CBO 7662-35 - Impressor flexográfico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores da impressão gráfica

O profissional no cargo de Impressor flexográfico CBO 7662-35 realiza serviços de impressão gráfica por processo de flexografia Planeja as atividades, de acordo com especificações, desenhos e ordens de serviço e de produção.

Seleciona materiais, equipamentos, instrumentos e ferramentas Prepara a formulação de tintas e a montagem de clichês Aplica técnicas de reprodução rotativa, de relevo e de tinta de secagem rápida.

Opera impressoras, em banda larga ou em banda estreita, configurando equipamentos em função do produto (embalagens, rótulos ou etiquetas) Verifica o resultado do processo de impressão Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 7662-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores da impressão gráfica que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Impressor flexográfico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores da impressão gráfica CBO 7662-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7662-35

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores da impressão gráfica.
      • Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.

O que faz um Impressor flexográfico

O Impressor flexográfico CBO 7662-35 planeja as atividades, interpretando desenhos, analisando as ordens de serviço e de produção e conferindo especificações dos materiais e das ferramentas para impressão Seleciona materiais, impressoras, instrumentos, ferramentas e acessórios.

Solicita materiais, conferindo suas especificações.

Verifica as condições operacionais para realização do trabalho Prepara máquina impressora flexográfica de banda larga (para imprimir embalagens) ou de banda estreita (etiquetas e rótulos).

Programa e configura as máquinas flexográficas, fixando matrizes (clichês), montando cilindros e rolo anilox, ajustando facas para a etapa de corte, selecionando o tipo de tinta, abastecendo tinteiros e adicionando diluente, secantes e outros produtos auxiliares do processo flexográfico Controla valores físicos e químicos das soluções umectantes.

Regula o funcionamento do tinteiro e o sistema de umedecimento da matriz flexográfica.

Realiza ajustes durante o processo, atuando sobre as máquinas de impressão por flexografia e seus subsistemas - incluindo os de supervisão digital -, controlando entrada e direcionamento do material, monitorando as variáveis do processo e verificando parâmetros de temperatura da estufa de secagem Ajusta a velocidade da impressão.

Ajusta a tonalidade da tinta e o padrão de cores.

Ajusta a pressão dos cilindros e da tensão de rebobinamento Ajusta o registro do material impresso Verifica o resultado do processo de impressão, quanto às especificações e à qualidade técnica do produto impresso – substratos, aplicação de cores, fidelidade, resolução e lineatura da impressão, dobragem e quantidade -.

Registra as etapas do processo realizadas, a tiragem da impressão e as condições de funcionamento das máquinas flexográficas utilizadas no processo Atua integradamente com a equipe de trabalho, compartilhando informações quanto aos procedimentos operacionais e de qualidade da impressão Contribui para a melhoria contínua do desempenho da equipe, do processo e do produto.

Organiza o local de trabalho, realizando limpeza e conservação dos recursos materiais empregados no processo de impressão flexográfica Mantém os materiais, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Solicita serviço de manutenção de máquinas e equipamentos, quando necessário Controla desperdícios de material Identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, providenciando sua segregação e destinação.

Realiza as atividades de acordo com normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, utilizando equipamentos de proteção individual e coletiva.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7662-35 deve imprimir com segurança, imprimir ofsete plana e rotativa, imprimir em calcografia e tampografia, demonstrar competências pessoais, imprimir impressão digital, imprimir flexografia, litografia , tipografia e letterset, planejar serviços da impressão gráfica, imprimir em rotogravura, ajustar máquinas para impressão.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores da impressão gráfica atuam no segmento de edição, impressão e reprodução de gravações e em diversas atividades empresariais como empregados assalariados com carteira assinada. Estão organizados de forma individual sob supervisão permanente, em ambiente fechado e por rodízio de turnos (diurno/noturno). Trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis por longo período de tempo e permanecem expostos a materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7662-35

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso de qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas- aula, ministrado por instituições ou escolas especializadas na área. O pleno desempenho das atividades ocorre até um ano de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Impressor flexográfico CBO 7662-35

