CBO 9144-25 - Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção de veículos automotores

O profissional no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.

Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente

CBO 9144-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção de veículos automotores que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção de veículos automotores CBO 9144-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9144-25

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Mecânicos de manutenção de veículos automotores.
      • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.

O que faz um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)

O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.

Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.

Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.

Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.

Regula e faz a sangria do sistema de freios.

Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.

Ajusta cubos de rodas.

Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.

Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.

Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.

Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.

Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.

Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.

Funções do cargo

O funcionário CBO 9144-25 deve reparar componentes e sistemas de veículos, demonstrar competências pessoais, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, realizar o trabalho com segurança, substituir peças dos diversos sistemas, elaborar plano de manutenção.

Condições de trabalho dessas profissões

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9144-25

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25

Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) (ou sinônimo) deve reparar sistema de sobrealimentação, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, trocar terminais esféricos - pivôs, identificar o trabalho a ser realizado, realizar teste de emissão de poluentes, testar circuitos eletroeletrônicos, manter relacionamento interpessoal, trocar radiadores, trocar peças do sistema de escapamento, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, confirmar plano de manutenção com o cliente, testar pressão de alimentação e vazão, trocar rolamentos de rodas, identificar sons no ambiente, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, preencher requisição de material, substituir agregados da suspensão, orientar o cliente no uso correto do veículo, limpar filtros de transmissão, trocar buchas, remover sistemas de transmissão, trocar vedantes de óleo e água, lubrificar articulações da suspensão, trocar válvulas pneumáticas, instalar motor no veículo, conferir peças no recebimento, testar motor no veículo, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, realizar o trabalho de modo eficiente, trocar válvula injetora, enviar peças para retificação, trabalhar em equipe, trocar tensores, testar válvulas injetoras, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, ajustar componentes pneumáticos, reparar bomba de combustível, reparar bomba injetora, reparar bomba dágua, testar estanqueidade do sistema de alimentação, drenar filtros da linha de alimentação, desmontar o motor, reparar chassis, trocar sensores térmicos, substituir agregados - compressor, alternador, bomba dágua etc., identificar áreas de risco, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, identificar tipos de transmissão e funcionamento, montar motor, alinhar sistema de direção, coordenar braços e pernas, realizar manutenção do compressor de ar, trocar componentes da unidade hidráulica, estimar tempo de execução, regular sistema de ignição e injeção, trocar sistema de embreagem, trocar fluidos hidráulicos, testar desempenho do motor em dinamômetro, reparar válvula injetora - diesel, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, interpretar diagramas eletroeletrônicos, regular freios, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, desmontar sistema de transmissão, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, trocar filtros e lubrificantes, vestir equipamentos de proteção individual, avaliar satisfação do cliente, cumprir compromissos assumidos, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, demonstrar orientação espacial, trabalhar com responsabilidade, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, ajustar válvulas no motor, realizar manutenção da bomba hidráulica, substituir bolsas de ar, efetuar limpeza geral, reparar bomba hidráulica da direção, reparar caixa de direção, demonstrar destreza manual, trocar mangueiras, correias e polias, orçar serviços manuais e por computador, reparar sistema de escapamento, sangrar sistema de freios, remover o motor do veículo, preencher ordem de serviço, trabalhar com atenção seletiva, interpretar desenhos e normas técnicas, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, reparar sistema de arrefecimento, manter o local de trabalho organizado, trocar componentes eletroeletrônicos, controlar dimensional das peças, trocar peças com defeito de fabricação, reparar sistema de carga e partida, reparar válvulas pneumáticas, trocar amortecedores, instalar sistemas de transmissão no veículo, testar sistema de transmissão no veículo, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, manter-se atualizado profissionalmente, reparar unidade hidráulica, ajustar cubos de rodas, trocar molas, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, reparar sistema elétrico, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, substituir braços do sistema.

Cargos e salários CBO 9144-25 - Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Contagem

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Contagem, MG

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Contagem - MG, ganha entre 2.465 e 4.112 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 375 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Guarulhos

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Guarulhos, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 3.253 e 5.562 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 334 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Minas Gerais

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.285 e 4.012 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.717 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Pelotas

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Pelotas, RS

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Pelotas - RS, ganha entre 2.205 e 3.391 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 125 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Araraquara

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Araraquara, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Araraquara - SP, ganha entre 2.574 e 4.003 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 155 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Ceará

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Ceará, ganha entre 2.274 e 3.933 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 523 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Limeira

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Limeira, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Limeira - SP, ganha entre 3.108 e 5.299 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 262 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Campinas

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Campinas, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.986 e 4.851 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 357 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Belo Horizonte

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.189 e 3.822 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 584 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 2.410 e 4.154 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.492 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Recife

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Recife, PE

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 2.208 e 3.637 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 135 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Santa Catarina

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.579 e 4.541 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.702 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: São Paulo

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.784 e 4.755 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 11.579 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Ananindeua

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Ananindeua, PA

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Ananindeua - PA, ganha entre 1.904 e 3.197 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 70 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Juiz de Fora

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Juiz de Fora, MG

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Juiz de Fora - MG, ganha entre 2.026 e 3.205 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 88 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Ponta Grossa

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Ponta Grossa, PR

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Ponta Grossa - PR, ganha entre 2.107 e 3.248 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 331 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Ônibus São José dos Pinhais

Mecânico de Manutenção de Ônibus: São José dos Pinhais, PR

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus CBO 9144-25 trabalhando em São José dos Pinhais - PR, ganha entre 2.661 e 4.490 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 195 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Ônibus São Paulo

Mecânico de Manutenção de Ônibus: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus CBO 9144-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.961 e 5.084 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.051 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.