CBO 7223-15 - Moldador, a mão - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de moldagem de metais e de ligas metálicas

O profissional no cargo de Moldador, a mão CBO 7223-15 confecciona moldes por processo manual – procedendo ao enchimento de caixas, à compactação e ao endurecimento da areia -, para possibilitar seu emprego na fabricação de peças fundidas de ferro, aço, metais não-ferrosos e ligas especiais Prepara caixas de moldação e modelos.

Executa a manutenção básica de ferramentas e apetrechos utilizados nas atividades Pode usar processos de “modelagem em casca” (“shell molding”) e cera perdida, para confeccionar moldes Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 7223-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de moldagem de metais e de ligas metálicas que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de metais e de compósitos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Moldador, a mão, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de moldagem de metais e de ligas metálicas CBO 7223-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7223-15

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores de moldagem de metais e de ligas metálicas.
      • Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos.

O que faz um Moldador, a mão

O Moldador, a mão CBO 7223-15 interpreta desenhos relacionados ao molde para fundição a ser confeccionado, examinando formas e dimensões, para preparar a sequência das operações Prepara a caixa de moldação, o modelo e os acessórios.

Identifica os tipos de areias de moldação – naturais, sintéticos e semissintéticos, utilizados na confecção de moldes, de acordo com as especificações.

Seleciona e providencia os materiais – areias e resinas aglomerantes, em função do processo empregado na confecção de moldes e levando em conta o material metálico a ser fundido no molde em produção Coloca sobre uma bancada ou solo plano a metade da caixa de moldação, utilizando ferramentas e dispositivos apropriados, para posicionar a primeira metade do modelo.

Usa o desmoldante para facilitar a retirada do modelo Peneira a areia de faceamento sobre o modelo, cobrindo-o com fina camada de areia, comprimindo-a manualmente, para evitar a formação de bolhas e outras irregularidades no molde.

Enche a meia-caixa de moldação com areia grossa misturada a aglomerantes, compactando-a com soquete manual ou pneumático, para acondicioná-la perfeitamente e promover seu endurecimento.

Inverte a primeira meia-caixa, para repetir o processo Nivela a superfície da caixa para assentamento, retirando o excesso de areia, montando a segunda metade do modelo e da caixa de moldação sobre a primeira.

Separa as duas metades da caixa de moldação, podendo utilizar, se necessário, aparelhos de levantamento.

Retira o modelo Procede aos retoques e à abertura dos canais para vazamento do metal líquido no molde, consertando as falhas com as mãos umedecidas ou com espátulas, para assegurar o melhor acabamento possível da peça a ser fundida Assenta os machos no interior do molde e une as partes superior e inferior da caixa, fixando-as com parafusos, braçadeiras ou grampos, para compor a caixa de moldação.

Troca o modelo, conforme a programação Pode confeccionar moldes utilizando processos de “modelagem em casca” (“shell molding”) e cera perdida Preenche formulários de controle da produção de moldes.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado Realiza conservação e pequenos reparos em ferramentas e apetrechos utilizados na confecção de moldes, usando ferramentas manuais, materiais e instrumentos apropriados.

Desenvolve as atividades observando as exigências ambientais e as medidas para prevenção de acidentes Usa equipamentos de proteção individual.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7223-15 deve confeccionar moldes a máquina, confeccionar moldes em processo manual, demonstrar competências pessoais, confeccionar moldes em processo mecanizado e automatizado.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de moldagem de metais e de ligas metálicas trabalham nas indústrias de metalurgia básica, na fabricação de produtos de metal e de máquinas e equipamentos. São empregados assalariados, com carteira assinada. O trabalho é realizado em equipe, sob supervisão permanente. Em algumas das atividades podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas e poeira, com riscos de silicose.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7223-15

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental. O aprendizado ocorre no próprio local de trabalho. O pleno desempenho das atividades requer de um a dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Moldador, a mão CBO 7223-15

