CBO 8321-05 - Calandrista de papel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de máquinas de fabricar papel e papelão
O profissional no cargo de Calandrista de papel CBO 8321-05 opera e controla o funcionamento de calandra, regulando a máquina, ajustando a tensão do papel e acionando dispositivos de controle, para melhorar as características superficiais da folha – tais como lisura e brilho – e controlar o perfil de espessura do papel Compara o papel calandrado com os padrões de qualidade.
Coleta amostras para testes físicos, interpretando e analisando os resultados Preenche boletins operacionais e emite relatórios, registrando os dados da produção Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 8321-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de máquinas de fabricar papel e papelão que pertence ao grupo dos trabalhadores de instalações e máquinas de fabricação de celulose e papel, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Calandrista de papel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de máquinas de fabricar papel e papelão CBO 8321-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 8321-05
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Operadores de máquinas de fabricar papel e papelão.
- Trabalhadores de instalações e máquinas de fabricação de celulose e papel.
O que faz um Calandrista de papel
O Calandrista de papel CBO 8321-05 abastece a calandra, colocando a bobina de papel no porta-bobinas Adapta o papel à máquina, introduzindo-o entre os cilindros compressores e ajustando sua tensão, a fim de posicioná-lo para a operação de calandragem.
Opera e controla o funcionamento da calandra, acionando dispositivos de controle da máquina e manobrando os comandos, para efetuar a calandragem.
Regula a máquina, manejando os dispositivos para ajustar a tensão do papel e controlar a temperatura e a pressão dos cilindros Regula a pressão do vapor.
Ajusta a gramatura, a espessura e a umidade do papel Compara o papel - que passou pelo processo de calandragem - com os padrões de qualidade, interpretando as especificações do produto.
Examina visualmente as folhas de papel, fazendo uso de instrumentos para comprovar seu brilho e acabamento.
Coleta amostras para testes físicos, interpretando e analisando os resultados Inspeciona o produto finalizado.
Disponibiliza dados e informações para a auditoria da qualidade.
Pode operar super calandra e outros tipos de calandra, cada qual com diferentes características – quantidade de cilindros, uso de painéis de controle, entre outras -, de acordo com o material a ser processado e o acabamento a ser dado ao papel Preenche boletins operacionais, registrando ocorrências que afetam o processo de calandragem e a qualidade do produto Presta informações técnicas, principalmente nas trocas de turno.
Emite relatórios Limpa a máquina após a operação de calandragem Comunica ao setor de manutenção as anomalias mecânicas, elétricas e eletrônicas observadas em máquinas e equipamentos.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém ferramentas e instrumentos de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso.
Descarta resíduos de acordo com os procedimentos ambientais adotados pela empresa Zela pelas condições de segurança, cumprindo as normas internas, identificando e isolando áreas de risco, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual.
Funções do cargo
O funcionário CBO 8321-05 deve operar super calandra de papel e papelão, operar máquina de fabricar papel e papelão, cumprir normas de segurança, demonstrar competências pessoais, controlar processo dos padrões de qualidade.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de máquinas de fabricar papel e papelão atuam na fabricação de papel e derivados e de produtos químicos e na indústria editorial e gráfica (edição, impressão e reprodução de gravações) como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). Também podem atuar em grandes alturas ou confinados. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse, e podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos. No desenvolvimento de algumas atividades permanecem expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso, altas temperaturas, poeira e umidade.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8321-05
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso técnico na área de atuação oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Calandrista de papel CBO 8321-05
Um Calandrista de papel (ou sinônimo) deve passar ponta do papel na super calandra, utilizar epi e epc, acionar equipamentos - motores, bombas para fabricar papel e papelão, demonstrar raciocínio lógico, ajustar tensão da folha, analisar resultados de testes físicos - fases seca e úmida, ajustar pressão dos rolos da super calandra, demonstrar coordenação motora, demonstrar flexibilidade, atender às convocações para exames médicos periódicos, adaptar-se a mudanças, disponibilizar dados e informações para auditoria da qualidade, atender às convocações da empresa para cursos, eventos de segurança, preencher boletins operacionais - fases seca e úmida, identificar áreas de risco, trabalhar em equipe, atentar para detalhes, examinar visualmente as folhas de papel e papelão, acionar equipamentos da super calandra, comparar os produtos com padrões de qualidade, ajustar gramatura, espessura e umidade da folha, orientar sobre situações de risco, inspecionar produto final, manter-se concentrado no trabalho, interpretar especificações do produto, relacionar-se com superiores e subordinados, registrar ocorrências que afetam o processo produtivo - ambientais e de segurança, regular pressão do vapor na super calandra, demonstrar autocontrole, isolar áreas de risco, coletar amostras para testes físicos, interpretar normas, procedimentos de segurança e ambientais, ajustar pressão da enroladeira, demonstrar objetividade, demonstrar autocrítica.