CBO 7152-10 - Pedreiro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de estruturas de alvenaria

O profissional no cargo de Pedreiro CBO 7152-10 executa as fundações, a construção de estruturas de alvenaria e a aplicação de revestimentos, em obras da construção civil Prepara e organiza o trabalho, verificando ordens de serviço e interpretando projeto e especificações técnicas.

Verifica a qualidade do trabalho executado Pode realizar demolições totais ou parciais de edificações Pode reparar ou substituir partes danificadas de uma edificação.

Segue normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7152-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de estruturas de alvenaria que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Pedreiro, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de estruturas de alvenaria CBO 7152-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7152-10

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores de estruturas de alvenaria.
      • Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.

O que faz um Pedreiro

O Pedreiro CBO 7152-10 prepara e organiza o trabalho, verificando ordens de serviço, interpretando projeto e especificações técnicas, selecionando ferramentas e equipamentos, especificando e quantificando materiais a serem utilizados na obra Pode elaborar orçamento.

Pode usar BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling), para conhecimento do projeto e para posterior registro das atividades executadas.

Constrói as fundações, providenciando as fôrmas para as fundações, cavando o local para as sapatas, preparando o concreto e aplicando o concreto nas fundações Constrói estruturas de alvenaria, fazendo marcações na obra, de acordo com o projeto, preparando a argamassa – ou providenciando sua preparação -, para o assentamento, e assentando os tijolos, blocos e elementos vazados.

Apruma, alinha e nivela as alvenarias Assenta as vergas nos vãos.

Aplica o concreto nas cintas de amarração sobre as alvenarias.

Chumba os tacos e tarugos para fixação das aduelas Monta as lajes pré-moldadas.

Concreta os pilares, os pilaretes e as lajes.

Aplica revestimentos em paredes e tetos Inicia com a aplicação de uma camada de emboço, sobre a superfície chapiscada, e de uma camada de reboco - que podem ser substituídas por uma camada única de argamassa industrializada -, para regularizar a superfície a seguir, assenta, nas paredes, azulejos, pedra natural e/ou artificial ou outras peças.

Assenta acabamentos – tais como soleiras e peitoris - em portas e janelas Aplica revestimentos em pavimentos, preparando e aplicando argamassa para o contrapiso e assentando cerâmicas, madeira, pedra natural e/ou artificial ou outro material Executa assentamentos de elementos complementares, tais como banheiras, portões, gradeamentos, entre outros.

Pode realizar demolições totais ou parciais de edificações, fazendo escoramento, se necessário Pode reparar ou substituir partes danificadas de uma edificação.

Verifica a qualidade do trabalho executado, considerando as especificações técnicas pré-definidas no projeto Procede à limpeza e à conservação de equipamentos e ferramentas de trabalho Controla desperdícios de material.

Seleciona materiais reutilizáveis e faz o descarte de resíduos de modo ecologicamente adequado Zela pela segurança, prevenindo incêndio e outros incidentes e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) Pode prestar primeiros socorros.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7152-10 deve preparar o local de trabalho, demonstrar competências pessoais, construir as fundações, construir estruturas de alvenarias, aplicar os revestimentos e contrapisos, organizar o trabalho.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de estruturas de alvenaria vinculam-se a atividades da construção civil e a áreas de serviços gerais em empresas industriais, comerciais ou de serviços. Os calceteiros e pedreiros trabalham, na sua maioria, por conta própria. Os pedreiros de chaminés industriais, de edificações, de mineração e de material refratário são predominantemente assalariados. Trabalham sob supervisão permanente, exceto o pedreiro que ocasionalmente têm seus trabalhos supervisionados. Podem realizar atividades em grandes alturas, em locais subterrâneos ou confinados, expostos a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso, altas temperaturas e poluição do ar.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7152-10

O grau de escolaridade exigido para atuar como profissional dessa área é o ensino fundamental. O aprendizado, geralmente, ocorre no canteiro de obras ou ainda pode ser obtido em escolas de formação profissional da área de construção civil. Para o pleno desenvolvimento das atividades requer-se experiência entre um e dois anos.

