CBO 7650-05 - Confeccionador de artefatos de couro (exceto sapatos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores polivalentes da confecção de artefatos de tecidos e couros

O profissional no cargo de Confeccionador de artefatos de couro (exceto sapatos) CBO 7650-05 confecciona artefatos de couro – como bolsas, malas, carteiras, entre outros -, exceto sapatos, preparando materiais, confeccionando modelos e moldes, cortando peças de couro e de outros materiais, montando os artefatos, pintando e adornando os artefatos, e executando atividades de acabamento Comercializa produtos, embalando artefatos e definindo condições de venda.

Pode utilizar novas tecnologias para a confecção de artefatos de couro, tais como “software” de modelagem e máquinas automatizadas de corte e costura Realiza manutenção de primeiro nível em máquinas e equipamentos Afia e lubrifica ferramentas.

Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 7650-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores polivalentes da confecção de artefatos de tecidos e couros que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Confeccionador de artefatos de couro (exceto sapatos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores polivalentes da confecção de artefatos de tecidos e couros CBO 7650-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7650-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores polivalentes da confecção de artefatos de tecidos e couros.
      • Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.

O que faz um Confeccionador de artefatos de couro (exceto sapatos)

O Confeccionador de artefatos de couro (exceto sapatos) CBO 7650-05 prepara os materiais para a confecção dos artefatos de couro, definindo os insumos necessários, como tecidos, couros, botões, linhas, entre outros Examina o funcionamento de máquinas e equipamentos, preparando-os para uso.

Seleciona ferramentas e instrumentos.

Classifica os tipos de couro a serem usados na confecção de artefatos Confecciona modelo de artefato, desenhando-o e dimensionando o tamanho das peças (componentes).

Faz a especificação de materiais e define cores Constrói protótipo, a fim de avaliar o artigo que será produzido.

Confecciona moldes, a partir do modelo e materiais definidos.

Dimensiona, desenha e corta moldes Prepara o corte de peças para confecção do artefato, posicionando materiais na mesa de corte, fixando as extremidades dos materiais na mesa, posicionando os moldes sobre materiais, e programando encaixe de peças para corte.

Corta peças de couro - de forma a obter seu melhor aproveitamento -, utilizando ferramentas e instrumentos de corte.

Monta o artefato de couro, chanfrando e virando as bordas de materiais, costurando e colando as peças do artefato, costurando vieses nas emendas das peças, e adicionando ferragens Pode bolear peças do artefato Pinta e adorna o artefato de couro, bordando, imprimindo desenhos vazados, fixando apliques de ferragens, e trançando tiras de couro.

Prensa marca Executa as atividades de acabamento, aparando linhas, retocando a pintura, e polindo o couro Opera instrumentos e máquinas de acabamento de peças de couro.

Pode utilizar novas tecnologias para a confecção de artefatos de couro, tais como “software” de modelagem e máquinas automatizadas de corte e costura Embala os artefatos confeccionados, acondicionando-os nas embalagens montadas.

Preenche etiqueta, identificando o tipo do artefato colocado em cada embalagem Comercializa os produtos, fazendo divulgação dos artefatos de couro Calcula custos, para definir os preços dos artefatos.

Atende pedidos de clientes, negociando as condições da venda Conserva local de trabalho limpo e organizado Mantém ferramentas e instrumentos limpos, organizados e acondicionados.

Afia e lubrifica ferramentas Realiza manutenção de primeiro nível em máquinas e equipamentos, limpando-os, lubrificando-os, apertando seus parafusos e trocando suas peças Providencia serviço de manutenção corretiva, quando necessário.

