CBO 7154-05 - Operador de betoneira - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores na operação de máquinas de concreto usinado

O profissional no cargo de Operador de betoneira CBO 7154-05 conduz e opera betoneira para preparação, transporte e entrega de concreto, abastecendo o veículo com água e insumos, acionando a mistura de agregados de concreto, controlando os movimentos de mistura durante o transporte e descarregando o concreto em obras de construção civil, conforme programação e ordens de serviço Planeja a produção e o fornecimento de concreto.

Inspeciona o funcionamento do veículo Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7154-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores na operação de máquinas de concreto usinado que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de betoneira, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores na operação de máquinas de concreto usinado CBO 7154-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7154-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores na operação de máquinas de concreto usinado.
      • Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.

O que faz um Operador de betoneira

O Operador de betoneira CBO 7154-05 planeja a produção e o fornecimento de concreto, examinando a ordem de serviço, estabelecendo o cronograma da produção e prevendo o tempo e o itinerário para o transporte Prepara o caminhão-betoneira, inspecionando sistemas elétrico, mecânico e hidráulico, verificando pneus, examinando níveis de óleo e água e testando o funcionamento.

Reabastece combustível.

Solicita serviço de manutenção, descrevendo as avarias constatadas Prepara os insumos, examinando a umidade da areia e avaliando a quantidade de água no concreto.

Analisa o traço - Resistência Característica do Concreto à Compressão (FCK-Feature Compression Know) -, verificando com exatidão a medida de material com relação à estrutura em que será utilizado Mede os insumos conforme o traço.

Relaciona insumos, quantificando seu peso e seu volume.

Abastece a betoneira com água e com insumos e aciona a mistura de agregados Confere a densidade do concreto conforme ordem de serviço.

Verifica o acesso ao local de descarga e posiciona o caminhão-betoneira.

Monta bicas no caminhão-betoneira Controla o volume de descarga Coleta amostra do concreto para laboratório.

Registra horário de descarga do concreto, com relação ao prazo previsto Registra em software o cronograma de trabalho, a relação de insumos, os horários da carga e descarga do concreto e outras informações dos processos de produção e entrega Conserva a organização do local de trabalho.

Mantém os instrumentos de trabalho limpos e organizados Limpa e higieniza as bicas e a betoneira.

Reaproveita material, sempre que possível Descarta resíduos de acordo com normas ambientais Trabalha com segurança, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual.

Sinaliza e orienta as pessoas sobre as áreas de risco.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7154-05 deve descarregar o concreto, preparar o ambiente e os equipamentos de trabalho, programar a produção e o fornecimento de concreto e/ou massa asfáltica, bombear concreto, demonstrar competências pessoais, misturar agregados do concreto e/ou da massa asfáltica, preparar os insumos.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores na operação de máquinas de concreto usinado atuam em empresas de construção como assalariados com carteira assinada. Podem trabalhar também no comércio por atacado e em atividades imobiliárias. O trabalho é exercido em equipe com supervisão permanente, é presencial, realizado em horários irregulares, em ambiente fechado - operador de central de concreto, e a céu aberto - operadores de bomba de concreto e de betoneira. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse constante, e expostos a ruído intenso. O operador de central de concreto pode atuar em local confinado. Os operadores de bomba de concreto e de betoneira estão sujeitos a pó e a serem atingidos por objetos, perigos inerentes ao trabalho realizado em trânsito urbano também fazem parte de sua rotina de trabalho. No caso do operador de bomba de concreto, o seu trabalho pode também ser realizado em grandes alturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7154-05

Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade entre quarta e sétima séries do ensino fundamental, exceto o operador de central de concreto que tem o ensino fundamental concluído. Requer-se também qualificação profissional da seguinte forma: cursos básicos de até duzentas horas para o operador de betoneira de duzentas a quatrocentas horas, para operador de central de concreto e de mais de quatrocentas horas, para operador de bomba de concreto. O pleno exercício das atividades ocorre com menos de um ano de experiência profissional, para operador de betoneira, e de um a dois anos para operadores de bomba de concreto e de central de concreto.

Atividades exercidas por um Operador de betoneira CBO 7154-05

Um Operador de betoneira (ou sinônimo) deve verificar acesso ao local de descarga, registrar os horários da carga e/ou descarga, reabastecer combustível dos equipamentos, registrar horário de descarga do concreto de acordo com o prazo, inspecionar sistema elétrico, mecânico e hidráulico dos equipamentos, avaliar a quantidade de água no concreto, abastecer betoneira com insumos, testar funcionamento dos equipamentos, analisar visualmente a mistura do concreto e/ou massa asfáltica, analisar o traço, demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos, selecionar equipamentos e acessórios, conferir densidade do concreto, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, demonstrar iniciativa, demonstrar zelo, abastecer betoneira com água, analisar a umidade da areia, demonstrar atenção, demonstrar habilidades numéricas, descrever as avarias para manutenção dos equipamentos, posicionar o caminhão para descarga, estabelecer o cronograma da produção, controlar o volume de descarga através da rotação, acionar betoneira, programar os insumos do concreto e/ou massa asfáltica, montar bicas no caminhão, definir local para montar a bomba, reverter rotação da betoneira, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, verificar pneu, e/ou nível do óleo e da água, coletar amostra de concreto e/ou massa asfáltica para análise, demonstrar responsabilidade, limpar bicas e betoneira, avaliar ordem de serviço, prever tempo e itinerário para o transporte, medir insumos conforme o traço, demonstrar senso de organização, relacionar insumos, quantificar peso e volume dos insumos.

