CBO 7641-05 - Cortador de calçados, a máquina (exceto solas e palmilhas)
Entenda o que fazem os trabalhadores da preparação da confecção de calçados no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Cortador de calçados, a máquina (exceto solas e palmilhas) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Cortador de calçados, a máquina (exceto solas e palmilhas)
Opera máquinas de corte de couro e materiais sintéticos, para produzir peças da parte superior de calçados. Prepara máquinas e materiais. Aplica técnicas e métodos de corte e atua de acordo com desenhos, especificações, ordem de produção e instruções de trabalho. Seleciona materiais, máquinas, equipamentos, instrumentos, ferramentas e acessórios. Organiza o local de trabalho. Cumpre procedimentos, normas técnicas e de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Opera máquinas de corte de couro e materiais sintéticos, para produzir as peças da parte superior de calçados, ajustando os parâmetros - tais como velocidade de corte, pressão das navalhas, entre outros -, organizando o trabalho - inclusive com a comparação da matéria-prima com as especificações da ordem de produção -, identificando os tipos de materiais - couro ou sintético - e analisando outros dados da produção. Pode operar máquinas e sistemas a laser e/ou baseados em tecnologias de manufatura auxiliada por computador, no corte de materiais para confecção de calçados.
Aplica técnicas e métodos de corte, ajustando máquinas do tipo balancim e verificando a uniformidade dos cepos. Seleciona moldes com suas navalhas, afiando-as. Analisa plano de corte. Enfesta materiais sintéticos, manualmente ou à máquina.
Corta peças, selecionando o molde e posicionando-o sobre a matéria-prima a ser cortada. Considera o sentido do corte, a geometria e encaixe das peças, de acordo com desenhos, fichas técnicas, ordens de produção e instruções de trabalho. Ajusta e aciona o balancim sobre os moldes, pressionando suas navalhas contra a matéria-prima apoiada sobre os cepos, seguindo traçados e buscando obter o máximo aproveitamento de material com o mínimo de sobras.
Realiza inspeções com vistas à garantia da qualidade do processo, observando visualmente a matéria-prima, conferindo sua espessura, verificando falhas e defeitos de cortes nas peças e medindo a espessura das peças que passaram pela operação de rachar. Confere quantidade, formas e dimensões de peças cortadas. Acondiciona as peças conforme ordem de produção, preparando-as para as etapas de montagem e costura.
Colabora na identificação e proposição de oportunidades de melhorias no processo e no produto.
Verifica condições operacionais de máquinas, equipamentos e instrumentos, realizando ajustes, lubrificação e limpeza. Solicita manutenção e substituição de componentes e acessórios.
Controla desperdícios de material e mantém limpo e organizado o local de trabalho. Identifica e classifica resíduos - sólidos e líquidos -, providenciando sua segregação e destinação.
Registra informações referentes às etapas do corte e aos tempos e paradas da produção.
Atua de acordo com normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, utilizando equipamentos de proteção individual e coletiva.
Mantém os materiais, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE - CAD-CAM | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | MECÂNICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA DOS MATERIAIS | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - DESENHO TÉCNICO DE CALÇADOS | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 2 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DA QUALIDADE | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 3 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE AUTOMAÇÃO DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS DE CORTE PARA CONFECÇÃO DE CALÇADOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO | CORTE DE CALÇADOS | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO (ESPECIFICAR:...) - ENFESTAMENTO DE COURO SINTÉTICO | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÃO DE MÁQUINAS DE CORTE DE COURO E MATERIAIS SINTÉTICOS, PARA PRODUÇÃO DE PEÇAS DA PARTE SUPERIOR DE CALÇADOS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE MATÉRIAS-PRIMAS UTILIZADAS NO CORTE DE CALÇADOS | 3 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE PEÇAS DA PARTE SUPERIOR DO CALÇADO (CABEDAL) | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - FERRAMENTAS UTILIZADAS NO CORTE PARA CONFECÇÃO DE CALÇADOS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - INSTRUMENTOS, MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E SISTEMAS UTILIZADOS NO CORTE PARA CONFECÇÃO DE CALÇADOS | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - MATERIAIS NÃO-METÁLICOS NATURAIS - COURO | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - MATERIAIS NÃO-METÁLICOS SINTÉTICOS - MATERIAIS SINTÉTICOS EMPREGADOS NA CONFECÇÃO DE CALÇADOS | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PROCESSOS PARA EMBALAGEM DE PRODUTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS PARA EMBALAGEM DE PRODUTOS (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE ACONDICIONAMENTO DE SEMI-ACABADOS NA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO DE CALÇADOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS E SISTEMAS DE CORTE A LASER NA CONFECÇÃO DE CALÇADOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS E SISTEMAS DE MANUFATURA AUXILIADA POR COMPUTADOR PARA O CORTE NA CONFECÇÃO DE CALÇADOS | 3 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 4 |
Condições de Trabalho
Trabalham como assalariados, com registro em carteira, e se organizam de forma individual, em equipe por setor de trabalho e em equipe por esteira, sob supervisão permanente. São absorvidos pelo mercado de trabalho nas indústrias de fabricação de artefatos de couro e artigos de viagem e calçados. Atuam em locais fechados no período diurno, e em rodízio de turnos, nas grandes empresas. Em algumas situações podem estar sujeitos a estresse, a posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos a ruídos e materiais tóxicos.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações, requer-se formação mínima do ensino fundamental (de quarta a sétima série). Geralmente o aprendizado da profissão ocorre no próprio emprego. Os profissionais, em média, atingem o pleno desempenho profissional após um a dois anos de experiência.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- demonstrar competências pessoais;
- organizar corte de peças para confecção de calçados;
- cortar peças para a confecção de calçados;
- realizar inspeções nos componentes dos calçados;
- conferir quantidade de peças cortadas;
- buscar auto-desenvolvimento;
- comparar a matéria-prima com as especificações da ordem de produção;
- afiar navalhas;
- analisar plano de corte;
- medir a espessura das peças rachadas;
- inspecionar visualmente a matéria-prima;
- trabalhar em equipe;
- verificar falhas e defeitos de cortes nas peças;
- demonstrar auto-organização;
- verificar a uniformidade dos cepos;
- demonstrar iniciativa;
- remover peças cortadas nas navalhas;
- selecionar navalhas para corte de peças;
- identificar tipos de materiais - couro e ou sintético;
- posicionar navalhas na matéria-prima;
- ajustar máquinas de corte - balancim;
- analisar dados da ordem de produção;
- agir com criatividade;
- atuar com responsabilidade;
- limpar máquinas;
- lubrificar máquinas;
- atuar com dinamismo;
- inspecionar espessura da matéria-prima;
- separar peças cortadas em caixas conforme ordem de produção;
- demonstrar comunicabilidade;
- enfestar materiais sintéticos;
- demonstrar confiabilidade;
Divisões de categorias profissionais do CBO 7641-05
CBO 7641-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de cortador de calçados, a máquina (exceto solas e palmilhas) que pertence ao grupo dos trabalhadores da preparação da confecção de calçados, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas
-
-
- Trabalhadores da confecção de calçados
-
-
-
-
- Trabalhadores da preparação da confecção de calçados
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 7641-05 - Trabalhadores da preparação da confecção de calçados
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 764105 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 764105 em todos os estados e cidades do Brasil.