CBO 7662-40 - Impressor letterset - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores da impressão gráfica

O profissional no cargo de Impressor letterset CBO 7662-40 realiza serviços de impressão gráfica por processo letterset Planeja as atividades, de acordo com especificações, desenhos e ordens de serviço e de produção.

Aplica técnicas e métodos de impressão pelo sistema de chapas gravadas em baixo relevo para reprodução de textos ou imagens Seleciona e utiliza equipamentos de impressão, materiais, instrumentos e ferramentas Opera a impressora, controlando os parâmetros de funcionamento e impressão.

Inspeciona a impressão final Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7662-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores da impressão gráfica que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Impressor letterset, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores da impressão gráfica CBO 7662-40 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7662-40

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores da impressão gráfica.
      • Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.

O que faz um Impressor letterset

O Impressor letterset CBO 7662-40 planeja atividades de impressão gráfica pelo processo letterset, interpretando desenhos, analisando as ordens de serviço e de produção e conferindo as especificações dos materiais e das ferramentas para impressão Seleciona materiais, impressoras, instrumentos, ferramentas e acessórios.

Solicita materiais, conferindo suas especificações.

Verifica as condições operacionais para realização do trabalho Prepara a matriz relevográfica, fixando a chapa gravada na máquina impressora, ajustando-a e prendendo-a ao cilindro.

Abastece a máquina com os materiais de suporte a serem impressos Opera a impressora letterset, controlando os valores físicos e químicos das soluções umectantes e demais parâmetros de funcionamento e impressão.

Verifica a tonalidade e o registro do impresso, visualmente ou fazendo uso de instrumentos.

Ajusta os sistemas de saída das máquinas impressoras Regula os dispositivos de temperatura, pressão, margeação, velocidade, tintagem e umedecimento.

Tira provas da impressão, acionando os comandos da máquina e controlando seu funcionamento, para obter a tiragem desejada e efetuar ajustes.

Realiza ajustes durante o processo, atuando sobre as máquinas de impressão letterset e seus subsistemas - incluindo os de supervisão digital -, para regular seu tinteiro e estojo do cilindro de suporte da película de impressão, para manter sob controle a temperatura da estufa de secagem, para ajustar o registro do material impresso, a tonalidade da tinta, a pressão dos cilindros, a tensão do papel ou substrato e o posicionamento da pinça Ajusta dobradeira, esquadro, rolos, extrator de aparas, pressão e ângulo da lâmina de raspagem Inspeciona a impressão final, verificando as características e a qualidade técnica.

Identifica as possíveis falhas na impressão Registra as etapas do processo realizadas, a tiragem da impressão e as condições de funcionamento das máquinas utilizadas no processo de impressão letterset Atua integradamente com a equipe de trabalho, compartilhando informações relacionadas aos procedimentos operacionais e à qualidade da impressão.

Contribui para a melhoria contínua do desempenho da equipe, do processo e do produto Organiza o local de trabalho, realizando limpeza e conservação dos recursos materiais empregados no processo de impressão letterset.

Mantém os materiais, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Solicita serviço de manutenção de máquinas e equipamentos, quando necessário Controla desperdícios de material.

Identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, providenciando sua segregação e destinação Realiza as atividades de acordo com normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, utilizando equipamentos de proteção individual e coletiva.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7662-40 deve imprimir ofsete plana e rotativa, imprimir flexografia, litografia , tipografia e letterset, ajustar máquinas para impressão, imprimir com segurança, demonstrar competências pessoais, imprimir em calcografia e tampografia, planejar serviços da impressão gráfica, imprimir impressão digital.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores da impressão gráfica atuam no segmento de edição, impressão e reprodução de gravações e em diversas atividades empresariais como empregados assalariados com carteira assinada. Estão organizados de forma individual sob supervisão permanente, em ambiente fechado e por rodízio de turnos (diurno/noturno). Trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis por longo período de tempo e permanecem expostos a materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7662-40

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso de qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas- aula, ministrado por instituições ou escolas especializadas na área. O pleno desempenho das atividades ocorre até um ano de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Impressor letterset CBO 7662-40

Um Impressor letterset (ou sinônimo) deve avaliar o desempenho da equipe de produção, controlar visualmente ou por instrumento a tonalidade e registro do impresso, utilizar equipamentos de proteção individual, conferir especificações de materiais e ferramentas para impressão, demonstrar criatividade, ajustar manualmente ou automaticamente o esquadro - batentes laterais e frontais da impressora, ajustar manualmente a pinça, regular o estojo do cilindro, ajustar temperatura da estufa de secagem, preparar matriz para impressão, ajustar dobradeira, fixar manualmente matriz na rama, controlar visualmente o nível de soluções umectantes, ajustar sistemas de saída, cumprir normas de segurança, meio ambiente e procedimentos de trabalho, enviar arquivo para ripagem - transformação de linguagem de máquina digital, abastescer máquina com suporte - papel, plásticos, folhas de flandre, limpar máquinas, organizar local de trabalho, ajustar tonalidade da tinta, regular tinteiro, ajustar a pressão dos cilindros, ajustar os rolos, analisar ordem de serviço, montar a matriz na máquina, controlar valores físicos e químicos das soluções umectantes, receber arquivos, ajustar estrator de aparas, fixar matrizes na máquina, registrar condições de funcionamento das máquinas e andamento da produção, ajustar manualmente ou automaticamente o registro do material impresso, selecionar arquivos de impressão, dar provas de auto-organização, conservar máquinas, solicitar materiais, orientar equipe de trabalho quanto aos procedimentos operacionais, ajustar pressão e ângulo da lâmina de raspagem, evidenciar coordenação motora, tirar provas, ajustar formato e tensão do papel, orientar-se por detalhes - acuidade visual, acompanhar o desempenho da equipe de produção, preparar o molde para impressão, verificar conformidade - fonte, imagem, manifestar iniciativa.

Cargos e salários CBO 7662-40 - Trabalhadores da impressão gráfica

Salário Impressor Letterset

Impressor Letterset: Brasil

  • 33
  • Brasil
  • 2.888 - 5.929
  • 43h
O profissional no cargo de Impressor Letterset CBO 7662-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.888 e 5.929 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 33 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7662-40.