Um Impressor flexográfico (ou sinônimo) deve abastescer máquina com suporte - papel, plásticos, folhas de flandre, abastecer tinteiros, dar provas de auto-organização, fixar placa de relevo na matriz corte e vinco, registrar condições de funcionamento das máquinas e andamento da produção, regular tinteiro, programar máquina, fixar manualmente matriz na rama, controlar visualmente o nível de soluções umectantes, preparar o molde para impressão, ajustar manualmente ou automaticamente o registro do material impresso, controlar valores físicos e químicos das soluções umectantes, preparar matriz para impressão, ajustar temperatura da estufa de secagem, orientar equipe de trabalho quanto aos procedimentos operacionais, tirar provas, analisar ordem de serviço, receber arquivos, cumprir normas de segurança, meio ambiente e procedimentos de trabalho, conferir especificações de materiais e ferramentas para impressão, adicionar produtos auxiliares na tinta - diluentes, secantes, regular o umidecimento da matriz, verificar conformidade - fonte, imagem, acompanhar o desempenho da equipe de produção, demonstrar criatividade, avaliar o desempenho da equipe de produção, ajustar tonalidade da tinta, selecionar arquivos de impressão, fixar matrizes na máquina, ajustar pressão e ângulo da lâmina de raspagem, ajustar a pressão dos cilindros, ajustar a medida da máquina para impressão, utilizar equipamentos de proteção individual, manifestar iniciativa, montar a matriz na máquina, ajustar estrator de aparas, controlar visualmente ou por instrumento a tonalidade e registro do impresso, solicitar materiais, organizar local de trabalho, ajustar manualmente ou automaticamente o esquadro - batentes laterais e frontais da impressora, conservar máquinas, evidenciar coordenação motora, orientar-se por detalhes - acuidade visual, ajustar sistemas de saída, enviar arquivo para ripagem - transformação de linguagem de máquina digital, limpar máquinas.

Cargos e salários CBO 7662-35 - Trabalhadores da impressão gráfica

Salário Impressor Flebográfico

Impressor Flebográfico: Brasil

  • 3.879
  • Brasil
  • 2.556 - 4.972
  • 43h
O profissional no cargo de Impressor Flebográfico CBO 7662-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.556 e 4.972 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.879 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7662-35.
Salário Impressor Flexográfico

Impressor Flexográfico: Brasil

  • 3.879
  • Brasil
  • 2.556 - 4.972
  • 43h
O profissional no cargo de Impressor Flexográfico CBO 7662-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.556 e 4.972 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.879 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7662-35.
Salário Impressor Flebográfico

Impressor Flebográfico: São Paulo

  • 1.491
  • São Paulo
  • 2.898 - 5.054
  • 44h
O profissional no cargo de Impressor Flebográfico CBO 7662-35 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.898 e 5.054 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.491 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7662-35.
Salário Impressor Flebográfico São Paulo

Impressor Flebográfico: São Paulo, SP

  • 302
  • São Paulo, SP
  • 3.198 - 5.489
  • 43h
O profissional no cargo de Impressor Flebográfico CBO 7662-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.198 e 5.489 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 302 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7662-35.
Salário Impressor Flexográfico São Paulo

Impressor Flexográfico: São Paulo, SP

  • 302
  • São Paulo, SP
  • 3.198 - 5.489
  • 43h
O profissional no cargo de Impressor Flexográfico CBO 7662-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.198 e 5.489 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 302 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7662-35.
Salário Impressor Flexográfico

Impressor Flexográfico: Paraná

  • 590
  • Paraná
  • 2.536 - 4.490
  • 44h
O profissional no cargo de Impressor Flexográfico CBO 7662-35 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.536 e 4.490 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 590 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7662-35.
Salário Impressor Flexográfico

Impressor Flexográfico: São Paulo

  • 1.491
  • São Paulo
  • 2.898 - 5.054
  • 44h
O profissional no cargo de Impressor Flexográfico CBO 7662-35 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.898 e 5.054 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.491 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7662-35.