CBO 7771-05 - Carpinteiro naval (construção de pequenas embarcações) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos carpinteiros navais

O profissional no cargo de Carpinteiro naval (construção de pequenas embarcações) CBO 7771-05 constrói embarcações fluviais e marítimas de pequenas dimensões – tais como canoa, traineira, chalana, entre outras -, preparando troncos, blocos ou lâminas de madeira, montando o casco, construindo a casaria, preparando o porão, e montando bases para equipamentos, ferragens e acessórios Restaura embarcações de pequeno porte.

Planeja atividades, definindo etapas e sequência de trabalho Verifica a qualidade do processo e do produto Executa manutenção básica de máquinas e equipamentos.

Pode construir móveis, confeccionar remos, e instalar velas na embarcação Pode acessar CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design), para leitura do projeto Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção de incêndios e de preservação ambiental.

CBO 7771-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de carpinteiros navais que pertence ao grupo dos trabalhadores das indústrias de madeira e do mobiliário, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Carpinteiro naval (construção de pequenas embarcações), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Carpinteiros navais CBO 7771-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7771-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Carpinteiros navais.
      • Trabalhadores das indústrias de madeira e do mobiliário.

O que faz um Carpinteiro naval (construção de pequenas embarcações)

O Carpinteiro naval (construção de pequenas embarcações) CBO 7771-05 planeja as atividades de construção de embarcações - de pequenas dimensões - fluviais e marítimas, examinando requisição de trabalho e definindo as etapas e a sequência de trabalho Verifica o tipo embarcação a ser confeccionada, lendo e interpretando desenhos.

Pode acessar o software CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design), para leitura do projeto.

Prepara máquinas e equipamentos – tais como furadeira, bancada de serra com motor e plaina -, testando seu funcionamento Organiza ferramentas, instrumentos e acessórios - serrote, enxó de corte reto, goiva, broca, formão, régua de metal, entre outros -, para uso durante processo de construção.

Seleciona madeira e demais materiais necessários, de acordo com especificações Prepara troncos, blocos ou lâminas de madeira, fazendo seu aquecimento ou cozimento para atingirem o grau de umidade e dureza que possibilite trabalhos de carpintaria, tais como moldagem, curvatura e corte.

Verifica o sentido das fibras da madeira.

Traça linhas na madeira, de acordo com desenhos Pode preparar modelos.

Constrói embarcações fluviais e marítimas de pequenas dimensões movidas por remos, velas ou motores, aplicando técnicas artesanais de carpintaria naval.

Monta o casco, dimensionando-o, a partir de desenhos e especificações técnicas, fazendo o corte das peças do casco, modelando formas, preparando a quilha (peça que se estende longitudinalmente e à qual se prendem todas as peças transversais que compõem a estrutura do casco), e montando a caverna, com encaixe e fixação das peças curvas que dão forma ao casco da embarcação Constrói a casaria, armando sua estrutura e montando divisórias internas Constrói e fixa portas, janelas e vigias.

Prepara e fixa braçolas Reveste a casaria Pode construir a casaria diretamente no convés ou separadamente, para ser, quando concluída, instalada sobre o convés.

Constrói o porão da embarcação, fazendo sua divisão, montando anteparas e executando seu revestimento Constrói guaritas de convés, escotilhas e outros compartimentos e acessórios, cortando, armando e instalando peças de madeira.

Realiza calafetagem das juntas, ao completar o tabuado Efetua acabamentos na borda-falsa Prepara bases para equipamentos, ferragens e acessórios, confeccionando tampão de escotilha, instalando agulheiros, fixando mastros, instalando dutos de ventilação, e preparando base para equipamentos de segurança.

Prepara a sala de máquina Pode construir móveis para a embarcação, selecionando materiais, preparando peças, montando móveis, e efetuando acabamentos Pode confeccionar remos.

Pode instalar velas na embarcação Restaura embarcações de pequeno porte, avaliando o estado geral e identificando pontos de reparo Remove peças danificadas, preparando as substitutas.

