CBO 7152-20 - Pedreiro (material refratário) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de estruturas de alvenaria

O profissional no cargo de Pedreiro (material refratário) CBO 7152-20 aplica revestimentos e isolamentos de material refratário em instalações que funcionam a altas temperaturas Prepara o trabalho, verificando ordens de serviços, interpretando desenhos de projetos e calculando materiais.

Prepara a superfície da instalação, estendendo sobre ela argamassa isolante Pode reparar o revestimento das instalações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 7152-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de estruturas de alvenaria que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Pedreiro (material refratário), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de estruturas de alvenaria CBO 7152-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7152-20

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores de estruturas de alvenaria.
      • Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.

O que faz um Pedreiro (material refratário)

O Pedreiro (material refratário) CBO 7152-20 prepara o trabalho de aplicação de revestimentos e isolamentos de material refratário em instalações que funcionam a altas temperaturas - como fornos, fornalhas, panelas de transferência e vazamento de ferro líquido, carros-torpedo, caldeiras e similares -, verificando ordens de serviços, interpretando desenhos de projetos, especificando materiais, e selecionando ferramentas e outros instrumentos de trabalho Pode utilizar BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling), para conhecimento do projeto e para posterior registro das atividades executadas.

Calcula materiais para a aplicação e a manutenção de refratários, em obras de edificações industriais.

Prepara argamassa isolante Prepara a superfície da instalação, estendendo sobre ela a argamassa, para permitir a fixação das peças de revestimento.

Assenta tijolos refratários, ladrilhos ou outras peças, alinhando-os, fixando-os na argamassa - com espaços entre as juntas para a dilatação das peças -, e rejuntando-os, para tornar a instalação refratária ao calor Pode reparar o revestimento de instalações, substituindo peças defeituosas e retocando partes desgastadas, para preservar suas condições de uso.

Procede à limpeza e à conservação de ferramentas e outros instrumentos de trabalho.

Controla desperdícios de material Seleciona materiais reutilizáveis e faz o descarte de resíduos de modo ecologicamente adequado.

Zela pela segurança, prevenindo acidentes e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).

Pode prestar primeiros socorros.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7152-20 deve demonstrar competências pessoais, construir estruturas de alvenarias, preparar o local de trabalho, organizar o trabalho.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de estruturas de alvenaria vinculam-se a atividades da construção civil e a áreas de serviços gerais em empresas industriais, comerciais ou de serviços. Os calceteiros e pedreiros trabalham, na sua maioria, por conta própria. Os pedreiros de chaminés industriais, de edificações, de mineração e de material refratário são predominantemente assalariados. Trabalham sob supervisão permanente, exceto o pedreiro que ocasionalmente têm seus trabalhos supervisionados. Podem realizar atividades em grandes alturas, em locais subterrâneos ou confinados, expostos a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso, altas temperaturas e poluição do ar.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7152-20

O grau de escolaridade exigido para atuar como profissional dessa área é o ensino fundamental. O aprendizado, geralmente, ocorre no canteiro de obras ou ainda pode ser obtido em escolas de formação profissional da área de construção civil. Para o pleno desenvolvimento das atividades requer-se experiência entre um e dois anos.

Atividades exercidas por um Pedreiro (material refratário) CBO 7152-20

Um Pedreiro (material refratário) (ou sinônimo) deve preocupar-se com a produtividade, especificar os materiais a serem utilizados na obra, nivelar as alvenarias, manter-se atualizado quanto as normas técnicas e de segurança, esquadrejar as alvenarias, alinhar as alvenarias, providenciar o local para depósito de materiais e ferramentas, coordenar trabalhos com outros membros da equipe, comunicar-se com clientes, superiores e colegas de trabalho, calcular os materiais a serem utilizados na obra, zelar pela qualidade do trabalho, assentar os tijolos, blocos e elementos vazados, obedecer as normas de segurança, preparar a argamassa para o assentamento, selecionar as ferramentas e equipamentos, disponibilizar os materiais para a obra, aprumar as alvenarias, cumprir as especificações do fabricante, interpretar as ordens de serviço, trabalhar em grandes alturas, trabalhar em áreas de risco, providenciar a liberação do local de trabalho, cuidar do material de trabalho, selecionar os equipamentos de segurança, orçar o serviço.

