CBO 9513-10 - Mantenedor de sistemas eletroeletrônicos de segurança - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instaladores e mantenedores de sistemas eletroeletrônicos de segurança

O profissional no cargo de Mantenedor de sistemas eletroeletrônicos de segurança CBO 9513-10 realiza serviços de manutenção de sistemas eletroeletrônicos de segurança – tais como sistemas de alarme, de incêndio, de circuito fechado de televisão (CFTV), de controle de acesso e portaria virtual, para manter ou restituir a integridade operacional dos sistemas Planeja os serviços, interpretando ordens de serviço.

Mantém-se atualizado sobre novos produtos e desenvolvimentos na área Elabora documentação técnica relacionada aos serviços Realiza a manutenção básica dos recursos de trabalho.

Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 9513-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de instaladores e mantenedores de sistemas eletroeletrônicos de segurança que pertence ao grupo dos polimantenedores, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Mantenedor de sistemas eletroeletrônicos de segurança, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instaladores e mantenedores de sistemas eletroeletrônicos de segurança CBO 9513-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9513-10

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Instaladores e mantenedores de sistemas eletroeletrônicos de segurança.
      • Polimantenedores.

O que faz um Mantenedor de sistemas eletroeletrônicos de segurança

O Mantenedor de sistemas eletroeletrônicos de segurança CBO 9513-10 planeja os serviços de manutenção de sistemas eletroeletrônicos de segurança, interpretando ordens de serviço, desenhos técnicos e cronogramas físicos do projeto Seleciona materiais e equipamentos de acordo com os requisitos técnicos dos serviços.

Analisa as condições do ambiente onde se encontra a instalação na qual serão realizados os serviços, considerando adversidades e inadequações do local.

Interpreta normas técnicas relacionadas às instalações de sistemas eletroeletrônicos de segurança em que são realizados os serviços Realiza manutenções corretiva e preventiva dos sistemas eletroeletrônicos de segurança, cumprindo cronogramas de manutenção preventiva, vistoriando as instalações físicas e protegendo os equipamentos das intempéries ambientais.

Confere parâmetros elétricos da instalação, tais como tensão, corrente e impedâncias Testa o funcionamento e a carga de equipamentos de energia alternativa.

Realiza simulações de funcionamento de sensores e periféricos.

Identifica defeitos e suas causas, utilizando ferramentas e instrumentos de medidas elétricas e eletrônicas e aplicando técnicas e métodos específicos Corrige os defeitos dos equipamentos e/ou da instalação, trocando ou substituindo componentes, realizando ajustes nos cabos ou nas conexões e executando outros procedimentos, para restabelecer as condições normais de operação de equipamentos e instalação.

Libera o sistema de segurança para operação após a manutenção.

Ativa sistemas eletroeletrônicos de segurança, energizando os sistemas e ajustando seus equipamentos periféricos e a central de controle Programa sistemas de alarme, de incêndio, de circuito fechado de televisão (CFTV), de controle de acesso, de rastreamento, entre outros Configura painel de alarme, tendo em vista a ativação dos sistemas eletroeletrônicos de segurança.

Realiza testes de funcionamento dos sistemas, utilizando ferramentas, instrumentos e procedimentos de teste, para possibilitar a identificação e a correção de anormalidades ou atestar a conformidade operacional dos sistemas Inspeciona instalações dos sistemas eletroeletrônicos de segurança, verificando visualmente a integridade das instalações e realizando medições de continuidade de cabos e de tensões de alimentação dos circuitos, usando instrumentos de medidas elétricas Ajusta parâmetros elétricos de equipamentos, tais como tensão elétrica e polaridade.

Analisa “status” ou condições momentâneas do sistema de segurança, em função dos eventos de alarmes recebidos Mantém-se atualizado sobre novos produtos e desenvolvimentos na área de segurança eletrônica, buscando informações com fornecedores, assistindo a programas de treinamento e participando de eventos de divulgação tecnológica.

Acompanha o processo de inovação por meio de publicações técnicas especializadas, em diversos tipos de mídias Elabora documentação técnica, emitindo laudos técnicos, abrindo ordens de serviço e aplicando lista de verificação (“checklist”) em troca de plantão Gera relatórios operacionais.

