CBO 7165-10 - Assentador de Revestimentos cerâmicos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos aplicadores de revestimentos cerâmicos, pastilhas, pedras e madeiras

O profissional no cargo de Assentador de Revestimentos cerâmicos CBO 7165-10 executa o assentamento de revestimentos cerâmicos em paredes, pisos e fachadas de edificações, corrigindo defeitos em superfície a ser revestida, aplicando juntas - de tipo estrutural, de assentamento, de movimentação e de dessolidarização - entre as peças de revestimento, estabelecendo os pontos de referência do revestimento e aplicando rejunte, conforme estabelecido em projeto Planeja o trabalho, programando as etapas do serviço.

Prepara o local do trabalho, organizando o espaço Verifica a qualidade do trabalho executado Pode remover revestimentos cerâmicos.

Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7165-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de aplicadores de revestimentos cerâmicos, pastilhas, pedras e madeiras que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Assentador de Revestimentos cerâmicos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Aplicadores de revestimentos cerâmicos, pastilhas, pedras e madeiras CBO 7165-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7165-10

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Aplicadores de revestimentos cerâmicos, pastilhas, pedras e madeiras.
      • Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.

O que faz um Assentador de Revestimentos cerâmicos

O Assentador de Revestimentos cerâmicos CBO 7165-10 planeja o trabalho, programando as etapas do serviço Lê e interpreta plantas.

Mede a área de serviço e calcula a quantidade dos materiais.

Faz a especificação de tipos de ferramentas e materiais Determina traço das argamassas e estuda a paginação das peças.

Orça o serviço Pode usar BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling), para conhecimento do projeto e para posterior registro das atividades executadas.

Prepara o local do trabalho, limpando e organizando o espaço.

Estoca materiais Faz a paginação das peças de revestimento.

Verifica as condições de uso dos equipamentos, testando seu funcionamento.

Protege o local do serviço Corrige defeitos em superfície a ser revestida, executando emboço em superfícies horizontais e verticais e fazendo o contrapiso Prepara as argamassas.

Espalha camadas de argamassa sobre área a ser revestida Assenta revestimento cerâmico em paredes, pisos e fachadas, conforme projeto Corta peças para arremates, fixando-as.

Alivia tensões entre as peças de revestimentos cerâmicos – acomodando movimentação estrutural, alterações térmicas, entre outras, aplicando juntas de tipo estrutural, de assentamento, de movimentação e de dessolidarização, conforme descrito em projeto ou em ordens de serviço Aplica rejunte em paredes, pisos e fachadas.

Limpa o rejuntamento Estabelece os pontos de referência do revestimento cerâmico, identificando os pontos de nível do revestimento e conferindo prumo e esquadro Identifica o gabarito (galga) do revestimento.

Examina a planeza do revestimento Fixa as mestras, conforme estabelecido em projeto Pode remover revestimentos cerâmicos, quando necessário.

Verifica a qualidade do trabalho executado, considerando as especificações técnicas definidas no projeto Faz revisão final com o cliente ou com o supervisor da obra Mantém máquinas, equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Controla estoque de materiais, podendo requisitar reposição Controla desperdícios de material Seleciona materiais reutilizáveis e faz o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Zela pela segurança, prevenindo incêndios e acidentes Utiliza Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).

Pode prestar primeiros socorros.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7165-10 deve planejar o trabalho, preparar o local do trabalho, demonstrar competências pessoais, revestir superfícies com cerâmicas, pastilhas, azulejos, mármores, granitos, pedras decorativas..., estabelecer os pontos de referência dos revestimentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Aplicadores de revestimentos cerâmicos, pastilhas, pedras e madeiras atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, prestando serviços no ramo da construção civil. Realizam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional de mestres ou encarregados de obras. Trabalham em posições desconfortáveis em grandes alturas e em lugares fechados ou abertos. Estão sujeitos a inalação de pó e podem se expor a riscos ao furar e cortar material.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7165-10

Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade que varia entre quarta e sétima séries do ensino fundamental e ensino fundamental completo. Curso básico profissionalizante oferecido por instituições especializadas, com carga horária até duzentas horas-aula, exceto para os Rejuntadores de revestimentos. O exercício pleno das atividades, varia também entre um ou dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Assentador de Revestimentos cerâmicos CBO 7165-10

