O que faz um Mecânico de Manutenção de Ônibus CBO 9144-25
O Mecânico de Manutenção de Ônibus realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
Algumas funções no exercício da profissão
- realizar o trabalho com segurança;
- elaborar plano de manutenção;
- realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo;
- testar desempenho de componentes e sistemas de veículos;
- reparar componentes e sistemas de veículos;
- substituir peças dos diversos sistemas;
- demonstrar competências pessoais;
- reparar sistema de carga e partida;
- trocar molas;
- preencher requisição de material;
- reparar bomba injetora;
- manter-se atualizado profissionalmente;
- desmontar o motor;
- reparar chassis;
- ajustar componentes pneumáticos;
- identificar tipos de transmissão e funcionamento;
- confirmar plano de manutenção com o cliente;
- trocar tensores;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Mecânico de Motor a Gasolina
- Mecânico de Testes de Automotores
- Mecânico de Motor de Explosão
- Mecânicos de Veículos Automotores
- Mecânico de Socorro
- Mecânico de Manutenção de Tratores
- Mecânico de Freios de Automóveis
- Retificador de Motores a Álcool
- Retificador de Motores de Carros
- Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas (tratores)
- Mecânico de Automóvel
Salário de Mecânico de Manutenção de Ônibus - Série histórica em São Paulo
O que faz um Mecânico de Manutenção de Ônibus
- reparar sistema de carga e partida;
- trocar molas;
- preencher requisição de material;
- reparar bomba injetora;
- manter-se atualizado profissionalmente;
- desmontar o motor;
- reparar chassis;
- ajustar componentes pneumáticos;
- identificar tipos de transmissão e funcionamento;
- confirmar plano de manutenção com o cliente;
- trocar tensores;
- regular sistema de ignição e injeção;
- orientar o cliente no uso correto do veículo;
- testar pressão de alimentação e vazão;
- preencher ordem de serviço;
- orçar serviços manuais e por computador;
- substituir bolsas de ar;
- reparar bomba de combustível;
- instalar sistemas de transmissão no veículo;
- conferir peças no recebimento;
- trocar sistema de embreagem;
- trocar amortecedores;
- cumprir compromissos assumidos;
- identificar o trabalho a ser realizado;
- ver mais...
Tabela salarial Mecânico de Manutenção de Ônibus em São Paulo, SP
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 2.904 | 34.848 | 726 | 13,52 | |
Média Salarial | 2.986 | 35.827 | 746 | 13,90 | |
1º Quartil | 2.144 | 25.729 | 536 | 9,98 | |
Salário Mediana | 3.022 | 36.264 | 756 | 14,07 | |
3º Quartil | 4.162 | 49.948 | 1.041 | 19,38 | |
Teto Salarial | 5.042 | 60.499 | 1.260 | 23,48 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Mecânico de Manutenção de Ônibus é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho de São Paulo nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos uma aumento de 27.91% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Mecânico de Manutenção de Ônibus em São Paulo, SP
Funções do cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus
Profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus elaboram planos de manutenção, realizam manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores. Substituem peças, reparam e testam desempenho de componentes e sistemas de veículos. Trabalham em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança e de preservação do meio ambiente.
Condições de trabalho
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar de Mecânico de Manutenção de Ônibus
Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus devem realizar o trabalho com segurança, elaborar plano de manutenção, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, reparar componentes e sistemas de veículos, substituir peças dos diversos sistemas, demonstrar competências pessoais.
Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Ônibus por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1965 profissionais admitidos e desligados na cidade de São Paulo, SP. A relação abrange somente Mecânico de Manutenção de Ônibus em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
1.507 | 44 | 220 | 3.003,08 | 13,65 |
397 | 40 | 200 | 3.040,36 | 15,20 |
16 | 30 | 150 | 1.040,00 | 6,93 |
13 | 42 | 210 | 3.285,08 | 15,64 |
12 | 43 | 215 | 2.516,83 | 11,71 |
6 | 24 | 120 | 1.098,50 | 9,15 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa
Um Mecânico de Manutenção de Ônibus Nível I ganha em média R$ 3.002,18, o Nível II recebe cerca de R$ 3.377,67, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 4.315,03 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 2.789,35 | 3.164,84 | 4.102,20 |
Pequenas | 3.069,04 | 3.444,53 | 4.381,89 |
Médias | 3.086,86 | 3.462,35 | 4.399,71 |
Grandes Empresas | 3.063,47 | 3.438,97 | 4.376,32 |
|
Piso Salarial 2025
O valor do piso salarial 2025 de Mecânico de Manutenção de Ônibus em São Paulo, SP é de R$ 2.904,03 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores pelo sindicato de São Paulo.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em São Paulo, SP que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 9144-25.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Mecânicos de manutenção de veículos automotores em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Evolução salarial do Mecânico de Manutenção de Ônibus ao longo do tempo
Salário de Mecânico de Manutenção de Ônibus mês a mês na cidade de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus trabalhando na cidade de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Mecânico de Manutenção de Ônibus. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Mecânico de Manutenção de Ônibus. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus trabalhando em São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Mecânico de Manutenção de Ônibus
- Salário Base: R$ 2.985,57
- Salário-educação (3%): R$ 89,57
- Sistema S (2%): R$ 59,71
- INSS Patronal (20%): R$ 597,11
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 29,86
- FGTS (8%): R$ 238,85
- Férias 1/12: R$ 248,80
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 597,11
- Periculosidade (30%): R$ 895,67
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 82,93
- 13º Salário: R$ 248,80
- FGTS sobre Férias: R$ 19,90
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 6,63
- FGTS sobre 13º: R$ 19,90
- Aviso Prévio: R$ 248,80
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 19,90
- Multa Rescisória FGTS: R$ 248,80
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.
Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.