Refaz o beque de proa Examina as madeiras estruturais e os suportes para detectar deterioração, fazendo as substituições necessárias e efetuando os acabamentos Verifica a qualidade do processo e do produto, por meio de inspeção visual e dimensional, considerando formato, geometria, estrutura, resistência, estabilidade, precisão no encaixe das peças, e ausência de fendas e rachaduras Inspeciona os itens de sustentação e examina os itens de movimentação e manobra Executa manutenção básica de máquinas e equipamentos, fazendo sua limpeza e lubrificação.

Pode solicitar serviço de manutenção, para realização de reparos Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém ferramentas, instrumentos e acessórios limpos, organizados e acondicionados Controla desperdícios, selecionando materiais reutilizáveis Faz o descarte de resíduos de modo ecologicamente adequado Trabalha com segurança, fazendo uso de equipamentos de proteção individual e prevenindo acidentes Sinaliza áreas de risco Pode prestar primeiros socorros.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7771-05 deve preparar bases para equipamentos, ferragens e acessórios, demonstrar competências pessoais, reparar embarcações, construir porão da embarcação, modelar fôrmas, construir estrutura de lançamento e de docagem, construir móveis, construir borda-falsa, construir convés, construir casaria.

Condições de trabalho dessas profissões

Carpinteiros navais atuam na fabricação de produtos de madeira e mobiliário de embarcações, na indústria da construção naval e nos serviços de transporte aqüaviário. São empregados com carteira assinada (carpinteiro naval em estaleiros) ou autônomos (carpinteiro naval - de embarcações e de construção de pequenas embarcações). O trabalho é presencial, realizado de forma individual (sem supervisão) ou em equipe (sob supervisão ocasional). Atuam a céu aberto, no horário diurno e permanecem expostos a materiais tóxicos e ruído intenso. O carpinteiro em estaleiros e o que constrói pequenas embarcações podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e em grandes alturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7771-05

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional de até duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Carpinteiro naval (construção de pequenas embarcações) CBO 7771-05

Um Carpinteiro naval (construção de pequenas embarcações) (ou sinônimo) deve fixar mastros, selecionar madeiras e materiais, demonstrar iniciativa, fechar casaria, assumir responsabilidades, avaliar o estado da embarcação, efetuar acabamentos nos móveis, fixar portas, janelas e vigias, fixar braçolas, instalar dutos de ventilação, trabalhar com segurança, demonstrar senso de organização, isolar casaria do local térmico, montar divisórias internas, fixar ferragens e acessórios em geral, efetuar acabamentos, montar móveis, traçar linhas conforme projeto, construir escotilhas, preparar sala de máquina, preparar braçolas, ler e interpretar desenhos, fechar escotilhas, remover peças danificadas, selecionar materiais, revestir casaria, marcar portas, janelas e vigias, identificar pontos de reparos, preparar modelos, recortar anteparas para portas, janelas e vigias, dividir porão, preparar peças a serem substituídas, identificar locais de montagem de móveis, fixar peças reparadas, preparar peças dos móveis, zelar pela qualidade dos serviços, confeccionar tampão de escotilha, manter-se atualizado, passar imagem positiva, armar estrutura da casaria, fixar móveis, posicionar escotilhas, evidenciar comprometimento com o trabalho, montar anteparas do porão, demonstrar educação, revestir porão, trabalhar em equipe, preparar base para equipamentos de segurança, revestir móveis, efetuar acabamentos na borda-falsa, preparar modelo para confecção de tanques, construir portas, janelas e vigias, instalar agulheiros, comunicar-se com eficiência.

Cargos e salários CBO 7771-05 - Carpinteiros navais

Salário Carpinteiro Naval (Construção de Pequenas Embarcações)

Carpinteiro Naval (Construção de Pequenas Embarcações): Brasil

  • 16
  • Brasil
  • 1.982 - 3.643
  • 42h
O profissional no cargo de Carpinteiro Naval (Construção de Pequenas Embarcações) CBO 7771-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.982 e 3.643 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 16 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7771-05.