Cargos e salários CBO 7154-05 - Trabalhadores na operação de máquinas de concreto usinado

Salário Motorista Operador de Betoneira

Motorista Operador de Betoneira: Brasil

  • 16.583
  • Brasil
  • 2.052 - 3.329
  • 43h
O profissional no cargo de Motorista Operador de Betoneira CBO 7154-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.052 e 3.329 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 16.583 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-05.
Salário Operador de Betoneira

Operador de Betoneira: Brasil

  • 16.583
  • Brasil
  • 2.052 - 3.329
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Betoneira CBO 7154-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.052 e 3.329 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 16.583 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-05.
Salário Condutor de Betoneira

Condutor de Betoneira: Brasil

  • 16.292
  • Brasil
  • 2.042 - 3.310
  • 43h
O profissional no cargo de Condutor de Betoneira CBO 7154-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.042 e 3.310 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 16.292 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-05.
Salário Operador de Betoneira Toledo

Operador de Betoneira: Toledo, PR

  • 14
  • Toledo, PR
  • 1.958 - 2.642
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Betoneira CBO 7154-05 trabalhando em Toledo - PR, ganha entre 1.958 e 2.642 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 14 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-05.
Salário Operador de Betoneira

Operador de Betoneira: São Paulo

  • 3.477
  • São Paulo
  • 2.259 - 3.114
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Betoneira CBO 7154-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.259 e 3.114 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.477 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-05.
Salário Operador de Betoneira Belo Horizonte

Operador de Betoneira: Belo Horizonte, MG

  • 620
  • Belo Horizonte, MG
  • 2.111 - 2.876
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Betoneira CBO 7154-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.111 e 2.876 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 620 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-05.
Salário Operador de Betoneira São Paulo

Operador de Betoneira: São Paulo, SP

  • 1.030
  • São Paulo, SP
  • 2.226 - 3.118
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Betoneira CBO 7154-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.226 e 3.118 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.030 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-05.
Salário Operador de Betoneira

Operador de Betoneira: Goiás

  • 641
  • Goiás
  • 1.644 - 2.604
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Betoneira CBO 7154-05 trabalhando em Goiás, ganha entre 1.644 e 2.604 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 641 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-05.
Salário Operador de Betoneira São Luís

Operador de Betoneira: São Luís, MA

  • 146
  • São Luís, MA
  • 1.907 - 2.777
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Betoneira CBO 7154-05 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 1.907 e 2.777 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 146 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-05.
Salário Operador de Betoneira Teresina

Operador de Betoneira: Teresina, PI

  • 307
  • Teresina, PI
  • 1.857 - 2.534
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Betoneira CBO 7154-05 trabalhando em Teresina - PI, ganha entre 1.857 e 2.534 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 307 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-05.
Salário Operador de Betoneira

Operador de Betoneira: Bahia

  • 916
  • Bahia
  • 2.213 - 3.055
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Betoneira CBO 7154-05 trabalhando em Bahia, ganha entre 2.213 e 3.055 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 916 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-05.
Salário Operador de Betoneira Porto Alegre

Operador de Betoneira: Porto Alegre, RS

  • 131
  • Porto Alegre, RS
  • 2.248 - 3.169
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Betoneira CBO 7154-05 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 2.248 e 3.169 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 131 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-05.
Salário Operador de Betoneira

Operador de Betoneira: Rio de Janeiro

  • 384
  • Rio de Janeiro
  • 2.243 - 3.131
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Betoneira CBO 7154-05 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.243 e 3.131 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 384 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-05.
Salário Operador de Betoneira

Operador de Betoneira: Ceará

  • 874
  • Ceará
  • 1.822 - 2.744
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Betoneira CBO 7154-05 trabalhando em Ceará, ganha entre 1.822 e 2.744 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 874 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-05.
Salário Operador de Betoneira João Pessoa

Operador de Betoneira: João Pessoa, PB

  • 400
  • João Pessoa, PB
  • 1.545 - 2.217
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Betoneira CBO 7154-05 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 1.545 e 2.217 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 400 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-05.
Salário Operador de Betoneira

Operador de Betoneira: Paraíba

  • 764
  • Paraíba
  • 1.575 - 2.355
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Betoneira CBO 7154-05 trabalhando em Paraíba, ganha entre 1.575 e 2.355 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 764 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-05.
Salário Operador de Betoneira Salvador

Operador de Betoneira: Salvador, BA

  • 303
  • Salvador, BA
  • 2.200 - 3.002
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Betoneira CBO 7154-05 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.200 e 3.002 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 303 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-05.
Salário Operador de Betoneira Brasília

Operador de Betoneira: Brasília, DF

  • 275
  • Brasília, DF
  • 2.047 - 2.678
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Betoneira CBO 7154-05 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.047 e 2.678 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 275 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-05.