Quanto Ganha um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel no estado do PR - Salário 2024

R$ 2.365,57/mês

Atualizado em

Um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado do Paraná ganha em média R$ 2.365,57 para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais.

A faixa salarial do Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel fica entre R$ 2.083,20 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 3.938,45, sendo que R$ 2.300,96 é a média do piso salarial 2024 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado do PR.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 3.513 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

O cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando no estado do Paraná, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 25 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel é Curitiba.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado do Paraná, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Salário de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel - Série histórica no estado do Paraná

O que faz um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

  1. realizar manutenção do compressor de ar;
  2. trocar barras estabilizadoras e hastes de reação;
  3. testar sistema eletroeletrônico do freio abs;
  4. testar sistema de transmissão no veículo;
  5. reparar válvula injetora - diesel;
  6. trocar peças desgastadas pelo tempo de uso;
  7. trocar tensores;
  8. testar válvulas injetoras;
  9. trocar componentes da unidade hidráulica;
  10. verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios;
  11. vestir equipamentos de proteção individual;
  12. substituir agregados da suspensão;
  13. instalar motor no veículo;
  14. ajustar válvulas no motor;
  15. trabalhar com responsabilidade;
  16. substituir braços do sistema;
  17. reparar bomba hidráulica da direção;
  18. verificar condições de funcionamento dos componentes do freio;
  19. estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa;
  20. trocar buchas;
  21. trocar fluidos hidráulicos;
  22. selecionar ferramental de acordo com o trabalho;
  23. trocar molas;
  24. conferir peças no recebimento;
  25. ver mais...

Tabela salarial para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.301 27.612 575 10,51
Média Salarial 2.366 28.387 591 10,80
1º Quartil 1.714 20.570 429 7,83
Salário Mediana 2.083 24.998 521 9,51
3º Quartil 3.252 39.019 813 14,85
Teto Salarial 3.938 47.261 985 17,98
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado do Paraná nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Março de 2023 e Fevereiro de 2024, tivemos um aumento de 32.46% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel nas principais cidades do PR

Clique em uma cidade para ver a pesquisa salarial completa para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel na localidade
Cidade Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
Curitiba 43 2.421,96 2.489,96 3.762,91 11,49 555
Ponta Grossa 44 2.100,75 2.159,73 3.263,85 9,82 280
Cascavel 44 2.255,81 2.319,15 3.504,77 10,59 261
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a nossa Pesquisa Salarial.

Empresas que mais contratam Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel no estado do Paraná

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial
4520-0/01 Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 2.164,03 2.224,80 3.362,18
4530-7/03 Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.202,94 2.264,79 3.422,62
4930-2/02 Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.366,39 2.432,83 3.676,57
4511-1/01 Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 2.097,28 2.156,17 3.258,47
4511-1/04 Comércio por atacado de caminhões novos e usados 2.087,28 2.145,88 3.242,92
4921-3/01 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal 2.556,87 2.628,66 3.972,51
4922-1/02 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual 2.711,10 2.787,22 4.212,13
4922-1/01 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal 2.810,25 2.889,15 4.366,17
4921-3/02 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana 2.495,67 2.565,74 3.877,42
4930-2/03 Transporte rodoviário de produtos perigosos 2.556,78 2.628,56 3.972,36
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Descrição da ocupação de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel elaboram planos de manutenção, realizam manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores. Substituem peças, reparam e testam desempenho de componentes e sistemas de veículos. Trabalham em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança e de preservação do meio ambiente.

Condições de trabalho

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.

Principais funções dos mecânicos de manutenção de veículos automotores

Trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel devem realizar o trabalho com segurança, reparar componentes e sistemas de veículos, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, substituir peças dos diversos sistemas, elaborar plano de manutenção, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, demonstrar competências pessoais.

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 3513 profissionais admitidos e desligados no estado do Paraná. A relação abrange somente Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
3.377 44 220 2.369,17 10,77
68 40 200 2.308,38 11,54
40 36 180 2.129,44 11,83
15 42 210 2.458,80 11,71
10 43 215 2.541,40 11,82
1 8 40 1.800,00 45,00

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente.

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Nível I ganha em média R$ 2.418,84, o Nível II recebe cerca de R$ 2.784,64, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 4.180,39 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 1653 profissionais demitidos das empresas no estado do Paraná.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.350,57 2.533,47 3.231,35
Pequenas 2.380,19 2.563,09 3.260,96
Médias 2.560,08 2.742,98 3.440,85
Grandes Empresas 2.658,74 2.841,64 3.539,51
  • *Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Nível I: até 4 anos;
  • *Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2024 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Paraná

O valor do piso salarial 2024 de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel no estado do Paraná é de R$ 2.300,96 para uma jornada de trabalho de 44 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores pelo sindicato no estado do Paraná.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Paraná que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 9144-25.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Mecânicos de manutenção de veículos automotores em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Salário base para aprendiz

Em um total de 87 aprendizes contratados e demitidos no estado do Paraná durante o período da pesquisa, o salário médio de um aprendiz no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel é de R$ 1.307,01 para uma jornada de trabalho de cerca de 32 horas semanais.

Evolução salarial do Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel ao longo do tempo

Salário de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel mês a mês no estado do Paraná de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Paraná

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado do Paraná durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Paraná, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado do Paraná com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado do Paraná com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

  • Salário Base: R$ 2.365,57
  • Salário-educação (3%): R$ 70,97
  • Sistema S (2%): R$ 47,31
  • INSS Patronal (20%): R$ 473,11
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 23,66
  • FGTS (8%): R$ 189,25
  • Férias 1/12: R$ 197,13
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 473,11
  • Periculosidade (30%): R$ 709,67
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 65,71
  • 13º Salário: R$ 197,13
  • FGTS sobre Férias: R$ 15,77
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,26
  • FGTS sobre 13º: R$ 15,77
  • Aviso Prévio: R$ 197,13
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 15,77
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 197,13

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Salário e mercado de trabalho para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel – Salário – PR

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.