CBO 7654-05 - Trabalhador do acabamento de artefatos de tecidos e couros - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores do acabamento de artefatos de tecidos e couros

O profissional no cargo de Trabalhador do acabamento de artefatos de tecidos e couros CBO 7654-05 realiza atividades de acabamento de artefatos de tecidos e couros, executando testes e inspeções, identificando e corrigindo falhas e defeitos, decorando os artefatos, aplicando produtos de proteção e brilho, embalando e etiquetando produtos acabados, e preparando artefatos para expedição Comunica, aos superiores, sobre falhas e defeitos identificados nos artefatos.

Prepara local das atividades, organizando materiais e selecionando instrumentos e ferramentas Realiza manutenção básica de máquinas e equipamentos Afia ferramentas de uso manual.

Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 7654-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores do acabamento de artefatos de tecidos e couros que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Trabalhador do acabamento de artefatos de tecidos e couros, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores do acabamento de artefatos de tecidos e couros CBO 7654-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7654-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores do acabamento de artefatos de tecidos e couros.
      • Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.

O que faz um Trabalhador do acabamento de artefatos de tecidos e couros

O Trabalhador do acabamento de artefatos de tecidos e couros CBO 7654-05 prepara o local para execução das atividades de acabamento de artefatos de tecidos e couros, limpando e organizando a área e selecionando instrumentos e ferramentas Verifica a disponibilidade de materiais, requisitando os faltantes.

Realiza testes e inspeções em artefatos de tecido e couro, testando a flexibilidade da flor (superfície externa) do couro, testando resistência à tração de peças costuradas e coladas, conferindo medidas e pesos, e identificando defeitos em artefatos.

Compara as características dos artefatos em relação às especificações estabelecidas para o processo de produção Separa artefatos com falhas e defeitos.

Comunica, aos superiores, sobre imperfeições, falhas e defeitos identificados nos artefatos Executa o acabamento em artefatos de tecido e de couro, analisando imperfeições, falhas e defeitos e fazendo as correções necessárias.

Remove manchas, poeiras e excesso de cola.

Recorta sobras de tecidos e de couros Retira fios salientes.

Identifica e corrige falhas de pintura, fazendo retoques.

Aplica produtos de proteção e brilho e lustra o artefato Decora os artefatos, gravando inscrições, pintando gravuras e inscrições, bordando decorações, e aplicando adesivos Vaza tecidos e couros.

Prensa rebites, ilhós, botões de pressão e fivelas Embala produtos acabados, armando artefatos com enchimento de papel, material reciclado ou outro material adequado, e acondicionando artefatos em embalagens plásticas, de papelão ou de outro material Identifica produtos embalados com etiquetas.

Prepara produtos para expedição, quantificando artefatos e registrando dados de lotes Mantém ferramentas, instrumentos e acessórios limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Afia ferramentas de uso manual Realiza manutenção básica de máquinas e equipamentos, fazendo sua limpeza e lubrificação Requisita serviços de manutenção corretiva, quando necessário.

Seleciona resíduos para reaproveitamento e faz o descarte dos demais, seguindo os procedimentos estabelecidos pela empresa para atendimento às normas ambientais Trabalha com segurança, adotando postura ergonômica correta, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7654-05 deve realizar testes e inspeções em artefatos de tecido e couro, preparar artefatos para expedição, decorar artefatos, dar acabamento em artefatos de couro, demonstrar competências pessoais, embalar produtos acabados, preparar o local de trabalho.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores do acabamento de artefatos de tecidos e couros atuam na fabricação de artefatos de couro, artigos de viagem e calçados, na situação de empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual, com supervisão permanente, em ambiente fechado, no período diurno. Permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos e, eventualmente, ficam expostos a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7654-05

Para o exercício dessas ocupações requer-se entre a quarta e a sétima séries do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional de até duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Trabalhador do acabamento de artefatos de tecidos e couros CBO 7654-05

Um Trabalhador do acabamento de artefatos de tecidos e couros (ou sinônimo) deve identificar falhas de pintura, recortar sobras de tecidos e couros, dispor materiais e ferramentas, colocar buchas de armação dos produtos, relacionar-se com outras pessoas, lustrar produtos, identificar produtos com etiquetas de papel, acondicionar produtos em embalagens plásticas - plastificação e em caixas de papelão, retocar pintura, registrar dados de lotes, conforme ordem de fabricação, etiquetar artefatos, conferir peso, evidenciar responsabilidade, conferir medidas, remover excesso de cola, limpar máquinas e equipamentos, separar artefatos defeituosos, afiar ferramentas de uso manual, demonstrar habilidade manual - coordenação motora, testar resistência a tração de peças costuradas e coladas, comunicar, aos superiores, sobre defeitos de materiais, remover manchas e poeiras, gravar inscrições, demonstrar sociabilidade, identificar defeitos em artefatos, testar a flexibilidade da flor do couro, pintar gravuras e inscrições, evidenciar objetividade, quantificar artefatos, embalar artefatos, vazar tecidos e couros, inflar bolas, comunicar-se, selecionar ferramentas e materiais, aplicar adesivos, revisar artefatos, evidenciar criatividade, armar artefatos com enchimento, limpar local de trabalho, queimar fios salientes, verificar a quantidade de materiais de produtos montados, aplicar produtos de proteção e brilho, prensar rebites, ilhós, botões de pressão e fivelas, bordar decorações.

Cargos e salários CBO 7654-05 - Trabalhadores do acabamento de artefatos de tecidos e couros

Salário Trabalhador do Acabamento de Artefatos de Tecidos e Couros

Trabalhador do Acabamento de Artefatos de Tecidos e Couros: Brasil

  • 4.090
  • Brasil
  • 1.604 - 2.532
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador do Acabamento de Artefatos de Tecidos e Couros CBO 7654-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.604 e 2.532 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.090 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7654-05.
Salário Trabalhador do Acabamento de Artefatos de Tecidos e Couros

Trabalhador do Acabamento de Artefatos de Tecidos e Couros: Rio Grande do Sul

  • 367
  • Rio Grande do Sul
  • 1.719 - 2.546
  • 44h
O profissional no cargo de Trabalhador do Acabamento de Artefatos de Tecidos e Couros CBO 7654-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.719 e 2.546 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 367 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7654-05.
Salário Trabalhador do Acabamento de Artefatos de Tecidos e Couros Jaraguá do Sul

Trabalhador do Acabamento de Artefatos de Tecidos e Couros: Jaraguá do Sul, SC

  • 532
  • Jaraguá do Sul, SC
  • 1.762 - 2.309
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador do Acabamento de Artefatos de Tecidos e Couros CBO 7654-05 trabalhando em Jaraguá do Sul - SC, ganha entre 1.762 e 2.309 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 532 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7654-05.