Profissões relacionadas:
O que faz um Crítico Textual
Profissionais no cargo de Crítico Textual traduzem, na forma escrita e/ou oral, textos e imagens de qualquer natureza, de um idioma para outro, considerando as variáveis culturais, bem como os aspectos terminológicos e estilísticos, tendo em vista um público-alvo específico. Interpretam oralmente e/ou na língua de sinais, de forma simultânea ou consecutiva, de um idioma para outro, discursos, debates, textos, formas de comunicação eletrônica, respeitando o respectivo contexto e as características culturais das partes. Tratam das características e do desenvolvimento de uma cultura, representados por sua linguagem, fazem a crítica dos textos. Prestam assessoria a clientes.
Condições de trabalho
Filólogos,tradutores ,intérpretes e afins trabalham em serviços especializados de eventos, congressos e seminários, de atividades empresariais variadas, da administração pública, em empresas, universidades, fundações, produtoras e outras instituições, de caráter público ou privado. A maioria dos tradutores, intérpretes e audiodescritores trabalham como autônomos, seja de forma individual ou em grupos, por projetos, podendo desenvolver suas atividades também à distância. Os filólogos trabalham de forma individual, predominantemente como empregados. Os profissionais podem trabalhar em horários irregulares e, em algumas atividades, estar sujeitos a permanências prolongadas em posições desconfortáveis, a ruídos intensos, bem como a trabalhos sob pressão de prazos.
Exigências do mercado de trabalho para Crítico Textual
As ocupações da família requerem formações diferenciadas: o superior completo para filólogos, linguistas e audiodescritores o ensino médio ou o diploma de técnico para tradutores e intérpretes. O desenvolvimento pleno das atividades demanda experiência superior a cinco anos, exeto para os audiodescritores onde a experiencia varia de um a dois anos.
Funções do cargo de Crítico Textual
- descrever o tipo de material do documento e/ou obra;
- comparar tradução com original;
- utilizar técnicas de orientação e mobilidade;
- descodificar novas expressões linguísticas;
- revisar textos e documentos;
- comparar textos de épocas diferentes;
- fazer resenhas;
- coordenar equipes de trabalho;
- realizar crítica histórico-literária;
- consultar dicionários, outras fontes escritas e orais e meios eletrônicos;
- demonstrar capacidade de improvisar;
- inventariar textos existentes;
- demonstrar acuidade auditiva;
- demonstrar pró-atividade;
- realizar estudos sobre a história das línguas;
- descrever estrutura interna das línguas;
- ver mais...
Quanto ganha um Crítico Textual
De acordo com levantamento do Portal Salário junto ao CAGED, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Crítico Textual CBO 261405 no período de .
Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Crítico Textual.
Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.
