CBO 7214-30 - Operador de torno com comando numérico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de máquinas de usinagem cnc

O profissional no cargo de Operador de torno com comando numérico CBO 7214-30 usina peças de metais ferrosos e não-ferrosos, resinas e plásticos em tornos com comando numérico computadorizado (CNC) Prepara o torno, realiza ajustes, faz testes e controles, interage com a programação CNC e documenta as atividades.

Atua em conformidade com normas técnicas e de qualidade e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7214-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de máquinas de usinagem cnc que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de metais e de compósitos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de torno com comando numérico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de máquinas de usinagem cnc CBO 7214-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7214-30

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de máquinas de usinagem cnc.
      • Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos.

O que faz um Operador de torno com comando numérico

O Operador de torno com comando numérico CBO 7214-30 usina peças de metais ferrosos e não-ferrosos, resinas e plásticos em tornos CNC, fixando e referenciando a peça, montando e desmontando o conjunto, identificando e substituindo ferramentas e monitorando o processo Prepara torno CNC, referenciando a máquina, inserindo programas, fixando dispositivos e ferramentas.

Ajusta parâmetros de corte, pressão de fixação da peça, direção dos fluídos de refrigeração, corretor de ferramentas, instrumentos de medição e sistemas de carga e descarga automáticas.

Realiza o ajuste dimensional, habilitando as ferramentas para operação Realiza testes de usinagem com lotes, para definição de tempos de produção e capacidade de processo.

Interage com a programação de tornos CNC, por meio da inserção - no programa - de parâmetros de segurança, de usinagem e tipos de ferramentas, contribuindo assim para o aperfeiçoamento da programação durante o processo Para tanto, consulta manuais, desenhos técnicos de peças, tabelas e folhas de dados de máquinas, ferramentas e matéria prima.

Realiza manutenção produtiva total (tpm).

Documenta atividades executadas, preenchendo fichas de controle de produção e registrando resultados do controle estatístico do processo, referências das peças, atualização dos leiautes de ferramentas e ocorrências de manutenção das máquinas.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7214-30 deve trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental, documentar atividades executadas, programar máquinas de usinagem cnc, realizar testes e controles de ferramental, demonstrar competências pessoais, preparar máquinas de usinagem cnc, usinar peças em máquinas cnc, ajustar máquinas de usinagem cnc e ferramentas.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de máquinas de usinagem cnc atuam em diversos ramos tais como fabricação de produtos de metal, de máquinas e equipamentos, de equipamentos de instrumentação médico-hospitalares, de instrumentos de precisão e ópticos, fabricação e montagem de veículos automotores, reboques e carrocerias, fabricação de móveis e fabricação de equipamentos para automação industrial, cronômetros e relógios. Trabalham como assalariados com carteira assinada, em equipes de células de manufatura, sob supervisão ocasional. Atuam em locais fechados, por rodízio de turnos e, eventualmente, no exercício do trabalho estão sujeitos a ruídos, pressões, posições desconfortáveis e materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7214-30

Para o exercício dessas ocupações requer-se o curso técnico em mecânica oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Operador de torno com comando numérico CBO 7214-30

