CBO 7165-10 - Assentador de Revestimentos cerâmicos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos aplicadores de revestimentos cerâmicos, pastilhas, pedras e madeiras
O profissional no cargo de Assentador de Revestimentos cerâmicos CBO 7165-10 executa o assentamento de revestimentos cerâmicos em paredes, pisos e fachadas de edificações, corrigindo defeitos em superfície a ser revestida, aplicando juntas - de tipo estrutural, de assentamento, de movimentação e de dessolidarização - entre as peças de revestimento, estabelecendo os pontos de referência do revestimento e aplicando rejunte, conforme estabelecido em projeto Planeja o trabalho, programando as etapas do serviço.
Prepara o local do trabalho, organizando o espaço Verifica a qualidade do trabalho executado Pode remover revestimentos cerâmicos.
Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 7165-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de aplicadores de revestimentos cerâmicos, pastilhas, pedras e madeiras que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assentador de Revestimentos cerâmicos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Aplicadores de revestimentos cerâmicos, pastilhas, pedras e madeiras CBO 7165-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7165-10
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Aplicadores de revestimentos cerâmicos, pastilhas, pedras e madeiras.
- Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.
O que faz um Assentador de Revestimentos cerâmicos
O Assentador de Revestimentos cerâmicos CBO 7165-10 planeja o trabalho, programando as etapas do serviço Lê e interpreta plantas.
Mede a área de serviço e calcula a quantidade dos materiais.
Faz a especificação de tipos de ferramentas e materiais Determina traço das argamassas e estuda a paginação das peças.
Orça o serviço Pode usar BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling), para conhecimento do projeto e para posterior registro das atividades executadas.
Prepara o local do trabalho, limpando e organizando o espaço.
Estoca materiais Faz a paginação das peças de revestimento.
Verifica as condições de uso dos equipamentos, testando seu funcionamento.
Protege o local do serviço Corrige defeitos em superfície a ser revestida, executando emboço em superfícies horizontais e verticais e fazendo o contrapiso Prepara as argamassas.
Espalha camadas de argamassa sobre área a ser revestida Assenta revestimento cerâmico em paredes, pisos e fachadas, conforme projeto Corta peças para arremates, fixando-as.
Alivia tensões entre as peças de revestimentos cerâmicos – acomodando movimentação estrutural, alterações térmicas, entre outras, aplicando juntas de tipo estrutural, de assentamento, de movimentação e de dessolidarização, conforme descrito em projeto ou em ordens de serviço Aplica rejunte em paredes, pisos e fachadas.
Limpa o rejuntamento Estabelece os pontos de referência do revestimento cerâmico, identificando os pontos de nível do revestimento e conferindo prumo e esquadro Identifica o gabarito (galga) do revestimento.
Examina a planeza do revestimento Fixa as mestras, conforme estabelecido em projeto Pode remover revestimentos cerâmicos, quando necessário.
Verifica a qualidade do trabalho executado, considerando as especificações técnicas definidas no projeto Faz revisão final com o cliente ou com o supervisor da obra Mantém máquinas, equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Controla estoque de materiais, podendo requisitar reposição Controla desperdícios de material Seleciona materiais reutilizáveis e faz o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Zela pela segurança, prevenindo incêndios e acidentes Utiliza Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).
Pode prestar primeiros socorros.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7165-10 deve planejar o trabalho, preparar o local do trabalho, demonstrar competências pessoais, revestir superfícies com cerâmicas, pastilhas, azulejos, mármores, granitos, pedras decorativas..., estabelecer os pontos de referência dos revestimentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Aplicadores de revestimentos cerâmicos, pastilhas, pedras e madeiras atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, prestando serviços no ramo da construção civil. Realizam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional de mestres ou encarregados de obras. Trabalham em posições desconfortáveis em grandes alturas e em lugares fechados ou abertos. Estão sujeitos a inalação de pó e podem se expor a riscos ao furar e cortar material.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7165-10
Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade que varia entre quarta e sétima séries do ensino fundamental e ensino fundamental completo. Curso básico profissionalizante oferecido por instituições especializadas, com carga horária até duzentas horas-aula, exceto para os Rejuntadores de revestimentos. O exercício pleno das atividades, varia também entre um ou dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Assentador de Revestimentos cerâmicos CBO 7165-10
Um Assentador de Revestimentos cerâmicos (ou sinônimo) deve corrigir defeitos na superfície a ser revestida, executar contrapiso, limpar local de trabalho, aplicar juntas especiais - movimentação e dessolidarização, providenciar suprimento de materiais, identificar defeitos das etapas anteriores, estocar materiais, identificar as características dos materiais, conferir o esquadro do revestimento, orçar o serviço, fixar as mestras, especificar os equipamentos de proteção individual e coletivo, estudar a paginação das peças, aplicar rejunte em paredes, pisos e fachadas, determinar traço das argamassas, demonstrar capacidade de esmero, identificar os pontos de nível do revestimento, especificar materiais, ler e interpretar plantas, assentar pastilhas, assentar revestimento cerâmico, trabalhar em equipe, cumprir normas de segurança, calcular quantidade dos materiais, programar as etapas do serviço, conferir a planeza do revestimento - reguar, preparar as argamassas, cumprir normas e procedimentos técnicos do fabricante, executar emboço, conferir o prumo do revestimento, demonstrar atenção a detalhes, medir a área de serviço, cortar peças para arremates, limpar o rejuntamento, assentar placas de mámore e granito, identificar gabarito - galga do revestimento, demonstrar capacidade de trabalhar em alturas, demonstrar capacidade de organização, organizar local de trabalho, utilizar equipamentos de proteção individual e coletivo, proteger local do serviço, demonstrar destreza manual, verificar condições de uso dos equipamentos, paginar as peças de revestimento, especificar tipos de ferramentas.