Um Moldador, a mão (ou sinônimo) deve inspecionar visualmente a qualidade dos moldes, obedecer princípios de qualidade total, respeitar os procedimentos operacionais, unir o macho com o molde, trabalhar com atenção concentrada, obedecer procedimentos internos, usar o desmoldante para facilitar a retirada do modelo, retirar o modelo, preencher controle de produção de moldes, operar o equipamento de moldação mecanizado, conforme programação, colocar os canais de enchimento para o metal líquido no molde, solicitar a manutenção do modelo, colocar peso de lastro sobre o molde para vazamento, retirar o excesso de metal sólido do molde, trocar modelo, conforme programação, reforçar o molde com areia antes do vazamento, preparar a caixa de moldação, o modelo e acessórios, regenerar a areia de moldação - areia sílico, argilosa, sintética, pulverizar o modelo, encher a caixa de moldação com areia, compactando-a, preencher formulário de controle de produção de moldes, extrair a peça, trabalhar em equipe, vazar metais, providenciar areia de moldação, peneirar a areia de faceamento, retirar o excesso de areia da caixa de moldação, retirar do molde, o peso de lastro ou grampo, separar da peça, os canais para a área de acabamento e limpeza, utilizar corretamente equipamento de proteção individual, nivelar a superfície da caixa para assentamento, unir o macho com molde, retirar o excesso de areia da peça.

Cargos e salários CBO 7223-15 - Trabalhadores de moldagem de metais e de ligas metálicas

Salário Moldador a  Mao

Moldador a Mao: Brasil

O profissional no cargo de Moldador a Mao CBO 7223-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.066 e 3.276 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.746 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7223-15.
Salário Acabador de Moldes (fundição)

Acabador de Moldes (fundição): Brasil

O profissional no cargo de Acabador de Moldes (fundição) CBO 7223-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.066 e 3.276 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.746 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7223-15.
Salário Desmoldador

Desmoldador: Brasil

O profissional no cargo de Desmoldador CBO 7223-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.066 e 3.276 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.746 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7223-15.
Salário Formista Manual

Formista Manual: Brasil

O profissional no cargo de Formista Manual CBO 7223-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.066 e 3.276 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.746 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7223-15.
Salário Moldador

Moldador: Brasil

O profissional no cargo de Moldador CBO 7223-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.066 e 3.276 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.746 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7223-15.
Salário Moldador em Areia

Moldador em Areia: Brasil

O profissional no cargo de Moldador em Areia CBO 7223-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.062 e 3.271 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.700 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7223-15.
Salário Moldador a  Mao

Moldador a Mao: São Paulo

O profissional no cargo de Moldador a Mao CBO 7223-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.293 e 3.636 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 681 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7223-15.
Salário Moldador a  Mao

Moldador a Mao: Minas Gerais

O profissional no cargo de Moldador a Mao CBO 7223-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.876 e 2.801 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 873 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7223-15.
Salário Acabador de Moldes (fundição)

Acabador de Moldes (fundição): Minas Gerais

O profissional no cargo de Acabador de Moldes (fundição) CBO 7223-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.876 e 2.801 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 873 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7223-15.
Salário Acabador de Moldes (fundição)

Acabador de Moldes (fundição): Santa Catarina

O profissional no cargo de Acabador de Moldes (fundição) CBO 7223-15 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.286 e 3.508 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 471 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7223-15.
Salário Desmoldador

Desmoldador: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Desmoldador CBO 7223-15 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.956 e 2.874 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 319 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7223-15.
Salário Desmoldador

Desmoldador: São Paulo

O profissional no cargo de Desmoldador CBO 7223-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.293 e 3.636 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 681 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7223-15.
Salário Moldador

Moldador: São Paulo

O profissional no cargo de Moldador CBO 7223-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.287 e 3.616 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 690 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7223-15.
Salário Moldador

Moldador: Minas Gerais

O profissional no cargo de Moldador CBO 7223-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.876 e 2.801 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 873 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7223-15.