CBO 7641-15 - Preparador de calçados
Entenda o que fazem os trabalhadores da preparação da confecção de calçados no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Preparador de calçados e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Preparador de calçados
Prepara peças da parte superior de calçados, para sua confecção. Aplica técnicas e procedimentos de preparação e seleciona materiais, máquinas, equipamentos, instrumentos, ferramentas e acessórios, de acordo com desenhos, especificações, ordem de produção e instruções de trabalho. Organiza o local de atuação. Cumpre procedimentos, normas técnicas e de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Prepara peças da parte superior de calçados, chanfrando peças como gáspeas, laterais, calcanheiras, traseiros e travessas.
Recorta peças de material sintético, frequenciando-as para fortalecimento da estrutura. Racha material para peças como gravata, calcanheira e reforço.
Perfura, pinta e forra peças de calçados, utilizando máquinas auxiliares, de acordo com ordens de produção.
Identifica peças, carimbando-as com número, marca e data de fabricação. Borda peças tais como gáspea, lateral, cano traseiro e pala, colocando as referências das linhas de bordado.
Aplica cola nas peças, cola espuma e etiqueta na calcanheira. Aplica couraça na gáspea e coloca contrafortes na parte traseira do calçado. Entretela e serigrafa peças.
Realiza inspeções com vistas à garantia da qualidade das peças preparadas, observando visualmente a matéria-prima, conferindo sua espessura, verificando falhas e defeitos de cortes e medindo a espessura das peças que passaram pela operação de rachar. Confere quantidade, dimensões e formas das peças, acondicionando-as para encaminhamento às etapas posteriores, de acordo com ordem de produção.
Colabora na identificação e proposição de oportunidades de melhorias no processo e no produto.
Controla desperdícios de material e mantém limpo e organizado o local de trabalho. Identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos –, providenciando sua segregação e destinação.
Preenche documentos relacionados à preparação de peças para confecção de calçados, tais como requisição de materiais e ficha de controle de tempos e paradas da produção.
Mantém os materiais, máquinas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento. Limpa e lubrifica máquinas.
Realiza o trabalho de acordo com normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, utilizando equipamentos de proteção individual e coletiva.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA DOS MATERIAIS | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - DESENHO TÉCNICO DE CALÇADOS | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 2 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DA QUALIDADE | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 3 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO | PROCESSOS DE PREPARAÇÃO DE CONFECÇÃO DE CALÇADOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO (ESPECIFICAR:...) - PREPARAÇÃO DE PEÇAS DA PARTE SUPERIOR DE CALÇADOS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE MATÉRIAS-PRIMAS UTILIZADAS NA PREPARAÇÃO DE CALÇADOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE PEÇAS DA PARTE SUPERIOR DO CALÇADO (CABEDAL) | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE PRODUTOS QUÍMICOS UTILIZADOS NA PREPARAÇÃO DE PEÇAS PARA CONFECÇÃO DE CALÇADOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - FERRAMENTAS, INSTRUMENTOS, MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA PREPARAÇÃO DE CALÇADOS | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - MATERIAIS NÃO-METÁLICOS NATURAIS - COURO | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - MATERIAIS NÃO-METÁLICOS SINTÉTICOS - MATERIAIS SINTÉTICOS EMPREGADOS NA CONFECÇÃO DE CALÇADOS | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 4 |
Condições de Trabalho
Trabalham como assalariados, com registro em carteira, e se organizam de forma individual, em equipe por setor de trabalho e em equipe por esteira, sob supervisão permanente. São absorvidos pelo mercado de trabalho nas indústrias de fabricação de artefatos de couro e artigos de viagem e calçados. Atuam em locais fechados no período diurno, e em rodízio de turnos, nas grandes empresas. Em algumas situações podem estar sujeitos a estresse, a posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos a ruídos e materiais tóxicos.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações, requer-se formação mínima do ensino fundamental (de quarta a sétima série). Geralmente o aprendizado da profissão ocorre no próprio emprego. Os profissionais, em média, atingem o pleno desempenho profissional após um a dois anos de experiência.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- preparar peças da parte superior do calçado;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar inspeções nos componentes dos calçados;
- organizar corte de peças para confecção de calçados;
- comparar a matéria-prima com as especificações da ordem de produção;
- analisar dados da ordem de produção;
- chanfrar peças - gáspea, lateral, calcanheira, traseiro, travessas;
- verificar falhas e defeitos de cortes nas peças;
- rachar peças - reforço, gravata, calcanheira;
- selecionar navalhas para corte de peças;
- inspecionar espessura da matéria-prima;
- identificar referências de linhas de bordado;
- recortar peças frequenciadas - material sintético;
- agir com criatividade;
- demonstrar confiabilidade;
- identificar tipos de materiais - couro e ou sintético;
- demonstrar iniciativa;
- ajustar máquinas de corte - balancim;
- bordar peças - gáspea, lateral, cano traseiro, pala;
- analisar plano de corte;
- atuar com dinamismo;
- medir a espessura das peças rachadas;
- buscar auto-desenvolvimento;
- entretelar peças;
- atuar com responsabilidade;
- colocar contrafortes na parte traseira do calçado;
- inspecionar visualmente a matéria-prima;
- lubrificar máquinas;
- enfestar materiais sintéticos;
- carimbar peças - número, marca, e data de fabricação;
- revisar altura e colagem do solado e dos saltos;
- limpar máquinas;
- demonstrar comunicabilidade;
- serigrafar peças;
- trabalhar em equipe;
- aplicar couraça na gáspea;
- colar espuma e etiqueta na calcanheira;
- demonstrar auto-organização;
- verificar a uniformidade dos cepos;
- aplicar cola nas peças;
- afiar navalhas;
- frequenciar peças - material sintético;
Divisões de categorias profissionais do CBO 7641-15
CBO 7641-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de preparador de calçados que pertence ao grupo dos trabalhadores da preparação da confecção de calçados, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas
-
-
- Trabalhadores da confecção de calçados
-
-
-
-
- Trabalhadores da preparação da confecção de calçados
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 7641-15 - Trabalhadores da preparação da confecção de calçados
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 764115 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 764115 em todos os estados e cidades do Brasil.