CBO 9153-05 - Técnico em manutenção de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em manutenção e reparação de equipamentos biomédicos
O profissional no cargo de Técnico em manutenção de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares CBO 9153-05 realiza manutenção de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares e odontológicos, executando testes e ensaios para identificar e diagnosticar defeitos, reparando e substituindo peças e conjuntos, ajustando conjuntos eletroeletrônicos e mecânicos, e fazendo testes de calibração e aferição, para restabelecer plenas condições operacionais de equipamentos e instrumentos Instala os equipamentos médico-hospitalares e equipamentos odontológicos.
Planeja as atividades, interpretando informações técnicas dos produtos Executa procedimentos de manutenção preventiva Presta assistência técnica.
Pode treinar equipes técnicas e usuários Elabora documentação técnica Cumpre normas técnicas, normas e medidas de biossegurança e normas regulamentadoras de higiene, saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
CBO 9153-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em manutenção e reparação de equipamentos biomédicos que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em manutenção de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em manutenção e reparação de equipamentos biomédicos CBO 9153-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9153-05
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Técnicos em manutenção e reparação de equipamentos biomédicos.
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.
O que faz um Técnico em manutenção de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares
O Técnico em manutenção de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares CBO 9153-05 planeja as atividades, analisando documentos técnicos de produtos e de operações, interpretando procedimentos e normas técnicas, e selecionando ferramentas, instrumentos, equipamentos, além de peças, acessórios e materiais, para execução do trabalho Realiza testes e ensaios em equipamentos e instrumentos médico-hospitalares e odontológicos, utilizando ferramentas, equipamentos e técnicas específicas, com o objetivo de analisar parâmetros, identificar e diagnosticar defeitos.
Realiza ensaios químicos.
Afere equipamentos e instrumentos Testa dispositivos de segurança de equipamentos.
Testa conexões físicas e protocolos de comunicação entre instrumentos, equipamentos e sistemas Avalia consumo de energia de equipamentos e instrumentos.
Verifica imagens produzidas por equipamentos, comparando com padrões.
Testa mecanismos de movimentação de equipamentos – inclusive de robôs – e instrumentos Realiza manutenção de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares e odontológicos, aplicando conhecimentos e técnicas específicas, a fim de restabelecer plenas condições operacionais de equipamentos e instrumentos.
Manuseia instrumentos de medição, realiza medições de potencial hidrogeniônico (pH) e medições de grandezas elétricas e térmicas, dentre outras grandezas físicas.
Verifica parâmetros de peças e parâmetros de funcionamento, desmonta equipamentos e instrumentos, identifica e elimina falhas Manufatura peças para reposição Repara e substitui peças e conjuntos.
Monta equipamentos e instrumentos e ajusta conjuntos eletroeletrônicos e mecânicos Realiza testes de calibração e aferição, a fim de garantir plenas condições operacionais de instrumentos e equipamentos médico-hospitalares e odontológicos Verifica certificados de calibração e aferição.
Instala equipamentos médico-hospitalares e equipamentos odontológicos, aplicando conhecimentos e técnicas exigidas, a fim de disponibilizar os equipamentos para funcionamento Analisa arranjo físico do ambiente para instalação de equipamentos, verifica disponibilidade de utilidades – tais como alimentação elétrica, de água e de gás, avalia as condições ambientais – como temperatura, umidade, luminosidade e fluxo de ar -, para instalação de instrumentos, equipamentos e sistemas.
Transporta equipamentos e instrumentos, observando os cuidados necessários Prepara equipamentos para uso, definindo parâmetros de configuração Coloca os equipamentos em funcionamento (“startup”), completando o processo de instalação.
Executa procedimentos de manutenção preventiva, de acordo com requisitos e especificações de fabricantes, substituindo peças, quando necessário Presta assistência técnica de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares e odontológicos, atendendo clientes – de acordo com programação e cronograma de atendimento, identificando necessidades e provendo suporte técnico Demonstra funcionamento de equipamentos e instrumentos para clientes.
Intermedeia sugestões de clientes para a empresa e propõe melhorias para produtos Atualiza-se tecnologicamente, participando de treinamentos, acompanhando publicações técnicas e consultando fontes diversificadas – inclusive via internet Pode treinar equipes técnicas e usuários e realizar palestras técnicas.
