercados de pequeno, médio e grande portes, atuando em pequenas, médias e grandes redes, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações da loja ou supermercado Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1414-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de loja e supermercado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes.
- Gerentes de produção e operações.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
O que faz um Gerente de loja e supermercado
O Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas varejistas e supermercados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira de loja e supermercado, controlando custos e potencializando os lucros.
Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial da loja ou supermercado, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria.
Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.
Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a loja ou supermercado.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja varejista ou do supermercado.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1414-15 deve planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atender aos clientes, demonstrar competências pessoais, assessorar diretoria e setores da empresa, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, estruturar equipes de trabalho, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, gerir recursos materiais e financeiros, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-15
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15
Um Gerente de loja e supermercado (ou sinônimo) deve cobrar resultados, participar de reuniões, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, instruir subordinados, coordenar inventário de mercadorias para balanço, transferir numerário para o banco, elaborar plano de investimentos, buscar atualização profissional, expressar-se gestualmente, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, estimular a motivação das equipes, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, opinar sobre condições e prioridades de projetos, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, sugerir investimentos, colaborar na definição de epi e epc, preparar relatórios para a diretoria, recepcionar mercadorias, identificar necessidade de contratação de pessoal, revisar manuais de procedimentos, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, medir resultados de treinamento, implementar reciclagem de funcionários, qualificar fornecedores, informar funcionários sobre seus desempenhos, providenciar integração de funcionários, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, inspecionar as condições das mercadorias expostas, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, recomendar promoção de funcionários, delegar atribuições, remanejar leiaute, autorizar pagamentos e recebimentos, examinar currículos, acompanhar a execução orçamentária, operar equipamentos de informática, acompanhar rotinas adminstrativas, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, controlar o cumprimento de normas, analisar tendências do mercado, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, gerir compras, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, manter apresentação pessoal, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, promover programas prevencionistas, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, zelar pela organização do local de trabalho, gerenciar contratos de serviços, elaborar normas e instruções, exercer liderança, avaliar desempenho, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, apreciar inovações organizacionais, supervisionar os serviços de reparação e consertos, providenciar contratação e desligamento de funcionários, exercitar a autonomia, administrar remanejamentos, propor compra de novos itens, liberar mercadorias para entrega, mediar relação entre funcionário e empresa, realizar reuniões com a equipe, estabelecer escala de férias e de folgas, captar recursos, resolver reclamações de clientes, determinar perfis profissionais, planejar racionalização do uso de recursos, cooperar na definição de projetos, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, gerir estoques, agir com dinamismo, administrar conflitos entre funcionários, sugerir inovações, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, administrar horas trabalhadas, horas extras, acompanhar auditoria interna e externa, formular incentivos de produtividade, monitorar o andamento de projetos, contratar serviços, prover ações de preservação ambiental, sugerir melhoria em mercadorias, representar a empresa, demonstrar motivação, argumentar com convicção - persuasão, atender agentes de fiscalização, otimizar o espaço físico da loja - modulação, fazer orçamentos, entrevistar candidatos, averiguar comportamento dos concorrentes, divulgar mercadorias e serviços, pesquisar a satisfação dos clientes, redigir comunicados e normas, negociar preços e condições de pagamento, avaliar nível de satisfação das equipes, orientar clientes, definir perfil do consumidor final, expressar-se oralmente, designar equipe para projeto, implantar técnicas de vendas, planejar compras e locações, definir estratégias de terceirização, evidenciar equilíbrio emocional, gerir custos.