Um Operador de torno com comando numérico (ou sinônimo) deve ajustar sistemas de carga e descarga automáticos de peças da máquina, mostrar-se receptivo às novas idéias e tecnologias, ajustar instrumentos de medição, organizar o local de trabalho, identificar desgaste de ferramentas, controlar estatisticamente o processo - cep, referenciar máquina, iniciar ciclo automático da máquina, desmontar conjuntos usinados, solucionar problemas, controlar etapas do programa - bloco a bloco, determinar parâmetros de corte, cronometrar tempo de ciclo de produção, fixar peça, ajustar dimensionalmente as ferramentas - presetting, corrigir dimensionamento de ferramentas, definir distâncias entre ponto zero da máquina e ponto zero da peça, usinar lote mínimo de peças pré-estabelecido, registrar resultado do controle estatístico do processo, dar provas de credibilidade, definir tipos de ferramentas para usinagem, comunicar-se de forma clara e objetiva, limpar a máquina ao final do turno, ajustar pressão de fixação da peça, ajustar corretor de ferramentas, preservar integridade física, com equipamento de proteção individual, realizar cópia de segurança do programa - backup, referenciar peça na máquina, manter relacionamento interpessoal, monitorar processo de usinagem, substituir ferramentas desgastadas ou quebradas, seguir rotina de processos, atualizar-se profissionalmente, zelar pelo patrimônio da empresa, realizar manutenção produtiva total - tpm, registrar o tipo de manutenção realizada na máquina, propor soluções para eliminação de situações de risco, definir seqüência de operação, fixar dispositivos na máquina, usinar conjuntos, propor soluções para melhorias do processo, participar do teste de capabilidade da máquina e processo, trocar parâmetros de corte, interpretar desenho da peça a ser usinada, limpar área de trabalho da máquina, otimizar programa durante processo, acondicionar resíduos em locais estabelecidos, dar provas de criatividade, definir, no programa, área de segurança para operação, consultar manuais, tabelas e especificidade de máquinas, ferramentas e matéria prima, estabelecer trocas de informações com o fabricante da máquina e equipamentos, diagnosticar falhas da máquina, trabalhar em equipe, participar de treinamentos, limitar rotação no programa, registrar atualização do leiaute de ferramentas, preencher ficha de controle de produção, instalar ferramental na máquina, criar ferramentas e dispositivos, montar conjuntos para usinagem, selecionar dispositivos e ferramentas, inserir programas em máquinas, controlar dimensão das peças, registrar paradas da máquina, registrar o tempo de usinagem por peça, ajustar direção de fluídos de refrigeração, interpretar termos técnicos em outros idiomas, mostrar-se flexível, registrar ocorrências diárias.

Cargos e salários CBO 7214-30 - Operadores de máquinas de usinagem cnc

Salário Operador de Torno com Comando Numérico

Operador de Torno com Comando Numérico: Brasil

  • 13.451
  • Brasil
  • 2.685 - 5.057
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Torno com Comando Numérico CBO 7214-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.685 e 5.057 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 13.451 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7214-30.
Salário Torneiro Cnc

Torneiro Cnc: Brasil

  • 13.451
  • Brasil
  • 2.685 - 5.057
  • 43h
O profissional no cargo de Torneiro Cnc CBO 7214-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.685 e 5.057 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 13.451 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7214-30.
Salário Operador de Torno com Comando Numérico

Operador de Torno com Comando Numérico: Santa Catarina

  • 1.368
  • Santa Catarina
  • 2.745 - 4.797
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Torno com Comando Numérico CBO 7214-30 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.745 e 4.797 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.368 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7214-30.
Salário Operador de Torno com Comando Numérico Piracicaba

Operador de Torno com Comando Numérico: Piracicaba, SP

  • 342
  • Piracicaba, SP
  • 3.081 - 5.140
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Torno com Comando Numérico CBO 7214-30 trabalhando em Piracicaba - SP, ganha entre 3.081 e 5.140 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 342 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7214-30.
Salário Operador de Torno com Comando Numérico São José dos Campos

Operador de Torno com Comando Numérico: São José dos Campos, SP

  • 62
  • São José dos Campos, SP
  • 2.776 - 4.307
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Torno com Comando Numérico CBO 7214-30 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 2.776 e 4.307 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 62 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7214-30.
Salário Operador de Torno com Comando Numérico São José do Rio Preto

Operador de Torno com Comando Numérico: São José do Rio Preto, SP

  • 113
  • São José do Rio Preto, SP
  • 2.384 - 3.885
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Torno com Comando Numérico CBO 7214-30 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 2.384 e 3.885 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 113 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7214-30.
Salário Operador de Torno com Comando Numérico