Um Assentador de Revestimentos cerâmicos (ou sinônimo) deve corrigir defeitos na superfície a ser revestida, executar contrapiso, limpar local de trabalho, aplicar juntas especiais - movimentação e dessolidarização, providenciar suprimento de materiais, identificar defeitos das etapas anteriores, estocar materiais, identificar as características dos materiais, conferir o esquadro do revestimento, orçar o serviço, fixar as mestras, especificar os equipamentos de proteção individual e coletivo, estudar a paginação das peças, aplicar rejunte em paredes, pisos e fachadas, determinar traço das argamassas, demonstrar capacidade de esmero, identificar os pontos de nível do revestimento, especificar materiais, ler e interpretar plantas, assentar pastilhas, assentar revestimento cerâmico, trabalhar em equipe, cumprir normas de segurança, calcular quantidade dos materiais, programar as etapas do serviço, conferir a planeza do revestimento - reguar, preparar as argamassas, cumprir normas e procedimentos técnicos do fabricante, executar emboço, conferir o prumo do revestimento, demonstrar atenção a detalhes, medir a área de serviço, cortar peças para arremates, limpar o rejuntamento, assentar placas de mámore e granito, identificar gabarito - galga do revestimento, demonstrar capacidade de trabalhar em alturas, demonstrar capacidade de organização, organizar local de trabalho, utilizar equipamentos de proteção individual e coletivo, proteger local do serviço, demonstrar destreza manual, verificar condições de uso dos equipamentos, paginar as peças de revestimento, especificar tipos de ferramentas.

Cargos e salários CBO 7165-10 - Aplicadores de revestimentos cerâmicos, pastilhas, pedras e madeiras

Salário Assentador Cerâmico

Assentador Cerâmico: Brasil

O profissional no cargo de Assentador Cerâmico CBO 7165-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.402 e 3.436 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.759 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7165-10.
Salário Azulejador

Azulejador: Brasil

O profissional no cargo de Azulejador CBO 7165-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.402 e 3.436 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.759 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7165-10.
Salário Azulejista

Azulejista: Brasil

O profissional no cargo de Azulejista CBO 7165-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.402 e 3.436 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.759 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7165-10.
Salário Ladrilheiro

Ladrilheiro: Brasil

O profissional no cargo de Ladrilheiro CBO 7165-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.402 e 0 para uma jornada de trabalho média de 0h semanais de acordo com dados salariais de 20.759 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7165-10.
Salário Ladrilheiro São Paulo

Ladrilheiro: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Ladrilheiro CBO 7165-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.502 e 3.537 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.785 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7165-10.
Salário Ladrilheiro

Ladrilheiro: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Ladrilheiro CBO 7165-10 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.706 e 3.624 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.250 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7165-10.
Salário Ladrilheiro

Ladrilheiro: Distrito Federal

O profissional no cargo de Ladrilheiro CBO 7165-10 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 2.158 e 2.793 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 980 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7165-10.
Salário Ladrilheiro

Ladrilheiro: Minas Gerais

O profissional no cargo de Ladrilheiro CBO 7165-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.204 e 3.127 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 932 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7165-10.
Salário Ladrilheiro

Ladrilheiro: São Paulo

O profissional no cargo de Ladrilheiro CBO 7165-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.442 e 3.342 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 9.665 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7165-10.
Salário Ladrilheiro Curitiba

Ladrilheiro: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Ladrilheiro CBO 7165-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.485 e 3.351 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 462 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7165-10.
Salário Ladrilheiro Belo Horizonte

Ladrilheiro: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Ladrilheiro CBO 7165-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.351 e 3.224 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 512 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7165-10.
Salário Ladrilheiro Brasília

Ladrilheiro: Brasília, DF

O profissional no cargo de Ladrilheiro CBO 7165-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.158 e 2.793 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 980 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7165-10.
Salário Ladrilheiro Campinas

Ladrilheiro: Campinas, SP

O profissional no cargo de Ladrilheiro CBO 7165-10 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.364 e 3.136 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 216 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7165-10.
Salário Ladrilheiro Presidente Prudente

Ladrilheiro: Presidente Prudente, SP

O profissional no cargo de Ladrilheiro CBO 7165-10 trabalhando em Presidente Prudente - SP, ganha entre 2.428 e 3.176 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 60 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7165-10.
Salário Ladrilheiro Maringá

Ladrilheiro: Maringá, PR

O profissional no cargo de Ladrilheiro CBO 7165-10 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 2.395 e 3.165 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 184 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7165-10.
Salário Ladrilheiro Rio de Janeiro

Ladrilheiro: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Ladrilheiro CBO 7165-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.782 e 3.648 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.615 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7165-10.
Salário Assentador Cerâmico Blumenau

Assentador Cerâmico: Blumenau, SC

O profissional no cargo de Assentador Cerâmico CBO 7165-10 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 2.238 e 3.232 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 42 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7165-10.
Salário Assentador Cerâmico

Assentador Cerâmico: Mato Grosso

O profissional no cargo de Assentador Cerâmico CBO 7165-10 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 2.022 e 2.867 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 468 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7165-10.