Seleciona resíduos para reaproveitamento e faz o descarte dos demais, seguindo os procedimentos estabelecidos para o atendimento às normas ambientais Trabalha com segurança, adotando postura ergonômica correta, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7650-05 deve confeccionar modelos de artefatos, demonstrar competências pessoais, confeccionar moldes - fôrmas, facas, realizar pintura e adornos em artefatos, embalar artefatos, realizar serviços de manutenção em máquinas e equipamentos, realizar atividades de acabamento, cortar peças para confecção de artefatos, montar artefatos, comercializar produtos, preparar materiais para confecção de artefatos.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores polivalentes da confecção de artefatos de tecidos e couros atuam na indústria de confecção de artigos do vestuário e acessórios. O boneleiro trabalha com carteira assinada, o confeccionador de artefatos de couro (exceto sapatos) e o chapeleiro de senhoras trabalham como autônomo ou por conta própria. O trabalho do chapeleiro de senhoras é individual, sem supervisão. Os outros profissionais trabalham em equipe por operações, com supervisão permanente. Todos trabalham em ambiente fechado, durante o dia, exceto o chapeleiro de senhoras que tem horários de trabalho irregulares. Em algumas atividades desenvolvidas pelo boneleiro e pelo confeccionador de artefatos de couro (exceto sapatos) pode ocorrer exposição a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7650-05

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de até a quarta série do ensino fundamental, mais curso básico de qualificação profissional de até duzentas horas-aula para o boneleiro, de duzentas a quatrocentas horas-aula para o chapeleiro de senhoras e mais de quatrocentas horas-aula para o confeccionador de artefatos de couro (exceto sapatos). O exercício pleno das atividades ocorre com a experiência de um a dois anos para o boneleiro e mais de cinco anos para as outras ocupações.

Atividades exercidas por um Confeccionador de artefatos de couro (exceto sapatos) CBO 7650-05

Um Confeccionador de artefatos de couro (exceto sapatos) (ou sinônimo) deve definir materiais de facas e navalhas, apertar parafusos, bordar couro, demonstrar comprometimento, costurar peças, definir modelos de facas e navalhas, costurar viéses nas emendas das peças, identificar artefatos nas embalagens, acondicionar artefatos em embalagens, posicionar navalhas - moldes em materiais, definir cores, prensar marcas em couro, posicionar materiais na mesa de corte, lubrificar ferramentas, negociar condições de vendas, demonstrar paciência, demonstrar credibilidade, retocar pintura em couro, montar embalagens, definir tipos de materiais - feltro, seda, veludo..., colar peças de couro, construir protótipos - matriz, dimensionar moldes, virar bordas de materiais chanfrados, trançar tiras de couro, polir couros, operar pistola de autobrilho, programar encaixe de peças para corte, adicionar ferragens em peças de couro, preparar enfesto segundo número de peças cortadas, interpretar modelos, chanfrar materiais - afinar, demonstrar criatividade, demonstrar habilidade manual, definir preços de artefatos, bolear peças de artefatos, fixar apliques de ferragens em couro, fixar estremidades de materiais na mesa de corte, demonstrar sensibilidade tátil, auditiva e visual, queimar pontas de linhas, dimensionar tamanho de peças - componentes, cortar modelos de facas e navalhas, trocar peças de máquinas, classificar tipos de couros, aparar linhas, operar ferramentas e equipamentos de corte, afiar ferramentas, calcular custos, colar materiais chanfrados, divulgar produtos, desenhar modelos de facas e navalhas, especificar materiais, soldar ferramentas, desenhar modelos, imprimir desenhos vazados em couro, atender pedidos de clientes, monitorar funcionamento de máquinas.

Cargos e salários CBO 7650-05 - Trabalhadores polivalentes da confecção de artefatos de tecidos e couros

Salário Confeccionador de Artefatos de Couro (Exceto Sapatos)

Confeccionador de Artefatos de Couro (Exceto Sapatos): Brasil

  • 1.216
  • Brasil
  • 1.598 - 2.543
  • 43h
O profissional no cargo de Confeccionador de Artefatos de Couro (Exceto Sapatos) CBO 7650-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.598 e 2.543 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.216 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7650-05.