CBO 8213-10 - Operador de laminador de barras a frio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de equipamentos de laminação

O profissional no cargo de Operador de laminador de barras a frio CBO 8213-10 prepara e executa o processo de laminação de barras de metais e ligas a frio, ajustando e controlando parâmetros operacionais, de acordo com os planos de produção, para fabricar produtos laminados acabados Opera o laminador e os equipamentos auxiliares.

Realiza a manutenção básica dos equipamentos Pode operar laminador, equipamentos e sistemas auxiliares integrados em um setor de laminação automatizado por meio de tecnologias digitais Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.

CBO 8213-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de equipamentos de laminação que pertence ao grupo dos trabalhadores de instalações siderúrgicas e de materiais de construção, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de laminador de barras a frio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de equipamentos de laminação CBO 8213-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 8213-10

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de equipamentos de laminação.
      • Trabalhadores de instalações siderúrgicas e de materiais de construção.

O que faz um Operador de laminador de barras a frio

O Operador de laminador de barras a frio CBO 8213-10 prepara o processo de laminação, verificando a programação de laminação e selecionando planos de passe Substitui componentes de máquinas e equipamentos, regula equipamentos conforme padrões e testa os equipamentos.

Ajusta parâmetros operacionais, levando em conta o processo específico de laminação, os tipos e as tecnologias de equipamentos utilizados e definindo pontos de distância entre cilindros e guias, de acordo com as especificações.

Inspeciona a matéria-prima e abastece máquinas Registra dados para produção.

Executa laminação a frio, introduzindo barras no cilindro de laminação e controlando o ritmo de produção Ativa comandos para dar início à rolagem dos mecanismos, que alimentam automaticamente as barras nos roletes do laminador.

Controla a velocidade dos cilindros de laminação, observando o funcionamento do sistema de regulagem dos cilindros e as lubrificações dos mancais, para garantir a conformidade do processo.

Opera cadeiras de laminação (o conjunto completo das partes que compõem os laminadores), controlando a planicidade e a espessura do produto Troca madeiras de prensa e guias laterais.

Opera os equipamentos auxiliares do processo – tais como leito de chapas grossas, equipamentos de corte e bobinadeiras, para executar o processo por completo.

Inspeciona a qualidade superficial do produto, tendo em vista identificar defeitos de laminação, para permitir os retrabalhos necessários Realiza o controle dimensional do produto, utilizando instrumentos de medição, para o atendimento de exigências do processo Monitora os ciclos de máquina e a operação do laminador, para detectar obstruções e garantir que os produtos estejam em conformidade com as especificações.

Ajusta e corrige as configurações do laminador, para reduzir espessuras, remodelar produtos e eliminar defeitos do produto Examina, inspeciona e mede os produtos acabados, para verificar a conformidade com as especificações Pode operar laminador, equipamentos e sistemas auxiliares integrados em um setor de laminação automatizado por meio de tecnologias digitais, atuando nas interfaces, tendo em vista a flexibilização do processo de laminação com controle mais acurado e customização da produção.

Realiza a manutenção básica do laminador e equipamentos auxiliares, lubrificando engrenagens e outros mecanismos, executando manutenção preventiva regular e fazendo pequenos reparos Solicita manutenção corretiva, quando necessário.

Cumpre normas de segurança pessoal e ambiental, organizando o local de trabalho e zelando pelos equipamentos e máquinas Seleciona lixo e resíduo industrial para coleta seletiva Participa da elaboração de análise de riscos, relata incidentes e acidentes e respeita sinalização de segurança.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 8213-10 deve cumprir normas de segurança pessoal e ambiental, laminar a quente, preparar para processos de laminação, laminar a frio, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de equipamentos de laminação essas ocupações são exercidas por trabalhadores com carteira assinada, empregados em empresas de metalurgia básica. O trabalho é exercido em equipe, sob supervisão permanente, com rodízio de turnos que ocorrem em períodos diurnos e noturnos. O exercício do trabalho se dá de maneira presencial e em ambientes fechados. Os profissionais podem estar sujeitos a atuarem em ambientes com ruído intenso, altas temperaturas e materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8213-10

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino fundamental concluído e cursos de qualificação profissional de nível básico, com carga horária de, no máximo, duzentas horas-aula. O exercício pleno da função ocorre após um ano de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Operador de laminador de barras a frio CBO 8213-10

Um Operador de laminador de barras a frio (ou sinônimo) deve trabalhar em equipe, inspecionar qualidade superficial e dimensional do produto, controlar velocidade dos cilindros de laminação, respeitar sinalização de segurança., substituir componentes de máquinas e equipamentos, operar máquina de escarfar, selecionar planos de passe, cintrar bobinas, operar cadeiras de laminação, organizar o local de trabalho, relatar incidentes e acidentes, selecionar lixo e resíduo industrial para coleta seletiva, verificar programação de laminação, consignar local e equipamentos para manutenção e operação, identificar produtos, tomar decisões, abastecer máquinas, zelar pelos equipamentos e máquinas, operar equipamentos de corte, participar da elaboração de análise de riscos, tomar iniciativa, operar sistema de refrigeração de cilindros, ajustar parâmetros operacionais, demonstrar assiduidade e pontualidade, aproveitar oportunidades de treinamentos oferecidos pela empresa, comunicar-se, registrar dados para produção, controlar a planicidade do produto, regular eqipamentos conforme padrões, inspecionar matéria-prima, demonstrar habilidades manuais e coordenadas, trocar madeiras de prensa e guias laterais, operar bobinadeira, testar equipamentos, controlar o ritmo de produção, demonstrar habilidades numéricas, operar máquina desbobinadeira, controlar a espessura do produto.

Cargos e salários CBO 8213-10 - Operadores de equipamentos de laminação

Salário Operador de Laminador de Barras a Frio

Operador de Laminador de Barras a Frio: Brasil

  • 252
  • Brasil
  • 1.806 - 3.469
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Laminador de Barras a Frio CBO 8213-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.806 e 3.469 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 252 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8213-10.