CBO 8213-30 - Operador de montagem de cilindros e mancais - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de equipamentos de laminação

O profissional no cargo de Operador de montagem de cilindros e mancais CBO 8213-30 efetua a montagem de cilindros, mancais e acoplamentos dos laminadores, preparando-os para o processo de laminação de metais Transporta, desmonta, limpa e lubrifica as peças envolvidas no processo.

Realiza a manutenção básica dos recursos de trabalho Pode operar a montagem de cilindros e mancais em laminadores que fazem parte de sistemas integrados em um setor de laminação automatizado por meio de tecnologias digitais Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.

CBO 8213-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de equipamentos de laminação que pertence ao grupo dos trabalhadores de instalações siderúrgicas e de materiais de construção, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de montagem de cilindros e mancais, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de equipamentos de laminação CBO 8213-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 8213-30

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de equipamentos de laminação.
      • Trabalhadores de instalações siderúrgicas e de materiais de construção.

O que faz um Operador de montagem de cilindros e mancais

O Operador de montagem de cilindros e mancais CBO 8213-30 interpreta ordens de serviço para determinar especificações de configuração dos equipamentos e planejar os trabalhos Acompanha a troca de cilindros no setor de laminação, providenciando sua movimentação para a oficina, a fim de proceder à retirada dos acoplamentos, strippers e mancais.

Transporta cilindros, acionando – por meio de sinais convencionais – a ponte rolante para efetuar o estropamento necessário.

Desmonta mancais e acessórios removidos das linhas de laminação, classifica e armazena as peças Identifica os cilindros.

Lava cilindros e mancais, utilizando produtos, materiais e apetrechos de limpeza, para deixá-los em condições de serem montados Inspeciona visualmente os mancais, lubrifica-os e confere dimensões.

Monta e desmonta os cilindros, utilizando os meios adequados para colocá-los no tanque de resfriamento.

Observa o padrão de operação da montagem do cilindro, efetuando a checagem da fixação do mancal, utilizando gabarito ou escala graduada para evitar acidentes Movimenta os cilindros para a linha de laminação, acompanhando sua entrada nas cadeiras de laminação (o conjunto completo das partes que compõem os laminadores).

Realiza o ajuste das cadeiras de laminação.

Desmonta e lava os rolamentos dos mancais, utilizando os instrumentos necessários para a inspeção ou manutenção programada Pode operar a montagem de cilindros e mancais em laminadores que fazem parte de sistemas integrados em um setor de laminação automatizado por meio de tecnologias digitais, interagindo com as interfaces do sistema, tendo em vista o atendimento das exigências técnicas da instalação Realiza a manutenção básica das máquinas, ferramentas, instrumentos e apetrechos utilizados nos trabalhos, lubrificando engrenagens e outros mecanismos, executando manutenção preventiva regular e fazendo pequenos reparos.

Solicita serviço de manutenção corretiva, quando necessário Cumpre normas de segurança pessoal e ambiental, organizando o local de trabalho e zelando pelos equipamentos e pelas máquinas Seleciona lixo e resíduo industrial para coleta seletiva.

Participa da elaboração de análise de riscos, relata incidentes e acidentes e respeita sinalização de segurança.

Funções do cargo

O funcionário CBO 8213-30 deve laminar a frio, recuperar guias, preparar para processos de laminação, cumprir normas de segurança pessoal e ambiental, demonstrar competências pessoais, montar cilindros e mancais.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de equipamentos de laminação essas ocupações são exercidas por trabalhadores com carteira assinada, empregados em empresas de metalurgia básica. O trabalho é exercido em equipe, sob supervisão permanente, com rodízio de turnos que ocorrem em períodos diurnos e noturnos. O exercício do trabalho se dá de maneira presencial e em ambientes fechados. Os profissionais podem estar sujeitos a atuarem em ambientes com ruído intenso, altas temperaturas e materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8213-30

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino fundamental concluído e cursos de qualificação profissional de nível básico, com carga horária de, no máximo, duzentas horas-aula. O exercício pleno da função ocorre após um ano de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Operador de montagem de cilindros e mancais CBO 8213-30

Um Operador de montagem de cilindros e mancais (ou sinônimo) deve interpretar desenhos técnicos, ajustar cadeiras de laminação, demonstrar assiduidade e pontualidade, zelar pelos equipamentos e máquinas, substituir componentes de máquinas e equipamentos, desmontar mancais e acessórios, selecionar lixo e resíduo industrial para coleta seletiva, participar da elaboração de análise de riscos, trabalhar em equipe, conferir dimensões, inspecionar qualidade superficial e dimensional do produto, demonstrar habilidades numéricas, aproveitar oportunidades de treinamentos oferecidos pela empresa, identificar cilindros, operar ponte rolante, demonstrar habilidades manuais e coordenadas, respeitar sinalização de segurança., consignar local e equipamentos para manutenção e operação, tomar iniciativa, tomar decisões, organizar o local de trabalho, comunicar-se, lavar cilindros e mancais, relatar incidentes e acidentes, lubrificar mancais, inspecionar visualmente os mancais.

Cargos e salários CBO 8213-30 - Operadores de equipamentos de laminação

Salário Operador de Montagem de Cilindros e Mancais

Operador de Montagem de Cilindros e Mancais: Brasil

  • 438
  • Brasil
  • 2.350 - 4.449
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Montagem de Cilindros e Mancais CBO 8213-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.350 e 4.449 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 438 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8213-30.