Operador de Torno com Comando Numérico: Minas Gerais

  • 687
  • Minas Gerais
  • 2.744 - 5.192
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Torno com Comando Numérico CBO 7214-30 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.744 e 5.192 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 687 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7214-30.
Salário Operador de Torno com Comando Numérico

Operador de Torno com Comando Numérico: Paraná

  • 1.008
  • Paraná
  • 2.675 - 4.428
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Torno com Comando Numérico CBO 7214-30 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.675 e 4.428 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.008 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7214-30.
Salário Operador de Torno com Comando Numérico São Paulo

Operador de Torno com Comando Numérico: São Paulo, SP

  • 910
  • São Paulo, SP
  • 2.595 - 4.561
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Torno com Comando Numérico CBO 7214-30 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.595 e 4.561 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 910 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7214-30.
Salário Operador de Torno com Comando Numérico Sorocaba

Operador de Torno com Comando Numérico: Sorocaba, SP

  • 166
  • Sorocaba, SP
  • 2.721 - 4.692
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Torno com Comando Numérico CBO 7214-30 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 2.721 e 4.692 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 166 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7214-30.
Salário Operador de Torno com Comando Numérico Caxias do Sul

Operador de Torno com Comando Numérico: Caxias do Sul, RS

  • 909
  • Caxias do Sul, RS
  • 2.569 - 4.337
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Torno com Comando Numérico CBO 7214-30 trabalhando em Caxias do Sul - RS, ganha entre 2.569 e 4.337 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 909 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7214-30.
Salário Operador de Torno com Comando Numérico Santa Barbara D Oeste

Operador de Torno com Comando Numérico: Santa Barbara D Oeste, SP

  • 120
  • Santa Barbara D Oeste, SP
  • 2.944 - 5.511
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Torno com Comando Numérico CBO 7214-30 trabalhando em Santa Barbara D Oeste - SP, ganha entre 2.944 e 5.511 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 120 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7214-30.
Salário Operador de Torno com Comando Numérico São Bernardo do Campo

Operador de Torno com Comando Numérico: São Bernardo do Campo, SP

  • 185
  • São Bernardo do Campo, SP
  • 3.070 - 5.253
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Torno com Comando Numérico CBO 7214-30 trabalhando em São Bernardo do Campo - SP, ganha entre 3.070 e 5.253 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 185 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7214-30.
Salário Operador de Torno com Comando Numérico Londrina

Operador de Torno com Comando Numérico: Londrina, PR

  • 33
  • Londrina, PR
  • 2.368 - 3.838
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Torno com Comando Numérico CBO 7214-30 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 2.368 e 3.838 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 33 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7214-30.
Salário Operador de Torno com Comando Numérico

Operador de Torno com Comando Numérico: São Paulo

  • 7.323
  • São Paulo
  • 2.736 - 4.781
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Torno com Comando Numérico CBO 7214-30 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.736 e 4.781 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 7.323 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7214-30.
Salário Operador de Torno com Comando Numérico Santo André

Operador de Torno com Comando Numérico: Santo André, SP

  • 164
  • Santo André, SP
  • 3.409 - 5.463
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Torno com Comando Numérico CBO 7214-30 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 3.409 e 5.463 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 164 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7214-30.
Salário Operador de Torno com Comando Numérico Maringá

Operador de Torno com Comando Numérico: Maringá, PR

  • 135
  • Maringá, PR
  • 2.782 - 4.531
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Torno com Comando Numérico CBO 7214-30 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 2.782 e 4.531 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 135 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7214-30.
Salário Operador de Torno com Comando Numérico Matão

Operador de Torno com Comando Numérico: Matão, SP

  • 219
  • Matão, SP
  • 2.950 - 5.211
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Torno com Comando Numérico CBO 7214-30 trabalhando em Matão - SP, ganha entre 2.950 e 5.211 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 219 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7214-30.