Mecânico de Manutenção de Ônibus: Salário - São Paulo, SP

R$ 2.786,54/mês

Atualizado em

Um Mecânico de Manutenção de Ônibus trabalhando na cidade São Paulo ganha em média R$ 2.786,54 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

A faixa salarial do Mecânico de Manutenção de Ônibus na cidade fica entre R$ 2.710,44 (média do piso salarial 2024 de acordos coletivos), R$ 2.761,12 (salário mediana da pesquisa) e o teto salarial de R$ 4.762,45, levando em conta o salário base de profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 1.515 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas na cidade nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Outras cidades do estado de SP

Perfil Profissional

A profissão de Mecânico de Manutenção de Ônibus CBO 9144-25 trabalhando na cidade São Paulo, SP, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 19 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal.

Você pode encontrar mais informações sobre a carreira, formação e mercado de trabalho nos tópicos logo acima e nos gráficos dessa pesquisa salarial.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Mecânico de Manutenção de Ônibus trabalhando na cidade São Paulo, SP, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Salário de Mecânico de Manutenção de Ônibus - Série histórica em São Paulo

O que faz um Mecânico de Manutenção de Ônibus

  1. desmontar o motor;
  2. trocar barras estabilizadoras e hastes de reação;
  3. reparar válvulas pneumáticas;
  4. interpretar diagramas eletroeletrônicos;
  5. trocar vedantes de óleo e água;
  6. avaliar satisfação do cliente;
  7. reparar sistema elétrico;
  8. montar motor;
  9. testar motor no veículo;
  10. cumprir compromissos assumidos;
  11. trocar peças com defeito de fabricação;
  12. conferir peças no recebimento;
  13. reparar sistema de carga e partida;
  14. trocar peças desgastadas pelo tempo de uso;
  15. realizar manutenção do compressor de ar;
  16. verificar condições de funcionamento dos componentes do freio;
  17. ajustar componentes pneumáticos;
  18. limpar filtros de transmissão;
  19. trabalhar em equipe;
  20. interpretar termos técnicos em língua estrangeira;
  21. orçar serviços manuais e por computador;
  22. trocar amortecedores;
  23. substituir agregados da suspensão;
  24. trocar válvula injetora;
  25. ver mais...

Tabela salarial Mecânico de Manutenção de Ônibus em São Paulo, SP

Tabela salarial com piso, média, mediana, 1º e 3º quartis
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.710 32.525 678 12,50
Média Salarial 2.787 33.439 697 12,85
1º Quartil 1.747 20.965 437 8,06
Salário Mediana 2.761 33.133 690 12,74
3º Quartil 3.932 47.183 983 18,14
Teto Salarial 4.762 57.149 1.191 21,97
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Mecânico de Manutenção de Ônibus é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho de São Paulo nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Janeiro de 2023 e Janeiro de 2024, tivemos uma aumento de 31.25% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Ônibus em outras cidades de SP

Clique em uma cidade para ver a pesquisa salarial completa para Mecânico de Manutenção de Ônibus na localidade
Cidade Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
Suzano 44 2.715,35 2.791,59 4.218,74 12,69 80
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a nossa Pesquisa Salarial.

Empresas que mais contratam Mecânico de Manutenção de Ônibus em São Paulo, SP

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial
4921-3/01 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal 2.603,80 2.676,91 4.045,43
4520-0/01 Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 2.226,44 2.288,96 3.459,14
4530-7/03 Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.109,43 2.168,66 3.277,34
4930-2/02 Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.776,32 2.854,27 4.313,46
7711-0/00 Locação de automóveis sem condutor 3.042,09 3.127,51 4.726,38
4211-1/01 Construção de rodovias e ferrovias 4.526,58 4.653,68 7.032,77
4929-9/02 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional 2.471,82 2.541,23 3.840,38
4930-2/03 Transporte rodoviário de produtos perigosos 3.636,69 3.738,80 5.650,19
4922-1/02 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual 2.169,84 2.230,76 3.371,20
4530-7/05 Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar 1.820,01 1.871,12 2.827,69
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Funções do cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus

Profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus elaboram planos de manutenção, realizam manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores. Substituem peças, reparam e testam desempenho de componentes e sistemas de veículos. Trabalham em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança e de preservação do meio ambiente.

Condições de trabalho

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

O que é preciso para trabalhar de Mecânico de Manutenção de Ônibus

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.

Principais atividades no cargo

Trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus devem elaborar plano de manutenção, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, demonstrar competências pessoais, realizar o trabalho com segurança, substituir peças dos diversos sistemas, reparar componentes e sistemas de veículos, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo.

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Ônibus por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1515 profissionais admitidos e desligados na cidade de São Paulo, SP. A relação abrange somente Mecânico de Manutenção de Ônibus em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
1.268 44 220 2.735,88 12,44
228 40 200 3.052,23 15,26
8 43 215 2.978,75 13,85
5 36 180 3.348,98 18,61
3 42 210 2.361,22 11,24
2 41 205 2.641,50 12,89

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa

Um Mecânico de Manutenção de Ônibus Nível I ganha em média R$ 2.849,30, o Nível II recebe cerca de R$ 3.280,20, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 4.924,33 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 732 profissionais demitidos das empresas de São Paulo, SP.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.804,50 3.019,95 3.842,02
Pequenas 2.862,49 3.077,94 3.900,01
Médias 2.791,43 3.006,88 3.828,95
Grandes Empresas 2.963,07 3.178,52 4.000,59
  • *Mecânico de Manutenção de Ônibus Nível I: até 4 anos;
  • *Mecânico de Manutenção de Ônibus Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Mecânico de Manutenção de Ônibus Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2024

O valor do piso salarial 2024 de Mecânico de Manutenção de Ônibus em São Paulo, SP é de R$ 2.710,44 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores pelo sindicato de São Paulo.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em São Paulo, SP que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 9144-25.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Mecânicos de manutenção de veículos automotores em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Salário base para aprendiz

Em um total de 156 aprendizes contratados e demitidos em São Paulo durante o período da pesquisa, o salário médio de um aprendiz no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus é de R$ 662,21 para uma jornada de trabalho de cerca de 22 horas semanais.

Evolução salarial do Mecânico de Manutenção de Ônibus ao longo do tempo

Salário de Mecânico de Manutenção de Ônibus mês a mês na cidade de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus trabalhando na cidade de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Mecânico de Manutenção de Ônibus. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Mecânico de Manutenção de Ônibus com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus trabalhando em São Paulo com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Mecânico de Manutenção de Ônibus

  • Salário Base: R$ 2.786,54
  • Salário-educação (3%): R$ 83,60
  • Sistema S (2%): R$ 55,73
  • INSS Patronal (20%): R$ 557,31
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 27,87
  • FGTS (8%): R$ 222,92
  • Férias 1/12: R$ 232,21
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 557,31
  • Periculosidade (30%): R$ 835,96
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 77,40
  • 13º Salário: R$ 232,21
  • FGTS sobre Férias: R$ 18,58
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 6,19
  • FGTS sobre 13º: R$ 18,58
  • Aviso Prévio: R$ 232,21
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 18,58
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 232,21

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Salário e mercado de trabalho para Mecânico de Manutenção de Ônibus – Salário – São Paulo, SP

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.