Elabora documentos técnicos, tais como relatórios e procedimentos de processos de manutenção e de funcionamento de instrumentos e equipamentos Faz orçamentos Preenche ordens de serviço e emite pareceres técnicos Mantém local de trabalho limpo e organizado Limpa e descontamina equipamentos e instrumentos de trabalho.
Separa sobras de material para reciclagem e descarte, seguindo normas ambientais Realiza o trabalho de acordo com métodos de segurança e de higiene, interpretando classificação de risco de áreas, e preservando saúde e integridade física por meio de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Cumpre protocolos e procedimentos de segurança e de higiene Atua de acordo com normas e medidas de biossegurança.
Funções do cargo
O funcionário CBO 9153-05 deve demonstrar competências pessoais, realizar testes e ensaios em equipamentos e instrumentos médico-odonto-hospitalares, instalar equipamentos médico-odonto-hospitalares, realizar atividades de treinamento e atualização, elaborar documentação técnica, realizar manutenção em equipamentos e instrumentos odonto-médico-hospitalares, realizar o trabalho com métodos de segurança e de higiene, prestar atendimento a clientes.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em manutenção e reparação de equipamentos biomédicos atuam em empresas de serviços de saúde e de fabricação de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares. Trabalham como assalariados, com registro em carteira e se organizam em equipe no trabalho, sob supervisão ocasional de engenheiros. O local de trabalho é fechado e o horário, diurno. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de radiação e contaminação e à pressão de trabalho que pode levar ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9153-05
O exercício profissional requer formação técnica de nível médio e noções de funcionamento dos órgãos do corpo humano. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Técnico em manutenção de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares CBO 9153-05
Um Técnico em manutenção de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares (ou sinônimo) deve montar equipamentos e instrumentos, diagnosticar defeitos, elaborar relatórios, limpar equipamentos e instrumentos, ajustar conjuntos eletroeletrônicos e mecânicos, compartilhar conhecimentos e informações, requisitar peças para reposição, relacionar-se com pessoas, comunicar-se com clareza, intermediar sugestões dos clientes com a empresa, preservar a saúde e integridade física por meio de equipamentos de proteção individual, analisar parâmetros, tomar decisões, treinar equipes técnicas, manusear instrumentos de medição, encaminhar, ao setor responsável, as ocorrências de mercado, realizar ensaios químicos, verificar a disponibilidade de utilidades - eletricidade, pontos de água e de gás... para instalação, emitir certificados de calibração de equipamentos e instrumentos, interpretar classificação de risco de áreas, inicializar equipamentos - startup, demonstrar capacidade de organização, elaborar procedimentos de processos de manutenção e funcionamento de instrumentos e equipamentos, descontaminar equipamentos e instrumentos, atualizar-se tecnologicamente, desmontar equipamentos e instrumentos, elaborar orçamentos, realizar ensaios físicos, seguir programação e cronograma de atendimento a clientes, selecionar ferramentas, peças e instrumentos de medição, demonstrar funcionamento de equipamentos e instrumentos, enfrentar situações de emergência, preencher ordem de serviço, dar suporte técnico a clientes, verificar parâmetros de peças e de funcionamento, preparar a manutenção, identificar necessidades de clientes, propor melhorias para produtos, preparar equipamentos para uso, reparar peças e conjuntos, interpretar documentos técnicos de produtos e de operações, emitir pareceres técnicos, eliminar falhas de equipamentos e instrumentos, garantir a ocorrência e seqüência dos procedimentos expressos em normas de instalação de equipamento, manufaturar peças para reposição, encaminhar material para descarte e reciclagem, testar dispositivos de segurança de equipamentos, realizar palestras, participar de reuniões de forma pró-ativa, treinar usuários, participar de treinamentos, resolver problemas, cumprir protocolos e procedimentos de segurança e de higiene, aferir equipamentos e instrumentos, medir grandezas físicas - lineares, térmicas, elétricas, ph, analisar arranjo físico do ambiente para instalação de equipamentos, substituir peças e conjuntos, identificar defeitos.