CBO 9153-05 - Técnico em manutenção de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em manutenção e reparação de equipamentos biomédicos
O profissional no cargo de Técnico em manutenção de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares CBO 9153-05 realiza manutenção de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares e odontológicos, executando testes e ensaios para identificar e diagnosticar defeitos, reparando e substituindo peças e conjuntos, ajustando conjuntos eletroeletrônicos e mecânicos, e fazendo testes de calibração e aferição, para restabelecer plenas condições operacionais de equipamentos e instrumentos Instala os equipamentos médico-hospitalares e equipamentos odontológicos.
Planeja as atividades, interpretando informações técnicas dos produtos Executa procedimentos de manutenção preventiva Presta assistência técnica.
Pode treinar equipes técnicas e usuários Elabora documentação técnica Cumpre normas técnicas, normas e medidas de biossegurança e normas regulamentadoras de higiene, saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
CBO 9153-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em manutenção e reparação de equipamentos biomédicos que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em manutenção de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em manutenção e reparação de equipamentos biomédicos CBO 9153-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9153-05
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Técnicos em manutenção e reparação de equipamentos biomédicos.
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.
O que faz um Técnico em manutenção de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares
O Técnico em manutenção de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares CBO 9153-05 planeja as atividades, analisando documentos técnicos de produtos e de operações, interpretando procedimentos e normas técnicas, e selecionando ferramentas, instrumentos, equipamentos, além de peças, acessórios e materiais, para execução do trabalho Realiza testes e ensaios em equipamentos e instrumentos médico-hospitalares e odontológicos, utilizando ferramentas, equipamentos e técnicas específicas, com o objetivo de analisar parâmetros, identificar e diagnosticar defeitos.
Realiza ensaios químicos.
Afere equipamentos e instrumentos Testa dispositivos de segurança de equipamentos.
Testa conexões físicas e protocolos de comunicação entre instrumentos, equipamentos e sistemas Avalia consumo de energia de equipamentos e instrumentos.
Verifica imagens produzidas por equipamentos, comparando com padrões.
Testa mecanismos de movimentação de equipamentos – inclusive de robôs – e instrumentos Realiza manutenção de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares e odontológicos, aplicando conhecimentos e técnicas específicas, a fim de restabelecer plenas condições operacionais de equipamentos e instrumentos.
Manuseia instrumentos de medição, realiza medições de potencial hidrogeniônico (pH) e medições de grandezas elétricas e térmicas, dentre outras grandezas físicas.
Verifica parâmetros de peças e parâmetros de funcionamento, desmonta equipamentos e instrumentos, identifica e elimina falhas Manufatura peças para reposição Repara e substitui peças e conjuntos.
Monta equipamentos e instrumentos e ajusta conjuntos eletroeletrônicos e mecânicos Realiza testes de calibração e aferição, a fim de garantir plenas condições operacionais de instrumentos e equipamentos médico-hospitalares e odontológicos Verifica certificados de calibração e aferição.
Instala equipamentos médico-hospitalares e equipamentos odontológicos, aplicando conhecimentos e técnicas exigidas, a fim de disponibilizar os equipamentos para funcionamento Analisa arranjo físico do ambiente para instalação de equipamentos, verifica disponibilidade de utilidades – tais como alimentação elétrica, de água e de gás, avalia as condições ambientais – como temperatura, umidade, luminosidade e fluxo de ar -, para instalação de instrumentos, equipamentos e sistemas.
Transporta equipamentos e instrumentos, observando os cuidados necessários Prepara equipamentos para uso, definindo parâmetros de configuração Coloca os equipamentos em funcionamento (“startup”), completando o processo de instalação.
Executa procedimentos de manutenção preventiva, de acordo com requisitos e especificações de fabricantes, substituindo peças, quando necessário Presta assistência técnica de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares e odontológicos, atendendo clientes – de acordo com programação e cronograma de atendimento, identificando necessidades e provendo suporte técnico Demonstra funcionamento de equipamentos e instrumentos para clientes.
Intermedeia sugestões de clientes para a empresa e propõe melhorias para produtos Atualiza-se tecnologicamente, participando de treinamentos, acompanhando publicações técnicas e consultando fontes diversificadas – inclusive via internet Pode treinar equipes técnicas e usuários e realizar palestras técnicas.