Atividades exercidas por um Pedreiro CBO 7152-10

Um Pedreiro (ou sinônimo) deve preocupar-se com a produtividade, nivelar as alvenarias, marcar os pontos de nível e pontos de massa, concretar as lajes, interpretar as ordens de serviço, especificar os materiais a serem utilizados na obra, obedecer as normas de segurança, providenciar a liberação do local de trabalho, trabalhar em grandes alturas, providenciar o local para depósito de materiais e ferramentas, alinhar as alvenarias, calcular os materiais a serem utilizados na obra, preparar a argamassa para o revestimento, selecionar os equipamentos de segurança, disponibilizar os materiais para a obra, apertar as alvenarias, concretar os pilares e pilaretes, cuidar do material de trabalho, comunicar-se com clientes, superiores e colegas de trabalho, selecionar as ferramentas e equipamentos, marcar a obra a ser realizada, assentar acabamentos - soleiras, peitorís etc em portas e janelas, montar as lajes pré-moldadas, assentar os pré-moldados, cumprir as especificações do fabricante, preparar a argamassa para o assentamento, manter-se atualizado quanto as normas técnicas e de segurança, aplicar o concreto nas cintas de amarração sobre as alvenarias, construir o gabarito para a locação da obra, preparar argamassa - farofa para o contrapiso, confeccionar o arranque do pilar e a cinta de fundação, aprumar as alvenarias, aplicar o emboço para regularizar a superfície, orçar o serviço, cavar o local para as sapatas, assentar os tijolos, blocos e elementos vazados, coordenar trabalhos com outros membros da equipe, providenciar as formas para as fundações, aplicar o concreto nas fundações, preparar o concreto, chumbar os tacos e tarugos para fixação das aduelas, esquadrejar as alvenarias, assentar as vergas nos vãos, trabalhar em áreas de risco, zelar pela qualidade do trabalho, aplicar o chapisco em tetos e paredes.

Cargos e salários CBO 7152-10 - Trabalhadores de estruturas de alvenaria

Salário Pedreiro

Pedreiro: Brasil

  • 645.262
  • Brasil
  • 2.178 - 3.422
  • 43h
O profissional no cargo de Pedreiro CBO 7152-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.178 e 3.422 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 645.262 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-10.
Salário Entijolador

Entijolador: Brasil

  • 645.262
  • Brasil
  • 2.178 - 3.422
  • 43h
O profissional no cargo de Entijolador CBO 7152-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.178 e 3.422 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 645.262 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-10.
Salário Estucador

Estucador: Brasil

  • 645.262
  • Brasil
  • 2.178 - 3.422
  • 43h
O profissional no cargo de Estucador CBO 7152-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.178 e 3.422 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 645.262 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-10.
Salário Topografo

Topografo: Paraíba

  • 13.404
  • Paraíba
  • 1.864 - 2.474
  • 44h
O profissional no cargo de Topografo CBO 7152-10 trabalhando em Paraíba, ganha entre 1.864 e 2.474 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 13.404 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-10.
Salário Pedreiro Ribeirão Preto

Pedreiro: Ribeirão Preto, SP

  • 4.075
  • Ribeirão Preto, SP
  • 2.313 - 3.120
  • 43h
O profissional no cargo de Pedreiro CBO 7152-10 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 2.313 e 3.120 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.075 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-10.
Salário Pedreiro Paraguaçu

Pedreiro: Paraguaçu, MG

  • 90
  • Paraguaçu, MG
  • 2.300 - 3.231
  • 44h
O profissional no cargo de Pedreiro CBO 7152-10 trabalhando em Paraguaçu - MG, ganha entre 2.300 e 3.231 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 90 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-10.
Salário Pedreiro Orlândia

