CBO 7163-15 - Vidraceiro (vitrais) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vidraceiros (revestimentos rígidos)

O profissional no cargo de Vidraceiro (vitrais) CBO 7163-15 monta e instala vitrais - em janelas, tetos, divisórias, acessórios, adornos e outros elementos da construção civil e da decoração -, dimensionando espaços para instalações e realizando nivelamento, encaixes, ajustes de vitrais, fixação e soldagem, conforme especificações e medidas pré-definidas por clientes ou padronizadas em projetos Planeja os serviços, interpretando desenhos e esquemas e analisando projetos.

Pode trabalhar com manutenção e restauro de vitrais Cumpre normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7163-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de vidraceiros (revestimentos rígidos) que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Vidraceiro (vitrais), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vidraceiros (revestimentos rígidos) CBO 7163-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7163-15

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Vidraceiros (revestimentos rígidos).
      • Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.

O que faz um Vidraceiro (vitrais)

O Vidraceiro (vitrais) CBO 7163-15 planeja os serviços, definindo etapas e estabelecendo cronograma Interpreta desenhos e esquemas.

Analisa o projeto, verificando as medidas do vão onde o vitral será fixado.

Seleciona ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos Calcula orçamento dos serviços.

Prepara instalações, ferramentas e instrumental, montando mesas de corte e forrando-as com carpete, lubrificando diamantes das carretilhas, e trocando discos da lixadeira, brocas, rebolos, aplicadores de materiais e componentes diversos do maquinário Reproduz, em tamanho natural, o vitral a ser montado.

Confecciona e recorta os moldes para vitrais.

Corta vidros para montagem de vitrais, posicionando-os em mesas de corte, limpando-os, marcando medidas para corte e realizando o corte, de acordo com os moldes Realiza serviços de acabamento, selecionando lixas e rebolos.

Desbasta, lixa, faz polimento e lapida as peças de vidro.

Seca e limpa as peças Faz fusão de vidro com tintas e corantes, para obtenção das cores e efeitos desejados – tais como sombras, detalhes de rostos, pés, mãos ou outros desenhos -, de modo personalizado Coloca as peças nos perfis (baguetes) de chumbo e estanho que proporcionam, ao mesmo tempo, flexibilidade e rigidez.

Corta e solda metais (filetes de chumbo) Monta os vitrais, encaixando as peças de vidro nos filetes de chumbo Fixa os vitrais na armação, conforme projeto.

Retira baguetes - colunas de proteção - do local da instalação, aplicando massa para vedação e outras substâncias, conforme as diversas técnicas e materiais existentes Pode trabalhar em ambientes que já possuem caixilho - adaptando o vitral às dimensões pré-existentes – ou pode elaborar o vitral com o caixilho, em um único produto para instalação.

Pode também trabalhar montando e aplicando vitrais sobre estruturas já envidraçadas, realizando as adaptações necessárias de rebaixamento de perfil e aplicação das técnicas de fixação apropriadas Confere medidas, realizando nivelamento e prumo dos locais de instalação Preenche encaixes, vãos e rebaixamento dos perfis com silicone ou outro tipo de material de fixação e acabamento - como massa de vidro e massa de calafetar -, para fixar o vitral montado no local de instalação.

Pode trabalhar com vidros bisotados, jateados, acidulados, coloridos artesanalmente ou coloridos de fábrica Pode trabalhar com instalação de vitrais de diversos tipos e tamanhos, para fins construtivos, de decoração ou artísticos, envolvendo arte em igrejas, museus e galerias de arte Faz as devidas proteções de vidros, pisos, revestimentos e de ambientes internos e externos à instalação, para evitar avarias nos materiais.

Pode trabalhar com manutenção e restauro de vitrais, além de assessorar restauradores de obras do patrimônio histórico Mantém os equipamentos, as ferramentas e os instrumentos de trabalho limpos e organizados Pode recolher os resíduos de vidro para armazenamento e reciclagem, acondicionando-os adequadamente.

Trabalha com segurança, prevenindo acidentes e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) Respeita, sinaliza e orienta as pessoas sobre as áreas de risco.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7163-15 deve montar vitrais, demonstrar competências pessoais, realizar serviços de acabamento - lapidação, cortar vidros, instalar vidros e vitrais, preparar instrumentos, máquinas e equipamentos para cortar vidros, pintar vitrais.

Condições de trabalho dessas profissões

Vidraceiros (revestimentos rígidos) atuam no ramo da construção. São empregados assalariados, com carteira assinada. Geralmente, trabalham em equipe com um auxiliar, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo do tipo de trabalho a ser executado. Trabalham em locais fechados nos horários diurnos, em grandes alturas, em posições desconfortáveis, por longos períodos. Freqüentemente são expostos a materiais tóxicos, radiação, ruídos, altas temperaturas e pó.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7163-15

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional até duzentas horas-aula. Para os vidraceiros de edificações e de vitrais exige-se curso de qualificação entre duzentas e quatrocenta horas-aula.O exercício pleno das atividades ocorre entre um e cinco anos de experiência profissional, dependendo da ocupação exercida.

Atividades exercidas por um Vidraceiro (vitrais) CBO 7163-15

Um Vidraceiro (vitrais) (ou sinônimo) deve limpar vidros, remover adesivos e ou fitas de identificação, demonstrar sensibilidade, debastar vidros, confeccionar moldes para vitrais - chablão, contornar desenhos nos vidros coloridos, posicionar vidros em mesas de corte, encaixar vidros nos filetes de chumbo, aplicar tinta esmalte para vidros, secar peças de vidro, selecionar lixas e rebolos, forrar mesas de corte com carpete, retirar excesso da massa, trocar discos da lixadeira, demonstrar paciência, encaixar o baguete no local de instalação, passar diamantes conforme desenhos ou riscos, lubrificar diamantes - carretilha, retirar o baguete - colunas de proteção do local de instalação, soldar filetes de chumbo, ajustar vidros com material específico - bastão, borracha e massa, remover tinta conforme projeto, cortar filetes de chumbo, bisotar vidros, agir com responsabilidade, selecionar tintas, polir vidros, calafetar filetes de chumbo, limpar peças de vidro, marcar medidas para corte, lixar as peças de vidro, demonstrar habilidade manual, fundir tinta no vidro, lapidar peças de vidro, fixar vitrais na armação conforme projeto, demonstrar criatividade, dimensionar espaços para instalações, utilizar dons artísticos, demonstrar atenção concentrada, utilizar força física, montar mesas de corte.

Cargos e salários CBO 7163-15 - Vidraceiros (revestimentos rígidos)

Salário Vidraceiro (Vitrais)

Vidraceiro (Vitrais): Brasil

O profissional no cargo de Vidraceiro (Vitrais) CBO 7163-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.898 e 2.974 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 628 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7163-15.
Salário Auxiliar de Vitralista

Auxiliar de Vitralista: Brasil

O profissional no cargo de Auxiliar de Vitralista CBO 7163-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.897 e 2.974 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 629 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7163-15.