Elabora documentos técnicos, tais como relatórios e procedimentos de processos de manutenção e de funcionamento de instrumentos e equipamentos Faz orçamentos Preenche ordens de serviço e emite pareceres técnicos Mantém local de trabalho limpo e organizado Limpa e descontamina equipamentos e instrumentos de trabalho.
Separa sobras de material para reciclagem e descarte, seguindo normas ambientais Realiza o trabalho de acordo com métodos de segurança e de higiene, interpretando classificação de risco de áreas, e preservando saúde e integridade física por meio de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Cumpre protocolos e procedimentos de segurança e de higiene Atua de acordo com normas e medidas de biossegurança.
Funções do cargo
O funcionário CBO 9153-05 deve realizar testes e ensaios em equipamentos e instrumentos médico-odonto-hospitalares, realizar manutenção em equipamentos e instrumentos odonto-médico-hospitalares, realizar atividades de treinamento e atualização, elaborar documentação técnica, prestar atendimento a clientes, instalar equipamentos médico-odonto-hospitalares, demonstrar competências pessoais, realizar o trabalho com métodos de segurança e de higiene.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em manutenção e reparação de equipamentos biomédicos atuam em empresas de serviços de saúde e de fabricação de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares. Trabalham como assalariados, com registro em carteira e se organizam em equipe no trabalho, sob supervisão ocasional de engenheiros. O local de trabalho é fechado e o horário, diurno. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de radiação e contaminação e à pressão de trabalho que pode levar ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9153-05
O exercício profissional requer formação técnica de nível médio e noções de funcionamento dos órgãos do corpo humano. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Técnico em manutenção de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares CBO 9153-05
Um Técnico em manutenção de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares (ou sinônimo) deve realizar ensaios químicos, participar de treinamentos, resolver problemas, selecionar ferramentas, peças e instrumentos de medição, elaborar relatórios, demonstrar funcionamento de equipamentos e instrumentos, preparar a manutenção, seguir programação e cronograma de atendimento a clientes, inicializar equipamentos - startup, analisar parâmetros, dar suporte técnico a clientes, emitir pareceres técnicos, substituir peças e conjuntos, ajustar conjuntos eletroeletrônicos e mecânicos, interpretar documentos técnicos de produtos e de operações, interpretar classificação de risco de áreas, eliminar falhas de equipamentos e instrumentos, emitir certificados de calibração de equipamentos e instrumentos, identificar defeitos, verificar parâmetros de peças e de funcionamento, preencher ordem de serviço, descontaminar equipamentos e instrumentos, tomar decisões, atualizar-se tecnologicamente, manusear instrumentos de medição, manufaturar peças para reposição, treinar usuários, desmontar equipamentos e instrumentos, preservar a saúde e integridade física por meio de equipamentos de proteção individual, medir grandezas físicas - lineares, térmicas, elétricas, ph, reparar peças e conjuntos, encaminhar material para descarte e reciclagem, encaminhar, ao setor responsável, as ocorrências de mercado, enfrentar situações de emergência, verificar a disponibilidade de utilidades - eletricidade, pontos de água e de gás... para instalação, participar de reuniões de forma pró-ativa, montar equipamentos e instrumentos, testar dispositivos de segurança de equipamentos, elaborar procedimentos de processos de manutenção e funcionamento de instrumentos e equipamentos, intermediar sugestões dos clientes com a empresa, analisar arranjo físico do ambiente para instalação de equipamentos, realizar palestras, relacionar-se com pessoas, elaborar orçamentos, requisitar peças para reposição, realizar ensaios físicos, garantir a ocorrência e seqüência dos procedimentos expressos em normas de instalação de equipamento, limpar equipamentos e instrumentos, demonstrar capacidade de organização, identificar necessidades de clientes, diagnosticar defeitos, cumprir protocolos e procedimentos de segurança e de higiene, compartilhar conhecimentos e informações, aferir equipamentos e instrumentos, treinar equipes técnicas, propor melhorias para produtos, comunicar-se com clareza, preparar equipamentos para uso.