CBO 9144-25 - Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção de veículos automotores

O profissional no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.

Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente

CBO 9144-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção de veículos automotores que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção de veículos automotores CBO 9144-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9144-25

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.
      • Mecânicos de manutenção veicular.
        • Mecânicos de manutenção de veículos automotores.

O que faz um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)

O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.

Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.

Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.

Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.

Regula e faz a sangria do sistema de freios.

Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.

Ajusta cubos de rodas.

Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.

Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.

Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.

Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.

Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.

Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.

Funções do cargo

O funcionário CBO 9144-25 deve testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, substituir peças dos diversos sistemas, elaborar plano de manutenção, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, reparar componentes e sistemas de veículos, demonstrar competências pessoais, realizar o trabalho com segurança.

Condições de trabalho dessas profissões

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9144-25

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25

Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) (ou sinônimo) deve interpretar termos técnicos em língua estrangeira, trocar peças do sistema de escapamento, regular sistema de ignição e injeção, lubrificar articulações da suspensão, demonstrar orientação espacial, trocar componentes da unidade hidráulica, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, manter-se atualizado profissionalmente, trocar sistema de embreagem, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, orçar serviços manuais e por computador, reparar bomba hidráulica da direção, limpar filtros de transmissão, reparar sistema de sobrealimentação, remover o motor do veículo, preencher requisição de material, orientar o cliente no uso correto do veículo, vestir equipamentos de proteção individual, desmontar sistema de transmissão, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, manter o local de trabalho organizado, testar motor no veículo, interpretar diagramas eletroeletrônicos, conferir peças no recebimento, trocar rolamentos de rodas, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, trocar radiadores, reparar chassis, substituir bolsas de ar, testar pressão de alimentação e vazão, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, reparar caixa de direção, reparar bomba dágua, identificar sons no ambiente, controlar dimensional das peças, trocar tensores, identificar o trabalho a ser realizado, trocar sensores térmicos, trocar amortecedores, reparar sistema de escapamento, trocar terminais esféricos - pivôs, trabalhar com responsabilidade, substituir braços do sistema, interpretar desenhos e normas técnicas, trocar vedantes de óleo e água, trocar válvulas pneumáticas, ajustar componentes pneumáticos, estimar tempo de execução, trabalhar em equipe, trabalhar com atenção seletiva, trocar mangueiras, correias e polias, reparar sistema de arrefecimento, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, realizar manutenção da bomba hidráulica, trocar fluidos hidráulicos, drenar filtros da linha de alimentação, realizar o trabalho de modo eficiente, preencher ordem de serviço, reparar unidade hidráulica, instalar motor no veículo, reparar sistema de carga e partida, demonstrar destreza manual, testar estanqueidade do sistema de alimentação, alinhar sistema de direção, reparar sistema elétrico, reparar bomba de combustível, testar válvulas injetoras, testar circuitos eletroeletrônicos, ajustar cubos de rodas, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, confirmar plano de manutenção com o cliente, regular freios, identificar áreas de risco, remover sistemas de transmissão, enviar peças para retificação, coordenar braços e pernas, reparar bomba injetora, montar motor, testar sistema de transmissão no veículo, trocar buchas, trocar componentes eletroeletrônicos, efetuar limpeza geral, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, trocar molas, desmontar o motor, testar desempenho do motor em dinamômetro, ajustar válvulas no motor, substituir agregados - compressor, alternador, bomba dágua etc., trocar peças com defeito de fabricação, trocar válvula injetora, reparar válvula injetora - diesel, realizar teste de emissão de poluentes, identificar tipos de transmissão e funcionamento, cumprir compromissos assumidos, manter relacionamento interpessoal, sangrar sistema de freios, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, realizar manutenção do compressor de ar, instalar sistemas de transmissão no veículo, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, reparar válvulas pneumáticas, trocar filtros e lubrificantes, avaliar satisfação do cliente, substituir agregados da suspensão.

Cargos e salários CBO 9144-25 - Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Campinas

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Campinas, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.986 e 4.851 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 357 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Belo Horizonte

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.189 e 3.822 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 584 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 2.410 e 4.154 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.492 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Recife

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Recife, PE

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 2.208 e 3.637 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 135 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Santa Catarina

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.579 e 4.541 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.702 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: São Paulo

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.784 e 4.755 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 11.579 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Ananindeua

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Ananindeua, PA

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Ananindeua - PA, ganha entre 1.904 e 3.197 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 70 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Juiz de Fora

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Juiz de Fora, MG

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Juiz de Fora - MG, ganha entre 2.026 e 3.205 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 88 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Ponta Grossa

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Ponta Grossa, PR

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Ponta Grossa - PR, ganha entre 2.107 e 3.248 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 331 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel São José dos Campos

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: São José dos Campos, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 2.425 e 4.029 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 95 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Campo Grande

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 2.299 e 4.076 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 412 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel São Gonçalo

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: São Gonçalo, RJ

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em São Gonçalo - RJ, ganha entre 2.539 e 4.530 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 46 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Suzano

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Suzano, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Suzano - SP, ganha entre 2.933 e 5.256 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 73 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Cascavel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Cascavel, PR

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Cascavel - PR, ganha entre 2.446 e 4.448 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 210 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Rio de Janeiro

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.517 e 4.152 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 814 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Goiás

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Goiás, ganha entre 2.449 e 4.525 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.441 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Uberlândia

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Uberlândia, MG

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 2.297 e 3.895 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 362 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Paraná

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.432 e 4.182 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.640 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.