CBO 9513-10 - Mantenedor de sistemas eletroeletrônicos de segurança - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instaladores e mantenedores de sistemas eletroeletrônicos de segurança
O profissional no cargo de Mantenedor de sistemas eletroeletrônicos de segurança CBO 9513-10 realiza serviços de manutenção de sistemas eletroeletrônicos de segurança – tais como sistemas de alarme, de incêndio, de circuito fechado de televisão (CFTV), de controle de acesso e portaria virtual, para manter ou restituir a integridade operacional dos sistemas Planeja os serviços, interpretando ordens de serviço.
Mantém-se atualizado sobre novos produtos e desenvolvimentos na área Elabora documentação técnica relacionada aos serviços Realiza a manutenção básica dos recursos de trabalho.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 9513-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de instaladores e mantenedores de sistemas eletroeletrônicos de segurança que pertence ao grupo dos polimantenedores, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Mantenedor de sistemas eletroeletrônicos de segurança, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instaladores e mantenedores de sistemas eletroeletrônicos de segurança CBO 9513-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9513-10
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Instaladores e mantenedores de sistemas eletroeletrônicos de segurança.
- Polimantenedores.
O que faz um Mantenedor de sistemas eletroeletrônicos de segurança
O Mantenedor de sistemas eletroeletrônicos de segurança CBO 9513-10 planeja os serviços de manutenção de sistemas eletroeletrônicos de segurança, interpretando ordens de serviço, desenhos técnicos e cronogramas físicos do projeto Seleciona materiais e equipamentos de acordo com os requisitos técnicos dos serviços.
Analisa as condições do ambiente onde se encontra a instalação na qual serão realizados os serviços, considerando adversidades e inadequações do local.
Interpreta normas técnicas relacionadas às instalações de sistemas eletroeletrônicos de segurança em que são realizados os serviços Realiza manutenções corretiva e preventiva dos sistemas eletroeletrônicos de segurança, cumprindo cronogramas de manutenção preventiva, vistoriando as instalações físicas e protegendo os equipamentos das intempéries ambientais.
Confere parâmetros elétricos da instalação, tais como tensão, corrente e impedâncias Testa o funcionamento e a carga de equipamentos de energia alternativa.
Realiza simulações de funcionamento de sensores e periféricos.
Identifica defeitos e suas causas, utilizando ferramentas e instrumentos de medidas elétricas e eletrônicas e aplicando técnicas e métodos específicos Corrige os defeitos dos equipamentos e/ou da instalação, trocando ou substituindo componentes, realizando ajustes nos cabos ou nas conexões e executando outros procedimentos, para restabelecer as condições normais de operação de equipamentos e instalação.
Libera o sistema de segurança para operação após a manutenção.
Ativa sistemas eletroeletrônicos de segurança, energizando os sistemas e ajustando seus equipamentos periféricos e a central de controle Programa sistemas de alarme, de incêndio, de circuito fechado de televisão (CFTV), de controle de acesso, de rastreamento, entre outros Configura painel de alarme, tendo em vista a ativação dos sistemas eletroeletrônicos de segurança.
Realiza testes de funcionamento dos sistemas, utilizando ferramentas, instrumentos e procedimentos de teste, para possibilitar a identificação e a correção de anormalidades ou atestar a conformidade operacional dos sistemas Inspeciona instalações dos sistemas eletroeletrônicos de segurança, verificando visualmente a integridade das instalações e realizando medições de continuidade de cabos e de tensões de alimentação dos circuitos, usando instrumentos de medidas elétricas Ajusta parâmetros elétricos de equipamentos, tais como tensão elétrica e polaridade.
Analisa “status” ou condições momentâneas do sistema de segurança, em função dos eventos de alarmes recebidos Mantém-se atualizado sobre novos produtos e desenvolvimentos na área de segurança eletrônica, buscando informações com fornecedores, assistindo a programas de treinamento e participando de eventos de divulgação tecnológica.
Acompanha o processo de inovação por meio de publicações técnicas especializadas, em diversos tipos de mídias Elabora documentação técnica, emitindo laudos técnicos, abrindo ordens de serviço e aplicando lista de verificação (“checklist”) em troca de plantão Gera relatórios operacionais.
Elabora registros de serviços realizados e de ocorrências, tais como falhas e acidentes Preenche formulários de histórico de manutenção Salva – em arquivos eletrônicos – imagens recebidas dos sistemas de segurança.
