CBO 7732-15 - Prensista de compensados - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de máquinas de aglomeração e prensagem de chapas
O profissional no cargo de Prensista de compensados CBO 7732-15 prepara e opera prensa para unir várias lâminas de madeira e formar um compensado Examina e testa a colagem das lâminas, para iniciar o processo de prensagem.
Regula a pressão da prensa, define sua temperatura e determina o tempo de prensagem Controla e ajusta parâmetros e variáveis durante o processo de prensagem, para assegurar a qualidade do compensado produzido Planeja as atividades, interpretando ordem de serviço e especificações técnicas.
Realiza manutenção básica da prensa Preenche relatórios de produção Cumpre normas e procedimentos técnicos e de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
CBO 7732-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de máquinas de aglomeração e prensagem de chapas que pertence ao grupo dos trabalhadores das indústrias de madeira e do mobiliário, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Prensista de compensados, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de máquinas de aglomeração e prensagem de chapas CBO 7732-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7732-15
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Operadores de máquinas de aglomeração e prensagem de chapas.
- Trabalhadores das indústrias de madeira e do mobiliário.
O que faz um Prensista de compensados
O Prensista de compensados CBO 7732-15 planeja as atividades, interpretando ordem de serviço e especificações técnicas para definir a sequência do trabalho Consulta manuais técnicos de funcionamento de equipamentos.
Prepara o local de trabalho.
Seleciona ferramentas e instrumentos de medição e de controle Testa a colagem das lâminas de madeira e verifica a umidade e a temperatura do lote, para preparar a prensa.
Regula a pressão da prensa e define sua temperatura, em mostrador analógico ou digital Determina o tempo de prensagem em função da espessura do compensado e da gramatura da cola.
Testa a prensa.
Opera a prensa para unir várias lâminas de madeira e formar um compensado, acionando os dispositivos de comando, alimentando o equipamento - manual ou mecanicamente, e controlando o funcionamento da prensa Verifica a efetividade do processo de prensagem, definindo, controlando e ajustando parâmetros e variáveis do processo, como pressão e temperatura da prensa e tempo de prensagem.
Examina as chapas de compensados prensadas para localizar eventuais defeitos.
Observa a junção das lâminas e confere a espessura da chapa de compensado prensada, utilizando instrumentos de medição Realiza manutenção básica da prensa, fazendo sua limpeza – inclusive com a remoção das sobras de madeira acumuladas no equipamento - e lubrificação Executa pequenos reparos.
Solicita e monitora manutenções corretiva e preventiva da prensa Realiza descarte de resíduos, de acordo com normas ambientais Preenche relatórios de produção, fichas e formulários de manutenção.
Registra ocorrências de controle das operações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Guarda ferramentas e instrumentos em local adequado Zela pela conservação e integridade da prensa utilizada Trabalha com segurança, interpretando normas e procedimentos.
Utiliza Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Verifica as condições de segurança dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e da prensa Observa as sinalizações de segurança.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7732-15 deve demonstrar competências pessoais, preparar máquinas de laminação, aglomeração e prensagem de chapas, organizar o local de trabalho, trabalhar com segurança, operar máquinas de laminação, aglomeração e prensagem de chapas, preparar aglomerante para a montagem das chapas, realizar pequenos reparos em máquinas.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de máquinas de aglomeração e prensagem de chapas atuam em indústrias de fabricação de chapas de madeira, compensados e aglomerados e indústria moveleira. São empregados com carteira assinada, trabalham em horário diurno e noturno e em rodízio de turno, com supervisão permanente, em ambientes fechados, sujeitos a material tóxico, ruído e altas temperaturas. Exceto o prensista de aglomerados, os demais trabalham em posição desconfortável, durante muitas horas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7732-15
Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade que varia do ensino fundamental incompleto a completo. O prensisita de aglomerados é a ocupação de maior nível de qualificação, que requer mais de cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades. Para o domínio das atividades das demais ocupações requer-se entre um e dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Prensista de compensados CBO 7732-15
Um Prensista de compensados (ou sinônimo) deve lavar máquinas, equipamentos e ferramentas, definir a seqüência de trabalho de acordo com a ordem de serviço, demonstrar iniciativa, acionar os comandos das máquinas, demonstrar responsabilidade, verificar as sinalizações de segurança, guardar ferramentas e instrumentos em local adequado, devolver os suportes - chapa base para a montagem, verificar defeitos nas chapas de compensados e aglomerados prensados, determinar a temperatura da prensa por produto a ser prensado - mostrador analógico ou digital, demonstrar coordenação motora, remover as sobras de madeira acumuladas na prensa, determinar o tempo de prensagem em função da espessura do compensado e da gramatura da cola, verificar a umidade e a temperatura por lote, testar a prensa, trabalhar em equipe, conferir a espessura da chapa de compensado prensada, verificar as condições de segurança das máquinas e dos epc, interpretar normas e procedimentos de segurança, regular a pressão da prensa - kgf/cm2, comunicar-se, interpretar instrumentos de medição, preencher o relatório de produção, testar a colagem das chapas, ajustar as regulagens das máquinas, manter o local de trabalho limpo, verificar o suprimento de materiais - madeiras, resinas, selantes, outros, demonstrar habilidades numéricas, utilzar, armazenar os materiais de consumo, remover resíduos, substituir fusíveis, alimentar as máquinas manual e mecanicamente - esteira ou elevador.