Cargos e salários CBO 7152-20 - Trabalhadores de estruturas de alvenaria

Salário Pedreiro de Forno

Pedreiro de Forno: Brasil

O profissional no cargo de Pedreiro de Forno CBO 7152-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.614 e 4.233 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 8.708 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-20.
Salário Refratarista (pedreiro)

Refratarista (pedreiro): Brasil

O profissional no cargo de Refratarista (pedreiro) CBO 7152-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.614 e 4.233 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 8.708 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-20.
Salário Pedreiro (Material Refratário)

Pedreiro (Material Refratário): Brasil

O profissional no cargo de Pedreiro (Material Refratário) CBO 7152-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.614 e 4.233 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 8.708 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-20.
Salário Pedreiro (Material Refratário)

Pedreiro (Material Refratário): Minas Gerais

O profissional no cargo de Pedreiro (Material Refratário) CBO 7152-20 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.781 e 4.513 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.307 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-20.
Salário Pedreiro (Material Refratário) Itaúna

Pedreiro (Material Refratário): Itaúna, MG

O profissional no cargo de Pedreiro (Material Refratário) CBO 7152-20 trabalhando em Itaúna - MG, ganha entre 2.996 e 3.886 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 185 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-20.
Salário Pedreiro (Material Refratário) Ipatinga

Pedreiro (Material Refratário): Ipatinga, MG

O profissional no cargo de Pedreiro (Material Refratário) CBO 7152-20 trabalhando em Ipatinga - MG, ganha entre 2.248 e 3.086 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 301 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-20.
Salário Pedreiro (Material Refratário)

Pedreiro (Material Refratário): Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Pedreiro (Material Refratário) CBO 7152-20 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.467 e 3.732 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.219 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-20.
Salário Pedreiro (Material Refratário)

Pedreiro (Material Refratário): Espírito Santo

O profissional no cargo de Pedreiro (Material Refratário) CBO 7152-20 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 2.363 e 3.432 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 541 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-20.
Salário Pedreiro (Material Refratário)

Pedreiro (Material Refratário): São Paulo

O profissional no cargo de Pedreiro (Material Refratário) CBO 7152-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.627 e 4.257 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.381 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-20.
Salário Pedreiro (Material Refratário) Volta Redonda

Pedreiro (Material Refratário): Volta Redonda, RJ

O profissional no cargo de Pedreiro (Material Refratário) CBO 7152-20 trabalhando em Volta Redonda - RJ, ganha entre 2.630 e 3.456 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 527 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-20.
Salário Pedreiro (Material Refratário) Pindamonhangaba

Pedreiro (Material Refratário): Pindamonhangaba, SP

O profissional no cargo de Pedreiro (Material Refratário) CBO 7152-20 trabalhando em Pindamonhangaba - SP, ganha entre 2.114 e 3.499 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 954 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-20.
Salário Pedreiro (Material Refratário) Serra

Pedreiro (Material Refratário): Serra, ES

O profissional no cargo de Pedreiro (Material Refratário) CBO 7152-20 trabalhando em Serra - ES, ganha entre 2.362 e 3.410 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 502 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-20.
Salário Pedreiro (Material Refratário) São Paulo

Pedreiro (Material Refratário): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Pedreiro (Material Refratário) CBO 7152-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.680 e 3.600 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 295 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-20.
Salário Pedreiro (Material Refratário) Rio de Janeiro

Pedreiro (Material Refratário): Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Pedreiro (Material Refratário) CBO 7152-20 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.243 e 3.575 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 601 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-20.
Salário Pedreiro (Material Refratário) Belo Horizonte

Pedreiro (Material Refratário): Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Pedreiro (Material Refratário) CBO 7152-20 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.380 e 3.719 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 900 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-20.
Salário Pedreiro de Forno

Pedreiro de Forno: Minas Gerais

O profissional no cargo de Pedreiro de Forno CBO 7152-20 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.781 e 4.513 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.307 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-20.
Salário Pedreiro de Forno Rio de Janeiro

Pedreiro de Forno: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Pedreiro de Forno CBO 7152-20 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.243 e 3.575 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 601 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-20.
Salário Pedreiro de Forno São Paulo

Pedreiro de Forno: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Pedreiro de Forno CBO 7152-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.680 e 3.600 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 295 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-20.