CBO 7163-10 - Vidraceiro (edificações) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vidraceiros (revestimentos rígidos)

O profissional no cargo de Vidraceiro (edificações) CBO 7163-10 monta e instala vidros, dimensionando espaços para instalações, realizando medições e ajustes, fazendo nivelamento e prumo dos locais de instalação e fixando ferragens, acessórios, adornos e elementos de construção e decoração, em edificações comerciais, residenciais e industriais Planeja os serviços, interpretando desenhos e esquemas e verificando protótipos construtivos e de decoração.

Cumpre normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7163-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de vidraceiros (revestimentos rígidos) que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Vidraceiro (edificações), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vidraceiros (revestimentos rígidos) CBO 7163-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7163-10

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Vidraceiros (revestimentos rígidos).
      • Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.

O que faz um Vidraceiro (edificações)

O Vidraceiro (edificações) CBO 7163-10 planeja os serviços, definindo etapas e estabelecendo cronograma Interpreta desenhos e esquemas e verifica protótipos construtivos e de decoração.

Seleciona ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos.

Calcula orçamento dos serviços Prepara instalações, maquinário e instrumental, montando mesas de corte e forrando-as com carpete, programando lasers de corte, máquinas CNC e/ou máquinas mecânicas e pneumáticas diversas, e lubrificando diamantes das carretilhas.

Ajusta e, quando necessário, realiza troca de lixas, brocas, rebolos e aplicadores de materiais e componentes diversos do maquinário Realiza atividades de corte de vidro, perfuração e acabamento, para ajustes ou reparos inerentes à montagem e à instalação.

Instala vidros, dimensionando espaços para instalações e realizando medições e ajustes.

Confere medidas, realizando nivelamento e prumo dos locais de instalação Monta vidros nos encaixes de caixilhos, em estruturas de metal, madeira ou de concreto, fazendo a vedação com borracha ou outras técnicas para instalação segura, funcional e que atenda aos parâmetros técnicos e estéticos do design e do sistema construtivo.

Preenche encaixes, vãos e rebaixamento dos perfis com silicone ou outro tipo de material de fixação e acabamento - como massa de vidro e massa de calafetar -, para fixar a esquadria montada no local de instalação.

Instala e fixa ferragens, acessórios, adornos e elementos de construção e decoração - como puxadores, corrimãos, botões, dobradiças, suportes, entre outros itens funcionais e estéticos -, fazendo as devidas proteções dos vidros, pisos, revestimentos e ambientes internos e externos à instalação, para evitar avarias nos materiais Limpa e lava vidros, retirando adesivos e marcas, quando necessário Pode preparar massas utilizando compostos pré-fabricados, colas e misturas diversas ou utilizar produtos industrializados de fixação, vedação e impermeabilização.

Pode utilizar fixadores externos, com ferragens articuladas, ou “spider glass”, conforme o projeto Pode instalar vidros em claraboias de teto, janelas, divisórias e jardins Pode fixar vidros em quadros de madeira, pregando molduras em seu contorno.

Mantém os instrumentos, as ferramentas, as máquinas e os equipamentos de trabalho limpos e organizados Pode recolher os resíduos de vidro para armazenamento e reciclagem, acondicionando-os adequadamente.

Trabalha com segurança, prevenindo acidentes e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) Respeita, sinaliza e orienta as pessoas sobre as áreas de risco.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7163-10 deve montar vidros temperados, instalar vidros e vitrais, demonstrar competências pessoais, preparar instrumentos, máquinas e equipamentos para cortar vidros.

Condições de trabalho dessas profissões

Vidraceiros (revestimentos rígidos) atuam no ramo da construção. São empregados assalariados, com carteira assinada. Geralmente, trabalham em equipe com um auxiliar, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo do tipo de trabalho a ser executado. Trabalham em locais fechados nos horários diurnos, em grandes alturas, em posições desconfortáveis, por longos períodos. Freqüentemente são expostos a materiais tóxicos, radiação, ruídos, altas temperaturas e pó.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7163-10

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional até duzentas horas-aula. Para os vidraceiros de edificações e de vitrais exige-se curso de qualificação entre duzentas e quatrocenta horas-aula.O exercício pleno das atividades ocorre entre um e cinco anos de experiência profissional, dependendo da ocupação exercida.

Atividades exercidas por um Vidraceiro (edificações) CBO 7163-10

Um Vidraceiro (edificações) (ou sinônimo) deve agir com responsabilidade, retirar o baguete - colunas de proteção do local de instalação, aplicar silicone para vedação, demonstrar atenção concentrada, ajustar vidros de acordo com nivelamento, programar lasers para corte, forrar mesas de corte com carpete, ajustar vidros com material específico - bastão, borracha e massa, utilizar dons artísticos, demonstrar paciência, dimensionar espaços para instalações, conferir medidas - nivelamento e prumo de locais de instalações, retirar excesso da massa, remover adesivos e ou fitas de identificação, montar mesas de corte, encaixar o baguete no local de instalação, trocar brocas da furadeira, selecionar ferragens, utilizar força física, lubrificar diamantes - carretilha, fixar ferragens, preparar massas para junção de vidros, demonstrar criatividade, demonstrar sensibilidade, demonstrar habilidade manual, trocar discos da lixadeira, interpretar as dimensões e os desenhos do projeto de instalações, proteger locais de instalação de ferragens.

Cargos e salários CBO 7163-10 - Vidraceiros (revestimentos rígidos)

Salário Vidraceiro (Edificações)

Vidraceiro (Edificações): Brasil

  • 426
  • Brasil
  • 1.966 - 3.565
  • 43h
O profissional no cargo de Vidraceiro (Edificações) CBO 7163-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.966 e 3.565 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 426 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7163-10.
Salário Vidraceiro de Clarabóias

Vidraceiro de Clarabóias: Brasil

  • 426
  • Brasil
  • 1.966 - 3.565
  • 43h
O profissional no cargo de Vidraceiro de Clarabóias CBO 7163-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.966 e 3.565 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 426 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7163-10.