CBO 7764-30 - Vassoureiro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos confeccionadores de artefatos de madeira, móveis de vime e afins

O profissional no cargo de Vassoureiro CBO 7764-30 realiza processo de confecção de vassouras, verificando o modelo de produto a ser confeccionado, selecionando filamentos (fibras naturais, fios de material sintético ou cerdas), cortando filamentos, formando pequenos feixes com os filamentos, preparando a base da vassoura com abertura de orifícios, implantando e fixando os feixes de filamentos na base, colocando o porta-cabo, o cabo de vassoura e a capa da base, e aparando as pontas e os excessos de filamentos Opera máquinas e equipamentos em etapas da fabricação.

Planeja as atividades, interpretando ordem de produção Verifica a qualidade do processo e do produto Executa manutenção básica de máquinas e equipamentos.

Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção de incêndios e de preservação ambiental

CBO 7764-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de confeccionadores de artefatos de madeira, móveis de vime e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores das indústrias de madeira e do mobiliário, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Vassoureiro, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Confeccionadores de artefatos de madeira, móveis de vime e afins CBO 7764-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7764-30

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Confeccionadores de artefatos de madeira, móveis de vime e afins.
      • Trabalhadores das indústrias de madeira e do mobiliário.

O que faz um Vassoureiro

O Vassoureiro CBO 7764-30 planeja as atividades de confecção de vassouras, interpretando ordem de produção e definindo as etapas e a sequência de trabalho Verifica o modelo de produto a ser confeccionado.

Organiza o local de trabalho.

Prepara máquinas e equipamentos, testando seu funcionamento Organiza ferramentas e instrumentos, para uso durante processo de produção.

Seleciona fibras naturais - como piaçava, fios de material sintético - como PET-Polietileno Tereftalato (de garrafas recicladas) e náilon, ou cerdas (pelo sintético) Verifica a disponibilidade de porta-cabos, cabos e as capas da base.

Prepara materiais para fabricação de vassouras, cortando fibras, fios ou cerdas.

Pode limpar e desfiar garrafas plásticas, para uso dos fios Forma pequenos feixes com os filamentos – de fibras, fios ou cerdas -, dispondo-os na proporção definida e argolando cada conjunto, para possibilitar a montagem de vassoura.

Pode escovar os grupos de piaçava, fazendo com que eles sejam separados de forma balanceada antes de serem aplicados na base.

Prepara a base da vassoura, fazendo orifícios para encaixar os filamentos Implanta os feixes de filamentos, inserindo-os nos furos da base Fixa os filamentos na base.

Coloca o porta-cabo, o cabo de vassoura e a capa da base, que podem ser de metal, plástico ou madeira (“in natura” ou protegida por polietileno) Apara as pontas e os excessos de filamentos, deixando-os uniformes Opera máquinas e equipamentos em uma ou mais etapas da fabricação.

Pode utilizar furadeira, prensa ou injetora para colocação dos filamentos de forma simétrica e homogênea na base, guilhotina de aço com bancada de ferro, para aparar as irregularidades dos filamentos após terem sido fixados à base, entre outros equipamentos e máquinas Realiza controle de qualidade do processo e do produto, verificando o encaixe de fibras, fios ou cerdas, resistência (maciez ou dureza dos filamentos), formato, e peso.

Pode produzir vassoura caipira, colocando palhas em rolete limpador de sementes e folhas, desenrolando e penteando as palhas, amarrando pequenos feixes de palha com fios de arame, fixando os feixes no cabo de vassoura, costurando as palhas, e igualando o comprimento das palhas com uso de tesoura ou outro instrumento apropriado Pode colocar etiquetas de identificação do produto – com informações sobre o tipo da matéria-prima utilizada, o número indicativo do tamanho, razão social do fabricante, entre outras - e efetuar a embalagem do produto Executa manutenção básica de máquinas e equipamentos, fazendo sua limpeza e lubrificação.

Pode solicitar serviço de manutenção, para realização de reparos Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém ferramentas e instrumentos limpos, organizados e acondicionados.

Evita desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento Faz destinação de resíduos de maneira ambientalmente adequada Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual.

Aplica princípios básicos de ergonomia.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7764-30 deve preparar fibras para fabricação de artefatos de madeira, móveis de vime e afins, realizar serviços de acabamento em artefatos de madeira, móveis de vime e afins, controlar qualidade de artefatos de madeira, móveis de vime e afins, montar vassouras, pincéis e escovas, operar máquinas, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Confeccionadores de artefatos de madeira, móveis de vime e afins atuam em pequenas equipes cooperativas como autônomos, exceto o confeccionador de escovas, pincéis e produtos similares (a máquina) que geralmente é empregado com carteira assinada. Este profissional e o vassoureiro trabalham com supervisão permanente, os demais, com supervisão ocasional. Podem atuar a céu aberto ou em locais fechados e expostos a materiais tóxicos. O vassoureiro permanece em posições desconfortáveis durante longos períodos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7764-30

Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional de até duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre com até um ano de experiência profissional, exceto o vassoureiro, que requer de um a dois anos.

Atividades exercidas por um Vassoureiro CBO 7764-30

Um Vassoureiro (ou sinônimo) deve encabar vassouras, desenrolar palhas, evidenciar capacidade de concentração, desfiar garrafas plásticas, abastecer máquinas com matéria-prima, dar provas de habilidade motora fina, pentear palhas, pintar bocais de vassouras, evidenciar paciência na execução do trabalho, realizar pequenas manutenções, selecionar fibras - cipó, palha, vime, junco, sisal, náilon, cortar fibras - cipó, palha, vime, junco, sisal, náilon, argolar piaçava e garrafas, dar provas de agilidade manual, amarrar palhas, demonstrar criatividade, prensar vassouras, aparar excesso de palha, náilon, piaçava, prender fios de náilon e piaçava, inspecionar componentes de vassouras, separar sobras de materiais, fixar anéis em cabos de vassouras, selecionar garrafas, enroscar pincéis e vassouras, limpar garrafas, cortar garrafas, manifestar dinamismo, demonstrar perseverança, controlar funcionamento das máquinas - furadeiras, serras elétricas, lixadeiras e outras, acionar equipamentos hidráulicos.

Cargos e salários CBO 7764-30 - Confeccionadores de artefatos de madeira, móveis de vime e afins

Salário Vassoureiro

Vassoureiro: Brasil

O profissional no cargo de Vassoureiro CBO 7764-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.522 e 2.189 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 293 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7764-30.
Salário Confeccionador de Vassouras de Piaçaba

Confeccionador de Vassouras de Piaçaba: Brasil

O profissional no cargo de Confeccionador de Vassouras de Piaçaba CBO 7764-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.522 e 2.189 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 293 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7764-30.