Solicita peças e materiais para reposição de estoques, preenchendo formulários de requisição Realiza a manutenção básica de equipamentos, ferramentas e instrumentos utilizados nos trabalhos - conservando-os e executando pequenos reparos – e solicita sua manutenção corretiva ou substituição, quando necessário Conserva o local de trabalho limpo e organizado.
Mantém acondicionados e em boas condições de uso os materiais e os recursos de trabalho Protege o meio ambiente contra soluções tóxicas de baterias Trabalha com segurança, obedecendo a normas de higiene e segurança no trabalho, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) Previne-se em relação aos agentes tóxicos, gases e energia.
Funções do cargo
O funcionário CBO 9513-10 deve demonstrar competências pessoais, ativar sistemas eletroeletrônicos de segurança, realizar manutenções corretiva e preventiva dos sistemas eletroeletrônicos de segurança, inspecionar instalações dos sistemas eletroeletrônicos de segurança, instalar sistemas eletroeletrônicos de segurança, elaborar documentos, planejar serviços de instalação e manutenção de sistemas eletroeletrônicos de segurança.
Condições de trabalho dessas profissões
Instaladores e mantenedores de sistemas eletroeletrônicos de segurança os instaladores de sistemas trabalham como empregados com carteira assinada, com supervisão permanente de profissionais de nível técnico. Os mantenedores de sistemas são autônomos e trabalham por conta própria, com supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Os monitores são empregados com carteira assinada e trabalham com supervisão ocasional. Todos estão organizados em equipe e atuam em locais fechados, com exceção dos monitores externos que exercem suas funções em ambiente a céu aberto e em veículos. Os instaladores trabalham no período diurno, os mantenedores em horários irregulares, já os monitores trabalham em rodízio de turnos. Trabalham em grandes alturas ou em locais subterrâneos, sob pressão, levando à situação de stress constante, permanecem em posições desconfortáveis e expostos a áreas insalubres.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9513-10
Para o exercício da ocupação de instalador de sistemas eletroeletrônicos de segurança requer-se ensino fundamental concluído e curso profissionalizante com aproximadamente duzentas horas-aula. Já os mantenedores desses sistemas devem ter ensino médio concluído e curso técnico em eletricidade e eletrônica. Para essas duas ocupações, o pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. Ao monitor de sistemas eletrônicos de segurança externo é exigido o ensino fundamental completo para o monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno, requer-se ensino médio completo. Nenhuma experiência profissional é exigida para essas duas ocupações.
Atividades exercidas por um Mantenedor de sistemas eletroeletrônicos de segurança CBO 9513-10
Um Mantenedor de sistemas eletroeletrônicos de segurança (ou sinônimo) deve conferir parâmetros - tensão, corrente, etc elétricos, trabalhar em equipe, medir a continuidade de cabos, ajustar equipamentos periféricos dos sistemas, ajustar parâmetros lógicos - protocolo, interfaces de equipamentos, demonstrar iniciativa, proteger equipamentos das intempéries ambientais, demonstrar capacidade de comunicação verbal, emitir laudos técnicos, preencher históricos de manutenção, realizar testes de funcionamento dos sistemas, registrar ocorrências - falhas, acidentes etc., energizar os sistemas eletroeletrônicos de segurança, programar sistemas de alarme, incêndio, cftv, controle de acesso, rastreamento, medir tensões de alimentação dos circuitos, selecionar materiais e equipamentos, demonstrar perspicácia, demonstrar capacidade de observação, vistoriar as instalações físicas, interpretar normas técnicas para instalações dos sistemas eletroeletrônicos de segurança, registrar na ordem de serviços os serviços realizados, configurar painel de alarme, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, demonstrar diligência, corrigir defeitos dos equipamentos e ou instalações dos sistemas eletroeletrônicos de segurança, interpretar desenhos técnicos, interpretar cronogramas físicos do projeto, testar o funcionamento em equipamentos de energia alternativa, preencher requisições de materiais, realizar simulações de funcionamento de sensores e periféricos, cumprir cronogramas de manutenção preventiva, substituir componentes dos sistemas, identificar defeitos e causas, demonstrar confiabilidade, verificar visualmente a integridade das instalações dos sistemas eletroeletrônicos de segurança, liberar sistemas para operação após manutenção, interpretar ordens de serviço, demonstrar destreza, demonstrar autocontrole, demonstrar atenção, distinguir cores, corrigir anormalidades, ajustar central de controle, ajustar parâmetros elétricos - tensão, polaridade, etc de equipamentos.