Profissões relacionadas:
O que faz um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) CBO 2617-15
O Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) realiza a locução em programas e noticiários em rádio, televisão e mídias alternativas, animando o programa, interagindo com tecnologias digitais e cenários convencionais e virtuais, operando equipamentos (mesa de som e outros) Analisa o roteiro de apresentação, lendo o texto no ar, interpretando o conteúdo apresentado, chamando reportagens, noticiando fatos e fazendo enquetes Narra a transmissão de eventos esportivos, políticos, econômicos, corporativos, entre outros, ajustando a narração ao evento, descrevendo-o, construindo a cena, analisando fatos e notícias, reproduzindo fatos ocorridos durante o evento, administrando chamadas e inserções comerciais.
Prepara conteúdo para apresentação, checando as informações, selecionando o material Ensaia a apresentação, fazendo aquecimento vocal e exercícios de dicção, passando o texto Colabora na edição de material gravado Anuncia produtos e serviços, programação, chamadas, promoções e serviços de utilidade pública (hora, tempo, condições do trânsito e das estradas).
Faz a locução de peças publicitárias, lendo os comerciais no ar ou gravando-os em estúdio Anuncia músicas e eventos ao vivo, relatando o que foi apresentado Grava voz para mídias, fazendo a locução de conteúdo para programas digitais, para produtos digitais (games, gps, aplicativos etc.
), para sistemas digitais, como unidades de respostas audíveis (uras), audiodescrição, animações e documentários Grava voz padrão para emissoras, voz para peças publicitárias e institucionais e para divulgação in loco de empresas comerciais, como lojas e supermercados (conteúdo indoor) Entrevista pessoas, elaborando o roteiro da entrevista, formulando perguntas, adequando o tempo da entrevista, interagindo com o entrevistado, provocando-o, envolvendo-o, interrompendo-o, rebatendo opiniões se necessário Sugere nomes para futuras entrevistas.
Apresenta eventos, posicionando os participantes do evento, seguindo o roteiro, apresentando os participantes do evento e administrando o tempo Mantém-se atualizado quanto às tecnologias utilizadas na produção de mídias audiovisuais e canais de veiculação Pode especializar-se em uma área da locução Pode fazer locução artística Pode supervisionar equipes de trabalho.
Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- apresentar programas e noticiários;
- demonstrar competências pessoais;
- gravar voz para mídias;
- entrevistar pessoas;
- anunciar produtos e serviços;
- narrar transmissão de eventos;
- preparar conteúdo para apresentação;
- apresentar eventos;
- ensaiar a apresentação;
- interpretar o conteúdo da apresentação;
- demonstrar capacidade de emocionar o público;
- anunciar/desanunciar músicas;
- instruir o entrevistado;
- sugerir nomes para entrevistas;
- mediar debates;
- ver mais...
Salário de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) CBO 2617-15 - Série histórica
Quanto ganha um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) por região do Brasil
Cidade | Jornada | Média Salarial | ||||
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 2.958,25 | ||||
São Paulo, SP | 39 | 2.894,07 | ||||
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a nossa Pesquisa Salarial. |
Tabela salarial para Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 2.004 | 24.045 | 501 | 10,65 | |
Média Salarial | 2.060 | 24.720 | 515 | 10,95 | |
1º Quartil | 1.499 | 17.991 | 375 | 7,97 | |
Salário Mediana | 1.738 | 20.856 | 435 | 9,24 | |
3º Quartil | 2.988 | 35.857 | 747 | 15,89 | |
Teto Salarial | 3.619 | 43.431 | 905 | 19,24 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) é um cargo que está em alta no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Agosto de 2023 e Julho de 2024, tivemos um aumento de 1.63% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) CBO 2617-15 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.
Quanto ganha um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) por estado
UF | Jornada | Média Salarial | ||||
---|---|---|---|---|---|---|
42 | 2.270,94 | |||||
36 | 2.509,88 | |||||
38 | 2.012,17 | |||||
32 | 2.055,97 | |||||
34 | 1.914,61 | |||||
34 | 2.090,54 | |||||
43 | 1.921,82 | |||||
41 | 1.732,69 | |||||
42 | 1.734,48 | |||||
36 | 1.825,75 | |||||
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada um dos estados da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outros estados além desses utilize a Busca Salarial. |
Tipos de empresas que mais contratam
Quanto ganha um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 4.282 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) CBO 2617-15 em regime integral de trabalho.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
2.217 | 44 | 220 | 1.974,77 | 8,98 |
845 | 30 | 150 | 2.179,45 | 14,53 |
221 | 36 | 180 | 2.470,93 | 13,73 |
147 | 40 | 200 | 1.920,89 | 9,60 |
84 | 24 | 120 | 2.181,86 | 18,18 |
83 | 25 | 125 | 2.319,01 | 18,55 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários por nível profissional e porte da empresa
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 2.055,67 | 2.217,98 | 2.503,67 |
Pequenas | 2.151,22 | 2.313,53 | 2.599,22 |
Médias | 2.174,48 | 2.336,79 | 2.622,48 |
Grandes Empresas | 2.907,41 | 3.069,72 | 3.355,41 |
|
Gráficos de pesquisa
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)
- Salário Base: R$ 2.060,01
- Salário-educação (3%): R$ 61,80
- Sistema S (2%): R$ 41,20
- INSS Patronal (20%): R$ 412,00
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 20,60
- FGTS (8%): R$ 164,80
- Férias 1/12: R$ 171,67
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 412,00
- Periculosidade (30%): R$ 618,00
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 57,22
- 13º Salário: R$ 171,67
- FGTS sobre Férias: R$ 13,73
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 4,58
- FGTS sobre 13º: R$ 13,73
- Aviso Prévio: R$ 171,67
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 13,73
- Multa Rescisória FGTS: R$ 171,67
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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