Elabora registros de serviços realizados e de ocorrências, tais como falhas e acidentes Preenche formulários de histórico de manutenção Salva – em arquivos eletrônicos – imagens recebidas dos sistemas de segurança.

Solicita peças e materiais para reposição de estoques, preenchendo formulários de requisição Realiza a manutenção básica de equipamentos, ferramentas e instrumentos utilizados nos trabalhos - conservando-os e executando pequenos reparos – e solicita sua manutenção corretiva ou substituição, quando necessário Conserva o local de trabalho limpo e organizado.

Mantém acondicionados e em boas condições de uso os materiais e os recursos de trabalho Protege o meio ambiente contra soluções tóxicas de baterias Trabalha com segurança, obedecendo a normas de higiene e segurança no trabalho, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) Previne-se em relação aos agentes tóxicos, gases e energia.

Funções do cargo

O funcionário CBO 9513-10 deve demonstrar competências pessoais, planejar serviços de instalação e manutenção de sistemas eletroeletrônicos de segurança, ativar sistemas eletroeletrônicos de segurança, elaborar documentos, realizar manutenções corretiva e preventiva dos sistemas eletroeletrônicos de segurança, instalar sistemas eletroeletrônicos de segurança, inspecionar instalações dos sistemas eletroeletrônicos de segurança.

Condições de trabalho dessas profissões

Instaladores e mantenedores de sistemas eletroeletrônicos de segurança os instaladores de sistemas trabalham como empregados com carteira assinada, com supervisão permanente de profissionais de nível técnico. Os mantenedores de sistemas são autônomos e trabalham por conta própria, com supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Os monitores são empregados com carteira assinada e trabalham com supervisão ocasional. Todos estão organizados em equipe e atuam em locais fechados, com exceção dos monitores externos que exercem suas funções em ambiente a céu aberto e em veículos. Os instaladores trabalham no período diurno, os mantenedores em horários irregulares, já os monitores trabalham em rodízio de turnos. Trabalham em grandes alturas ou em locais subterrâneos, sob pressão, levando à situação de stress constante, permanecem em posições desconfortáveis e expostos a áreas insalubres.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9513-10

Para o exercício da ocupação de instalador de sistemas eletroeletrônicos de segurança requer-se ensino fundamental concluído e curso profissionalizante com aproximadamente duzentas horas-aula. Já os mantenedores desses sistemas devem ter ensino médio concluído e curso técnico em eletricidade e eletrônica. Para essas duas ocupações, o pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. Ao monitor de sistemas eletrônicos de segurança externo é exigido o ensino fundamental completo para o monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno, requer-se ensino médio completo. Nenhuma experiência profissional é exigida para essas duas ocupações.

Atividades exercidas por um Mantenedor de sistemas eletroeletrônicos de segurança CBO 9513-10

Um Mantenedor de sistemas eletroeletrônicos de segurança (ou sinônimo) deve realizar simulações de funcionamento de sensores e periféricos, verificar visualmente a integridade das instalações dos sistemas eletroeletrônicos de segurança, registrar na ordem de serviços os serviços realizados, demonstrar autocontrole, corrigir anormalidades, registrar ocorrências - falhas, acidentes etc., medir tensões de alimentação dos circuitos, preencher requisições de materiais, interpretar desenhos técnicos, demonstrar iniciativa, demonstrar capacidade de observação, ajustar equipamentos periféricos dos sistemas, emitir laudos técnicos, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, ajustar parâmetros lógicos - protocolo, interfaces de equipamentos, distinguir cores, ajustar parâmetros elétricos - tensão, polaridade, etc de equipamentos, configurar painel de alarme, demonstrar confiabilidade, corrigir defeitos dos equipamentos e ou instalações dos sistemas eletroeletrônicos de segurança, identificar defeitos e causas, interpretar ordens de serviço, interpretar cronogramas físicos do projeto, demonstrar diligência, demonstrar capacidade de comunicação verbal, cumprir cronogramas de manutenção preventiva, demonstrar perspicácia, programar sistemas de alarme, incêndio, cftv, controle de acesso, rastreamento, ajustar central de controle, testar o funcionamento em equipamentos de energia alternativa, liberar sistemas para operação após manutenção, interpretar normas técnicas para instalações dos sistemas eletroeletrônicos de segurança, substituir componentes dos sistemas, demonstrar atenção, demonstrar destreza, realizar testes de funcionamento dos sistemas, medir a continuidade de cabos, trabalhar em equipe, vistoriar as instalações físicas, proteger equipamentos das intempéries ambientais, energizar os sistemas eletroeletrônicos de segurança, conferir parâmetros - tensão, corrente, etc elétricos, selecionar materiais e equipamentos, preencher históricos de manutenção.