Pedreiro: Orlândia, SP

  • 322
  • Orlândia, SP
  • 2.259 - 2.987
  • 43h
O profissional no cargo de Pedreiro CBO 7152-10 trabalhando em Orlândia - SP, ganha entre 2.259 e 2.987 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 322 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-10.
Salário Pedreiro Apucarana

Pedreiro: Apucarana, PR

  • 422
  • Apucarana, PR
  • 2.343 - 3.124
  • 43h
O profissional no cargo de Pedreiro CBO 7152-10 trabalhando em Apucarana - PR, ganha entre 2.343 e 3.124 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 422 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-10.
Salário Pedreiro Rio Verde

Pedreiro: Rio Verde, GO

  • 1.559
  • Rio Verde, GO
  • 2.189 - 3.155
  • 43h
O profissional no cargo de Pedreiro CBO 7152-10 trabalhando em Rio Verde - GO, ganha entre 2.189 e 3.155 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.559 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-10.
Salário Pedreiro Bragança Paulista

Pedreiro: Bragança Paulista, SP

  • 595
  • Bragança Paulista, SP
  • 2.444 - 3.491
  • 43h
O profissional no cargo de Pedreiro CBO 7152-10 trabalhando em Bragança Paulista - SP, ganha entre 2.444 e 3.491 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 595 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-10.
Salário Pedreiro Ananindeua

Pedreiro: Ananindeua, PA

  • 948
  • Ananindeua, PA
  • 1.919 - 2.562
  • 43h
O profissional no cargo de Pedreiro CBO 7152-10 trabalhando em Ananindeua - PA, ganha entre 1.919 e 2.562 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 948 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-10.
Salário Pedreiro Sobral

Pedreiro: Sobral, CE

  • 474
  • Sobral, CE
  • 1.731 - 2.516
  • 43h
O profissional no cargo de Pedreiro CBO 7152-10 trabalhando em Sobral - CE, ganha entre 1.731 e 2.516 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 474 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-10.
Salário Pedreiro

Pedreiro: Piauí

  • 8.996
  • Piauí
  • 1.864 - 2.536
  • 44h
O profissional no cargo de Pedreiro CBO 7152-10 trabalhando em Piauí, ganha entre 1.864 e 2.536 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 8.996 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-10.
Salário Pedreiro Aracruz

Pedreiro: Aracruz, ES

  • 650
  • Aracruz, ES
  • 2.081 - 2.981
  • 43h
O profissional no cargo de Pedreiro CBO 7152-10 trabalhando em Aracruz - ES, ganha entre 2.081 e 2.981 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 650 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-10.
Salário Pedreiro Maceió

Pedreiro: Maceió, AL

  • 3.363
  • Maceió, AL
  • 1.839 - 2.463
  • 43h
O profissional no cargo de Pedreiro CBO 7152-10 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 1.839 e 2.463 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.363 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-10.
Salário Pedreiro Goiânia

Pedreiro: Goiânia, GO

  • 10.134
  • Goiânia, GO
  • 2.166 - 2.874
  • 43h
O profissional no cargo de Pedreiro CBO 7152-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.166 e 2.874 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.134 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-10.
Salário Pedreiro Ubatuba

Pedreiro: Ubatuba, SP

  • 438
  • Ubatuba, SP
  • 2.324 - 3.008
  • 43h
O profissional no cargo de Pedreiro CBO 7152-10 trabalhando em Ubatuba - SP, ganha entre 2.324 e 3.008 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 438 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-10.
Salário Pedreiro Ipatinga

Pedreiro: Ipatinga, MG

  • 1.208
  • Ipatinga, MG
  • 1.863 - 2.735
  • 43h
O profissional no cargo de Pedreiro CBO 7152-10 trabalhando em Ipatinga - MG, ganha entre 1.863 e 2.735 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.208 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-10.