Cargos e salários CBO 9513-10 - Instaladores e mantenedores de sistemas eletroeletrônicos de segurança

Salário Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança

Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança: Brasil

  • 5.587
  • Brasil
  • 1.782 - 2.952
  • 42h
O profissional no cargo de Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança CBO 9513-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.782 e 2.952 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 5.587 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9513-10.
Salário Rastreador de Satélite

Rastreador de Satélite: Brasil

  • 5.587
  • Brasil
  • 1.782 - 2.952
  • 42h
O profissional no cargo de Rastreador de Satélite CBO 9513-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.782 e 2.952 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 5.587 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9513-10.
Salário Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança São Paulo

Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança: São Paulo, SP

  • 789
  • São Paulo, SP
  • 1.963 - 3.115
  • 42h
O profissional no cargo de Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança CBO 9513-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.963 e 3.115 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 789 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9513-10.
Salário Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança Porto Alegre

Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança: Porto Alegre, RS

  • 210
  • Porto Alegre, RS
  • 1.845 - 2.556
  • 43h
O profissional no cargo de Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança CBO 9513-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.845 e 2.556 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 210 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9513-10.
Salário Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança Rio de Janeiro

Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança: Rio de Janeiro, RJ

  • 101
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 1.842 - 2.883
  • 42h
O profissional no cargo de Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança CBO 9513-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.842 e 2.883 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 101 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9513-10.
Salário Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança Curitiba

Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança: Curitiba, PR

  • 320
  • Curitiba, PR
  • 1.743 - 2.394
  • 43h
O profissional no cargo de Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança CBO 9513-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.743 e 2.394 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 320 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9513-10.
Salário Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança

Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança: São Paulo

  • 2.016
  • São Paulo
  • 1.937 - 2.997
  • 43h
O profissional no cargo de Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança CBO 9513-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.937 e 2.997 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.016 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9513-10.
Salário Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança São Luís

Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança: São Luís, MA

  • 24
  • São Luís, MA
  • 1.412 - 1.797
  • 41h
O profissional no cargo de Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança CBO 9513-10 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 1.412 e 1.797 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 24 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9513-10.
Salário Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança Florianópolis

Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança: Florianópolis, SC

  • 2
  • Florianópolis, SC
  • 2.529 - 0
  • 44h
O profissional no cargo de Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança CBO 9513-10 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 2.529 e 0 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9513-10.
Salário Rastreador de Satélite São Paulo

Rastreador de Satélite: São Paulo, SP

  • 789
  • São Paulo, SP
  • 1.963 - 3.115
  • 42h
O profissional no cargo de Rastreador de Satélite CBO 9513-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.963 e 3.115 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 789 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9513-10.
Salário Rastreador de Satélite Porto Alegre

Rastreador de Satélite: Porto Alegre, RS

  • 210
  • Porto Alegre, RS
  • 1.845 - 2.556
  • 43h
O profissional no cargo de Rastreador de Satélite CBO 9513-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.845 e 2.556 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 210 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9513-10.
Salário Rastreador de Satélite Rio de Janeiro

Rastreador de Satélite: Rio de Janeiro, RJ

  • 101
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 1.842 - 2.883
  • 42h
O profissional no cargo de Rastreador de Satélite CBO 9513-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.842 e 2.883 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 101 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9513-10.